Cidade de Deus

Resenhas - Cidade de Deus

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Maria Clara 17/07/2023

Cidade de Deus
O que dizer sobre esse livro? Dizer que Paulo Lins soube desenvolver muito bem e apresentar a realidade do Rio de Janeiro, mesmo que esse livro seja antigo, ainda permanece muito atual.

Me fez refletir e saber sobre várias coisas da violência policial, o tráfico de drogas e entre outros. O problema da violência é muito complexo, não é com soluções simplistas que os governantes estão apresentando ou colocar pena de morte que isso se resolve como muitos pensam.

A miséria, pobreza, corrupção, o preconceito (racismo, xenofobia, misoginia e etc) estão todos ligados nessa problemática.

Esta leitura retirou-me da zona de conforto e expôs-me a uma realidade tão complexa e miserável que é de chorar quando tentamos refletir ou procurar soluções para isto.

Christiane.Leite 02/05/2023

Cidade de Deus é uma obra impactante que retrata a realidade da favela homônima no Rio de Janeiro. Paulo Lins, conduz habilidosamente a narrativa e interliga suas histórias em um enredo grandioso. A mensagem principal é a denúncia da violência e da falta de oportunidades na favela, gerando o ciclo vicioso da criminalidade. No entanto, o livro peca por alguns personagens descritos de forma superficial (nesse ponto, o filme bate um bolão frente ao livro). Ainda assim, é uma leitura fundamental para entender as desigualdades sociais no Brasil.

suellen 01/05/2023

CIDADE DE DEUS
"Acreditava que todos ali tinham medo dele, porque sempre fora ruim, e a ruindade é melhor coisa que pode se estabelecer num bandido para ser respeitado. Para ele não existia paz, arrependimento, não fazia nada de que não pudesse colher os frutos depois, tudo o que fazia de bem, jogava na cara do beneficiado, pois sofria quando não era retribuído, destruindo assim tudo o que não passasse pela sua cruel compreensão de mundo, de vida, de relacionamento. Tinha o poder de trazer à tona a violência do fundo dos homens e multiplica-lá a seu bel-prazer. Fala sozinho pelos cantos da sala, do quarto, da cadeia e da liberdade, qualquer coisa que ele entendesse como agressão a sua pessoa era devolvida em forma de morte. Era ele senhor do seu desengano, dono da ruindade de nunca perdoar, de aniquilar o que não coubesse nos liames de sua compreensão bandida, de inventar coisas que o outro não tinha feito para ter motivos para exercer a sua crueldade."

Vidas Secas desencadeou em mim uma vontade enorme de consumir livros nacionais, então parti para Cidade de Deus.

Tive vontade de ler depois de ter assistido o filme Última Parada 174. Não sabia nada sobre a história do livro, também não tinha assistido o filme (ainda não assisti). Tinha as minhas especulações, mas lê-lo foi uma experiência inimaginável.
Posso resumir em duas palavras: MUITOS SENTIMENTOS.

Léo 01/05/2023

Faz um tempo que terminei de ler esse livro, na verdade. Mas só vim resenhá-lo agora por conta da correria da vida, que além de ter atrasado a resenha atrasou a minha leitura em geral.

Enfim, foi muito massa esse livro, mas se um amigo me perguntasse a história dele, seria impossível contar para ele 😅. Esse livro é quase como uma novela, são muitos personagens e muitas histórias paralelas acontecendo ao mesmo tempo, então não há como lembrar. Esse livro, se você o ler, será aquele livro que você lembra que gostou mas não lembra a história.

Ele não é para quem não gosta de história violentas e não é para quem não gosta de livros que não possuem um protagonista claro.

Gabriel_dyd 27/04/2023

O Jornal Nacional em três atos
Quando peguei o livro já esperava um livro pesado e violento,porém esperei que o livro conseguisse ser mais do que isso,o que ele não foi.

Apenas a primeira parte é compreensível e interessante,com personagens carismáticos e com momentos trágicos e humorísticos,o livro começa com uma grande potencial e deixa o leitor na expectativa do desenvolvimento da história.Entretanto,a segunda e terceira parte decai de qualidade em um nível que é quase insuportável a sua leitura.

