Extras

Extras Scott Westerfeld
Scott Westerfeld

Resenhas - Extras

duartesamanda 10/12/2023

Três anos após a libertação, Aya Fuse vive em uma sociedade se reestruturando, onde tudo que importa é sua reputação e com ela o quão importante você é para o resto da sociedade. Aya sonha em se tornar uma da mil famosas, mas para isso vai precisar se arriscar para conseguir a história perfeita, mal sabe ela que com isso pode acabar descobrindo mais do que esperava.

Para mim, o primeiro ponto desse livro é que ele é dispensável. Não consegui entender até hoje qual era a intenção do autor com essa história que muito me pareceu uma leve reciclagem do primeiro livro da saga. O começo é até interessante e incrivelmente atual apesar de ter sido lançado em 2013, mas o que poderia ser uma crítica contra a sociedade somente se torna pano de fundo pro resto da história.

Aya tem quase a mesma personalidade que Tally no primeiro livro, mas ela consegue ser ainda mais egoísta e chata, sempre pensando somente nela e como as coisas afetariam somente a sua vida. Pela primeira vez gostei de ver a Tally, que em comparação com a Aya se mostrou mais fácil de suportar.

Outro enredo que me incomoda desde o primeiro livro é essa necessidade de uma romance, que sempre surge do nada e vai pra lugar nenhum, não tem trabalho de aprofundamento ou até mesmo base e o autor quer que a gente compre esse relacionamento. Para mim não rola.

Finalmente essa série terminou, tô até mesmo ansiosa para ver como vão transformar esse livro extremamente juvenil e raso em uma série interessante, porque premissa para isso eles tem.

Everton101 15/12/2023

?Extras? é uma continuação totalmente desnecessária da série ?Feios?. A trama é rasa, as reviravoltas são previsíveis, os personagens não têm carisma algum e a tentativa de plot é ridícula. O terceiro livro da série já era horrível, e neste houve um esforço incrível para torna-lo ainda pior. A ideia de uma sociedade diatópica baseada em popularidade era ótima e poderia ser muito bem desenvolvida, como visto no episodio ?Nosedive?, da série Black Mirror, mas neste livro foi totalmente desperdiçada.

veroaragao 14/01/2024

Extras é um título condizente
Li os três primeiros livros da série anos atrás e deixei este para depois. Quando finalmente o tirei da estante, deparei-me com uma obra destoante das outras. Há mais descrições, mais contexto da sociedade pós-libertação em que a protagonista vive e também há mais nuance sobre os personagens. Suas qualidades, defeitos e ambições nessa sociedade em constante revolução.

Porém, ao mesmo tempo falta o gás e a ação características dos três primeiros livros da saga. Com esta obra tive que esperar quase 200 páginas para começar a parte de ação interessante e isso me desanimou bastante nos primeiros dias de leitura.

No entanto, isso não torna Extras uma obra ruim. O livro me surpreendeu por trazer uma visão diferente do ponto de vista de Tally Youngblood: Aya Fuse, uma feia obcecada pela fama nas "redes sociais" de sua sociedade. Alguém que lembra muito pessoas que todos nós conhecemos e reflete a realidade da nossa sociedade e a glorificação de um influenciadores/divulgadores.

Aya é tão diferente de Tally que isso traz um sopro de ar fresco para a obra. Inclusive tê-la como protagonista nos faz enxergar certos defeitos de Tally que ignoramos nos outros livros. Como eu falei: é uma obra de muitas nuances.

O final é bem interessante, foi uma obra divertida de ler e a escrita de Scott Westerfeld continua certeira e com grandes qualidades. Indico a leitura, foi uma boa experiência.

LS0 15/01/2024

Bom...
Então, eu não esperava muito desse livro, mas até que foi legal a leitura.

Algumas coisas poderiam ter sido explicadas de um jeito melhor e o final também. Tudo se resolveu muito rápido.

Não gostei tanto dessa série como achei que ia gostar, mas esse aqui conseguiu finalizar a série. Poderia ter sido melhor? Sim, mil vezes.

akarolinada 26/04/2024

Um livro de aventura
Eu gostei desse livro e todas as jogadas com o nome extra que fizeram. O livro começa como gossip girl e termina como um filme dos avengers. Recomendo!

Jessica1248 29/04/2024

Mais do mesmo, porém mais condizente com a realidade
Extras, quarto livro da série Feios de Scott Westerfeld, mergulhamos em um futuro distópico onde a busca incessante pela fama se torna a nova obsessão da humanidade. Anos após a queda da Era da Perfeição, onde a beleza física era tudo, a sociedade se reinventa em torno da popularidade virtual, criando um sistema social ainda mais cruel e superficial.