Solanin #2

Solanin #2 Inio Asano

Resenhas - Solanin 2

Karize.Candido 05/03/2023

Obra maravilhosa
O que falar de mais uma obra do mesmo autor de Boa noite Punpun?
A arte é incrível de mais.
Sobre a história, é bem soft e também é bem a realidade no Japão.
Eu só não dei 5 estrelas pois esperava mais da história.
Mas até que essa do segundo livro me fixou muito.

Ed Bortolotte 02/03/2023

Adulto um eterno jovem?
Solanin mostra a vida de universitários lutando com a troste e dura luta que é virar adulto e deixar os sonhos de lado ou persistir, mesmo que talvez ele nunca seja alcançado.
Fala sobre arte, rebeldia e o principal de tudo: Sobre amor e saudade.

mirai0 01/03/2023

Março 2023
Eu esperava algo totalmente diferente de Solanin, como se fosse um slice of live com questões de enfrentar a vida adulta. Me enganei. Por que é que eu ainda não desconfio do asano inio?
Mas esse mangá é lindo e ótimo eu recomendo muito, foi uma leitura um tanto diferenciada pra um mangá do asano e aquele epílogo foi simplesmente lindo vo chora
Simplesmente muito emocionante!

Rani 25/02/2023

Emocionada
Esse manga entrega e entrega reflexões, acho linda a forma como os sentimentos de medo e ansiedade e a forma como se lida com isso são colocadas no texto e nas ilustrações
Primoroso.

Vitu 28/01/2023

Um Retrato da Juventude
Sim, é bobo, sim é simples. Mas uma coisa ninguém pode negar: é um retrato perfeito da juventude e eu diria que é uma das obras que todo jovem deveria visitar. Eu me senti representado pelo personagem (por todos eles na verdade) e isso foi doloroso em alguns momentos. Eu vi na história os traços dos meus planos do futuro e como tudo é tão efêmero. Talvez eu não veja mais a paisagem da janela, mas vai tudo estar bem contanto que eu ainda tenha comigo as pessoas que fazem tudo valer a pena.

Thiago.Romam 23/01/2023

Que história triste e linda.

A vida vai passando, as coisas vão mudando e a gente está sempre aprendendo e reaprendendo a ver ela da melhor forma que podemos.
As vezes conseguimos sozinhos, as vezes com as pessoas que estão ao nosso lado.

camidemoraes 11/01/2023

Uma história incrível de amizade que faz a gente repensar na nossa vida e em tudo que estamos fazendo.

Terremoto resplandecente 08/01/2023

Solanin foi a única vez que eu chorei lendo na minha vida
Curiosidade. A letra da música "solanin" de asian kungfu generation foi escrita pelo inio asano (nesse manga) e gravada por essa banda. A leitura fica incrível ao som das músicas deles.
" É um adeus a um eu do passado"

Clara ð 03/01/2023

Singelo
Solanin, sem sombra de dúvidas, é a obra menos traumática de Asano. Eu particularmente gostei mais do 2? volume. A evolução da Meiko é linda. Os personagens são cativantes e mantém a mesma qualidade do 1? volume.

Solanin é um livro de bolso, que fala sobre a vida apresentando o cotidiano de algumas pessoas comuns. Apresentando com maestria a dividualidade de cada um.

Recomendo muito esse livro, se tornou meu favorito ;)

muniz9 03/01/2023

instantes legais, desinteressante no geral
apesar de ter alguns momentos e diálogos bons, no geral, solanin não parece ter tanto a dizer.
a condição dos personagens, que são quase todos não muito envolventes (e alguns até mesmo desnecessários), não parece mudar muito ao longo da história. todos parecem sofrer com situações desconfortáveis que arrastam por não terem perspectiva de algo melhor ou não saberem como terminar. e o texto não é muito otimista quanto a isso? todas as situações enfrentadas ou continuaram sendo arrastadas como eram até o final ou foram interrompidas por coisas muito drásticas e incontroláveis.
o final é bem melancólico, conformado e até meio derrotista. parece dizer ?a vida é assim mesmo?. ainda assim, não parece assumir isso e tenta ter um ar de paz e otimismo. nesse sentido, poderia ser um pouco mais autoconsciente.
infelizmente, não se compara à obra mais famosa do asano (que estou lendo no momento e estou gostando muito). mas talvez mereça uma segunda leitura no futuro?

Nana 28/12/2022

Me deixou boquiaberta
Então. É bonito, é triste, é profundo. Mostra a dificuldade de aprender a ser adulto quando não se sabe o que quer da vida, o que esperar da vida. Simplesmente vale a pena!

Nanno 24/12/2022

Crescer
É sobre perder, viver, tentar, superar e viver.
Em cada história o Asano me deixa sem palavras e solanin não é diferente das outras.
Li os dois mangás em uma madrugada só e, exatamente as 4:08 da madrugada, finalizo um acontecimento.
Que obra.
Quero criar uma banda.

Ester 24/11/2022

única obra menos traumática do asano
me deixou bem triste e melancólica, mas se for pra comparar as outras obras do asano que eu li até que não foi tão ruim :)
é gostosinho de ler e a depressão é menos severa
ah, e ouçam a música "solanin" na versão do live action, é uma música real que é original do asian kung fun generation (aquela banda q canta quase tds as ops de animes q vcs conhecem)

Eduardo 20/11/2022

Apenas vivendo uma liberdade sem propósito
Uma obra que consegue questionar de forma consistente as maiores perguntas intrapessoais que temos atualmente, levando o leitor a se questionar se está vivendo uma vida movida pela rotina ou guiada pelos seus sonhos.