Na segunda parte,Paulo Lins perde a oportunidade de aprofundar os personagens para transformar o seu livro em um Jornal Nacional,o qual fica repetindo e repetindo crimes horríveis com detalhes assombrosos.E o que esses crimes auxiliam no desenvolvimento da história? Em quase nada.A criminalidade é o aprofundamento do personagem principal ?Cidade de Deus? e é por ela que entendemos as ações e hábitos dos residentes desse lugar;porém quando a história das pessoas fica em segundo lugar para apenas serem descritos crimes e mais crimes,é aí que a história se perde, e perde o seu interesse.

No terceiro ato é aí que eu percebi que eu estava tendo gostar muito,porém a história já tinha me perdido.Com uma história de guerra entre quadrilhas,o livro começa a dar lugar na ação,mas outra vez se perde em seus personagens.Uma vez que,introduz vários novos personagens,porém todos sem carisma,sem aprofundamento e com personalidades muito parecidas;deixando a história um pouco confusa,pois qualquer um parecia que falava a mesma coisa.

Por fim,só posso dizer o quão triste fiquei com o potencial perdido dessa história,que começou lá no alto e teve um fim tão largado e com muitas tentativas simplistas de fechar pontas soltas.

Samuel 26/04/2023

Brutal e real.
Esse livro surpreende com o quão mau um ser humano pode ser. É um livro pra quem tem estômago forte. A triste realidade das favelas é o tema central do livro. Que ainda narrando tanta brutalidade, conquista com os trejeitos e histórias individuais de cada personagem.

Dani Doehler 18/04/2023

Aprendi todas as gírias cariocas
Tive uma curta ressaca literária no início do livro, mas valeu ter continuado depois. São histórias intensas, com marcas de violência explícita que nos imergem na realidade da Cidade de Deus nos anos 70. Paulo Lins trouxe uma atmosfera pesada mas descontraída ao mesmo tempo, não é à toa que o livro é uma das maiores obras literárias nacionais.

GiGi181 11/04/2023

Imersivo
Um retrato perfeito de um momento histórico. Paulo Lins em momento algum deixou a desejar na sua escrita, era como se automaticamente as palavras se tornassem um filme diante de mim.
Fiquei completamente viciada no livro e não larguei até terminar, mesmo que algumas cenas fossem extremamente desconfortáveis de ler.
Personagens cativantes, humanos, falhos e sem dúvidas bem descritos.
Mais do que retratar mazelas nos faz questionar qual o nosso papel na sociedade. Até onde vamos por amizades e ideais? Somos frutos da nossa ganância e das insalubridades que nos cercam? Aprendemos a conviver ou já nascemos cegos para as disparidades a nossa volta? Ou as duas coisas?
Livro repleto de críticas e reflexões não só sobre a Cidade de Deus, mas sobre um país que galga seu progresso na miséria humana desde os primórdios. Lugar onde até a melhor das pessoas se corrompe após anos de sofrimento e labuta.
Livro que nos faz sentir um misto de ódio e completa empatia pelos personagens, que nos faz duvidar da moral e torcer pela redenção daqueles que vemos como vilões mas são vítimas de um sistema corrupto e desumano, feito para matar.

Merecia muito mais visibilidade no cenário nacional e internacional, pois é sem dúvida uma das melhores obras do século.

Isabelly330 01/04/2023

Impactante
No começo pensei que seria uma leitura difícil, depois fui me envolvendo mais na história e acho que foi um misto de sentimentos.
Impossível não se sentir mal com a narrativa de algumas histórias, mas gostei muito da forma cronológica em que elas foram contadas.
É um livro incrível, com fatos reais sendo transferidos de uma forma muito bem desenvolvida.

