Cidade de Deus

Cidade de Deus Paulo Lins

Resenhas - Cidade de Deus

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

tawanamirelle 29/01/2023

O livro gera no leitor um misto de sentimentos e emoções. É a realidade crua. É difícil não se envolver com a história e os personagens. Em alguns momentos certos personagens despertam em nós uma esperança de um caminho direfente do atual, entretanto, na maioria das vezes acabamos frustados pela tamanha violência. Uma leitura preciosa.

Estrella â 25/01/2023

"Pediu para que Exu fosse avisar a Oxalá que um dos seus filhos tinha a sensação de estar desesperado para sempre"
Comecei a ler por admiração ao cinema brasileiro, mas que livro extraordinário!! Todo o desenvolvimento, tanto dos personagens, romances, história... Tudo!! Simplesmente uma obra prima, espero me sentir assim novamente com algum outro livro.

Alex.Santos 22/01/2023

Tenso e enérgico !
Romance baseado em histórias reais, cidade de deus narra a realidade dos moradores das comunidades cariocas , não só cariocas mas das demais comunidades do Brasil em geral.
O romance trata de juventude , tráfico, governo paralelo, policiais corruptos, ausência total do estado , extrema pobreza , estupros e todas as formas de violência e crueldade.

Paula A. C. 15/01/2023

Ainda era criança quando vi o filme Cidade de Deus pela primeira vez e lembro de ter ficado perplexa com as cenas de violência. Mais tarde, ao revê-lo, o que me chamou a atenção foram as questões sociais ali abordadas. Agora que finalmente li o livro, o que saltou aos meus olhos foi a escrita primorosa do autor.

Leonardo.Fernandes 10/10/2022

Faroeste carioca
Esse livro compete de igual com o Meridiano de Sangue pelo título de livro mais violento

Muitos personagens, alguns com destaque no filme não passam de figurantes no livro. Recomendo que anote quem são e suas ações pra não se perder ao longo da história.
O filme é uma boa adaptação, mas não conta uma fração do livro

Spoiler só pra quem não viu o filme; no final quando começa a guerra das bocas a história se torna chata e monótona a partir de um momento. Talvez pudesse ter cem páginas a menos sem problemas.

Cintia 21/09/2022

Cidade de Deus
Incrivelmente cru, em algumas partes a violência é tão gráfica que chega a ser agoniante. Um livro extremamente necessário para entendermos que a meritocracia não existe, que virar bandido não é escolha... O livro contém muita violência explícita. Funciona com pequenos recortes de vida de diversos personagens.

Jorlaíne 07/09/2022

Um clássico!
No Rio de Janeiro.
Na Favela.
Tudo o que você possa imaginar de ruim, neste livro tem pior.
Os piores crimes, as piores formas de estupro, a barbárie, a miséria, a falta de oportunidades, a falta da família, crianças matando e sendo mortas em meio a um contexto de tráfico de drogas.
Foi, sem dúvida, uma das leituras mais angustiantes de toda a minha vida. Causa asco e indignação. Mas, também, traz o riso, em alguns momentos, com a fala coloquial e a inocência de alguns dos personagens.
Você é teletransportado para a Cidade de Deus neste livro, vive e sente absolutamente tudo o que acontece na narrativa.
É arrebatador!

Patcha 30/08/2022

Incrivelmente Cru
Cidade Deus narra a vida no bairro que, durante muito tempo, foi a favela mais violenta do Rio de Janeiro. Por meio de diversos pontos de vista, vemos o surgimento e o crescimento desse bairro, especialmente como ele alcançou sua alcunha de violento.
Devo dizer que esse livro me pegou de surpresa. A linguagem crua e as histórias tão violentas quanto realistas são ao mesmo tempo terríveis e fascinantes. Em diversos momentos me peguei imaginando como seria tomar uma Coca-Cola com os personagens, mesmo sendo o tipo de pessoa em que eles dariam um tiro na cabeça e roubariam a carteira.
No fim, diria que é um livro essencial para qualquer brasileiro. Recomendo fortemente.

