A mala de Hana Karen Levine

Resenhas - A mala de Hana

davi andrade 01/07/2022

meu deus???
eu li pra um clube do livro pra escola, achei que seria chato mas eu realmente gostei???? eu li em 1h e 47 minutos (sim eu cronometrei)
foi até o que me deu vontade de ler denovo
e aliás eu quase chorei em uma parte pq na minha playlist tava tocando california da lana del rey enquanto tava na parte mais triste do livro

Kel Arteira 10/09/2023

A mala de Hana
Chorei. Me prendeu a cada página .
Deveria ter mais recomendações . Uma triste realidade , muito comovente.

cleuress 19/09/2023

A mala de Hana
Eu tenho muita coisa pra falar desse livro. na verdade, eu tive que ler pra fazer uma prova e tinha 0 expectativas pro que ia sair dali, mas eu fui me aprofundando na leitura, fui sentindo a história de Hana e George. seus pais, os tios, a cozinheira? todos tão bons. e não canso de falar sobre a minha admiração por Fumiko. ela não desistiu nem uma só vez de conseguir contar a história de Hana. e é tão bonito o quanto ela se esforçou para ensinar as crianças sobre a época do holocausto. e mais bonito ainda, o interesse que as crianças tinham. esse se tornou, com certeza, um dos meus livros favoritos. se eu pudesse, daria mil estrelas, e ainda não seria suficiente. além de mostrar o tanto que aquelas pessoas sofreram? como alguém é capaz de apoiar o nazismo? ou pior, apoiar o h1tl3r? são coisas que eu nunca vou entender. ainda bem que tudo isso passou

Elissandro 18/05/2012

A Mala de Hana
O livro conta a história de uma família judia em meio a tristeza e o horror do holocausto. A obra foi desevolvida em três ambientes, a Checoslováquia (República Tcheca) onde vivia a familia de Hana, no Japão, onde moravam a jovem Fumiko e seu grupo de jovens estudantes e no Canadá, onde morava um homem que seria mais tarde o desfecho da história. Uma mala recém chegada no Centro Educacional do Holocausto de Tóquio, no Japão com escritas em tinta branca, que diziam - 'Hana Brady, 16 de maio de 1931', e 'Waisenkind', a palavra alemã para órfã. As crianças japonesas viram a mala na exposição no Centro de História do Holocausto e ficaram muito curiosas e com muitos questionamentos. Para tentar corresponder a curiosidade das crianças, Fumiko Ishioka, a curadora do centro, sai em busca da história de Hana, de tudo que havia acontecido. O mistério remeteu Fumiko a setenta anos antes, à estonteante Hana e sua família, cuja vida feliz numa pequena cidade tcheca foi virada de cabeça para baixo após a invasão dos nazistas.
Esta obra esta mais que recomendada, principalmente para crianças e adolescente, para que possam conhecer essa parte negra de nossa história, o Holocausto e tentar a partir do hoje criar um mundo melhor de paz e harmonia. Uma história emocionante e contagiante que traz a tona as mazelas da guerra nazista, a luta de uma garotinha pela sobrevivência, e acima de tudo uma luta para manter viva a chama de esperança que teima em se apagar a cada dia.

07_Maria 12/05/2022

Impressionante
Meu deus que história, é inacreditável que essas coisas aconteceram - principalmente com crianças - juro que livro bom. Impecável.

Yasmim 01/11/2023

Me surpreendeu. Comprei por mera curiosidade do título pois esse não é o tipo de leitura que me empolga. Porém, vale a pena total!! Escrita fluida, rápida, e deixa curiosidade. Emocionante!

Nickolas.Almeida 09/05/2022

A Mala de Hana é um livro que choca, que te deixa tenso e que traz o tempo inteiro a sensação de que algo está próximo e que o destino é inevitável, mesmo que, por alguns momentos, o livro nos dê esperança de um dia melhor.
Essa é uma história que nos traz o pior lado da humanidade. Nós sentimos raiva, sentimos angústia, sentimos a vontade de entrar dentro da história, de mudar o rumo das coisas. Mas infelizmente, não podemos.
A forma como nos é contada a história é, de certo modo, única, alternando entre passado e presente, entre o relato e a vivência. Assim como muitos livros que retratam a segunda guerra, esse livro machuca o leitor.
Ums história tocante, imersiva e rápida.

