Um Homem Célebre Machado de Assis

Resenhas - Um Homem Célebre

Ana Paula Paim 28/02/2018minha estante
Olá, Brena

No conto Um homem célebre, Machado de Assis discute a dualidade do sucesso X fracasso. O público reconhece e exalta Pestana por suas composições populares de polca, mas o que ele deseja é fazer sucesso com composições clássica, eruditas.

A duplicidade relaciona-se também com público X privado; para o público Pestana vive a felicidade satisfatória do reconhecimento suas produções populares, que tanto empolgam as pessoas, porém no privado ele se chateia, se irrita com suas composições de polca.

Vitor.Bonfim 21/02/2018

Um homem Célebre
Esse livro,achei um pouco diferente dos outros que já tinha lido,a história não fica chata em nenhum momento,e da para sentir a frustração de pestana.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Muito interessante. Também gosto muito do texto.

Sophia.GonAalves 21/02/2018

Resenha
O conto um homem célebre conta a historia de Pestana, um homem que era muito rico, famoso e compositor de polcas e suas inspirações foram Mozart e Beethoven. Mas não se enganem porque Pestana odiava musica só que mesmo odiando ele fazia muto sucesso com cada polca que ele compositava. Seu maior sonho era poder fazer uma peça clássica, só que sua insatisfação fez-o ir a falência e com os seus bens ele pagava as contas que devia. Enfim Pestana teve que abandonar seus sonhos para manter a sociedade equilibrada que é comandada pelo capitalismo. Resumindo eu gostei bastante desse conto pois fala sobre a questão do capitalismo perante a sociedade, então sim é interessante.
Ana Paula Paim 13/03/2018minha estante
Sophia,

Agora é a vez do Pestana, um personagem entre o sucesso e o fracasso: O público reconhece e exalta Pestana por suas composições populares de polca, mas o que ele deseja é fazer sucesso com composições clássica, eruditas.

Hoje, com as tecnologias muito se debate sobre a falsa felicidade promovida pelas redes sociais. O mais legal da obra é Machado discute esses e outros aspectos, valor mercadológico, vocação, ambição, criatividade, entre outros. Todos esses aspectos podem ser visualizados no conto, vai depender da visão de mundo de cada leitor. Machado é maravilhoso por isso, após mais de um século encanta leitores com sua atualidade.

Ana Paula Paim 28/02/2018minha estante
Olá, Gabriel
Esse conto se aplica a nossa realidade mercadológica, consumista. Quantas pessoas são comerciais e alcançam o sucesso e publicidade, mas não fazem o que gostam? Afinal, "Candongas não fazem festa". Quantos Pestanas estão por aí? Dá para considerar a eterna insatisfação do homem, essa condição de que não atingimos plenamente a felicidade. Viva Machado e continue suas leituras!! Abraços,

Cathy 23/02/2018

Resenha do livre " O homem célebre"
O livro " o homem célebre", narra a historia de Pestana. Um homem rico, famoso pelas suas composições musicais; porém com toda sua fama, ele nunca gostou de suas músicas, pois oque ele desejava ser, era um compositor de peças teatrais. Pestana, em suas buscas pela inspiração das peças, quando ele se inspirava em seus atores principais e de destaque em peças teatrais, ele criava uma canção e que fazia muito sucesso. Pestana, sentia muito desgosto disso tudo que acontecia, por nunca conseguir sucesso no que realmente queria fazer, e só conseguia no que ele não gostava, isso levou-lhe a falência, Pestana, se desfez de todos seus bens; a fama e o reconhecimento pela suas canções não fazem-o feliz, pois seu foco principal ele não conseguia nunca alcançar. A insatisfação pelas suas canções era considerada para ele pouca, e fazia-o achar que isso era errado, ele acreditava que peças teatrais que são um verdadeiro clássico, deveria sim ser considerada como um sucesso, mas com ele, isso nunca deu certo. Pelo simples fato de achar que era algo muito simples, ele nunca quis, e considerava esse sucesso passageiro, por isso ele nunca aceitou, pois só se sentiria orgulhado, quando entrasse na vida dos teatros clássicos.

ok

Raiana Souza 22/02/2018

Um homem célebre
O conto "Um homem célebre" se trata de um desejo ambicioso de se tornar reconhecido como um compositor clássico. Ele é narrado em terceira pessoa, não segue uma ordem cronológica, não apresenta inicialmente a história de pestana e isso acaba deixando o conto muito interessante.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Qual o tema tratado pelo autor no conto? Qual questão é apresentada? O que achou do texto?

Julia.Neves 22/02/2018

Um Homem Célebre
Um homem célebre fala de uma história de Pestana um pianista compositor de estilos musicais que iria atrás de obras trabalhadas que tinha inspiração em Mozart e Beethoven gostei bastante de contexto do livro .
Ana Paula Paim 26/02/2018minha estante
Isso mesmo, Julia! Esse conto se aplica a nossa realidade mercadológica. Quantas pessoas são comerciais e alcançam o sucesso e publicidade, mas não fazem o que gostam? Afinal, "Candongas não fazem festa". Quantos Pestanas estão por aí? Dá para considerar a eterna insatisfação do homem, essa condição de que não atingimos plenamente a felicidade. Viva Machado e continue suas leituras!! Abraços,

Ana Paula Paim 01/03/2018minha estante
O conto Um homem célebre permite variadas análises. Podemos destacar o personagem coadjuvante, o editor das músicas. Ele avalia várias composições e Pestana nem ao mesmo tem a possibilidade de nomeá-las, afinal ?os títulos deviam ser, já de si, destinados à popularidade? E descarta o nome escolhido por Pestana, ?Pingos de sol?, e resolve nomear de ?Candongas não fazem festa? que nada queria dizer, mas era comercial.
Extremamente contemporâneo discutir sobre o que é vendável e sobre as exigências dos consumidores. O importante não é o conteúdo, mas se o produto é facilmente vendido. Interessante notar que, a depender do olhar podemos aplicar o conto ao contexto histórico social em que estamos inseridos como uma luva. Continue lendo e relendo os contos machadianos. Vale a pena!

Sarah Christine 23/02/2018

Trabalho da escola
Esse conto de Machado é interessante, mas n sei como expressar oq entendi sobre ele direito, mas ele apesar da linguagem é bem direto com o que quer falar, com a situação em que o músico vivência e isso é bem legal.
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

ok

vi_duarte 23/02/2018

Um Homem Célebre
A história de Pestana um músico e compositor,que tem várias profissões para ganhar o seu dinheiro. Ele dá aulas de piano, atua como músico em festas e um compositor que vende suas polcas. Mas, o seu sonho é ser um grande compositor como Mozart, Beethoven, Schumann entre outros nomes da música clássica, porém as polcas são produzidas para o público popular e não tem o reconhecimento necessário para se tornar um famoso.
O conto tem um apelo dramático, e acaba se tornando algo cansativo de ler. Mas, o que me deixou triste é que ele não conseguiu realizar o seu sonho e acabou morrendo sem se tornar um famoso.
Será que é necessário ter fama, para ser feliz? Muitas vezes somos como o Pestana, esperamos o reconhecimento e valorização dos outros, mas não nos reconhecemos como um "homem célebre".

Ellen Vitória - 2° ano J
Professora - Grace

Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
. Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes.