Objetos cortantes

Objetos cortantes Gillian Flynn

Resenhas - Na Própria Carne

Ketyet 08/06/2022

QUE AGONIA
Que livro forte, cheio de gatilhos e extremamente viciante. A leitura inteira ficava me questionando o que diabos tava acontecendo, o plot não é lá uma grande surpresa mas é muito bem escrito.
Biaâ¡ 08/06/2022minha estante
A série é perfeita!

Bruna 28/09/2015

Alguém de um prêmio para Gillian Flynn
Se tem uma mulher que fez eu me interessar por thriller psicológico, essa mulher foi Gillian Flynn. O livro é simplesmente sensacional! Não vou negar que nas primeiras 40 páginas é tedioso, parece que a história não vai trazer nada em especial, e que vai ser um livro parado.
MAS MUITO PELO CONTRÁRIO! O livro te deixa com frio na barriga o tempo todo, eu devorei as páginas, e o suspense que a escritora coloca na história é sensacional. A trama, os personagens, a história... Surpreendente.
Que venham milhões de livros da maravilhosíssima Flynn, porque cada história é melhor do que a outra.
5 estrelas, porém eu daria 1.000. Adorado, favoritado, melhor leitura do ano
Jemima.SantAna 17/11/2017minha estante
acabei de comprar, não gostei tanto da estória de "garota exemplar" (também já tinha ouvido spoilers), mas achei a sinopse desse mais intensa. Comprei pq concordei 100% com a sua avaliação de "que falta vc me faz" e "garota no trem"

Benjamin 28/07/2022

livro com uma narração impecável onde me prendeu bastante na leitura, o desenvolvimento bastante legal mas o final ficou parecendo que foi feito "as pressas" mas com um ótimo plot twist.
Jakevocelêtanto 28/07/2022minha estante
Simplesmente apaixonada por essa história, e a série é mais perfeita ainda.

Maria 27/07/2022

Com um enredo muito bem estruturado, esse livro me surpreendeu. O mistério do assassinato das garotinhas vai sendo destrinchado ao mesmo tempo que o leitor é mergulhado no drama maternal entre Adora e as filhas, e, curiosamente, se completando. A narrativa, que conta com violência explícita, sexualidade a florada e pensamentos depressivos, compõe uma atmosfera que esbarra em American Horror Story, macabra.

Ainda, a naturalidade com que Camille relembra os episódios traumáticos da sua vida, sempre vacilando no sentimento de
carência e da necessidade de se sentir amada, desejada, contribui pra constituição de um narrador quase confuso. Camille se perde ao longo da tentativa de desvendar quem cometeu o crime e passa a dedicar todos os seus esforços a ser manter viva dentro de um ambiente e ao lado de pessoas que sugam sua sanidade mental e a fazem duvidar de si mesma. E incrivelmente, o livro te prende até o fim.
Diego 27/07/2022minha estante
Meu favorito!

amanda 22/07/2022

O livro demora demais a engrenar. Até a metade eu não me senti apegada a nada, só que tudo na cidade era estranho demais. Não tem uma pessoa ali que seja ok, é bem esquisito. Dá vontade de largar, mas o final é bom e salva o começo.
isabella 28/07/2022minha estante
achei o mesmo!!

Alasca (: 26/01/2022

Mais uma obra prima da Gylian
Apesar de já ter assistido a série. O livro me prendeu do início ao fim com a boa narrativa, eu já sabia a história, mas ainda assim queria devorar o livro pra terminar essa narrativa tão complexa e intrigante que a Gylian cria
carolina. 26/01/2022minha estante
gillian flynn nunca erra!!

Lucas.Costa 26/10/2015

Objetos Cortantes - Gillian Flynn
"Da mesma autora de Garota Exemplar " ?.
Ler o nome Gillian Flynn na capa de um livro já gera uma expectativa muito grande, e como é ruim se frustrar...

ENREDO PROMISSOR
A bela garota problemática que volta a sua cidade natal e busca lidar com os "fantasmas do passado". Parece até propaganda de sessão da tarde, mas o clichê, que por vezes funciona tão bem, se perdeu na trama!
A ideia era boa, muito boa, mas mal executada. Não sei se por ser Flynn eu esperava muito mais, ou pelo confuso desenvolvimento, mas a sensação de estar perdido foi gigante na obra.

PERSONAGENS

Lidar com personagens problemáticos é complicado. Pensar como eles pensam foi algo que Flynn fez, com louvor em Amy, mas pecou em Camile, Amma e Adora. São personagens rasos, construídos sobre o ponto de vista de Camile, e talvez aí resida o problema. Um só ponto de vista e de alguém que não é lá muito certo das idéias = confusão.
O final é bagunçadinho e ficou com cara de "preciso terminar logo". Tudo simplesmente desenrola de um jeito um pouco confuso.

COMENTARIO COM SPOILER

Eu esperava um Assassinato em série, talvez isso tenha me frustrado! A cada capítulo eu esperava que pelo menos mais alguém morresse e a morte não vinha.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Não é um livro ruim, definitivamente. Talvez seu maior problema seja suceder Garota Exemplar e a expectativa gerada pela autora.
É uma sessão da tarde dos livros. Leitura rápida, até entretém, mas não é marcante.
Renato 26/10/2015minha estante
Exatamente o que pensei ao ler este livro, com exceção do "assassinato em série", rsrs. Mas "Lugares Escuros", também de Gillian Flynn, é praticamente no mesmo nível de "Garota Exemplar", eu pelo menos curti muito mais que "Objetos Cortantes". Na verdade não tem nem comparação. Eu indico a leitura. Até fiz uma resenha, se quiser conferir depois...