Paulascrap 27/01/2020

Uma leitura curta que nos derruba emocionalmente!...
"Nós, crianças, podemos fazer a diferença em construir a paz neste mundo - para que o Holocausto nunca aconteça de novo " pág. 105. ... 📕Já li diversos depoimentos de vítimas do Holocausto como tenho sempre uma obra sobre o nazismo nas leituras do mês, mas foi a primeira vez que tive que interromper o livro pelas lágrimas que não paravam de cair . 📕São duas histórias paralelamente, A de uma criança tendo a vida destruída com os horrores da Segunda Guerra e de uma professora e seu grupo infantil de alunos que estão buscando informações sobre essa vítima do Holocausto . 📕A professora Fumiko Ishioka , diretora do Centro Educacional cria um grupo de jovens chamado "Pequenas Asas"., 📕A partir dessa mala recebida para compor o museu em Tóquio, se inicia uma busca incansável para saber sobre o paradeiro de sua proprietária , Hana, e contar sua história para as pequenas crianças cheias de perguntas . 📕A trajetória de Fumiko em busca de respostas nos emociona por sua perseverança pela verdade, os contratempos do caminho e seu êxito ao final da jornada.📕Nos emocionamos com cada conquista, cada pedacinho da história de Hana descoberto e o final surpreendente que essa história nos traz. 📕São apenas 112 paginas , mas carregadas de uma emoção enorme e que nos ensina a importância de sua leitura em cada linha finalizada. 📕Recomendo muito

jessicalimao 15/12/2023

É de chorar
Não costumo me emocionar com livros, mas foi isso que aconteceu em A Mala de Hana, é uma história real e comovente. Todos deveriam conhecê-la

LuAsa98 17/12/2023

Apenas emocionante
Li esse livro quando estava na quinta série, e me lembro claramente do quanto ele me emocionou e me abalou. Lembro que passei o dia cabisbaixa e chorando, me senti tão tocada pela história de Hana que nem comer queria. Agora, depois de alguns anos, resolvi reler, e minhas opiniões se mantêm, um livro curto mas imersivo, com uma linguagem simples acessível para crianças, mas que cumpre o papel de passar uma mensagem forte com uma história de partir o coração. Encerro assim indicando essa leitura para todas as idades!

Anita 20/05/2021

Tocante
Apesar de eu ter lido este livro há anos, ainda me lembro vividamente do sentimento que, a cada nova página, ele me passava. É emocionante e indescritível se sentir como um pesquisador, aos poucos descobrindo cada vez mais sobre a pequena Hana, sua história, e tudo que ela representou, e ainda representa na história do holocausto, e na história do mundo. É importante saber mais histórias de pessoas que viveram aquela época tão sombria, e obscura na humanidade, para construir dentro de si um forte muro de empatia, que nos impeça de no futuro repetir, o ódio e a carnificina que foram repetidos diversas vezes ao longo da história. Conhecer essas pessoas como ?pessoas?, como eu e você, ao invés de simplesmente vê-las como números, nos faz entender quão importante são a liberdade e o respeito, e que vale a pena lutar por isso, uma grande luta infinita, que deve juntar todos os povos, religiões, raças e nacionalidades. Paz e vida é o que mais importa.

Carol Cantanhêde 20/12/2023

Triste e revoltante
Embora o livro não retrate em detalhes ou cite os horrores aos quais as crianças eram submetidas no holocausto, esse ?pequeno? retrato contando a história de Hana já nos faz ter uma dimensão da crueldade causada a elas.

É tão revoltante pensar nas vidas interrompidas, nas famílias despedaçadas, nos sonhos e planos não vividos?

Não tem como não ficar de coração partido ?

Alecia Rodrigues 29/07/2021

Histórias necessárias para sabe
Gostei de conhece a história da hana e do seu irmão george e também que uma mulher se empenho em desenvolver um projeto para conscientizar crianças sobre esse terrível holocausto no Japão.

É um livro curtinho, acho que pode ser lido até por uma criança de 9, 10 anos. A melhoramentos poderia fazer uma capa mais atrativa por livro também.

mila 03/08/2022

gostei mais do que eu esperava
Li o livro para a escola sinceramente eu achei que iria odiar, mas eu realmente gostei. Não sou muito chegada a histórias reais mas a escrita do livro conseguiu me prender em diversos momentos. Por outro lado achei a parte da pesquisadora muito chata, além dela cortar a história da Hana em momentos importantes me fazendo lutar para não pular os capítulos.