A montanha mágica

A montanha mágica Thomas Mann

Resenhas - A Montanha Mágica

MisaoTR 08/07/2020

A mágica está...
Muito escutei sobre esse livro e quando o conheci me assustei com o tamanho. Já tinha lido contos do Thomas, mas eram curtos.
De início, fui com a ideia do tempo... Ignorar ou não? E no fim já estava apegada a outras ideias ambíguas durante a narrativa. É um livro para, realmente, ler devagar e "saborear" cada momento, cada descrição, cada história contada. Algumas coisas podem passar despercebidas, mas vai ter um momento que você terá de usar esse flashback.
Thomas disse que o livro deve ser lido uma segunda vez para captar toda a situação e acredito nisso não apenas com essa obra, mas com todos os livros possíveis, afinal cada etapa da sua vida é um amadurecendo diferente, uma vivência diferente. Essa é a mágica do livro e a mágica do Hans na narrativa.
Henrique Oliveira 08/07/2020minha estante
Gostei da resenha. Eu preciso ter lido algum outro livro antes, para compreendê-lo melhor?

MisaoTR 09/07/2020minha estante
O livro tem muita bagagem cultural, mas nada que o Google não ajude haha tipo, algumas coisas até demorei para seguir porque fiquei pesquisando sobre algum assunto. Mas ele é bem tranquilo para leitura, e alguns momentos da narrativa ele que vai levando a gente para que lado vamos seguir (sentimentos, por exemplo)

Henrique Oliveira 09/07/2020minha estante
Ok, muito obrigado!

Léo Queiroz 15/04/2022minha estante
Uma das melhores leituras da minha vida! Fiquei assustado com a grandiosidade desta obra! Maravilhoso!

Viviane Stenzel 17/04/2021

Leitura desafiadora
O primeiro dia na Montanha foi o mais difícil pra mim**.. depois disso a leitura engatou. É uma obra de peso de um autor que ganhou o Prêmio Nobel (com o livro Os Buddenbrook).
Pode ser difícil no começo, mas no final vale a pena.
** Depois de ler, vocês irão entender! Hahaha
Ediane.Siqueira 05/05/2021minha estante
Estou contando com isso, li 100 páginas e não me sinto motivada a continuar a leitura.. Mas vou fazer isso pq todos dizem que vale a pena rs

Ana Paula 18/03/2020

Que livro, meu Deus!
Foram 2 meses de leitura densa. Esse livro contém uma história simples em si mesma, da vida de Hans Castorp em um sanatório para tuberculosos em Davos. O que embeleza - e diria me entonteceu - neste romance são os diálogos, as descrições das paisagens e dos sentimentos dos personagens. Tem de tudo um pouco nesse livro, demonstrando a sublime cultura de Thomas Mann: medicina, botânica, filosofia, religião, psicologia, música, dentre outros assuntos tratados de forma magistral.

Ricardo Rocha 14/07/2016

É necessário que as histórias tenham passado. A chave de um livro tamanho parece estar aqui - quando os fatos narrados estão cobertos pelo tempo. A escrita é relativamente simples e nem poderia ser diferente porque os temas não são. Nem em si mesmos e muito menos quando um personagem além de personagem é, aparentemente, uma metáfora, uma analogia. Muita gente está cansada de filosofar sobre a vida. Cansada de palavras pelas palavras, por sábias que sejam. Essas não conseguirão levar a leitura adiante, o que para mim traz outro componente árido, a própria escrita de Thomas Mann. Mann não é Proust. Proust fala sobre o Tempo e, caso eventualmente a gente não entenda, ainda assim houve um ganho, digamos, estético; uma vivência, por assim dizer. Aqui não. Logo no começo Hans está em seu compartimento, que é “cinzento”. Sim. Como leitor eu me identifico. Noutra parte está escrito: “Os pensamentos são confusos” e “o remédio para isso é o movimento”. Perfeito. Seja onde for, no que for, há que equilibrar a reflexão e a ação, a concentração e a distração, o peso e a leveza, o parar e o movimento. A Montanha Mágica fica sempre parada em sua grandiosidade.
(Ah, sim, porque a grandiosidade existe. Nunca é demais dizer. É um clássico. E lembremos, é muito perspicaz a reflexão sobre a morte, esse clássico da existência humana)
Será que dessa febre o amor surgirá um dia? Tanta gente adora o livro, então admitamos que sim. Até porque um clássico está acima de nossa opinião pessoal, é tipo uma aprovação, um visto do próprio Tempo. Mas se a obra de Mann tem o meu respeito, ela não tem, infelizmente, o meu amor.
Natalie Lagedo 14/07/2016minha estante
Que resenha linda! Todos os seus comentários me fazem querer ler os livros.

