Otelo

Otelo William Shakespeare

Resenhas - Otelo

Darllan.Senna 27/06/2018

Arrebatador!
Existem horas em que informações objetivas sobre determinado objeto acabam por destruir toda a mensagem. Se tratando de Shakespeare, a subjetividade deve ser a régua mais precisa para esta crítica. Embora não tenha lido exatamente esta versão de uma coisa asseguro, este livro é genial. Esta obra conversa com o público ao revelar em cada personagem um traço da natureza humana. Da coragem e do ímpeto exclusivamente emocional de Otelo, da pureza e inocência de Desdémona , e sobretudo da genialidade maquiavélica de Iago. Todos esses personagens perfuram nossa alma e mostram que de alguma a linguagem da alma humana é universal e atemporal. Somos o duelo entre a razão e a loucura, a honestidade e a inveja, a confiança e o ciúme. Em todas as circunstâncias quem nos governa? O que nos governa? Somos donos de nós mesmos ou reféns das circunstâncias e de nossos instintos?

Alana.Leitao 20/10/2021

Sério, Otelo?
Otelo, um general muito bem reconhecido e admirado em Veneza, foge com Desdêmona sua amada, que abandona sua casa para ficar com o mouro de Veneza. Otelo é de personalidade forte e imperativo, características admiradas por muitos, mas perigosas para si mesmo quando se tem um inimigo secreto como Iago. Este, enciumado com o casamento do casal, investe de todas as formas para acabar com a sua paz.
Já falei sobre a linguagem poética de Shakespeare em uma resenha minha, mas nessa tragédia o inimigo de Otelo conversa com o público o que deixa a história mais envolvente, é interessante olhar para o herói da peça de outra visão.
Uma obra pra nos deixar indignados com a vilania de um homem e sobre a capacidade que um homem tem de confiar cegamente em outro, somente pelo seu julgamento.

Carlos 17/12/2022

Palmitagem incomoda muita gente
O impacto dessa história sobre ciúmes já fez dela um clichê, rememorei inúmeros folhetins da TV, mas Shakespeare deixa a história "moderna" ao abordar racismo e xenofobia

Maria Luise | @bookhead_ 05/01/2019

Muito mais do que só uma traição!
Otelo, um coronel de Veneza apaixona-se por Desdêmona, uma aristocrata luisiana e acabam se casando escondidos. Após resolverem tudo com o pai da moça, o casal têm a falsa esperança de que nada mais o separariam.

Porém, Iago com raiva de Otelo, por não ter sido promovido à tenente, e inveja de Cássio por ter sido o escolhido, resolve planejar sua vingança. À partir disso, Iago começa a plantar ideias na cabeça de Otelo, dizendo que este estava sendo traído por seu amigo.

Com um jeito manipulador, despreocupado e, às vezes, cômico de falar, Iago consegue fazer com que o coronel acredite em sua mentira. Além disso, Otelo que era negro, imigrante e com um complexo de inferioridade aguçado acaba achando que Desdêmona amaria Cássio justamente por sua cor e inteligência. ??
?????????
Um ponto a se observar é que os valores culturais entre Otelo e os outros são diferentes, levando esse a não acreditar que pudesse ser mentira ou que um homem inventaria tal estória, além de ser considerado um bruto perto de seus companheiros.

É interessante perceber que em várias passagens Otelo e Iago possuem conversas em forma de espelho, no estilo do método socrático, onde Iago reforça ainda mais as dúvidas e incertezas do outro.

Essa peça é muito mais do que apenas traição, mas abrange também as incertezas que carregamos dentro de nós e que tentamos supri-las nos outros. Uma curiosidade- que já é conhecida por muitos- é que há uma intertextualidade entre Otelo e Dom Casmurro, e vale a pena prestar atenção na leitura desses dois clássicos!

Amei essa peça e todos os personagens que Shakespeare criou, principalmente Iago, que até agora foi meu vilão preferido!

Yasu 11/12/2022

As mentiras perturbam a mente
"Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo."

Gabriel 21/08/2020

Adorei...
Acho a melhor tragédia para se entrar em contato com Shakespeare

heartlesszera 16/11/2021

Otelo é o segundo livro de William Shakespeare que leio. Já estou familiarizada com seus fins trágicos e esse, com certeza, eu já esperava e até ansiava.

Falando um pouco dos personagens, poucos eu criei uma certa empatia. Emília e Desdêmona foram as únicas que eu, de fato, gostei e fiquei um pouco triste com seus respectivos fins. Otelo não poderia ser mais influenciável. Ficando cego pelo ciúme, se deixou levar pelo que disseram a ele e no fim, custou caro a ele essa cegueira.

