Extras

Scott Westerfeld

Resenhas - Extras

agatamagno 31/01/2013

Desabafo
Não acredito que acabou! Não acreditou que ACABOU!! Quero mais! Muuito mais que isso! Estou triste e desamparada, li o livro MUITO rápido podia ter enrolado mais...

Vou sentir MUITA saudade de tudo desse saga, da Vila dos Feios, Nova Perfeição, Fumaça, Nova fumaça. Falta da loucuras da Dr.Cable ( que nunca saberei o primeiro nome ), falta dos vôos de prancha, das comidas desidratadas, das aventuras intermináveis e das cirurgias malucas! Vou sentir mais falta ainda dos personagens, todos eles, sem exceção, dos maus e dos bons, dos Feios e dos Perfeitos, dos Especiais.

Saudade da Shay Feia, inteligente e revolucionaria, dela Perfeita e avoada, Especial e mortal.

Do Zane, perfeito e borbulhante, o mais maltratado de todos, o que merecia conseguir, mas vou sentir saudade também da fragilidade e das tremedeiras, de tudo que passou.

Do David, o cara que mesmo Feio era Perfeito, que todos gostariam de ter ao lado, como amigo ou amante.

E claro da Tally, nossa companheira de todas essas jornadas tentando no fundo sempre tornar o mundo melhor. Vou sentir saudade da infantilidade e fragilidade de quando era Feia, de como era manipulável. Da sua força ao reverter a cirurgia quando era Perfeita, sempre buscando ficar do lado de quem amava. Da sua determinação ao lutar com algo que foi imposto quando se tornou Especial.

Da Aya, Moggle, Fausto, Peris, as Ardilosas, Croy, tantos outros que tenho vontade de falar, mas ai a resenha ficaria grande de mais.

Uma das melhores sagas que já li, vai sempre ter um lugarzinho guardado dentro de mim, e da minha estante, pra quando as fortes crises de saudades baterem eu possa abri-los de novo e mergulhar de cabeça, nunca esquecendo é claro de uma Jaqueta de Bung Jump

Raissa Heidi 21/03/2015

Sem nexo.
Se todos os outros três livros da série me deixaram sem fôlego, esse não me afetou de forma alguma. Achei que Extras foi só uma forma de "antes e depois" da Tally e do mundo. A história tinha tudo pra ser ótima de início, mas no meu ponto de vista não fez muito sentido o Scott ter escrito dessa maneira. Recomendo pra você que leu o terceiro e quer saber que fim teve a Tally.
Obs.: Chorei demais com o terceiro livro e Extras me fez chorar mais ainda devido ao destino da Tally, mesmo não sendo nada grave.

Literatura 19/08/2012

Mais um na multidão
A série Feios foi inicialmente projetada com três livros: Feios, Perfeitos e Especiais. Não nego a ninguém meu agrado! A série tem a dose certa de romance, intriga, conspiração...

Extras surgiu da ideia de contar o que acontece após a cura, e, creio eu, da empolgação do autor com o sucesso da série, o que talvez o tenha feito perder um pouco “a mão”...
Aya Fuse é uma Extra. Num mundo pós-perfeição onde cada um pode ser o que quiser: bonito, feio, ou simplesmente especial, o que importa agora é ser famoso! A era da perfeição, quando ser belo fazia valer a pena ser avoado ficou para trás; Agora é preciso ser a Ardiloso para se tornar famoso. Ou pelo que você faz, ou pelo que você divulga.

Aya é uma divulgadora. Pelo que entendi, o divulgador é um misto de jornalista e blogueiro. Admito que a história fica meio chata devido à sua obsessão em ser famosa, mas a história supera isso. Aya sempre buscou algo que “valesse a pena” divulgar e ao ouvir falar do grupo “das Ardilosas” ela acredita que encontrou.

