A mala de Hana

A mala de Hana Karen Levine

Resenhas - A mala de Hana

Clara3203 03/10/2021

Na real não merece nenhuma estrela
Ruim demais, é somente um monte de fatos históricos juntos num livro totalmente superficial. Os personagens são tão superficiais que eu nem liguei para a morte deles, a proposta do projeto asas no Japão é muito bom, mas o livro é péssimo. *Li para a escola e não recomendo nem para meu maior inimigo*

juvkaran 02/04/2021

esse livro trata sobre o período da 2° guerra mundial. muito interessante principalmente por ser uma história real. recomendo muito *alerta de choro*

Vivian.Tamires 05/02/2023

Holocausto + criança = rios e rios de lágrimas
A história é bem curtinha, mas muito impactante. Vamos acompanhar os passos de Hana, uma menina judia que viveu na época do nazismo.

Bia 11/11/2021

Sempre me interessei pelo Holocausto, sendo que recentemente li: É isto um homem? Escrito por Primo Levi, descrevendo os horrores vividos em Auschwitz.
Nunca tinha lido nada como a Mala de Hana, escrito pela canadense Karen Levine.
É um livro infanto-juvenil, com essa temática forte, porém de extrema necessidade para que não seja esquecida, e principalmente que nunca mais seja repetida.
O livro conta duas histórias, simultaneamente, a de Hana e sua familia e a de Fumiko Ishioka, que através de uma mala teve a sensibilidade de buscar respostas e descobrir quem era Hana.
Um livro que fala dos horrores e das sombras do passado, mas que também, nos mostra esperança e a luz no futuro.

Elissandro 18/05/2012

A Mala de Hana
O livro conta a história de uma família judia em meio a tristeza e o horror do holocausto. A obra foi desevolvida em três ambientes, a Checoslováquia (República Tcheca) onde vivia a familia de Hana, no Japão, onde moravam a jovem Fumiko e seu grupo de jovens estudantes e no Canadá, onde morava um homem que seria mais tarde o desfecho da história. Uma mala recém chegada no Centro Educacional do Holocausto de Tóquio, no Japão com escritas em tinta branca, que diziam - 'Hana Brady, 16 de maio de 1931', e 'Waisenkind', a palavra alemã para órfã. As crianças japonesas viram a mala na exposição no Centro de História do Holocausto e ficaram muito curiosas e com muitos questionamentos. Para tentar corresponder a curiosidade das crianças, Fumiko Ishioka, a curadora do centro, sai em busca da história de Hana, de tudo que havia acontecido. O mistério remeteu Fumiko a setenta anos antes, à estonteante Hana e sua família, cuja vida feliz numa pequena cidade tcheca foi virada de cabeça para baixo após a invasão dos nazistas.
Esta obra esta mais que recomendada, principalmente para crianças e adolescente, para que possam conhecer essa parte negra de nossa história, o Holocausto e tentar a partir do hoje criar um mundo melhor de paz e harmonia. Uma história emocionante e contagiante que traz a tona as mazelas da guerra nazista, a luta de uma garotinha pela sobrevivência, e acima de tudo uma luta para manter viva a chama de esperança que teima em se apagar a cada dia.

Anita 20/05/2021

Tocante
Apesar de eu ter lido este livro há anos, ainda me lembro vividamente do sentimento que, a cada nova página, ele me passava. É emocionante e indescritível se sentir como um pesquisador, aos poucos descobrindo cada vez mais sobre a pequena Hana, sua história, e tudo que ela representou, e ainda representa na história do holocausto, e na história do mundo. É importante saber mais histórias de pessoas que viveram aquela época tão sombria, e obscura na humanidade, para construir dentro de si um forte muro de empatia, que nos impeça de no futuro repetir, o ódio e a carnificina que foram repetidos diversas vezes ao longo da história. Conhecer essas pessoas como ?pessoas?, como eu e você, ao invés de simplesmente vê-las como números, nos faz entender quão importante são a liberdade e o respeito, e que vale a pena lutar por isso, uma grande luta infinita, que deve juntar todos os povos, religiões, raças e nacionalidades. Paz e vida é o que mais importa.

daviiandradr 12/03/2023

Surpreendentemente incrível
Na época, eu não lia um livro fazia praticamente uns 2 anos, as aulas não eram mais online e agora era tudo totalmente presencial, então agora não tinha mais a opção de escolher um filme pro clube do livro, agora era ler o livro que a professora mandasse, confesso que fiquei levemente nervoso de odiar mas o resultado foi surpreendente. eu tava procrastinando pra ler mas tava chegando na data limite e eu falei "eu tenho que ler isso logo". fui ver e tinha só 100 páginas, era tranquilo de ler em um dia só. lembro até hj que era exatamente 14:00 quando eu abri o pdf e terminei de ler 16:34 (lembro claramente), acho que eu nunca fiquei tão surpreendentemente preso por um livro, a história era realmente muito boa e interessante, e eu me segurei pra não chorar no final. enfim, é um livro lindo que eu acho que todo mundo devia ler uma vez na vida pelomenos, vale apena demais.

