O Evangelho segundo Jesus Cristo

O Evangelho segundo Jesus Cristo José Saramago

Resenhas - O Evangelho Segundo Jesus Cristo

Matheus.Correa 11/01/2022

Um Senhor livro
Ao me deparar com algumas criticas à respeito do trabalho do ganhador do Nobel de Literatura, Jose Saramago, me peguei pensando por onde começar, e que boa escolha. Peguei de cara uma obra prima! O evangelho não é narrado em primeira pessoa, Jesus é o protagonista, mas a a humanidade de Jesus faz jus ao nome. O observador dos relatos mostra nuances do caráter do Cristo. Iniciando em seu cortejo agorento, retratando a dor da perda de quem o cercava com características verossímeis. Me peguei admirado com Maria, a mulher Maria, com suas duvidas, receios, medos e culpa. José se questionando de inúmeras ações e acreditando ser indigno de uma boa noite de sono. A humanidade de cada um sendo bem nos mostrada. Características que trazem empatia e o sentimento de acolhimento das paginas me trazia em uma leitura em frenesi para saber como Saramago iria terminar essa obra. Momentos memoráveis são inúmeros: Jesus falando com o diabo e a presença emblemática desse personagem. O discurso de Deus à respeito da necessidade de um mártir e muitos outros (não quero entrar em área nebulosa de spoiler) mas aqui fica a minha dica. Leia. Uma narrativa que de começo é chocante. Com parágrafos grandes, pontuação estranha. Saramago se abstém do ponto de interrogação e dos dois pontos. A estrutura pode distanciar alguns leitores. Mas saiba que o seu esforço valerá a pena.

Paula 31/12/2021

Um chamado para a reflexão
Saramago e sua escrita que induz uma reflexão incrível sobre assuntos polêmicos. Em O evangelho segundo Jesus Cristo, a história de Jesus é contada de uma maneira diferente, há a presença de passagens idênticas a Bíblia e outras que vão por um caminho totalmente contrário.
Caso resolva fazer a leitura e seja extremamente religioso, análise antes se está aberto para uma versão mais "humana" do Messias.

Fabi 18/12/2021

Jesus em Dezembro
Eu fiquei com bastante expectativa para esta história é, confesso, algumas vezes me surpreendi com o viés de alguns pontos que, até então, eram conhecidos pela leitura da Bíblia.

Por motivos óbvios não vou falar que pontos foram estes, pois gostaria que causasse surpresa aos futuros leitores também.

O livro trata da história de Jesus, mas contado - eu diria - por um 14° apóstolo, o narrador.
Apesar de amplamente conhecida, alguns aspectos são novos e bem trabalhados ao longo da história (a conversa entre Deus, o Diabo e Jesus foi uma obra-prima).

Mas por que foi bom e não excelente?

1 - A escrita do autor. "Ah, mas é característica do Saramago e blá blá blá.. ". Não interessa, eu não curto. Vou deixar de ler Saramago por isso? Não.

2 - Intencionalmente ou não, a primeira parte da história se mostra meio arrastada. Na Bíblia também é assim, mas, por ser o evangelho d'Ele, eu achei que teria algo mais.

3 - O final. Sim, todo mundo sabe o que acontece,mas eu esperava um descritivo maior das emoções. Achei meio seco.

Enfim, é bom. Leiam.

Bruna.Elisa 30/11/2021

Em nome de Deus tudo se justifica.
Somente um gênio seria capaz de contar a história mais conhecida do mundo de um jeito surpreendente. José Saramago humaniza Jesus e narra sua história com uma pontuação excêntrica, que dificulta o início da leitura, mas que se torna habitual para o cérebro no decorrer da leitura. Eu, que fui criada com educação cristã, precisei desapegar da Bíblia para mergulhar e compreender o livro, a vida de Jesus é colocada em ordem cronológica, José tem uma importância inexistente na Bíblia e Maria é, por vezes, tratada com desdém, tendo em vista a escancarada submissão da mulher na época. Com ironia e inteligência o autor instiga o leitor a pensar sobre a eterna briga entre o bem e o mal e o papel da religião nessa discussão. O livro é uma verdadeira obra de arte.

