Há Dois Mil Anos

Há Dois Mil Anos Chico Xavier

Resenhas - Há Dois Mil Anos

Bruno 23/05/2020

Uma das existências de Emmanuel
Um romance magnífico que traz detalhes da encarnação de Emmanuel como um senador romano. Nesta encarnação ele precisa vencer as grandes falhas morais que todos também temos que encarar.

Carol 18/01/2020

Publius Lentulus é casado com Lívia, uma bela patrícia romana de bom coração, e pai de Flávia e Marcus. Flávia, por volta de seus 7 anos, é contaminada pela lepra, doença então incurável. Sua condição leva o senador a mudar-se, com a família, de Roma para Cafarnaum, onde a família começa a ouvir falar de um jovem nazareno, que muitos chamam Mestre e que tem a fama de curar muitos enfermos desenganados. Lívia, em todo seu amor materno, pede que Publius fale com esse homem e peça a cura para sua pequena Flávia. Então, o senador vai ao encontro de Jesus, mas seu orgulho de patrício romano não permite que ele reconheça a superioridade moral daquele que seria o grande guia da humanidade. Flávia, ainda assim, é curada, pela fé ardorosa de Lívia, que se torna cristã após o fato. A partir de então, começam as grandes lutas da família Lentulus, em especial do senador.

site: Leia mais em: http://papoliterarioblog.wordpress.com

Biblioteca Álvaro Guerra 09/01/2020

Emmanuel descreve a existência física em que foi Publius Lentulus, orgulhoso senador designado para o cargo na região da Palestina quando Jesus apresentava os ensinos de seu evangelho à humanidade.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8573280743

Mayara.Francine 09/09/2019

Livro maravilhoso que nos mostra a importância da fé em Jesus, sempre tendo o amor como nosso guia.
A história, narrada durante o período em que Jesus esteve entre nós, traz personagens dominados pelo orgulho que, infelizmente, adiaram um pouco mais suas jornadas de redenção esquanto outros são exemplos sublimes de resignação e confiança nos desígnios de Deus.

jumorgensten 21/08/2019

Essa sequência de obras conta as encarnações de Emmanuel. O primeiro é Há Dois Mil Anos e é dividido em duas grandes partes. Tem como protagonistas o senador Públio Lentulus, sua esposa Lívia e os dois filhos Flávia e Marcus.

A primeira parte passa-se ainda nos tempos de Jesus vivo e conta a doença contraída por Flávia, o encontro de Lentulus com Jesus e a cura da menina.

Públio possui uma sensibilidade muito forte e é intuido através de sonhos, porém, não acredita e prefere aprender pela dor. Já Lívia faz o caminho inverso. Mesmo sem entender os seus dons mediúnicos, confia em Jesus e o que está lhe sendo passado.

A partir daí, Lívia começa a sua caminhada espiritual junto com Ana (seu braço direito e esquerdo), enquanto Públio continua vaidoso, egocêntrico e colecionando inimigos. Por causa disso, Marcus é sequestrado e a vida do casal vira um mar de intrigas, desconfianças e muita falta de comunicação.

Aqui também temos a parte de Jesus crucificado, a tentativa de Lívia de salvar o Messias e as armadilhas criadas através desse fato. E, por fim a dissolução do casal e a abnegação total e paciência de Lívia em relação a esse fato.

O livro aborda paixões terrenas e sem controle, os machismos e pré-conceitos com mulheres tão comuns naquela época e, por causa desses fatores, ocorreu a morte de Simeão.

Na segunda parte temos Flávia, seus amores possessivos e casamento. O modo como a maioria dos homens lidava com o matrimônio. A continuação da fé, abnegação e paciência de Lívia junto com a Ana, assim como a vaidade, orgulho e egocentrismo de Públio.

Também é mostrado a agressividade cada vez mais forte para com as religiões, as armadilhas, os julgamentos. E depois os arrependimentos e perdões, até chegar em Públio e seu conhecimento consigo mesmo e com a Espiritualidade. E por fim, o que aconteceu realmente com Marcus e seu encontro, inesperado, com o pai.