Paulascrap 27/01/2020

Uma leitura curta que nos derruba emocionalmente!...
"Nós, crianças, podemos fazer a diferença em construir a paz neste mundo - para que o Holocausto nunca aconteça de novo " pág. 105. ... 📕Já li diversos depoimentos de vítimas do Holocausto como tenho sempre uma obra sobre o nazismo nas leituras do mês, mas foi a primeira vez que tive que interromper o livro pelas lágrimas que não paravam de cair . 📕São duas histórias paralelamente, A de uma criança tendo a vida destruída com os horrores da Segunda Guerra e de uma professora e seu grupo infantil de alunos que estão buscando informações sobre essa vítima do Holocausto . 📕A professora Fumiko Ishioka , diretora do Centro Educacional cria um grupo de jovens chamado "Pequenas Asas"., 📕A partir dessa mala recebida para compor o museu em Tóquio, se inicia uma busca incansável para saber sobre o paradeiro de sua proprietária , Hana, e contar sua história para as pequenas crianças cheias de perguntas . 📕A trajetória de Fumiko em busca de respostas nos emociona por sua perseverança pela verdade, os contratempos do caminho e seu êxito ao final da jornada.📕Nos emocionamos com cada conquista, cada pedacinho da história de Hana descoberto e o final surpreendente que essa história nos traz. 📕São apenas 112 paginas , mas carregadas de uma emoção enorme e que nos ensina a importância de sua leitura em cada linha finalizada. 📕Recomendo muito

manuzkaa 29/06/2023

Mala de Hanna ???
Livro impactante e extremamente necessário. Retrata a história real da vida de Hana, uma menina tcheca judia que vivenciou o holocausto, e Fumiko, dona de um museu no Japão, que se propôs a descobrir mais sobre a vida da menina, por causa de uma mala, a mala de Hana.

Mariana113 21/04/2024

A mala de Hana
A história começa com uma curadora japonesa e um grupo de crianças no Japão, que buscam saber mais sobre uma certa mala que chegou ao museu em que eles ficavam para estudar. A mala só tinha o nome (Hanna Brady), uma data de nascimento ( 16 de maio de 1931) e uma palavra: órfã (waisenkind, em alemão).

Assim, a narrativa se passa a partir de duas perspectivas, a de Hana e de Fumiko( que tentou eternizar a história de Hana)
Sinceramente, é uma leitura que envolve empatia e emoções, e ela realmente me impressionou!

Recomendo muito a leitura!!

Nickolas.Almeida 09/05/2022

A Mala de Hana é um livro que choca, que te deixa tenso e que traz o tempo inteiro a sensação de que algo está próximo e que o destino é inevitável, mesmo que, por alguns momentos, o livro nos dê esperança de um dia melhor.
Essa é uma história que nos traz o pior lado da humanidade. Nós sentimos raiva, sentimos angústia, sentimos a vontade de entrar dentro da história, de mudar o rumo das coisas. Mas infelizmente, não podemos.
A forma como nos é contada a história é, de certo modo, única, alternando entre passado e presente, entre o relato e a vivência. Assim como muitos livros que retratam a segunda guerra, esse livro machuca o leitor.
Ums história tocante, imersiva e rápida.

Cami 16/04/2021

O livro é interessante por trazer um pouco do que os judeus passavam no holocausto, porém não é o tipo de livro que estou habituada a ler e por esse motivo, para mim, o livro é um pouco chatinho.

Ably 07/06/2021

Hana.
Este livro, me cativou de tal forma! A história é emocionante, uma dor saber que tudo foi real! Me viciei em toda a história, tanto a de Fumiko, quanto a de Hana. Emocionante! Uma linda história! Completamente viciante! Não me entediou em momento algum!! Li em um dia, não consegui parar, é incrível. Comecei o hábito de leitura por este livro, um espetáculo!

mila 03/08/2022

gostei mais do que eu esperava
Li o livro para a escola sinceramente eu achei que iria odiar, mas eu realmente gostei. Não sou muito chegada a histórias reais mas a escrita do livro conseguiu me prender em diversos momentos. Por outro lado achei a parte da pesquisadora muito chata, além dela cortar a história da Hana em momentos importantes me fazendo lutar para não pular os capítulos.

Lu Cabral 17/11/2022

A mala de hana
É bem legalzinho, nao faz meu tp de livro mas é ate q legal, me prendeu no final, li com a escola por isso nao me animou mt