O Evangelho segundo Jesus Cristo

O Evangelho segundo Jesus Cristo José Saramago

Resenhas - O Evangelho Segundo Jesus Cristo

jonathanrausch 16/08/2022

Perfeito, um Jesus humano, e, por isso, mais divino
Obra fantástica, em que algumas passagens são alteradas para expressar o lado humano de Jesus que sempre existiu. Há uma questão cronológica a ser seguida aqui, diferentemente do que é feito com o evangelho de Jesus na Bíblia, e isso torna a leitura mais gostosa, ainda mais por ter a escrita diferenciada de Saramago, que de início é um balde de água fria, mas que com o costume sinto que fará falta ela ao ler qualquer outra obra.
Há polêmicas por se fazer Jesus humano e alterar algumas passagens para mostrar que as profecias não foram cumpridas de fato, mas sim adulteradas, o que aconteceu de fato, mas utilizando nessa obra de falsas alterações para ir de acordo com as ideias que Saramago tem da religião que a igreja católica jura de pés juntos ser a verdadeira.
Para mim, esse é o Jesus histórico, um homem bom que esteve com Deus e com o Diabo do lado e não deixou de ser humano em nenhum momento, o que é, pelo que vemos em diversas passagens, como a do barco, que é uma virtude e tanta.
Saramago, tá aí outro escritor que irei ler todos os livros. Recomendo a leitura e releitura.

@adriana_ lerlivros 10/08/2022

"Que essas minúcias prosaicas não escandalizam quem com elas tenha que perder o seu tempo. A história de Deus não é toda divina."

Se acaso você é um reliogioso e/ou um conservador intolerante, te previno que não te agradará esta leitura, por favor leia!

Dito isto, venho brevemente relatar uma modesta resenha deste livro extraordinário! José Saramago, ateu e estudioso das escrituras antigas que compõe a bíblia, vem com o seu modo nada convencional de escrever, fazer uma reeleitura metaficcional historiográfica de Jesus.

Aqui há uma camada grossa de provocação, uma crítica ácida e grandes desafios para o leitor. O evangelho segundo Jesus Cristo, conta o mesmo cronograma da história da vida de Jesus, o autor apenas humaniza os personagens.

Nada de anjos com asas, nada de Maria crente no filho, de José extremamente bom, nada de Jesus celibato e resignado.
Aqui Jesus é um SER cheio de amor sim e de culpa, muita culpa, de remorso, de revolta... E como todos sabem a história de Jesus é uma história intensa, mas aqui caro leitor você mergulha nas águas abissais da emoção humana.
Eu sempre cri em um Jesus que veio nos ensinar a SER divinos mesmo sendo de carne e osso.
?Esquecer que sou carne e agir como um SER divino. Apesar de tudo EU SOU!

Ps: Existe um momento esplêndido neste livro, que é o diálogo de Deus, Jesus e o diabo que é arrebatador.
Por favor leia este livro!

rafael.venancio 24/07/2022

"Deus fez o sexo, mas não entende nada de sexo"
O Evangelho segundo Jesus Cristo de Saramago é uma sútil satirização do pensamento religioso cristão e das hipocrisias e barbaridades cometidas em nome desse mesmo pensamento.
O protagonista, Jesus Cristo, filho de Maria e (supostamente) de José, é um homem como qualquer outro, mas, ainda sim, se vê enredado na teia de um deus maquiavélico - que se compraz com sacríficos de cordeiros.
Entretanto, é possível notar um protagonista que aprofunda a personalidade do Cristo Salvador: taciturno, assertivo, enigmático, piedoso e pouco afeito a seus familiares. É quase como se estivéssemos lendo os evangelhos sinóticos, mas adentrando o ser de um homem complexo e cheio de conflitos.