Aya não esperava ser convidada para o grupo, o que se torna no mínimo engraçado: uma divulgadora num grupo secreto. Mas na busca rumo à fama, Aya e As Ardilosas topam com algo secreto... e perigoso.

Em paralelo, Aya conhece um cara chamado Frizz, e sem perceber, se apaixona por ele.
Mas o preconceito com a fama (ou com a falta dela) ameaça atrapalhar o romance...
Agora, o mundo está em perigo. Aya está numa enrascada. E só Tally Youngblood pode salvá-los.
Para ser sincera, achei o começo do livro lento demais. Comentei isso em Especiais: o autor divaga demais, esquece para onde está indo, e do meio pro fim ele começa a correr. No começo o livro parece feito “sob encomenda”, tentando várias coisas para agradar o leitor.

Veja resenha completa no Literatura:

Jessica1248 29/04/2024

Mais do mesmo, porém mais condizente com a realidade
Extras, quarto livro da série Feios de Scott Westerfeld, mergulhamos em um futuro distópico onde a busca incessante pela fama se torna a nova obsessão da humanidade. Anos após a queda da Era da Perfeição, onde a beleza física era tudo, a sociedade se reinventa em torno da popularidade virtual, criando um sistema social ainda mais cruel e superficial.

Aline T.K.M. | @aline_tkm 25/11/2012

Westerfeld não deixa a peteca cair!
Passadas as estranhezas iniciais e uma vez familiarizados com os novos personagens, é tarefa árdua não se deixar envolver pela narrativa irresistível de Westerfeld.

O tema, por sua vez, foi uma grande sacada do autor. Pessoas com câmeras flutuantes a tiracolo, vidas expostas em canais para quem quiser assistir, a necessidade de registrar absolutamente tudo em imagens e divulgá-las em seguida. A vida, por si só, já não é suficiente, é preciso que seja “testemunhada”. Os acontecimentos só adquirem status de “verdade” a partir do momento em que são divulgados, quando há gente falando sobre.

Apesar de bem retratados e adequados ao contexto, os personagens não possuem a força dos protagonistas dos três volumes anteriores da série.

Mesmo não sendo realmente necessário ter lido os volumes anteriores da série, alguns conceitos abordados nos outros livros podem acabar parecendo superficiais em Extras. Logo, é sempre mais interessante ler toda a série - e garanto que não se arrependerão!

Leia mais em:
LivroLab.blogspot.com

Ju 22/09/2014

Extras
Esta resenha contém spoilers dos livros anteriores da série.

Terminei a leitura desse livro fazendo as pazes comigo e com Scott Westerfeld... rs... Então a resenha ficará bem diferente da do volume anterior. Fico feliz que isso tenha acontecido, afinal, gostei tanto de conhecer o autor pessoalmente que me sentiria péssima por odiar profundamente algo que ele escreveu.

A história de Extras tem início três anos depois do fim de Especiais. Se passa em outra parte do planeta, em uma cidade do Japão em que a "libertação" trouxe um novo tipo de sociedade: as melhores casas, roupas, enfim, as melhores vidas, pertencem às pessoas mais famosas. Passamos da ditadura da beleza à ditadura da fama.

Conhecemos Aya Fuse, uma garota de 15 anos que, como quase todos na cidade, possui uma câmera flutuante que a segue por todos os lugares e tem o sonho de conseguir uma matéria para exibir em seu canal que a coloque entre os 1000 mais famosos - no início do livro sua posição está bem próxima do número 450.000. Ou seja, Aya é uma extra, alguém invisível para o mundo, que não tem valor algum.

"Aya se lembrava vagamente da Era da Perfeição, quando bastava pedir por roupas fantásticas ou por uma nova prancha voadora para elas surgirem de um buraco na parede como se fosse mágica. Mas, hoje em dia, o buraco não dava nada decente a não ser que a pessoa fosse famosa ou tivesse méritos para gastar. E ganhar méritos significava ter aulas ou realizar tarefas - o que quer que o Comitê da Boa Cidadania mandasse, basicamente."

