Otelo, o Mouro  de Veneza

Otelo, o Mouro de Veneza William Shakespeare

Resenhas - Otelo

Rebeca 30/05/2022

MEU MARAVILHOSO PRIMEIRO CONTATO COM SHAKESPEARE
"A drama é feita com os heróis certos nos lugares errados" - só Deus sabe onde ouvi.

Amigo da onça deveria ser chamado amigo de otelo, só isso que digo.

Adriana 23/05/2022

Esse livro é muito bom, eu gosto muito dele, com certeza é um dos meus favoritos. Em Otelo a gente vê como o ciúmes, o complexo pode cegar uma pessoa ou fazer ela ver aquilo que não existe na realidade e só existe na mente da pessoa, como um sentimento pode ser destrutivo se não for controlado e moderado ou tratado e também como a mente humana pode ser contaminada a ponto de se tornar mortal.

Pires 21/05/2022

Clássico shakespeariano sobre o ciúme e seu poder destruidor sobre as relações humanas.
Personagens (propositalmente?) caricatos, mas que funcionam bem como arquétipos das características que representam.

Lia Earnshaw 21/05/2022

Pesado
A história é um pouco tensa e o final é trágico. Não é um livro bom, mas é bem sombrio e pesado, especialmente por se tratar de um assunto tão delicado nos relacionamentos: o ciúmes e até onde a pessoa que está com ciúmes é capaz de ir.

Aly 15/05/2022

Como qualquer um de Shakespeare, é ótimo! O personagem me irritou muitas vezes, e o livro tem uma ótima abordagem de tudo, um ótimo clássico.

Indy 13/05/2022

Otelo - Shakespeare
Eu li esse livro porque em Dom Casmurro tem referência dele e eu só fui saber depois de ler, sinceramente Otelo e Bentinho seriam melhores amigos. Esse livro diz muito sobre racismo, ciúme, inveja, é bem dramático como tudo é retratado, é muito interessante. O final é trágico (Shakespeare né), o que torna tudo mais dramático ainda, achei muito bom. A linguagem é chatinha, mas foi bem rápido de ler, essa edição da Martin Claret tem notas de rodapé e ajuda muito na compreensão da leitura, tem várias explicações de palavras e frases, recomendo muito ela.

valenbooks 12/05/2022

MUITO BOM!!
Eu adorei !!! Realmente muito bom ! O livro retrata sobre diversos preconceitos e o lado de quem recebe eles. A história retrata diversos assuntos como o racismo,inveja,ciúmes,violência contra a mulher,entre outros assuntos que são coisas em que muita gente sofre com isso na realidade também que é importante sabermos disso.Você sente diversas emoções lendo,no final eu fiquei em choque,porquê é inacreditável o que acontece!Mas vale muito ler!!

malu :) 06/05/2022

meio parado no início mas o plot é surpreendente, o final é legal, a linguagem é meio complicado por isso é mais lento de ler

trebeca 05/05/2022

Primeira obra de Shakespeare que leio! Confesso que achei mais tranquilo do que imaginava, mas ainda assim não é meu estilo favorito! Sem tirar os créditos e o respeito por ele, logicamente!

yvnvitx 04/05/2022

Otelo, de William Shakespeare
Otelo, tragédia clássica de Shakespeare, relata como o general mouro, bravo militar, é levado ao ciúme enlouquecedor, causado pela influênciado pelo diabólico Iago.

O livro tem o padrão Shakespeare de linguagem impecável e metalinguagem incrível, o bardo, aqui mais sério, leva a violência e o drama a níveis extremos.

Achei surreal, quase perturbador, a mudança que o Otelo passa ao dar ouvidos ao Iago, o Mouro, no começo consciente e gentil, vai se transformando num monstro homicida ao se deparar com a possibilidade de estar sendo traído por sua amada Desdêmona.

A tradução também é das melhores, de Beatriz Viégas-Faria, que adapta a obra de forma perfeita, nos entregando uma versão em português no nível da obra original.

Gostei muito da leitura, Shakespeare vem cada dia mais, se consolidando como meu favorito e em minha humilde opinião, maior de todos os tempos. ??

Lívia 02/05/2022

?Reputação é uma imposição tremendamente falsa e inútil, muitas vezes angariada sem mérito e perdida sem um real motivo.?

Babs 02/05/2022

Primeira peça de Shakespeare que eu leio, para um trabalho da faculdade, e eu simplesmente amei. Muito fácil de entender, por ter poucos personagens e um enredo relativamente simples. A leitura é muito instigante e essa edição com a introdução ajuda bastante a compreender as sutilezas da escrita de Shakespeare.