O Evangelho segundo Jesus Cristo

Resenhas - O Evangelho Segundo Jesus Cristo

fredfredfred 14/04/2022

Perfeito, porém difícil
é uma escrita complexa
mas você se acostuma depois de alguns capítulos
é a história de Jesus Cristo, de uma maneira mais "real"
a capacidade narrativa é espantosa
dá até impressão de que Saramago viu tudo acontecer
pra quem já tem um contato com a Bíblia, é mais rica a experiência.
Mal posso esperar pra ler outros títulos do autor.

Sleifer 14/04/2022

O Evangelho segundo Saramago.
Em seu livro mais polêmico ou dos mais, fica a critério do achismo do leitor. Saramago propõe uma história diferente das apresentadas pelos 4 evangelistas do novo testamento. Neste evangelho Saramago mostra a vida de Jesus Cristo baseado em seus estudos dos evangelhos apócrifos. Um outro Jesus. No evangelho Jesus abraços sua "humanidade" ou seja, Jesus prefere viver como um homem comum do que ser filho de Deus. As relações de poder são constantemente questionadas na obra de Saramago pelo próprio Jesus Cristo diante de Deus.
No evangelho segundo Jesus Cristo Jesus é muito mais democrático, tolerante e menos autoritário. E não importa o rumo que os personagens vão tomar no decorrer da história, o que vai acontecer com Jesus por exemplo. O que de fato importa e deve ser questionado é, os limites de Deus ou até onde Deus pode chegar para adquirir poder ?

Jhonny Moreira 07/04/2022

Um livro difícil e provocante.
Um livro difícil, provocante e ?Desconfortável?. Mas uma obra que nos traz grandes reflexão entre o Bem e o Mal.

Os finais dos livros do Saramago são geniais e aqui não é diferente. Eu fiquei perplexo com esse desfecho.

Livraço, sem mais.

Matheus.Giovanazzi 06/04/2022

Um livro muito denso, mas não menos impactante. Saramago nos apresenta a história de Jesus revista: vemos um Jesus humano e em conflito, um Deus egoísta e arrogante e um Diabo que consegue obter mais empatia que o próprio Deus. A parte que Deus recita as mortes dos santos uma por uma é muito forte, e nos faz lembrar de quanto sangue foi derramado em nome da religião.

Ricardo.Silvestre 04/04/2022

Jesus e sua história
Uma abordagem muito interessante daquele que foi o Rei dos Judeus, trazido ao mundo como peça fundamental de um plano de Deus, seu pai.

Não vou dizer que não tive dificuldades em alguns pontos da leitura. Já todos sabemos que a falta de pontuação característica de Saramago pode fazer com que assim aconteça. Apesar de se ganhar algum hábito com esta forma de brincar com a pontuação, tive muitos momentos em que precisei voltar atrás e reler o mesmo parágrafo. Ossos do ofício, alguém dirá.

À parte disto, e também porque esta foi a obra que levou José Saramago a ganhar o prémio Nobel de Literatura em 1998, aconselho muito a sua leitura.
SimoneSMM 04/04/2022minha estante
Um dos melhores que li de Saramago, se não for o melhor. Certamente, um dos livros que mais me impressionaram na vida!

Ricardo.Silvestre 04/04/2022minha estante
Eu confesso que gostei mais do ?Ensaio Sobre a Cegueira? mas este não deixa de ser um bom livro por causa disso. ?

SimoneSMM 04/04/2022minha estante
O Ensaio sobre a Cegueira é impressionante! Um livro que toca profundamente. Esse toque de humanidade e realismo que Saramago coloca em seus livros, é o que me encanta. Mesmo com a dureza que ele expõe. O Ensaio é um livro que dói.

Ricardo.Silvestre 04/04/2022minha estante
De todos os que já li até agora, esse foi o que mais me marcou.

Bragança 09/04/2022minha estante
Quero ler.

Ricardo.Silvestre 09/04/2022minha estante
@Bragança
Vai em frente que não se arrependerá!!! ?

daniel.vasco.716 09/03/2022

Falar sobre a Bíblia é um tabu, principalmente se você acredita em uma versão diferente dos fatos, e O Evangelho Segundo Jesus Cristo é exatamente isso, a vida de Jesus por outra perspectiva.A primeira coisa que você fica sabendo sobre Saramago é que a escrita dele é muito difícil, que ele não é chegado a parágrafos e pontuações, e isso é verdade.

Anthoni.Brunetto 02/03/2022

Magistral
Saramago faz uma releitura das escrituras nesse romance, contando sobre a vida de Jesus, desde seu nascimento até a crucificação.

Ao leitor é apresentado um Jesus humanista, que apesar de saber ser o filho de Deus, ainda assim é conhecedor de sua condição humana, pois antes de ser anunciado como o messias e de realizar milagres, aprendeu o ofício da carpintaria com seu pai, conviveu com seus irmãos e sua mãe.

Como o relato é sobre a vida de Jesus sem os preconceitos concebidos e impostos pela igreja, o romance deve ser lido com a mente aberta, pois muitos acontecimentos descritos na bíblia terão a interpretação do autor, como Jesus ter sido companheiro de Maria Madalena, seu nascimento não ser de origem (totalmente) divina, etc.

Aqui também veremos uma interpretação diferente dos desígnios de Deus, nos fazendo questionar seus planos ao sacrificar seu único filho, veremos seu relacionamento com o Diabo (Saramago nos presenteia com um diálogo magistral entre Deus-Diabo-Jesus), que nos fará ter uma visão diferente do que nos foi passado por anos de tradição.

O final do romance é surpreendente, um dos melhores que já li, e não quero cometer a deselegância” de dar spoiler, pois todo mundo deve descobrir sozinho esse desfecho que, longe de ser desconhecido, afinal são as últimas palavras de Jesus na cruz, é direcionado a outro.

