Utopia

Utopia Thomas More

Resenhas - Utopia

Cezar.Tosta 27/12/2021

Muito interessante.
A ilha Utopia apresenta conceitos e instituições político-sociais que são atípicas até para a época em que o livro foi escrito. No entanto, a descrição realizada em cada capítulo acerca das nuances da sociedade utopiana são coerentes e lógicas, servindo de reflexão e comparação com a nossa sociedade atual. Na segunda parte do livro, o enquadramento de cada aspecto da sociedade em um capítulo favoreceu o entendimento geral de como viviam os utopianos.

Ricardo José 22/12/2021

A Utopia
Apesar de ser desenhado como um lugar ideal, para mim é mais uma sociedade com seus vícios de moralismo e repressões. Em comparação com a sociedade do século XVI, até pode ser que eu preferiria ir pra Ilha de Utopia, mas ainda assim não é nada confortável o lugar idealizado por More. O autor foi um católico fanático, tanto que foi guilhotinado por Henrique VIII por ir contra o rompimento do mesmo com Roma, criando assim a Igreja Anglicana. Ele levou seus dogmas para a Ilha, com uma certa amenidade, mas não deixou o rigor religioso de fora. Igualdade é outro termo com muita controvérsia. Todos possuírem o mesmo nível de riqueza vai contra a própria natureza humana, pois nascemos diferentes, com capacidades diferentes e teríamos que receber conforme nossa entrega. Assim quem produz mais recebe o mesmo daquele que produz menos? Isto é essencialmente desigual. Logo o comunismo é injusto. Mas a obra é interessante e vale muito a leitura.

Robson.Loiola 28/11/2021

Eterno
Este livro é atemporal. Maravilhoso. Mais citações retiradas de um livro que já fiz. Apesar de ser bem curtinho.

Drielle Geanini 17/11/2021

Uma sociedade pra se inspirar.
Uma conversa entre pessoas diferentes, com visões e a introdução de uma sociedade possível e melhor para todos.
De acordo com o contexto histórico (há racismo e machismo na obra) é um lugar que eu gostaria de morar.

Bibis 16/11/2021

Eu amei e penso que todos deveriam ler esse livro
Esse foi o meu primeiro livro clássico no âmbito filosofico e penso que Thomas More fez um trabalho impecável, porque por mais que tenha sido escrito a mais de 500 anos ele aborda assuntos que com certeza podem ser analisados e refletidos de uma forma bem contemporânea e também por mais que a cidade que ele criou seja fictícia, as críticas em relação aos comportamentos humanitários são bem reais.
Como por exemplo o fato de que apesar de que as pessoas tenham conhecimento do menino está sobre condições precárias, elas conseguem continuar vivendo as suas próprias vidas, como se nada de terrível tivesse acontecendo para que a vida delas fossem tão perfeitas. Percebe-se que poucas pessoas, assim como na vida real em situação cotidianas, tomam alguma atitude em relação a triste situação que foi escolhida ser esquecida pela sociedadede, e quem não cosegue conviver com o injustiça tem um duro caminho e nunca mais voltam a cidade de Omelas, mas para mim, a magia está na parte de que ninguém sabe o que tem fora de Omelas, podendo ser melhor ou pior, assim como na vida real, quando fazemos mudanças não temos certeza de nada, temos que nós arriscar e batalhar para que dê certo.
O livro consegue mostrar o ápice do egoísmo e da falta de empatia que são infelizmente muito comuns no mundo em que vivemos, onde ninguém escolhe mudar a forma de viver pelo outro.
Lendo o livro podemos refletir na seguinte maneira: Vale a pena viver bem se o custo for o sofrimento de outras pessoas ? Você está disposto a sair de sua zona de conforto para fazer a diferença ?
Penso que todos deveriam ler esse livro, principalmente os que são interessados em uma sociedade mais justa.

Jhoanny Kelly 14/11/2021

Para além dos sonhos, temos a Utopia!
O termo UTOPIA, criado por Thomas More para intitular seu romance filosófico no século XVI, significa, a grosso modo, lugar que não existe na realidade. O livro apresenta uma espécie de ilha-reino imaginária que possui uma estrutura social sem a existência da propriedade privada e livre da intolerância religiosa, onde a razão é o meio que estabelece as condutas sociais e não o autoritarismo do Rei e da Igreja.

