Solanin #2

Solanin #2 Inio Asano

Resenhas - Solanin 2

Mikaelysousa 29/01/2022

Emocionante
Esse último volume é bem emocionante, não quero dar spoiler, mas dá um apertinho no coração as coisas que acontecem aqui.

Nicole 29/01/2022

Sobre a vida
Eu fiquei com um nó na garganta, durante a leitura e pensei: como pode eu ler isso em um período tão parecido com minha vida?!
Inio Asano, arigat? gozaimasu por isso!

Tatiane554 12/01/2022

Que Mangá lindoo s2
Essa segunda parte de Solanin é muito mais profundo,triste e lindo ao mesmo tempo,mostra um lado de superação que cada um da sua forma vai ter que enfrentar!! A vida não é fácil para ninguém,por isso devemos aproveitar cada momento,pois nem sempre teremos a chance de vivenciar de novo,nem sempre vamos ter as mesmas oportunidades,a mesma pessoa que está ali do seu lado e vc se preocupando com outras coisas,devemos valorizar a vida e aproveitar da melhor forma! ...Lindoo,lindo,lindoo!

E assisti a adaptação,o filme é perfeito,os personagens e todo o enredo é muito fiel ao mangá! s2

Laertte 04/01/2022

Solanin vol 2
Ler Solanin despertou um sentimento estranho, me lembre de dias em que eu sentia o entardecer, aquela luz forte do sol se apagando aos poucos, uma melancolia gostosa.

jonathanrausch 09/11/2021

Cumpriu
Título com dois significados, um deles vou deixar para quem leu o mangá, o outro é sobre as obras do autor de forma geral, ao passar as mensagens. Ele sempre deixa tudo fechado, mas com milhões de possibilidades, afinal, essa é a vida.

Inoue se tornou a personagem favorita minha do Asano. Fez tudo o que tinha que ser feito, mas manteve sua essência intacta. É uma pena essa história não se prolongar tanto quanto Boa Noite, Punpun.

Achei instigantes os easter eggs que colocaram de Punpun, notei alguns lugares bem similares também. Quem não leu, leia também, vale a pena ambos ^^

Je.Akina 15/10/2021

Triste, mas feliz?
A história continua em um clima bem mais melancólico e pesado, o que era esperança já não é mais, e agora se trata de superação.

O autor mostra como uma rede de suporte é importante e desenvolve como cada personagem lida com a falta, ao mesmo tempo que ajudam um ao outro.

Mas tudo isso é tratado de uma forma ?leve?, e com timings perfeitos para você rir enquanto chora.

Além disso tanto esse quanto o volume 1 são muito conectados com a música, e mesmo não tendo nenhuma música ali no seu ouvido, parece ter. Principalmente em uma das cenas mais lindas e tocantes que esse mangá te apresenta.

Anselmo 13/10/2021

"Tristeza não tem fim...."
Quanto a morte de um amigo pode mudar a vida ao seu redor e a forma de ver o mundo? Nesse caso se isso aconteceu, essa pessoa não morreu em vão. Nessa segunda parte de Solanin, vemos a morte de um fazer florescer a vida de outros, mas não é fácil e nem agradável, é com muito pesar, suor e superação. Uma história que vai e vem no tempo, mostrando memórias, que de tão tristes ficam belas e de tão bela ficam triste. Mas no final você sabe que valeu a pena os pequenos momentos de felicidade, pois já dizia um cantor: " tristeza não tem fim a felicidade sim". Finalmente o ciclo se fecha na vidas desses personagens, eles lutam, persistem, progridem e vencem, mesmo que uma vitoria momentânea, mas já aquece a alma. Mangá muito singelo e bonito de superação.
Sobre esse edição pocket, ficou bem nostálgico ler nesse formato lembrou os mangás da JBC no começo ,mas com qualidade melhor. Nao incomodou na leitura e nem ficou tipo aquele mangás que de tão pequenos fica confuso, se bem que o autor ajuda, pois sua arte é sempre limpa e muito bonita , trazendo cenários e narrativas sempre interessantes. Vale a pena!

Agatha - @emmeufoco 08/09/2021

Cara, isso foi tristelindo
Com toda certeza o estilo de Inio Asano se mantém, mas ele está diluído e posso dizer que neste volume eu acho que encontrei meu fav dele até o momento.

Aqui temos uma sequência direta dos eventos do primeiro volume então NÃO CONTINUE SE VOCÊ NÃO LEU O PRIMEIRO OKAY?

Após a morte do namorado vamos encontrar Meiko e seu grupo de amigos tentando superar a perda. Com direito a flashbacks, inclusive um do próprio namorado, vemos como as coisas chegaram onde chegaram.

Honestamente? Eu achei lindo e me lembrou um pouco de Given, com Mafuyu superando a perda do namorado por meio da música. Foi tocante e profundo e triste pensar como as vezes as coisas mais simples vão nos empurrando e empurrando até que a gente chegue a borda e não consiga parar a tempo de não cair.