Ricardo Rocha 14/07/2016minha estante
ah, sao teus olhos! (=

Irene 15/07/2016minha estante
não são os olhos dela, a sua resenha é muito singular e singela :) estou começando a ler, até que enfim, criei a coragem necessária

Ricardo Rocha 16/07/2016minha estante
vamos combinar que é preciso mesmo...

Ariana.Cunha 12/11/2016minha estante
Comprei e estou ansiosa para te-lo em mãos...

Guilherme Pedro 03/01/2017minha estante
Gostei muito de sua resenha. Deu para ver o quão boa foi sua experiência de leitura. Parabéns!

marcia.benaduce 11/02/2017minha estante
Eu ataquei corajosamente a "montanhosa" obra de Mann e consegui ler em alguns dias. Compartilho sua avaliação: respeito, mas não gosto. É um texto denso, difícil e, em algumas partes, muito chato. Não pretendo reler, pois o esforço suplantou o prazer.

Geórgea 22/02/2017minha estante
Concordo com você, faz-se necessário o equilíbrio entre reflexão e movimento/ação. Como leitora sinto essa necessidade, ao contrário costumo interromper a leitura e ler devagar, por sentir certo tédio. As reflexões da obra são realmente boas, mas sinto cansaço de ler essa obra de uma vez só...por isso estou intercalando com outras leituras. Do contrário, haveria o risco de eu abandoná-la. Estou na segunda metade da obra e creio que mesmo assim irei demorar a concluir, pois não consigo ter pressa... a falta de ação desanima. Também respeito a obra, como você. Ela tem seu valor, destaquei muitas passagens interessantes, mas não terei pretensão de reler (muito cansativa) e creio que ela não terá meu coração.

Poly 01/07/2021

O AR FICA RAREFEITO, MAS A VISTA DA MONTANHA VALE A PENA!
Aquele calhamaço pra se orgulhar pra sempre de ter lido. Conhecer a obra prima desse grande mestre da literatura alemã foi um privilégio.

Foram três meses de leitura coletiva com muitos altos e baixos, tamanho é a quantidade e densidade das reflexões aqui propostas. Certeza de que relerei ele daqui a alguns anos com mais bagagem de vida e de literatura também.

Esse romance de formação nos leva para a história de Hans, um jovem engenheiro que tem uma estadia inesperada em um sanatório pra tuberculosos.

Em uma época sem antibióticos e pouco conhecimento da doença, era comum que as pessoas se hospedassem nesses enormes sanatórios nos Alpes suíços para tratamento.

Lá, Hans encontra um lugar em que o tempo ocorre de maneira diferente, conhece diferentes enfermos de diferentes partes do mundo e podemos contemplar um pouco do pensamento do mundo antes da primeira guerra.

Regina 23/03/2023

Mágico
É um excelente clássico. É um livro mágico. Tem vários detalhes que nem todos gostam, mas eu amei. Crises, doenças, lugares, tudo bem detalhado. Um livro que me encantou por mais de 3 meses. Favoritei. Me acrescentou bastante coisa. Super recomendo

Augusto 21/12/2021

Ler A montanha mágica foi desafiador principalmente pela narração que faziam com que muitas vezes a leitura não fluísse tão rápido quanto em outras obras e até mesmo outros momentos do livro, é um livro possui um ritmo próprio que precisa ser respeitado.
Por ser um romance de formação em que acompanhamos o desenvolvimento do jovem Hans Castorp, que visita o primo no sanatório Berghof, vamos descobrindo com o jovem Hans as mais variadas áreas do conhecimento, isso sempre com uma narração sensível em que se paira a sombra da morte ao longo de toda a narrativa.
A falta de conhecimento de algumas referências utilizadas no livro que não são mais tão presentes na nossa vida, talvez tenham atrapalhado um pouco a leitura, mas nada que interferiu no entendimento geral da obra.
Uma obra que mudou minha vida e abriu muito a minha mente, A montanha mágica foi um livro que me acompanhou por três meses, mas quando terminei deixou uma leve sensação de devia ter sido lido mais lentamente. Classifico como uma leitura importante e volta com certeza para uma releitura em alguns anos.
Gustavo 11/01/2022minha estante
Que noção incrível de tempo do livro que você teve, pelo menos muito semelhante a minha, mas não descreveria o livro de forma melhor!