Kérolin 22/11/2021

José Saramago é um gênio!!!!
José Saramago foi um gênio da literatura (ou melhor, é um gênio, porque suas obras fazem com que viva eternamente), porque apenas um gênio seria capaz de reescrever a história mais popular do mundo da forma como reescreveu. Esse livro é PERFEITO. Eu terminei de ler e imediatamente fui reler meus trechos preferidos (quase o livro todo). O capítulo de Jesus, Deus e o diabo no meio do mar, as conversas que os três tiveram, meu deus do céu, só esse capítulo já faz o livro ser uma obra prima. Como se não fosse o suficiente, temos o final, que é fenomenal.

Gustavogl 15/11/2021

O primeiro de SARAMAGO a gente nunca esquece. Falaram muito da sua forma de escrita que joga pro ar acentuações e parágrafos. No início é um pouco confuso, mas facilmente essa barreira é vencida. Pra mim é uma prosa poética de tão bonita a escolha de palavras e a forma com que as combinava para contar a história mais contada do ocidente. O enredo dispensa apresentações e desta vez é contado apresentando toda a humanidade de Jesus que de certa forma também foi filho de Maria e José. Todos os personagens são construídos com muito realismo, cheios de dúvidas, conflitos, medos e expectativas. Deus e o Diabo são mostrados como dois lados da mesma moeda. Aqui se vê que o último tem coração e que o primeiro às vezes não quer usá-lo. E Jesus se vê como joguete destes dois seres sobrenaturais que ambicionam o poder pela fé dos seguidores que se somarão através de séculos inspirados pelo martírio do filho do Homem.

Jaffar 14/11/2021

Um Jesus humano.
Para longe da ideia de Jesus Deus esse livro te faz refletir sobre toda a história e trajetória de um Jesus humano, que se dispõe a cumprir sua missão, porém sofrendo por todos que sofreriam após sua morte. Passagens interessantíssimas como o diálogo com deus e o diabo no mar são o ponto alto desta obra e você vai se pegar pensando se deveria dar razão a deus ou o diabo. Excelente leitura

VitorAndrade92 11/11/2021

Livro incrível!
Um livro polêmico e impactante em vários momentos!
Obs- Gente, o que foi aquele diálogo no barco?
(Quando vi eu tava concordando com o diabo! Kkkk)

Apesar da escrita do Saramago não agradar a todos eu recomendo muito esse livro! Mas leia com a mente aberta, principalmente se você for um católico fervoroso! Rs
Felipe Rabelo 11/11/2021minha estante
Olá Victor, onde comprou?

VitorAndrade92 11/11/2021minha estante
Se não me engano, ele veio da Amazon! ( ganhei de presente) Rs

Felipe Rabelo 11/11/2021minha estante
Compartilhe seus amigos comigo também ? quem sabe sou presenteado também. Abraços

Reccanello 06/11/2021

Homens, perdoai-lhe, Ele não sabe o que fez!
Por si só, ler Saramago é uma experiência maravilhosa! Graças à fluidez de sua prosa, sem muitos parágrafos e sem o engessamento da pontuação formal, parece que estamos ouvindo a melodia de um contador de histórias cujo fluxo de pensamentos não é acompanhado pela lentidão do texto escrito, mas logo a sensação de desconforto inicial passa e o estilo característico do autor nos toma por completo, de forma apaixonante. Então somos lançados à história do carpinteiro José e da cardadeira Maria, ambos moradores de Nazaré, mas ele originário de Belém, fato que, se não nos é importante, o é para o desenrolar da história, que ambos se veem enredados nas tramas de um Deus que quer aumentar sua influência divina sobre os homens (ao que parece, os deuses vivem, se é que vivos são, a disputar a atenção de seus fiéis), e de ambos, do carpinteiro José e de Deus, bem entendido tal fato não é mas a estranheza faz parte daquilo a que, chamado fé, faz-nos mais acreditar em algo quanto menos provável é de acontecer, é gerado o menino Jesus, que conquanto nascido em Belém será conhecido como Nazareno, e que depois de realizar muitos milagres haverá de morrer na cruz como Filho do Homem e a quem milhões seguirão e amarão e odiarão, e por quem lutarão e matarão sempre na intenção de, arrependendo-se de pecados que muitas vezes nem seus são, mas criados e punidos pelo mesmo que os criou, aumentar a influência do verdadeiro e único deus (o que, ironicamente, aumentará também a influência do Diabo). Uma história forte, contundente, que nos faz pensar sobre e questionar muito do que foi dito pelos sacerdotes, mas mais ainda do que por eles nunca foi falado. Esqueça-se do que leu na Bíblia sobre Jesus: essa história é muito mais interessante, porquanto muito mais verdadeira ao não excluir dos sentimentos do pobre Jesus, que além de filho de Deus era também filho de um homem e de cuja natureza humana não se pode dissociar, o amor que descobriu sentir, e que sentiu até o último instante, pela pobre Maria de Magdala, esta sim pobre, seja por nada ter antes seja por ter perdido o pouco que um dia veio a ter junto de Jesus, homem a quem não se pode nem deve se chamar de pobre por ser, como dito, filho de um deus, a quem, por definição, tudo pertence. Leia de coração e mente abertas, sem preconceitos e, certamente, encontrará no livro mais amor e alma e redenção que jamais encontrará nas palavras de qualquer pastor de ovelhas, sejam elas literais ou figurativas.