Mas também foi lindo ver como a vida não é fácil pra ninguém e você precisa saber lidar com isso, lidar com o fato de que só temos essa chance e por mais que ela não pareça favorável você precisa aproveitar ela da melhor forma possível.

Eu me senti tocada, de verdade.

Bruno 27/08/2021

Esse é o meu primeiro contato com o autor e gostei dessa história mais melancólica e algumas vezes até que deu para sorrir e rir um pouco no meio desse drama vivido pelos personagens.

Emerz 26/08/2021

Me surpreendeu assim como o primeiro volume de uma forma positiva é claro, não esperava que o autor tomaria um rumo assim, coisas que pareciam definidas no primeiro volume fora reabordadas de uma maneira mais profunda sempre seguindo a mesma direção que o autor tinha ditado no primeiro volume. Assim tive total satisfação tanto com esse volume, tanto com o seu desenrolar e final, tanto como a obra em si. Que sem sombra de dúvidas é a melhor do autor.

Nathalia184 01/08/2021

"Adeus, eu vou sobreviver de alguma forma, também."
Que mangá lindooo.

Em Solanin acompanhamos um casal que anda meio "estagnado" com o rumo que suas vidas tomaram, apenas empurrando as coisas com a barriga e vivendo como dá.
Até que surge essa ideia de sair do emprego que possuem e focar na banda.

Existe algo em histórias sobre crescer que sempre mexe comigo e eu amei esse mangá.

Meiko é uma fofa, está numa fase da vida em que as incertezas tem um peso sob os ombros e precisa aprender a viver com isso.
Conforme as coisas acontecem, ela precisa encontrar uma forma de "estar bem" e é tocante nesse sentido também.

Os traços do mangá são lindíssimas, enfim, amei ?

Beatrizaag 06/07/2021

Solanin
"Pra mim, talvez a vida seja isso. Um eterno ir vivendo."

Os 20 e poucos talvez seja o momento mais confuso da vida. Você já é adulto, mas não faz muito tempo que deixou a adolescência. Não fica claro o momento em que a chavinha da vida adulta vira, e isso nem sempre é tão natural assim. Quando se dá conta, você precisa decidir um caminho que muitos já decidiram e, pelo menos ao que parece, só você ainda não. Solanin é sobre esse limbo entre duas fases que acreditam-se serem bem definidas e separadas, mas que na prática, são ecos da anterior.

Na história, Meiko e Taneda são um jovem casal de namorados que, assim como seus amigos, estão ainda decidindo o que fazer com suas vidas. A dúvida entre trabalhar pra viver ou viver pra trabalhar permeia todo o enredo de forma bastante delicada.

Acredito que estar passando por esse período faça diferença na experiência da leitura, uma vez que, apesar da melancolia da narrativa, ela provoca diversas emoções quando você sabe o quão sufocante é estar nesse contexto.

Essa foi a minha primeira leitura de Inio Asano e foi uma experiência maravilhosa. A peculiaridade da arte do mangaká, que mistura realismo com traços delicados e até mesmo caricatos, cria momentos agridoces que me fizeram rir enquanto chorava (espero que isso aconteça com você também).

Solanin é sem dúvida um mangá que precisa ser lido por quem está passando, já passou ou ainda vai passar pelos 20 e pouco. Boa sorte para todos nós.

***Obs: Eu estava há anos querendo ler Solanin, mas estava esgotado em todos os lugares (e em outros, estava a preços exorbitantes). Agora com a reimpressão, o meu namorado foi lá e comprou pra mim. Então, Victor, sério, muito obrigada. Você não sabe o quanto me faz feliz.***
Victor 06/07/2021minha estante
Achei extremamente singela a sua resenha, delicada e instigante. Obs: fico extremamente feliz que o mangá tenha proporcionado isso em vc. Eu te amo.

Kishpu 05/07/2021

LEIA, LEIA IMEDIATAMENTE!
Que manga perfeito... em apenas dois volumes me fez, rir, chorar, ficar puto, ansioso, e acima de tudo me fez escreve um review, coisa que não faço, mas merece, porque isso é uma leitura necessária pra todo mundo.
O manga aborda o cotidiano de 2 jovens adultos que acabaram de sair da faculdade e estão descobrindo a vida adulta, a forma como a história é construída pelo Inio é maravilhosa, eu não conhecia ele ainda, mas agora eu simplesmente quero devorar tudo que ele já escreveu, conforme o manga vai passando você se apega aos personagens, sofre os sofrimentos deles, se vê na pele deles... mas é tudo tão natural, em 1 volume você está rendido, eles são parte de você, seus "amigos", e conforme a história desenrole e os problemas acontecem acaba sendo tudo sentido da forma que os próprios personagens sentem, e no fim, a cena vai ser você chorando igual uma criancinha que perdeu a mãe no shopping. FAV DA VIDA PQP LEIA É MUITO BÃO!!!1!!11!!

RickBragaHQ 12/06/2021

Assim como em Punpun, Asano acerta de novo.
Único defeito da história é que ela termina. Simples e maravilhosa!
Agora é esperar What a wonderful world sair.