Falando especificamente de Iago, ele é a praga de todo o livro. Conseguiu fazer a cabeça de todos ao redor. Se passava como um homem honesto e de confiança, quase um santo. Mas o leitor sabe de suas artimanhas e ardil.

Já o restante dos personagens não tenho muito o que comentar, apenas que foram um tanto quanto inocentes e influenciáveis demais também. Mas isso foi de propósito, claro. De que outra forma Iago conseguiria atrair todos para suas armadilhas?

Embora os personagens me irritaram um pouco, o livro foi de fato muito bom. Ao contrário do que eu achei que fosse acontecer, já quero ler mais obras do autor.

Miris 15/04/2019

Desconcertante
Shakespeare narra de forma teatral a história do mouro Otelo com sua Desdêmona. Uma história de amor e ciúmes, de jogos e trapaças ( do lado de Iago) e é claro da trágico fim do casal. Chego a conclusão que o ciúmes cego e exagerado mata a alma e a consciência de qualquer um que prove um pouco que só, de tal sentimento.
nandoescreve 16/04/2019minha estante
Foi a primeira vez que li Shakespeare na vida. Estou extremamente encantado!

Tiago600 28/01/2023

Otelo, um "Apocalypse Now"

Falar sobre à escrita de Shakespeare já se tornou lugar comum. O que me impressiona, são
suas atemporais sacadas. O cerne de Otelo é orbitar um relacionamento interacial e os desdobramentos que isso provoca sobre uma sociedade puritana, em pessoas retrógradas e seus pares. Na peça vemos isso catalisado na figura mefistófilica de Iago, que como uma aranha, tece sua teia e após aprisionar suas vítimas em sua rede, sem pestanejar, desfere uma carga letal de veneno nas mentes que gravitam seu espaço.

Essa tragédia foi escrita por um autor que viveu séculos atrás e essa história (infelizmente) segue viva, se perpetuando dia a dia. Dúvida? Olhe para o lado, espie o bairro, ligue a TV e leia o noticiário.

Janaina Bessoni 13/01/2020

Otelotolo
Formei a idéia, antes de ler a peça, de que Otelo era um homem paranoico criando ilusões sobre a infidelidade de sua esposa. Na verdade é um homem que se deixa envenenar pela intriga de um ?amigo? sem questionar. Iago, que pra mim é o principal personagem da história, tece a teia e Otelo cai fácil demais. Gostei da personagem Emilia, esposa de Iago. Uma amiga fiel, apesar de ter sido usada pelo marido.Lamentável uma história escrita por volta de 1603 ser ainda tão atual.

Bianca.- 14/06/2023

Otelo
O famoso Shakespeare tem uma mente realmente brilhante, ele consegue transmitir os sentimentos dos personagens e suas características de uma maneira que me faz sentir um próprio personagem da sua obra, querendo interagir e ajudar ou até mesmo brigar com os protagonistas da história. Ele nos faz imaginar seu mundo descrito ali no papel como se tivéssemos assistindo ele ao vivo e em cores, e isso nós faz querer assistir a uma peça da obra.
O famoso Otelo, aquele que ficou cego pelo ciúme e consequentemente arruinou sua vida por causa de um ?amigo?, o William escreve sobre a sua história envolvendo várias tramas, uma delas sendo a vingança, a manipulação e principalmente o ciúme.
Eu facilmente recomendo esse livro para um bom apreciador de uma leitura clássica.

Tarci 08/03/2020

Perfeito
trata-se de um livro muito realista, e nele tiramos a conclusão de que não se pode confiar tanto nas pessoas. Mais uma obra impecável da dramaturgia de Shakespeare

Veh 06/04/2020

OTELO É NEGRO
Uma adaptação de um clássico de Shakespeare, "Otelo" gira em torno da vingança de Iago, que ao não ser escolhido para ser tenente pelo coronel Otelo, planeja uma vingança contra este, sua esposa Desdêmona e Cássio, o escolhido. Não sei se essa adaptação se difere muito da obra original, mas é muito bem feita e direta. E fiquei surpresa ao saber que Otelo é NEGRO. Parabéns Shakespeare pela representatividade.

João Lucas 27/04/2020

Otelo é uma obra foda. Shakespeare misturou preconceito com vingança, ciúme e assassinato e nos entregou uma história repleta de reviravoltas. E digo mais: Iago é um dos maiores vilões da história da literatura.

Ariela 03/05/2020

Comparado com outras peças de Shakespeare, achei o livro fraco.
Apesar do enredo ser muito interessante, especialmente pela temática do ciúme, achei os acontecimentos forçados e, por isso, o desenrolar dos fatos não me convenceu. A forma com que cada personagem é caracterizada não justifica a forma que passam a agir e, para mim, esse foi o principal ponto fraco do livro.
Por outro lado, os personagens são muito interessantes e o enredo é digno de Shakespeare.