As questões mediúnicas aparecem bem sutis e são mostradas através da fé e da oração. Além disso, traz na prática como é aprender pelo amor ou pela dor. E aquela famosa frase: "o que você faz com o que fizeram com você" está presente em toda a narrativa.

O texto é antigo e o Aurélio tem que estar presente em todos os momentos. :P A leitura não é para todos e tem que ir com calma para entendimento completo da história.

É possível entender porque essa obra é um clássico e querida por muitos. Chico e Emmanuel fizeram uma tremenda obra prima.

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/08/21/ha-dois-mil-anos-francisco-candido-xavier/
Igor Almeida 21/08/2019minha estante
Oq. ? sobre as encarnações do Emmanuel? O mesmo que fez alguns livros com Chico Xavier? Já li tanto esse quanto o 50 anos depois e não sabia rsrs

Igor Almeida 21/08/2019minha estante
Na verdade tem escrito rsrs. Porque só conheci depois e não fiz o link

jumorgensten 22/08/2019minha estante
Hauahauahaua. O próprio. Acontece. Eu também só descobri isso a pouco tempo. :P

Fabischiavon 02/06/2019

Um belo livro sobre reencarnação
O livro Há 2 mil anos carece de explicações sobre ele, por isso muita gente pode não ter interesse em começar a lê-lo, o que é uma pena.

Ele é a primeira obrade uma série em que o conhecido espirito de Emmanuel (conhecido entre os espíritas) narra as suas primeiras encarnações na época de Cristo.
Ele, que hoje é visto como um espírito de luz, já cometeu graves crimes e foi um dos caras que renegou Jesus e não fez nada para evitar a crucificação dele.
A narrativa é transformada em um épico, cheio de emoção e ação e ainda faz uma incrivel descrição de como o Império Romano agia e pensava.
A linguagem é arcaica, portanto a leitura pode não ser tão fluída no início. Mas quem for pego pela história, deslanchará rápido do meio do livro para frente.
Os menos religiosos podem se cansar um pouco da pregação, mas não dá para escapar muito disso já que se trata de um livro psicografado por Chico Xavier e que narra uma história que realmente ocorreu (para aqueles que acreditam) em tempos de Cristo.

Tânia Maria Elias Chain 06/05/2019

Empolgante.
Muito bacana acompanhar a evolução do personagem senador Lentulus, que teve a bênção de viver nos dias em que Jesus Cristo, humano, passou pela Terra. Lindíssima sua esposa Lívia que, mesmo da realeza romana, se toca com a mensagem do Cristo de igualdade e humanidade, e acompanha a criada Ana. Triste testemunhar uma entre tantas perseguições vividas pela crença, no caso, dos seguidores do Cristo perseguidos pelos romanos que, de forma insana, matam sem a mínima misericórdia. Vale a pena demais ter contato com essa belíssima história que nos permite o fortalecimento da fé! Indico demais a leitura.

Andre 14/04/2019

Esta é a terceira vez que leio este livro, e com o passar do tempo as reflexões ficam mais profundas. Os dramas envolvendo a vida de Públio Lentulus e seus familiares, as escolhas dores e sucessos de cada um dos personagens ao longo da trama nos trazem a confirmação de que o caminho certo, aquele que nos levará à felicidade e a paz sublimes, passa, invariavelmente, pelo Mestre Nazareno, seu Evangelho de Amor e Luz, e a compreensão de que nossas existências terrenas são oportunidades abençoadas para purificarmos nossa alma e ascendermos a planos maiores da vida imortal.

bruna.ribeiro.1 25/03/2019

Li esse livro por indicação de um amigo.

Passei mais de um mês para concluir a leitura.
O livro a princípio não me atraiu, a linguagem muito rebuscada dificultava bastante o interesse pela leitura.
Meu amigo sempre perguntava como estava a leitura e eu não tinha como inventar nada. Então fui lendo, devagarinho...