Deric Lisboa 17/07/2022

MANO
esse livro é com ctz um dos maiores feitos da humanidade. a releitura feita pelo saramago de toda a vida de jesus é ácida, intrigante e gera reflexões morais que revelam outra face de conceitos do que seria uma conduta adequada diante da visão de um Deus egocêntrico que ama carnificina.

saramago pratica uma grande inversão de valores em todos os sentidos no seu livro. o diabo tem comportamentos misericordiosos, deus se mostra sempre em busca de poder e glória, jesus é uma figura que em alguns momentos rejeita e abomina os comportamentos do próprio pai celestial, etc etc etc...

além disso é muito mais interessante de ler esse livro quando se pertence ou já pertenceu a qualquer instituição cristã e conheça o mínimo da bíblia, pois as referências, críticas, precisão das leis, alterações de alguns acontecimentos, tudo se torna mais interessante e sagaz.

no geral, o livro também não se mostra tão complicado, apesar da linguagem e técnicas controvérsias de pontuações usadas pelo autor para indicar os diálogos, pensamentos, fluxos de consciência e narração. com um tempo e um pouco de persistência, a leitura se mostra fluída e muitooo envolvente.

josé saramago é, talvez, o maior escritor de língua portuguesa que já existiu e vai existir.

Alemão 16/07/2022

O evangelho segundo Jesus Cristo
Com certeza um livro controverso!!! Más José Saramago o escreve muito bem, mostrando sua visão particular, porém está visão tbem é compartilhada por muitos!! Considero uma leitura significativa e importante para todos!!! Indico a todos que desejam ver os fatos de um outro ângulo, por uma visão menos religiosa e mais cética!!! Indico a todos!!!

Natali 14/07/2022

O Evangelho segundo Jesus Cristo
O autor conta a história do nascimento de Jesus até a sua morte. Fiquei impressionada com a riqueza de detalhes vindo de um autor declarado ateu. Há na história vários momentos engraçados. Saramago escreve de forma muito fluída e divertida. É um excelente livro.

Tatá 11/07/2022

“Se o diabo não vive como um diabo, Deus não vive como um Deus”
Jesus Cristo de um modo acessível, no sentido de conseguir ver a sua humanidade, os seus defeitos, os seus questionamentos quanto às vontades de deus. É um livro de pura filosofia, ao meu ver, sendo Jesus um homem muito questionador. Estou encantada com a fluidez de pensamento de Saramago, a ousadia corajosa em escrever esse livro num contexto político de tanta violência.
Uma das partes que mais me marcou nesse livro foi o trecho de Jesus com Maria Madalena. Ele falando dela tão apaixonado, com tanto respeito e carinho é de arrepiar.

Carol 06/07/2022

“Saramago é para leitores fortes.”
No texto, assim como nos outros livros de Saramago, é comum tropeçar em parágrafos densos que incluem diálogos separados apenas por vírgulas quando duas ou mais pessoas falam, todos amontoados em grossos blocos de páginas que se prolongam para sempre. Esse é um traço de Saramago, algo que o separa de todos os outros autores. Entretanto, com o desenrolar da trama, o leitor vai se acostumando com a escrita.
Além da dificuldade de acompanhar a escrita, este livro provavelmente será um grande desafio para quem mantém - e não quer abrir mão - uma leitura muito tradicional e ortodoxa dos evangelhos tradicionais. De fato, não é para qualquer leitor. Ateu, Saramago foi criticado, perseguido e proibido pelo governo português de concorrer ao Prêmio Europeu. Com extrema perspicácia e um profundo conhecimento acerca das escrituras, Saramago brilhantemente faz uma releitura a história mais famosa do mundo em uma outra perspectiva, em que Jesus Cristo é humano, feito de carne e osso. Assim como nós, está sujeito a falhar, “pecar”, ter relação carnal e sentir tudo o que é possível.
A reviravolta por trás da morte final de Jesus foi um gancho engenhoso que me deu arrepios por horas. Li em dois dias, não conseguia parar de ler e, quando terminei, fiquei tentando absorver tamanha complexidade durante toda a semana. É uma obra-prima excepcional, arrisco dizer que o melhor romance que já li.
Livro colossal e visceral, cheio de significados, simbolismos e inversões de arquétipos GENIAIS ao longo da obra. Na releitura de Saramago, é a desumanidade de Deus que precisa do perdão da humanidade. Metáforas e críticas camufladas ao machismo e religião.
Não é uma leitura que recomendo a todos, mas acredito ser fundamental para questionar algumas “verdades absolutas”. Duvidar, questionar, pensar por si próprio, é o primeiro passo para abrir o caminho da verdade.