Aya descobre um grupo de garotas que surfam em cima de trens, e passa a investigá-las por acreditar que fornecerão a matéria de sua vida, aquela que vai permitir que ela abandone o desagradável anonimato. Mas isso acaba por levá-la a descobrir algo muito mais relevante, e a vida da garota vira de cabeça para baixo com essa descoberta.

Como os outros livros, esse faz uma crítica bem legal à nossa sociedade. Mostra que a fama traz privilégios, mas é importante nos lembrarmos também do preço que é cobrado por isso. E mantém o tema que está presente em toda a série, o fato do ser humano tender a destruir o planeta.

Quem acha que a Tally sumiu para sempre com o fim do terceiro livro, se engana. Ela e outras personagens já conhecidas do leitor reaparecem nesse volume, afinal, ela prometeu estar sempre de olho, não foi?

Eu gostei bastante de Extras, me senti parte da equipe da Aya na busca pela verdade. E foi bem legal rever personagens que eu odiava e conseguir gostar delas dessa vez. Agora eu posso dizer que valeu a pena a leitura dessa série, apesar de ainda querer picotar Especiais.

Alguém já leu? Me contem o que acharam! =)

Até mais!

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2012/12/resenha-extras.html

Leilane 14/02/2013minha estante
Ainda bem que você fez as pazes com a série. Extras me fez reavaliar a série, eu estava muito empolgada e tinha achado que os finais dos livros tinham superado as partes irritantes dos personagens, mas enquanto li Extras senti a irritação mais uma vez (não aguentava mais a neura da divulgação) e o livro só ficou bom mesmo mais para o final, apesar de ser muito louco, por isso Perfeitos é o melhor livro da série para mim, mas a série no geral é muito boa, uma média de 4 estrelas (4, 5, 3 e 3 para a sequência dos livros).
Distopias são sempre um problema para mim, passo muita raiva e os autores tem a mania bitter sweet irritante. A minha favorita é Estilhaça-me, mas tudo depende de como terminará.
Beijos

Lua 23/03/2013minha estante
Estou lendo Especiais e fiquei tentada a ler sua resenha só que não fiz rs pra começar achei Feios meio tedioso no começo só com o decorrer da história foi ficando muito bom, li Perfeitos em menos de 24hs e na minha opinião foi o melhor até agora. Espero que Extras me surpreenda um pouco, pq em vários momentos da leitura sentir vontade de jogar o livro longe. =D

Adriane Rod 29/03/2013minha estante
Já que tem spoilers eu não quis ler a sua resenha, mas estou super animada para ler essa série. Só preciso de tempo para começar. :D

Thaís 07/04/2013minha estante
Sempre tive um pé atras com esta serie não sei porque! Mas cada vez que leio uma nova resenha me apaixono mais pelos seus livro ^^

Baah 11/04/2013minha estante
a capa desse livro é demais, gostei muito da sua resenha, ainda naum li esse livro , mas parece ser incrivel

Dani 15/04/2013minha estante
Eu amei o livro assim como todos os outros da série, achei o final meio mirabolante demais mas gostei da participação da Tally-wa e o modo sutil como foi falado dela e seu amor *-*

Karina 02/11/2014

Resenha: Extras - Série Feios - Livro 04
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Páginas: 416

Sinopse
No quarto livro da série, A Era da Perfeição ficou no passado. A libertação promovida graças aos esforços de Tally Youngblood deu fim a uma cultura onde a beleza e as modificações cerebrais, que transformavam todos em avoados, eram a base do sistema. Nesse novo mundo onde Aya Fuse não apenas uma Feia de 15 anos, mas uma Extra tenta sobreviver, existe uma coisa muito mais importante e poderosa do que a beleza: a fama. Ocupando o 451.611º lugar em uma tabela que mede a popularidade das pessoas, Aya é só uma Extra nesse complexo sistema social. Mas a descoberta de um grupo de misteriosas meninas que se arriscam a surfar em trens magnéticos pode ser a oportunidade perfeita para alcançar o seu lugar no topo. Uma matéria tão boa que irá despertar o interesse de todo mundo, incluindo alguém há muito desaparecido.