Paula 30/06/2021

Leitura difícil. Não foi fácil subir a montanha, ainda mais quando a vida nos apresenta alguns percalços. Necessita outra leitura mais dedicada.

Pedróviz 28/02/2022minha estante
Ótima sua síntese da obra!

Gabrielle 01/03/2022minha estante
Obrigada!

Leonardo Bezerra 02/07/2022

Nunca me senti tão pouco inspirado lendo um livro. Provavelmente o livro mais pretensioso que já li e que poderia ter bem menos páginas, já que a grande maioria dos capítulos não tem serventia alguma à obra (como o capítulo tedioso com duas pessoas falando em francês o tempo inteiro, a sessão espírita, o capítulo inteiro descrevendo discos de ópera, outro em que se descreve o sistema fisiológico humano e outro inteiro sobre o sistema reprodutor das flores).

Vim com muita expectativa e me frustrei DEMAIS com esse livro. Personagens demais e muitas vezes desinteressantes, discussões filosóficas que poderiam ter sido mais suprimidas, narrações longas e que nunca parecem convidar o leitor ao universo da obra.

Beth 04/07/2021

Hans Castorp ganhou meu coração ?
Difícil não simpatizar com o jovem Hans, um jovem recém formado que vai visitar seu primo doente em um sanatório antes de " começar sua vida adulta".
Acompanhar todo seu processo de amadurecimento intelectual e filosófico, com certeza me deixa um legado.
Em muitos momentos a leitura fica mais pesada, principalmente os diálogos entre o humanista e o jesuíta, mas mesmo assim, vale muito cada esforço para tentar compreender tudo o que é dito.
A Montanha Mágica com certeza entrou para um dos meus livros favoritos, e Hans Cartorp, sua evolução como ser humano, entra para sempre em minha vida e meu coração.

Livros de Cabeceiras 31/08/2021

Uma viagem até as terras de Hades
Nesse romance temos a história de Hans Cartorp, o livro começa com a viagem de Castorp da cidade de Hamburgo até um sanatório de tuberculosos próximo a Davos nas montanhas da Suiça.
O que era para ser uma visista de 3 semanas ao primo que estava internado nesse sanatório se arrastam. Mas com o passar do tempo Castorp é seduzido pela vida repetitiva do local e encantadora dos pacientes. A imaginação de Castorp é ativada por uma série de personagens vivamente delineados que se internam no sanatório para se recuperaem, e para morrerem.
Esse roamance pertence aos romances de formação, mesmo a iniciação de Castorp não sendo no mundo da ação e dos eventos – o clamor da Primeira Guerra Mundial iminente se restringe ao mundo de fora do sanatório. Vale resaltar que mesmo lançado em 1924 o história se passa no início do século.
O autor utiliza dos debates de seus personagens, pacientes do sanatório, para explorar as preocupações filosóficas e políticas da época, como o humanismo contra o absolutismo.
Castorp também custa a entender o significa se apaixonar nesse local, tão cheio de doenças e morte, visto isso na personagem de Clawdia Chauchat que chega a oferecer ao Castorp um raio-x de seus pulmões opacos.
A volta de Castorp para a planície é procrastinada, o que era para ser uma visita de 3 semanas, se estende para 7 anos naquele local.
O livro é ao mesmo tempo de uma narrativa lenta, assim como o autor narra que é o tempo no sanatório, como também é um livro que você quer terminar logo para ver o que vai acontecer, mesmo ele tendo mais de 800 páginas. As discuções filosóficas dos personagens, a forma como o número 7 aparece em várias referencias durante a obra.

site: https://www.instagram.com/p/CSXwPCWrDhD/?utm_source=ig_web_copy_link