HonorLu 26/06/2022

O Evangelho segundo um Ateu
Até a presente leitura, toda cultura que tive até então com o autor se localizava entre suas obras publicadas após o Ensaio Sobre a Cegueira. Com exceção dos livros de poesia, ainda não tinha lido nada anterior à obra que lhe garantiu o Nobel. Saramago deixou um legado de delicada coesão, certamente, mas a um olhar acostumado com sua literatura a partir de 1995, é possível perceber como o desenvolvimento aqui é mais prolongado, principalmente na primeira metade do livro. Demorei um pouco mais do que costumava dentro de uma obra do autor. O que não a faz enfadonha ou menos prazerosa, mas me parece digno de nota.

Quanto ao romance, eu preciso dizer que não há nada mais perspicaz e irônico do que a subversão de uma religião por meio da humanização. O que aqui Saramago faz, ao inundar de sensibilidade a narrativa do Nazareno e reapresentar as figuras de Deus e o Diabo, nada mais é do que uma forma sutil e genial de traçar uma tapeçaria que encanta, frustra, indigna e transmite a mensagem crítica à instituição religiosa.

Chorei em diversas passagens, chocado em como algumas frases possuíam uma força que tocava a alma no ponto em que a humanidade dói. Dói-me o mundo, dizia o autor. Pois é doloroso admitir quão banhada em sangue é nossa humanidade.

Por fim, fica essa narrativa belíssima, humana e sensível.

Cris609 07/06/2022

A concepção desse romance é de extrema genialidade. Perfeito em diversos pontos. Contudo, em certas partes é um pouco enfadonho. De qualquer forma, vale a pena ler até o fim.

Lucas 05/06/2022

Leitura obrigatória(para agnósticos e religiosos igualmente)
Maravilhoso livro no qual José Saramago visita a figura mais famosa de todos os tempos, não para contradizer as centenas de versões existentes da Bíblia, ou estudiosos da história que procuram separar fato e crença, mas para pintar a história com sua visão de mundo e com reflexões muito interessantes e intrigantes sobre a humanidade, sobre a história, a religião (em especial o cristianismo) e até sobre a natureza do bem e do mal.
laralia 05/06/2022minha estante
falou tudo ?????

Kecia.Viana 11/05/2022

Apaixonada por Jesus
Um ateu me fez amar mais Jesus Cristo!

Hoje não sou cristã, mas sempre tive verdadeira fascinação pela imagem de Jesus. Após essa leitura, eu posso afirmar com certeza que é um dos personagens que mais amo.

O cara é gente como a gente, mas numa versão bem melhorada! ?? ??

Diálogos fantásticos entre Jesus, Deus e o Diabo me fizeram refletir sobre tantos dogmas. Coisa de pura reflexão.

Cheiro de perfeição.

Paulo 28/04/2022

Uma obra prima
Saramago consegue com sua forma escrita ímpar, trazer Jesus, Apóstolos, Maria, Deus e até o Diabo para a esfera humana. O destaque especial fica para o diálogo entre Jesus, Deus e Diabo. Excelente

Dani 28/04/2022

Gostei da evolução da história, que parece historicamente correta em alguns momentos, e depois se revela mais fantasiosa. Interessante, mas não me prendeu. Demorei para conseguir terminar de ler.