Bartleby, o escriturário

Bartleby, o escriturário Herman Melville

Resenhas - Bartleby, o escriturário

Cris 02/07/2023

02.07.2023
Livro curto, mas instigante. O personagem principal, um escrevente de um escritório de advocacia que um dia resolve dizer "prefiro não fazer" para tudo que lhe pedem. Narrativa que nos faz ler sem querer parar para descobrir quem é esse homem diferente, intrigante da história. Gostei!

Vanessa.Oliveira 26/06/2023

É uma história um tanto angustiante, o personagem principal, copista em Wall Street, simplesmente decide não mais fazer seu trabalho, nem nada mais, praticamente.

Não saber bem o motivo e ir especulando e sentindo a angústia criada pela história foi uma experiência muito forte, pois apesar de um certo distanciamento com o personagem que a própria abordagem do livro traz, não pude evitar de me preocupar e me importar com ele. Também gostei bastante do narrador e seu misto de perplexidade, aversão e compaixão.

Por que, Bartleby?
Joana 28/06/2023minha estante
eita lendo livro de advogado

Vanessa.Oliveira 01/07/2023minha estante
Não aaa, onde aperto pra desler??

Carla.Cerqueira 17/06/2023

5 estrelas
Já estava querendo ler este livro há bastante tempo. Estava curiosa pra saber a história de Bartleby. E o livro não me decepcionou. Não sei bem o que pensar .. ainda estou pensando na história... Em como não conhecemos as pessoas e seus problemas...

Carla 16/06/2023

Eu até escreveria alguma análise ou comentário sobre essa história e seu autor, mas prefiro não fazer uma resenha!

Rodrigo946 10/06/2023

A natureza humana
Escrito pelo autor do clássico Moby Dick, Herman Melville, esse livro traz um olhar irônico e real sobre um homem cansado da burocracia mundana e que adota o "não" como seu estilo de vida. Talvez o mesmo "não" ao qual a vida lhe trouxera por anos até reduzi-lo a pó.

Paty Gazza 06/06/2023

"Palidamente delicado, lamentavelmente respeitável, irremediavelmente desamparado"
Poderia falar um pouco sobre as leituras que é possível fazer a partir de Bartleby e do que ele representa, mas prefiro não fazê-lo.

mari 03/06/2023

Sinceramente fui totalmente atraída pela capa, me lembrou bastante metamorfose de Kafka então assim sendo um ótimo livro.
Mas prefiro não.

MaAsa 02/06/2023

Prefiro não fazê-lo
Esperava algo marcante e que mudaria minha visão de mundo, mas acabou que eu não entendi o que li. Não sei qual é a do Bartleby ou o que eu deveria ter interpretado.

Quando eu for mais velha, eu vou reler esse livro

Quel Bastos 15/05/2023

Simplicidade
A história é interessante, desperta a curiosidade o tempo todo e nunca à sacia. É simples, curta e lembra muita "A metamorfose" de Kafka. Bartleby parece ser simples de mais para um mundo apegado a complexidades, isso causa uma confusão que irradia até chegar ao leitor. Leva a refletir sobre vontades, sobre funções e sobre bem estar psicológico. Bartleby é um mistério a partir do momento que se complica sua existência simplória.

olivromefisgou 29/04/2023

As agruras do capitalismo que Melville consegue antecipar neste livro escrito em 1853, é um feito inacreditável. O capital só seria publicado por Marx mais de uma década depois. Leitura obrigatória, filhotes!

fernanda 26/04/2023

Oi ?
Não entendi nada ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

Roberto 15/04/2023

O escrivão
Cheguei a largar Moby Dick quando era mais jovem, mas lendo esse conto incrível me deu muita vontade de conhecer melhor o trabalho do Melville. Prosa incrível com um ritmo excelente, considerando que narra eventos tão mundanos e repetitivos, mas não dá vontade de largar.

Arthur Abelha 07/04/2023

Achei muito interessante, fazia tempo que não lia algo com esse tipo de narrador-personagem, porém não protagonista.

O narrador não é exatamente confiável e a história tem reflexões interessante durante toda a obra.

Fabi 30/03/2023

Para ler de uma vez só
Que conto bom de ler. Adorei. Impressionante como ele dá margem para diversas interpretações. Bartleby, um escrivão "palidamente limpo, tristemente respeitável, incuravelmente desamparado" contratado como copista em um escritório de advocacia, simplesmente começa a recusar a realizar algumas tarefas e sua explicação é simples: Prefiro não fazer. A história é tão bem escrita que você começa a imaginar motivos e entra no embalo do enredo. Prefiro não contar mais pois corro o risco de dar spoilers. Essa edição da Antofágica é ótima. Os textos extras são fantásticos. O do Antônio Xerxenesky aborda a "desestabilizadora potência do não" num paralelo com o mundo capitalista. Gostei tanto quanto do conto. O texto do José Garcez Ghirardi compara o Capitão Ahab de Moby Dick e Bartleby. Um deleite.