OPINIÃO DELA:

Estava com medo de ler esse volume da Série Feios, já que achei o final de Especiais sensacional. Eu realmente não achei que seria necessário um quarto livro. Mas o autor Scott Westerfeld volta a nos surpreender em Extras! Claro que é outra história com personagens diferentes, mas pode ser considerada uma continuação. O enredo começa três anos após o fim de Especiais, a história se passa no Japão em uma cidade com as melhores condições de vidas possíveis e onde passamos da ditadura da beleza à ditadura da fama. Aqui a pessoa precisa ser popular para ter condições de viver bem... As melhores formas de se viver pertencem aos famosos! Na minha opinião, qualquer semelhança com a realidade em que vivemos NÃO é mera coincidência. Desde o primeiro livro acredito que o autor sabia exatamente aonde chegar e até no livro mais futurista conseguimos associar semelhanças com o que estamos passando hoje.

A personagem principal nesse volume da série é Aya Fuse, uma Feia com 15 anos de idade que está sempre com uma câmera flutuante que a segue, o que é bem comum nessa sociedade. E o sonho de Aya é conseguir uma matéria fantástica para colocar em seu canal e atingir a fama! Aya quer fazer parte dos 1000 famosos, mas sua posição ainda no início do livro era de apenas 450.000. Nossa protagonista é a perfeita definição de Extra: alguém insignificante, invisível, sem fama, sem valor.

Aya persegue um grupo de garotas que não gostam de fama e fazem passeios bem perigosos durante a noite as Ardilosas. Como elas conseguem se esconder muito bem e não querem ser descobertas, ninguém acredita que elas realmente existam. Aya sabe que se conseguisse investigá-las e fazer uma matéria sobre elas, sua vida mudaria e ela seria uma garota popular e famosa... Ela conseguiria deixar de ser uma Extra! Mas durante a busca de Aya pelas Ardilosas a garota acaba tomando outros caminhos muito mais interessantes e perigosos. Aya vai descobrir como é ser famosa: tanto a parte boa, como a parte ruim.

O autor ainda mantem o tema já abordado nos outros livros da série... O fato de o ser humano tender a destruir o mundo. E a Tally não sumiu gente! ;) Ela e mais alguns personagens estão presentes nesse livro sim! Scott não decepciona... Mesmo em um livro futurista como Extras, ele consegue deixar uma mensagem bem clara sobre o que vivemos hoje. A fama tem sim seus privilégios, mas ela também tem seu preço. E cabe a nós decidir até onde iríamos em nome da fama.

site: http://livrofagia.blogspot.com.br/2014/11/resenha-extras-serie-feios-livro-04.html

Ioná 22/12/2014

Pueiril
Otima leitura juvenil.
Tema atual, com texto leve, descontraido e de leitura fluida.
Gostei.