Bella 14/08/2022

Que doideiraaa
Esse foi o livro mais agoniante que eu já li. Muita violência explícita que nos deixa sem reação. Me incomodou os inúmeros personagens sem ter suas histórias aprofundadas (coisa que acho que não tem no livro), são muitos casos com gostinho de quero mais. Apesar disso, foi uma ótima leitura, dá pra aprender muito com o Brasil dos anos 90 que infelizmente continua sendo atual. Incrível o trabalho do autor, me deu a impressão de ser um livro muito difícil pra ser escrito. Estou escrevendo isso assistindo ao filme...

@juliusverse 05/04/2022

Uma obra prima! Narrativa envolvente e pesada, que realmente faz jus ao nome do livro ser o do local onde se passa. Diversos personagens e todos compõe um ambiente vivo, mas cheio de morte, violência, amores e redenções não concluídas.

flora 25/03/2022

surpreendente
Comecei a ler esperando algo totalmente diferente, e me surpreendi de uma forma boa. No começo a leitura não fluia muito por causa de algumas gírias que eu não entendia, mas conforme fui avançando o ritmo foi melhorando.

Deymos 21/03/2022

Um pouco da realidade das favelas
Um baita de um livro para quem quer ter um pouco de noção de como se iniciaram as Facções e como se desenvolveu a violência nas favelas.

Um livro tenebroso, angustiante, macabro e muito realista. Baseado em acontecimentos reais o livro trás a parte violenta da favela, focando nos bandidos, sejam eles os traficantes ou os policiais corruptos.

Para quem assistiu o filme, saiba que esse livro é mil vezes mais tenebroso, com cenas perfeitamente detalhadas de horror, sem escrúpulos.

Lobbo 21/02/2022

Dadinho é o caralh...
Assim como já disse antes: "É bom e não é!". Agora pegue um enorme carretel de linha e o picote com uma tesoura, só assim você conseguirá tantas pontas soltas, sem continuação. Assim é este livro. Com mais de uma centena de personagens supérfluos com nomes engraçados, como se fossem tirados de um mercado (laranjinha, acerola, amendoim, coca- cola, batata frita com ketchup, etc) para fazerem o mal. Estou criticando? SIM!!! Mas, devo admitir que tem um pequeno lado bom nessa história sem sentido. Você conseguirá ver o que infelizmente faz parte de nossas vidas. Poderá ver coisas como xenofobia, homofobia, preconceito, estupro, policiais corruptos... Este livro tinha tudo pra ser bom, se não fosse tão mal estruturado. E pela pela primeira vez em minha vida (infelizmente) direi que o filme é melhor que o livro.

Toninha 05/02/2022

Cidade de Deus é sensacional. É uma leitura densa, com temas pesados e cenas bem gráficas, pode ser um pouco chocante. Você se sente dentro da história, bem imerso mesmo, e o jeito que a história acompanha os diversos núcleos dos personagens é incrível. Com certeza um livro que marca profundamente a vida de quem lê.

Maria 22/01/2022

Uma obra perfeita
Paulo Lins é simplesmente genial! Um pesquisador, um cientista que visualizou as estruturas sociais da favela mais violenta da cidade do Rio de Janeiro e escreveu um romance se baseando nelas.
Um romance que te prende do início ao fim, que te faz sentir empatia pelos protagonistas dessa realidade.
Acho que a maior lição tirada desse livro é que a existência de um lugar tão cruel quanto a cidade de Deus rompe totalmente com qualquer ideia de meritocracia.
Quando você conhece as histórias de Zé miúdo, Zé bonito e Busca pé você percebe que sim muitas dos moradores vão pro mundo do crime pq não querem trabalhar, pq acham que trabalhar é coisa de otario e etc. Mas ao mesmo tempo existem tantos outros que tentam fugir dessa realidade, se dedicam, trabalham, estudam e msm assim acabam nas trocas de tiro, morrem por bala perdida, são perseguidos por bandidos? poucos conseguem de fato fugir da violência estruturalizada nessa comunidade e conseguem ainda se preocupam com amigos e familiares que ainda sofrem nesse lugar
Enfim? um livro muito emocionante e com uma escrita muito fluida e contextualizada e com diversos enredos e personagens oq demonstra as múltiplas vivências dentro de uma favela.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6