Depois de alguns capítulos fui tomando gosto pela história, me fez refletir bastante sobre o sacrifício de Jesus por nós.
Emocionou-me bastante a parte dos mártires, a riqueza de detalhes tocou meu coração.

primeira viagem 03/03/2019

Lí a 1 edição
Ano de Lançamento: 2013
Páginas: 351
Período de leitura: 10/08/2018 até 08/11/2018

Emmanuel, espírito de humildade e luz, revela em sua primeiro livro psicografado por Chico Xavier suas próprias mazelas de uma vida passada em que foi o orgulhoso Senador Públio Lentulus.
Públio, tinha uma vida regada de bens materiais, porém, todo o seu dinheiro não foi capaz de aliviar as dores e dificuldades de Flávia (sua filha) que sofria com Hanseníase.
Por causa de seu serviço o senador foi chamado oara viver em Carfanaum aonde começa a ouvir sobre um messias que ensinava e curava as pessoas. Públio ficou indignado, para ele somente a crença em seus Deuses era permitida, enquanto Lívia em sua humildade desejava a cura de sua filha.
Lívia pede para seu marido procurar Jesus e rogar para que este possa olhar por sua filha. Este encontro ficará marcado na história e vidas de Emmanuel que de um senador orgulhoso e prepotente torna-se um dos mais importantes divulgador da doutrina espírita no Brasil.
A cobra conta os principais fotos da vida do Senador Públio Lentulus, destacando três situações marcantes: O encontro com Jesus, a cura de sua filha e a conversão de Lívia ao Cristianismo.

Comentário: Li este livro, por que estava estudando no ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) e apesar de ter demorado 4 meses para conluir a leitura desse livro (por sua linguagem rebuscada que me fizeram voltar várias vezes na mesma página para entender a atual) gostei muito da história, principalmente *ALERTA SPOLIER* a conversão de Públios, um momento lindo em que vemos toda a sua vaidade cair por terra e entendemos que os bens materiais são nada se comparados à felicidade do céu, de Deus e da fé.

Fabio Shiva 07/12/2018

Sublime!
Obra sublime, comovente e inspiradora, que envolve o leitor em uma trama emocionante ao mesmo tempo em que transmite os nobres valores e ideias ensinados por Jesus Cristo. Esta é uma das principais obras ditadas por Emmanuel, mentor de Chico Xavier, que narra as desventuras e duros aprendizados do senador romano Públio Lentulus, contemporâneo de Jesus e encarnação prévia do próprio Emmanuel.

Este livro foi uma grata e sábia companhia das meditações matinais dos últimos meses. Antes de cada meditação, eu e minha esposa Fabíola Campos líamos uma ou duas páginas, acompanhando com grande interesse as reviravoltas da história e refletindo sobre os ensinamentos transmitidos. Não foram poucas as vezes em que o trecho lido fazia referências luminosas a algum assunto em especial sobre o qual estávamos refletindo, sugeria soluções para problemas que nos afligiam ou mesmo confirmava alguma nobre resolução que havíamos acabado de tomar.

Como sempre que leio um livro psicografado por Chico Xavier e ditado por Emmanuel, fico deliciado com o estilo rebuscado e tão cheio de adjetivos que seria sumariamente condenado por qualquer manual de escrita, mas que funciona tão bem na prosa do Mahatma Chico!

Recentemente foi divulgada uma Fake News sobre uma suposta profecia de Chico Xavier sobre um “Cavaleiro Branco” que conduziria o Brasil a uma nova era de progresso, e que muitos relacionaram ao nosso funesto futuro presidente. Fiz questão de pesquisar para comprovar que a tal profecia era uma farsa, desmentida pela Federação Espírita Brasileira e pelo Instituto André Luiz. Contudo nem precisaria, pois só de ler a tal profecia tive certeza de que aquele texto tosco jamais teria passado pela pena de Chico! Enfim, cada um vê o que quer ver. Não deixa de ser mais um triste episódio desse momento tão sombrio de nosso país, terem utilizado de forma tão mentirosa a imagem de um dos maiores brasileiros de todos os tempos. Felizmente, a verdade tem a incorruptível característica de sempre dar um jeito de aparecer.

