Solanin #2

Solanin #2 Inio Asano

Resenhas - Solanin 2

xLeoSaraiva 22/07/2022

"Pra mim, talvez a vida seja isso. Um eterno ir vivendo".
"Solanin 2" cumpre (com louvor!) o fechamento da história contada no primeiro volume.
Situado nos mesmos lugares e na companhia das mesmas personagens, Meiko se vê diante de novos desafios que aparecem em sua vida.
Além de ter o cuidado de explicar o desfecho de "Solanin 1", a presente história em quadrinhos traz mais uma série de reflexões a respeito dos desafios de uma vida cercada de responsabilidades, angústias e sonhos. A coletivização do luto, o (re)encontro da felicidade e a compreensão do eu no mundo são temas que permeiam as cativantes e muito bem ilustradas páginas desse livro.
Juntas, as duas obras compilam uma série de reflexões, críticas sociais, dramas, romances e tudo aquilo que costumamos apreciar em boas histórias! Recomendo.

SARAIVA, L.

bwobiiz 21/06/2022

me fez repensar minha vida
simplesmente muito bom, uma experiência mto melancólica onde traz ensinamentos sobre a vida, e a morte muito profundos e cheios de filosofia, me fez ficar mto biruta da cabeça mas achei incrível

Claudio.Mussa 17/06/2022

Doutor, esse foi o motivo do meu colapso
Chorei, chorei e chorei. Solanin é perfeito, vale cada centavo, um mangá tão curtinho (apenas 2 volumes com 200 páfinas cada), mas que te emociona demais, história magnífica.

Cleber 12/06/2022

Segunda parte
O que fazer quando o colégio acaba? Ou a faculdade ou o emprego? O que fazer depois que se perde alguém importante? O que é a felidade?
Com certeza, esse mangá é um dos melhores que já li.

Day 09/06/2022

Luto e vida
Eu já tinha gostado demais do 1°, mas esse conseguiu se superar. Se no outro a gente pensa como vai ser nossa vida no futuro, cheios de sonhos, nesse a gente se vê pensando no presente e em como aproveitar o que temos agora, na medida do possível.
Achei muito interessante como o luto foi trabalhado e gostei do final não ser um encerramento completo, até porque não é fácil assim superar alguém como se não fosse nada. Achei bem realista e sensível.
Ao mesmo tempo que faz a gente pensar no "e se", também faz a gente perceber que o que aconteceu já foi e agora a vida segue a partir de como você vai lidar com esse acontecimento.

Obs: Taneda, eu também prefiro acreditar que até alguém como eu pode fazer a diferença.

vit 08/06/2022

mergulhei em pura melancólia e saudade lendo esse segundo volume, não tenho palavras pra expressar o que eu to sentindo com esse final, a vida realmente é sobre medo, perda e aceitação. solanin é tudo que uma pessoa precisa ler pra aceitar que a vida pode ser muito mais, to verdadeiramente feliz de ter lido essa obra incrível, obrigado por tudo inio asano

Breno.Cunha 08/06/2022

"Você é feliz?"
Solanin retrata a vida de jovens que após entrar na vida adulta, se perguntam sobre qual rumo tomar, se deixam se levar pela maré ou se tomam o rumo de uma vida comum como uma pessoa comum.
A história traça o processo de amadurecimento da Meiko e seus amigos, questionamentos como "será que estou onde gostaria estar?", "E se eu falhar? Vou conseguir seguir em frente com tal decepção?".
É bastante reflexivo e confesso que preciso amadurecer mais para captar maior parte dos pensamentos que o autor quis transmitir, mas recomendo a todos, é uma obra mais leve de Inio Asano, nada tão pesado quanto Boa Noite Punpun, apesar de ainda existir uma carga dramática, mas com valor artístico tão valioso quanto.
Mais uma obra deste autor lida, mais uma obra favoritada.

Manuela222 02/06/2022

Bom é pouco. Uma obra de arte!!
Como sempre o mano Inio Asano sendo nada menos que um grande artista, abordando temas e questionamentos que as vezes parecem só perguntas cotidianas, mas que se tornam dúvidas profundas na alma de qualquer um que pare pra perceber a vida monótona e no automático que levamos. Ele aborda isso em Solanin e faz MUITO BEM.

Parabéns meu mano Inio

Bryan.Ferreira 30/05/2022

Como uma obra do Inio Asano, já não é surpresa como o mangá é certeiro sobre o cerne do ser humano, fazendo refletir sobre as incertezas do futuro, sobre o amor, sobre a amizade. Vale a pena a lida.

juddy1 23/05/2022

Solanin 2
esse mangá me pegou de uma forma que pqp... me pergunto como que eu vim ler isso em um momento que estou passando exatamente pela mesma coisa.

Nesse segundo volume a gente vê que a narrativa tomou um rumo diferente, por um acontecimento do final do volume 1, que eu até sabia que podia acontecer, mas não superei até agora.
É incrível como o Inio Asano faz uma história tão simples mas que todo mundo (ou pelo menos muita gente) passa quando se está mais ou menos com 20 anos, começando a ter mais responsabilidades na vida e vendo um pedacinho do mundo como ele realmente é.

Acho que vou ler todos os mangás dele, a cena final desse >>> perfeita, virou um favorito da vida e vou panfletar muito.

"-Mas hoje, por exemplo, eu tô superfeliz. Pra mim, talvez... A vida seja isso. Um eterno ir vivendo."

Luana 13/05/2022

Uma depressão kkkk mas uma depressão que faz sentido. Pra quem for ler, dá uma olhada nos gatilhos, mas n tem muita coisa pesada. É muito bom mesmo e bem rápido de ler; o dia a dia e os pensamentos dos personagens fazem muito sentido com o que a gente vive hoje.

Flavio - @geekcorp303 10/05/2022

Maravilhoso
Que mangá incrível, a forma como o autor trabalha a trama é linda, apesar de se tratar do dia a dia dos personagens, a narrativa é fluida e bem construída, tem drama e uma dose de humor, que casam muito bem!

Henrique.Amon 04/05/2022

O sentido da vida é viver.
Solanin protagoniza mais uma daquelas obras que, após a leitura, te faz ver as coisas com menor importância que a atribuída cotidianamente.

Não vivemos pelo nosso trabalho. Não vivemos pela nossa graduação, pelos títulos e pelo reconhecimento. Não vivemos pelo dinheiro nem pelos bens ou a falta deles.

Vivemos porque é impensável não viver.

Vivemos pelos momentos, por coisas pequenas e inúteis, que não geram qualquer outro valor e encontram significado nelas mesmas.

Também, vivemos pelos outros. Embora a frase seja impensável pela grande maioria, triste é aquele que refuta a ideia do amor cristão alegando "independência emocional".

Não se vive sozinho, tampouco sobrevive.

Não há sentido para a vida, porque, sendo importante, encontra sentido nela mesma.

Sempre.
jessyca59 05/05/2022minha estante