O relato de Rafael Hitlodeu, protagonista, nos descreve com detalhes a organização social, política e religiosa dos habitantes da ilha, apresentando também sua cultura e seus costumes. Em Utopia, não há desigualdades no modo de viver. Para se ter uma ideia, as pessoas residem em casas idênticas e vestem-se com roupas também idênticas. A vaidade é desprezada. O bem coletivo é sempre sobreposto ao individual. Não há pobreza nessa sociedade. Graças à divisão do trabalho, todos trabalham somente o necessário para garantir o bem geral. Em seu tempo livre, os utopianos dedicam-se às artes e a leituras edificantes. Não existem tabernas, nem casas de jogos ou de prostituição. Não há vícios. Eles optam por instruir-se e em elevar seu espírito através da meditação e da contemplação da natureza. Acreditam em um Deus e em uma existência além da morte do corpo físico, porém não se obrigam a seguir uma determinada religião.

Apesar de ser uma narrativa ficcional e algo ainda muito distante de ser observado em uma sociedade norteada pelo capitalismo, o enredo nos mostra os reais desejos de Thomas More para a sociedade de sua época. Desejos esses que muitos de nós também temos para os dias atuais. Para concluir a leitura, ele instiga o leitor a ponderar em favor do modo de organização da ilha e nos leva a refletir sobre as diferenças existentes entre as estruturas sociais vigentes em Utopia e as que temos em nossa realidade atual.

Inspirada na República de Platão, a obra versa sobre uma sociedade justa, com um número reduzido de leis e onde as riquezas são igualmente repartidas. A Utopia deve ser lida por todos aqueles que militam em prol de uma sociedade livre das mazelas da injustiça e da desigualdade.

Jezzy 11/11/2021

Se enxergo longe, é porque subi no ombro de um gigante
Em 1516, Thomas Morus nos apresentou a visão do que seria uma sociedade ideal, justa e saudável para um homem europeu, cristão, de posição e posses do começo do século 16. O que A Utopia nos apresenta hoje, é a chance de refletir sobre o que são a nossa vontade e opinião, e o que é direito de cada indivíduo e dever do Estado e da sociedade.

Ao descrever a fundação da nação utopiana, o seu funcionamento, a sua sociedade e a sua relação com outros povos, Thomas Morus nos leva por uma miríade inacreditável de ideias, conceitos e sentimentos.
Estão presentes as críticas a religião que se intromete nos assuntos do Estado, a burocracia que atrasa as soluções para o povo e favorece a corrupção, a ganância de latifundiários, a incapacidade dos governantes... E estão presentes já sendo reconhecidas como aquilo que de fato são: um atraso cruel e desnecessário de pensamento, que fere o indivíduo e corrói a sociedade.
Mas, está presente também a escravidão justificada, a planificação de comportamentos, o controle total do Estado para com os seus cidadãos.

A Utopia é uma leitura rápida e prazerosa. Mas é, principalmente, um ombro alto no qual subimos para avaliar o que conseguimos, o que nos falta conseguir, e no que superamos as boas expectativas do Sr. Morus.

Hellen 07/11/2021

Leitura acadêmica
Confesso que sempre tive um pé atrás com leitura de clássicos, comecei por obrigação e depois de que me interessei, principalmente pelas comparações e estudos relacionados à época de cada escrita.

Desativado 12/10/2021

Para além dos sonhos, temos a Utopia!

lara rayssa 28/09/2021

ótimo retrato de uma sociedade fictícia que deveria ter características que fossem modelo para a realidade de todas existentes no mundo. grande obra atemporal

Edmar.Candeia 19/09/2021

Instigante
Apesar de em certo momento me perder no diálogo, tive que retornar pois achei que faltava um pedaço, o livro tem reflexões interessantes, que por tratarem do ser humano e de sua vida em sociedade continuam válidas. Outras instigam o questionamento do porque não fazer como em Utopia.

ferbrito__ 01/09/2021

É um livro interessante, porém ordinário. Goatei de ler, mas não leria novamente. Tem muitas partes interessantes e reflexivas, mas também tem partes machistas e patriarcais as quais eu tive de abstrair.

lau 10/08/2021

Eu gostei muito, tem uma descrição de cada detalhe de uma forma tão bonita, que dá vontade de ver com os próprios olhos. Apesar de abordar alguns conceitos que não me agradaram, em geral foi uma ótima leitura.

maria.pic 28/07/2021

resenha de a utopia
Não fez meu estilo de livro mas ainda é um livro maravilhoso que vale mt a pena ler sobre essa "utopia"

Ramon 27/07/2021

...
"Utopo comandante de não ilha fez-me ilha. Entre todas as terras, só eu, sem filosofia, tracei para os mortais a cidade filosófica. De bom grado distribuo minhas coisas; sem relutância aceito melhores"