Disponível em PDF no link:
Áudio livro:

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Vivi.Montarde 08/12/2018minha estante
Esse livro é maravilhoso né. Aprendi muito com ele. Tem a continuação - 50 anos depois. Tb muito bom. Vc vai gostar.

Guilherme Ramos 09/12/2018minha estante
Continuação:

- 50 anos depois

- Renúncia

- Ave Cristo

- Paulo e Estevão

Parabéns pela impecável resenha!

Fabio Shiva 09/12/2018minha estante
Oi Vivi! Valeu pelo comentário e pela dica! Já estou lendo esse!!! Viva Chico Xavier!

Vivi.Montarde 09/12/2018minha estante
Viva!

Vivi.Montarde 09/12/2018minha estante
Chico é incrível né. Essa coleção toda é um tesouro (há dois mil anos, 50 anos depois, ave Cristo, Renúncia e Paulo e Estevão). Esses livros mudaram a minha forma de ver a vida.

Fabio Shiva 10/12/2018minha estante
Um amigo comentou que é uma trilogia formada por "Há Dois Mil Anos", "50 Anos Depois" e um terceiro livro que ele não lembrava qual. Você sabe dizer qual é? Desses que você comentou já li Paulo e Estevão, realmente muito bom!

Vivi.Montarde 11/12/2018minha estante
São quatro livros. Cada um é uma encarnação do Emannuel. Há dois mil anos é o senador Publius Lentulus, em 50 anos depois é o escravo Nestorio, Ave Cristo é Basílio e em Renúncia é padre Damiano.

Vivi.Montarde 11/12/2018minha estante
Todos perfeitos! Vc vai amar.

Guilherme Ramos 13/12/2018minha estante
Oi Fábio, fui eu quem comentou, mas, a resposta desapareceu. Na verdade trata-se de uma pentalogia, onde a amiga Vivi relatou acima os quatro primeiros, finaliza a pentalogia o livro PAULO e ESTEVÃO. Grande abraço!

Fabio Shiva 15/12/2018minha estante
Olá Vivi e Gui! Gruatidão pelos comentários, pelas dicas e por essa energia boa! Paulo e Estevão foi o primeiro que li de Chico, gostei muito! Viva nosso Mahatma Chico!

Guilherme Ramos 05/12/2018

Um romance intenso, forte e emocionante. Um livro perfeito !!!

Narra a trajetória da família Lêntulus, Lívia e Públius e seus filhos Flávia e Marcus.

O livro é dividido em duas partes, onde na primeira ocorre a apresentação dos personagens principais e também os coadjuvantes desta trama. É narrada também como era a vida em Roma e adjacências por volta do ano 32 d.c, todo regime do Imperador Tiberius Claudius Nero César, sucessor de Augustus César e Julius César marcado por austeridade e violência e também a crença politeísta daquele povo numa época tão amarga e burocrática. No entanto, a narrativa só se intensifica mesmo após a partida do senador Publius com sua família à Palestina em busca de melhores recursos ou mesmo a cura da pequena Flávia que sofre de uma doença avassaladora e bem característica da época, Publius recebe a autorização de Tiberius para essa viagem onde na Plestina deverá encontrar com outra grande personalidade histórica, o governador da época Pôncio Pilatos e enviar notícias a Roma sobre a situação na Palestina.

Já na Palestina Lívia e Públius se deparam com uma outra realidade, mesmo tendo sido orientados pelo casal de amigos Calpúrnia e Flamínio Severus ainda na antiga Roma,  o casal conviverá de perto com a ganância e ambição, luxúria e volúpia, inveja e traição. Os personagens deverão conhecer melhor as companhias e analisar melhor quem é quem. No entanto, Públius é devorado por um sentimento avassalador de orgulho por ser um senador de alto escalão, um nobre de alta patente e embora Públius tenha um coração bom e tão nobre como sua patente, o orgulho é seu pior defeito e portanto seu maior inimigo e é através deste sentimento que se vê confuso sendo ísca fácil para as armadilhas de seus rivais.