SimoneSMM 27/02/2022

Uma releitura, irônica, sagaz, perspicaz, sobre a vida do homem Jesus.
Detalhada, reconta fatos, sob a ótica humana e profundamente humanista, questionando sua verossimilhança, seu sentido, sua influência, seu objetivo.
Muito crítico e muito divertido. Saramago não economiza a ironia fina e ácida que marca sua obra. Brinda-nos, ao final, com uma inversão dos "acontecimentos bíblicos" verdadeiramente genial!
Um livro para ler e reler sempre. Um livro que faz repensar nossa própria humanidade.
Ricardo.Silvestre 01/03/2022minha estante
Comecei a ler hoje!
Obrigado pela partilha da sua resenha.

SimoneSMM 01/03/2022minha estante
Espero que goste! É uma crítica excelente e um chamamento a sermos mais humanos! ?

Josana.Baltazar 15/03/2022minha estante
Saramago é tudo de bom

_5illgabriel_ 27/02/2022

Uma metaficçao perfeita
O "Evangelho Segundo Jesus Cristo" é o primeiro livro que eu li do Saramago, antes de iniciar a leitura, dei uma pesquisada sobre o autor e a obra em si e isso me ajudou bastante.

Aqui vemos uma obra de metaficção historiográfica (histórias fictícias, porém os personagens são pessoas que "exisitiram na vida real") fantástica. Esse Jesus Cristo medroso e imperfeito fazem com que ele se aproxime mais da realidade humana.

As críticas a Igreja, a Bíblia e o Cristianismo são outro ponto de grande destaque, elas não são "criticazinhas básicas", Saramago realmente vai fundo e mostra que sabe o que está questionando enquanto essa narrativa densa acontece.

A escrita do Saramago é algo que você estranha (começar um diálogo apenas com letra maiúscula é phoda), mas, se você já vai ler o livro sabendo das peculiaridades, o entendimento fica um pouco mais fácil.

Enfim, o livro é pesado e a escrita afasta os desavisados. Se você é cristão, assim como eu, tenha em mente que ele não pretende ser uma nova Bíblia, nada do que acontece do livro é posto como "isso é o que realmente aconteceu". Essa perspectiva diferente, de alguém que não cre, é muito boa.

Vale muito a pena a leitura. Recomendo!

Ferreira.Souza 20/02/2022

Dolorido para cristão- porém genial
Devo dizer que não é o meu preferido do José Saramago, e acho que ele está ali mais preocupado em desmentir a lenda de Cristo, porém é uma construção ideal

Joao.Lucio 19/02/2022

Fenômeno cristianismo
Quem gostou do Monte Cinco do Paulo Coelho ou de Operação Cavalo de Troia de Benítez provavelmente gostará deste que também subsidia contexto para interpretar o cristianismo enquanto fenômeno, Paulo Coelho me pareceu crédulo e meio maçante, Benítez sociológico e doce, Saramago, assim como em Ensaio Sobre a Cegueira, amargo numa picardia irônica inteligente e cética. Parafraseando Schopenhauer felicidade é exceção e dor é regra, para viver bem precisamos nos conciliar com a dor, aprender a conviver com ela sem frustração.

Weuller.Alves 31/01/2022

Inteligente, comovente e audacioso
Pra começar, essa não é uma história religiosa/cristã. Apesar dos acontecimentos serem semelhantes aos da Bíblia, as motivações e os resultados são totalmente diferentes. Fiquei surpreso com a autenticidade que o autor emprega na história.

Esse é um romance que traz em seus principais protagonistas condições muito humanas, com medos, erros, falhas e pecados. Jesus, Maria e José não são santos. Erram e precisam conviver com as consequências de suas ações, dores e perdas.

Demorei mais do que esperava pra terminar de ler, pois a escrita de Saramago é muito diferente do que sou habituado. Os diálogos são inseridos no texto corrido sem nem mesmo aspas como indicação, além das frases e dos parágrafos serem extremamente longos. Mas vale muito a pena a leitura.

Camila.Bortolatto 30/01/2022

me ensinou a valorizar os sinais de pontuação ?
NUNCA na minha VIDA eu sofri tanto pra ler um livro. dito isso, ele é fantástico até/principalmente pra quem não é católico

não leria de novo pq não sou masoquista mas acho que todo mundo deveria ler pelo menos uma vez

Elisangela0 17/01/2022

Confesso que demorei o dobro do tempo que normalmente demoraria para ler um livro com o mesmo número de pagina, não por ser o livro ruim, longe disso, mas acho que a pontuação diferente e o meu hábito de ler antes de dormir não ajudaram muito. Talvez a leitura de um Saramago exija uma mente mais fresca, focada e descansada.
Gostei muito do sarcasmo do Saramago, a visão critica em relação alguns pontos constantes na bíblia como por exemplo a representação feminina na história bíblica, o questionamento das guerras e derramamento de sangue que ocorrem em nome de Deus, a representação de um Jesus mais humano, com dúvidas e defeitos: Jesus adolescente revoltado com a mãe a ponto de sair de casa, sem muito motivo, é um exemplo disso.
Concordo com todos aqui que o capítulo com o diálogo no barco entre Jesus, Deus e o Diabo no mar é simplesmente imperdível.

Edupscheidt 14/01/2022

Arrebatador, o ateu, deus e Jesus
Preparei uma resenha no médium sobre esse livro a qual eu tenho a forte impressão que poderá me cancelar por bastante tempo, nem por isso deixarei de comentar sobre ele.
De modo breve, aqui existe um questionamento gigante acerca da própria benevolência de Deus e a necessidade de sangue derramado para louvá-lo.

Leiam, somente isso.