site: https://www.instagram.com/p/CV9EFaBgDbo/

regifreitas 05/11/2021

O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO (1991), de José Saramago.

Esta já é a terceira leitura desta obra. E ela ainda continua excepcional!

Entendo que pessoas com uma visão mais ortodoxa de cristianismo acabem revirando os olhos quando se fala deste livro. Mas, controvérsia à parte, ele deve ser lido como uma obra de ficção, não como um livro religioso. Os evangelistas se preocuparam com a figura divina do Cristo, a Saramago interessa o homem por trás dessa figura, com suas dúvidas e imperfeições. E a recriação de como teria sido a vida desse homem, nascido onde nasceu, e vivendo no tempo em que viveu, é perfeitamente crível e brilhante.

Ademais, falar sobre o estilo saramaguiano, sua forma de escrita, a ironia que permeia seus textos, seria redundante em relação a todas as outras obras dele as quais já comentei por aqui, nesse desafio de ler seus romances em ordem cronológica. Não que ele se repita, longe disso. Mas sua forma de narrar, firmada a partir de LEVANTADO DO CHÃO (1980), é bem característica e reconhecível. E, mesmo ao abordar temáticas tão diversas desde então, sem dúvida é o ponto alto da sua prosa.

Margarida.Justiniano 29/10/2021

Mais um livro incrível de Saramago!
Adorei o livro! Quando ouvi falar neste livro, fiquei com muita curiosidade em lê-lo. Agora percebo o choque que causou em Portugal, quando saiu. Saramago humaniza Jesus e fala de Deus como até aqui não se tinha falado, pelo menos em Portugal, um deus que não olha a meios para ter o que quer.

Aline.Rodrigues 29/10/2021

Genial
Saramago traz experiências literárias fortíssimas e neste livro não foi diferente. Nesse livro ele conta de uma forma diferentes a história de Jesus, com críticas e lições inteligentíssimas sobre a religiosidade. Realmente,  só consigo exprimir a genialidade de Saramago com muitos sufixos '- issimos (as)'!

OBS.: não recomendado para quem não suporta "críticas" as sagradas escrituras.
Joao 29/10/2021minha estante
Genial é a palavra adequada mesmo. Um dos meus livros favoritos.

Karina 21/10/2021

Ler este livro me pareceu um tanto quanto estranho, principalmente por saber resumidamente do que se tratava. Por não conhecer os detalhes da história original, me perguntei por diversas vezes o que era real e o que era inventado pelo autor.
Trata-se de uma versão diferente da história de Jesus Cristo que conhecemos. Nesta obra o autor traz mais humanidade para Jesus e até mesmo para Maria, nos fazendo pensar na história por outra perspectiva, não tão divina e pura como na versão original.

20/10/2021

Nunca errou
Saramago é incrível, excepcional, extraordinário. Eu não sei nem o que escrever sobre a história, apenas que leiam. Sério, deem uma chance, porque na minha humilde opinião vai valer muito, muito a pena.