Na segunda parte do livro, ainda na palestina, vamos ler sobre os bastidores do sinédrio no julgamento de Jesus, a complexa decisão/omissão de Pilatos, vamos ler e compreender sobre os seguidores de Cristo que mesmo após a crucificação continuaram a ser fiel ao mestre e vamos perceber como os primeiros Cristãos pareciam ser mais conscientes do que os atuais, pois tinha em seu íntimo a sabedoria e a certeza de que estavam servindo o filho de Deus mais evoluído nessa terra, o príncipe da paz, muitos morreram sabendo que iriam morrer e conscientes de sua missão, não desviaram do caminho e que todo sangue derramado foi santificado nas escrituras e nos céus, necessário para a ratificação do Cristianismo e da nova era na terra.

Conclusão:

É um livro por diversas massante, não no sentido de ser tedioso ou chato, mas, massante de tão forte e intenso, um drama espetacular, uma tragédia que a meu ver deveria ser adaptado para cinema, televisão e etc, de tão bem escrito e narrado. A história de Lívia, Públius, Flávia e Marcus nessa era é demasiada triste e chocante. Tive que ler o livro pausadamente para poder respirar e não deixar as emoções atrapalharem minha leitura. A renúncia e a devoção de Lívia é algo arrebatador, nos faz sentir pequenos mediante a tanta disciplina e dedicação, não somente a vida religiosa e sua fé, mas, como na própria vida em família, esposa, mãe e amiga dedicada. Flávia também é um exemplo de força, mesmo cometendo algumas falhas que é típica da idade, já Públius, embora imponente, majestoso é o personagem que mais sofre nesse drama comovente e é justamente através dessa sua existência/experiência que absorvemos as maiores lições, mesmo pelo excesso de suas falhas o que ficou de mais importante é como precisamos nos manter vigilantes sobre os nossos vícios ou defeitos que muitas vezes nos impedem de enxergar as diversas possibilidades de mudança, de reflexão, de evolução para o bem e de nos aproximar-mos mesmo dos ensinamentos de amor, caridade, resignação e perdão. Pela vaidade e orgulho, o senador ignorou e menosprezou a oportunidade que teve na vida de mudar o rumo da sua história que o levou a passar por provações tão amargas e dolorosas. Felizmente ele foi capaz de conscientizar disso em vida e deixar reflexões de resignação tão profundas ao final de sua vida.

É um dos livros mais marcantes que já li, muito forte como já frisei diversas vezes nesse texto, destaco as passagens no grande circo, onde os condenados era jogados aos leões e principalmente quando os soldados de Sulpício Tarquino, o grande litor de Pilatos, por ordem deste vai atrás de Lívia e Ana sua serva na casa de Simeão, onde trava com o ancião um embate angustiante, trazendo danosas consequências irreversíveis à ambas as partes. Destaco também os sonhos de Públius que pertubou o senador desde o início desse maravilhoso romance e que eram na verdade uma forma mediúnica de mostrar ao mesmo sua vida passada como Publius Lentulus Cornelius Sura (Seu avô), um cruel e torturador cônsul romano, na verdade os sonhos tinham a função de mostrar a Públius a realidade da vida eterna e preparar o mesmo para a vida Cristã. Enfim, um romance 5 estrelas, não vejo a hora de ler 50 anos depois, Renúncia e Ave Cristo, que são sequências deste (Já li Paulo e Estevão e adorei igualmente). Indico muito a leitura, principalmente a quem se interessa pelas existências de Chico e Emmanuel.

Hugo Leonardo 09/09/2018

Há dois mil anos...
Livro muito bom. Relata muito a dor e sofrimento. Imagino uma pessoa como ele ter que nascer tantas vezes neste orbe e agora novamente. Por mais que ele tenha feito coisas erradas nos tempos mais maduro ele se inclinou aos ensinamentos do Mestre Jesus e ainda assim penou neste mundo. Imagino o quanto não terei que penar se tiver condições de continuar na terra apósa transição planetária.
É lógico que esperava mais sobre a vida no lado espiritual, ou seja, a narrativa dele mesmo sobre os amigos, sobre a esposa, sobre o filho e a filha que não são sequer revelado nas últimas páginas do livro.