Mad28 19/12/2015

O GRANDE FINAL!
E com este excelente livro chegamos ao final de uma grande saga escrita por um grande autor. Neste livro temos personagens principais diferentes, a principal é a Aya, uma rapariga que ambiciona ser famosa, o objetivo de praticamente toda a gente no mundo em que ela vive (mundo esse que eu penso ser a China uma vez que ela diz que eles falam chinês). Este novo mundo está super bem criado e está muito interessante, eu realmente adorei o quanto as pessoas são obcecadas com a fama e que só conseguem realmente viver bem se forem famosas e tiverem visualizações nos seus blogs e vídeos, e isto é uma crítica tão grande e bem feita à nossa sociedade atual em que as visualizações e a fama são das coisas mais importantes, foi uma crítica realmente bem incluída.
Neste livro surge uma personagem que inventou uma operação que faz as pessoas dizerem sempre a verdade (e não considero isto spoilers visto que aparece logo nos primeiros capítulos), e eu achei essa personagem tão curiosa, porque ela realmente não consegue mentir, é engraçado ver como as pessoas reagem perante alguém que não lhes mente.
A Tally aparece sim neste livro, assim como outras personagens como a Shay, o Fausto e o David, mas achei que a Tally demorou demasiado a aparecer, além de que, quando aparece, está super revoltada com tudo. A Shay também é um bocado senhora do seu nariz, mas gostei da relação de amor-ódio dela com a Tally.
A resposta no final para todo o mistério do livro foi muito bem pensada, o Scott Westerfeld teve uma ideia incrível.
O final do livro em si é muito bom mas deixou-me demasiado curiosa ao que acontece depois do ponto que em que acabou o livro.
Apesar disto, os pontos positivos do livro foram muitos mais que os negativos, o que fez dele um livro realmente bom, e lhe valeu 4.5 em 5 estrelas, recomendo muito para quem leu os três primeiros, mais que não seja, para saberem o que aconteceu com as personagens principais e com o mundo que eles libertaram.
Resenha completa e frases/quotes no site a seguir

site: http://presa-nas-palavras.blogspot.com/2015/12/excecionais-resenha.html

Tauan 24/09/2015

Último volume da série feios, Extras se passa alguns anos depois da libertação arquitetada por Tally Youngblood. (na verdade, pra mim, depois de ler e ver que este livro não soma nada à série, acho que ele é supérfluo - mas que rede alguma$ coisas para o autor)
A cura espalhou-se entre cidades e o regime da (Dra. Cable) perfeição finalmente chegou ao fim. Com a infinita criatividade humana aliada ás novas tecnologias, o dinheiro foi substituído por um sistema de popularidade. Nele, as pessoas precisam alimentar seus canais com noticias e torcer para que a interface da cidade, onde todos estão conectados, determine valores pelo status, ou seja, é popularidade que traz o benefícios materiais.
Nossa protagonista é a joponesa Aya Fuse, uma menina de quinze anos que está tentando alcançar a fama que deseja. Ela quer a fama e vai fazer de tudo para conseguir uma história, uma noticia que a leve até lá. Ela conhece um grupo secreto de meninas e ganha à oportunidade de fazer uma matéria que a fará alcançar a tão desejada popularidade.
Só que suas descobertas levam até uma misteriosa conspiração. Misteriosa o suficiente para trazer Tally de volta à mídia.

Paula 07/01/2015

Eu estaria mentindo se dissesse que a série Feios foi algo cuja leitura eu tenha apreciado por inteiro. Não foi. Feios demorou a engrenar. Começou infantil, mas de repente a história deu uma reviravolta e ficou excelente. O gancho para Perfeitos foi muito forte, mas o segundo livro me irritou com tanta futilidade - creio eu que a proposta era exagerar nesse lado, bem típico dos perfeitos. Mesmo assim, foi um bom livro, talvez até melhor que o primeiro. Com Especiais, eu confesso que li rápido, doida para terminar. Por isso demorei um pouco para ler Extras. Estava um pouco receosa, apesar de ter refletido bastante sobre o conteúdo da série. No início, Extras me surpreendeu. Até o surgimento de Tally, estava sendo um dos melhores livros da série. Aí Tally surgiu irreconhecível, em uma versão quase que um Godzilla humano, mais robótica que a Moogle, e a história desandou. Definitivamente o tempo na selva fez mal à Tally, cuja personalidade aparece na personagem da Aya. Ela parece muito a Tally dos outros livros... Apesar de tudo, o livro é interessante. No entanto, não promove tanto reflexão quanto os outros. Afinal, se neles a beleza a qualquer custo era questionada, nesse a fama nessas mesmas circunstâncias é recompensada.