Jessica280 27/03/2023

Cidade dos Brutos
Um livro forte, com vários relatos pesados e chocantes sobre a Cidade de Deus, desde a formação inicial do Bairro até o começo do tráfico e final da vida de alguns traficantes.
O livro é dividido em três partes com o nome dos principais traficantes da área: Inferninho (cabeleira), Pardalzinho (Bené) e Zé Miúdo (zé pequeno) que é o que mais aparece na história inteira.
Mas a personagem principal pra mim foi a "evolução" do crescimento do bairro e com ele os problemas que toda população colocada à margem da sociedade enfrenta: Violência, preconceito, o poder do tráfico, corrupção da polícia, a falta de respeito e educação precária...
É muito chocante ir percebendo que a maioria dos integrantes das "facções" são crianças que vão perdendo sua infância para as promessas de vida boa do tráfico.
E com a leitura do livro você vai percebendo também que até quem não quer se envolver com o crime, acaba sendo violado por ele. O principal pra mim foi o envolvimento de Zé bonito (mané galinha no filme), pois ele era de boa família, da igreja, namorava pra casar, tinha planos de fazer faculdade e teve sua vida atravessada por Zé Miúdo. Nesse último capítulo conseguimos ver como o personagem mudou de bom moço à um matador frio depois que declarou vingança para o traficante Miúdo.
Outro ponto importante que o autor deixa bem claro ao longo da leitura é o fato de a polícia agir exatamente igual ou pior do que os traficantes... o abuso de poder e corrupção da organização fica muito evidente em vários momentos da obra.
Apesar de todo o peso trazido, consegui rir muitas vezes e me vi torcendo para alguns criminosos, como o Pardalzinho que pra mim foi o traficante mais gente boa que existiu na Cidade de Deus.
Por fim...um relato chocante, mas muito importante.
Gostei demais.

Maria 17/03/2023

Top 5 da vida.
"Ajoelhou-se diante da cama, jogou a cabeça no colchão, as mãos sobre ela, e numa súplica infinita pediu a Exu que fosse lá avisar Oxalá que um dos seus filhos tinha a sensação de estar desesperado para sempre."

A citação retirada do primeiro capítulo do livro resume tudo o que senti lendo a obra. Eu era muito nova quando assisti ao filme, não me lembrava de nada além das cenas mais famosas, devorei o livro como se tivesse sido privada de ler há anos. E a sensação é que de fato fui, nunca li nada parecido com isso, nem em forma nem em conteúdo.
Cidade de Deus convida a entrar por suas vielas com pressa, nos leva a rir nos bares, a trocar comentários e fofocas com as vizinhas, dançar até cansar nos bailes, mas não deixa ir embora a sensação de que a qualquer momento toda leveza pode se esvair. É uma história cruel principalmente porque sei que é uma realidade recorrente no dia a dia de muitos brasileiros.
A narrativa é construída com uma excelência que é rara de se ver, equilibra histórias diferentes para se cruzarem e introduz personagens novos a cada página como se já os conhecessemos. É eletrizante, completamente alucinante, mas também dilacera a alma.
As últimas 100 páginas se tornam mais monótonas em relação às outras, mas não reduz em nada a qualidade do livro.
Entrou para o meu top 5 da vida!

É necessário fazer apenas uma ressalva: esse não é um livro para quem tem estômago fraco, tem diversos assassinatos brutais descritos em detalhes e é recheado de gatilhos fortíssimos.

eduarda 16/03/2023

"Era tempo de pipa em Cidade de Deus."
Um clássico. Paulo Lins nos conta com muita poesia, histórias envolventes e com personagens marcantes, a trajetória de crimes em Cidade de Deus. O romance, que pode ser considerado um relato social, retrata a favela e toda a vida (e morte) que nela há.

Feh Tryller 25/02/2023

Violento...
Impactante, o livro retrata a realidade em Cidade de Deus no Rio de Janeiro e as mazelas de um povo que já nasce cercado pela violência e pelo tráfico de drogas. A falta de oportunidades, de estudo e a pobreza extrema leva crianças tão novas a ingressar nesse mundo tão cruel e violento tornando-se bandidos e realizando as piores atrocidades que o ser humano pode cometer.

Peixoto.Melo 15/02/2023

Era tempo de pipa em Cidade de Deus.
Seria um equívoco chamar este livro de obra de arte, pois o cunho não lhe faria jus. Cidade de Deus é uma confissão e denúncia das vidas vividas sob os destroços da sociedade, gente que cresceu à margem do privilégio, sem poder tocá-lo. A vida entrelaçada com a morte, como se fossem a mesma coisa. Num lugar onde já se nasce amaldiçoado, se tem que batalhar muito para alcançar a alegria, apenas para que esta escapula por entre os dedos como areia. E mesmo assim, se continua tentando.

Luiza 14/02/2023

Leitura pesada e necessária!
Cidade de Deus é desconfortável, viceral, vai te deixar pensando nele até a última palavra.
Nele você vai odiar e amar ao mesmo tempo as figuras dessa historia, que vai te deixar em cheque moral do que é certo e errado. Porque você vai querer justiça, mas o tribunal do crime de Cidade de Deus não perdoa ninguém.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6