Fabíola 09/08/2017

Há dois mil anos
Tudo começa por volta do ano 32 da era a 79 d.c. Dividida em duas partes, que remetem a momentos diferentes de cada personagem.
Na primeira, passamos a conhecer com mais precisão personagens da trama principal: Publius Lentulus; Lívia sua esposa, sua filha Flávia e um pouco mais para frente seu filhinho Marcus ainda bebê. Esse é o círculo familiar principal, mas ao seu convívio estarão entrelaçados Flamínio, sua esposa e filhos. O decorrer da história nos conta como era a vida em Roma e adjacências durante um período de grande austeridade , onde reinava a crença politeísta, além de uma nítida decadência nas bases morais familiares. Fora isso tínhamos o tão conhecido pão e circo para divertimento de uma multidão ignorante, verdadeiros mortos-vivos.
É assustador imaginar como seria viver em uma época com costumes de tanta volúpia e barbárie...mas as duas famílias principais da narrativa conseguiam construir em seus lares o ângulo reto (lembremos que dentro de todo lar existe os papéis delineados para cada Espírito, enquanto o masculino está mais atrelado a horizontalidade, ou seja , a busca das coisas básicas da vida, o feminino possui o papel primordial da verticalidade, a ligação com a espiritualidade).
A narrativa se desenrola a parti da partida do grande orgulhoso e vaidoso senador Publius Lentulus e sua família para Palestina com o principal objetivo de curar a filha Flávia que possuía hanseníase.
Ao chegarem a casa de seu funesto tio Sálvio e a frívola esposa Fúlvia, logo fora sentido pelo espírito nobre e sensível de Lívia como esse novo mundo seria difícil.
Nesse processo existe um incidente que marcará importante parte da história que foi a prisão de um jovem judeu de nome Saul por ter atirado uma pedra na comitiva do senador alcançando Lívia. A partir desse momento destinos seriam selados...
Emmanuel é um exímio romancista, nesta obra surpreendi-me com sua interação conosco leitores, adoro esse tipo de ferramenta linguística. Chorei em diversas passagens, pois sentia- me emocionada com a resignação e fé de Lívia, com o momento do perdão e principalmente do autoperdão de alguns personagens.
Recomendo!
Lari 09/08/2017minha estante
Perfeito!!!!

Fabíola 09/08/2017minha estante
Amei Lara.

Lari 10/08/2017minha estante
Fico muito feliz que tenha amado esse livro. Se tiver oportunidade leia os outros da série. Cinquenta anos depois, Ave Cristo e Renúncia. Paulo e Estevão você já leu. Bjuuuuuussss

Maria.Elena 05/08/2018minha estante
Fabíola, acabei de ler o livro e não poderia resumi-lo de forma mais fiel do que no seu comentário. Além de conhecer a história dos últimos dias de Jesus entre nós de forma realística, enriqueci meu vocabulário e meus sentimentos com tantos exemplos de fé, amizade, altruísmo, amor, abnegação, e entendi como é importante combatermos o orgulho, mão de todas as outras mazelas. Obrigada pelo seu generoso e certeiro resumo.

Eve 10/04/2017

Várias lições e aprendizados...
No final do livro o que ficou de mais importante é como precisamos nos manter vigilantes sobre os nossos vícios ou defeitos que muitas vezes nos impedem de enxergar as diversas possibilidades de mudança, de reflexão, de evolução para o bem e de nos aproximar-mos mesmo dos ensinamentos de amor, caridade, resignação e perdão.
Pela vaidade e orgulho, Públio ignorou e menosprezou a oportunidade que teve na vida de mudar o rumo da sua história que o levou a passar por provações tão amargas e dolorosas.

"Nós contribuímos para agravar ou atenuar os rigores da situação espiritual nas tarefas dessa vida."

Orai e vigiai-vos.