Mislaine.Monteiro 15/04/2019

Decepção
Acho que foi um dos piores livros que já li. Fui tão empolgada por ter gostado do garota exemplar, que minha frustação foi enorme, nem parecia que era da mesma autora. Livro detestável tanto quanto seus personagens. Desculpe-me quem gostou, mas misturar sexo, drogas e meninas/crianças de forma "natural" me enoja.
Suellen vieira 08/05/2019minha estante
eu gostei mais de garota exemplar do que desse livro, na realidade gostei pouco de objetos cortantes

Carol.Camargo 27/03/2020

Final inesperado senti falta de mais informações , a história foi construída bem , mas achei q o final poderia ter durado um pouco mais , gostei bastante.
Gabriela Gonçalves 05/08/2020minha estante
sim! também tive essa sensação. queria mais informações sobre como a cidade reagiu a revelação, queria um vislumbre maior da mente insana da pessoa que cometeu os crimes.

Caio Pelegrino 23/05/2020

Traumas e pesos
Em comparação a toda investigação criminal de que trata a história, o que mais ganhou minha atenção foram as marcas e a personalidade de nossa protagonista Camille.

A personagem é extremamente bem desenvolvida e, mesmo em poucas páginas, você consegue absorver a realidade, pensamentos e a maneira de como Camille vê o mundo.

Com um final pesado e inesperado, me fez pensar em como cada um de nós lida com a dor.

Mais uma vez a autora se Garota Exemplar nos trouxe uma bela história, vale a pena a leitura.
João 23/05/2020minha estante
To ansioso pra ela lançar mais livros, são todos muito bons

Adriana Ramos 12/04/2020

Primeiro livro que leio da autora, e Thriller não é um estilo que leia muito, mas confesso que gostei muito desse. Tem uma escrita que prende você do início ao fim, com uma leitura fluida. Me surpreendeu o final. Recomendo muito, e já quero ler outros livros da autora.
Carlos R. A. Amorim 12/04/2020minha estante
A protagonista é maravilhosa. Ela não é perfeita, muito pelo contrário, tem muitos defeitos, e isso que faz dela uma personagem tão crível. Da vontade de acompanhar mais a vida dela.
Há rumores de que a autora estaria fazendo uma continuação para esse livro. Torcer que seja verdade..

Paulo.Nunes 15/07/2020

Sobre ser ferido, ferir-se e ferir
“Algumas vezes, se você deixa as pessoas fazerem coisas a você, na verdade você está fazendo a elas. Entende o quero dizer? Se alguém quer fazer coisas esquisitas com você, e você permite, você as torna mais perturbadas. Então, você tem o controle. Desde que não enlouqueça.”

Em Objetos cortantes, Gillian Flynn me conduziu a pequena cidade de Wind Gap, localizada em Missouri e me mostrou o que a cidade e os seus moradores possuem em comum: ambos estão doentes e possuem um longo histórico de todo tipo de violência, abuso e negligência.

A personagem principal, Camille Preaker, ex-residente de Wind Gap precisa retornar à cidade para fazer uma matéria sobre os recentes assassinatos ocorridos envolvendo duas adolescentes, ambas encontradas com seus dentes arrancados. Ao retornar Camille se hospeda na casa de sua família, onde residem sua mãe Adora, sua meio-irmã Amma e seu padastro Allan. Durante sua estadia, ao mesmo passo que a jornalista investiga quem assassinou as garotas, ela descobre alguns segredos de sua família, que podem ser tão doentios quanto Wind Gap.

Durante e após a leitura do livro, fiquei pensando bastante em algumas coisas. Dentre elas, a importância de um indivíduo, especialmente quando criança, estar integrado a uma família que minimamente lhe dê amor e proteção. Pois o não se sentir amado, protegido, integrado a uma família que o cuide, pode desencadear tanta dor, angústia, medo e outros sentimentos que podem muito bem destruir uma vida em desenvolvimento e consequentemente afetar outras pessoas ao redor desse indivíduo.

O livro ganhou uma adaptação em 2018, pela HBO, que eu inclusive assisti antes de ler o livro e isso fez com que a experiência de se surpreender com alguns pontos na leitura não ocorresse. Porém o livro traz várias explicações e desenvolvimento de personagens que a série não trouxe, apesar de ser boa. Recomendo a leitura antes da adaptação. Por fim, em ambas obras, pode-se perceber de forma muito cruel, que as pessoas podem ser feridas, ferir-se e ferir a outras pessoas de formas irrevogáveis, onde as consequências serão certeiras e não errarão o alvo, assim como faz um objeto cortante.

Importante ressaltar que o livro e a adaptação possuem pontos que podem ser gatilhos e evitáveis a determinadas pessoas, alguns desses pontos são: automutilação, alcoolismo, violência contra adolescente, linguagem violenta e de conotação sexual.
Paulo.Nunes 26/12/2020minha estante
26.12.2020 - Acho que foi o livro mais pesado que li em 2020.

Letícia Miranda 06/07/2020

Sem palavras
Peguei esse livro com bastante receio, pois meu contato anterior com a autora não foi bom (lugares escuros) e me surpreendi muito. A história é muito fluida, daquela que você vai lendo e nem percebe, detalhista na medida certa e sem dúvidas, surpreendente da primeira a última página. É o tipo de livro que dá pra ler em um dia e que após o término da leitura é preciso uns bons minutinhos para absorver o que aconteceu.
Bruna Suelen 06/07/2020minha estante
Adoro esse livro

Thayla 05/08/2020minha estante
Concordo super com você sobre o final e também terminei a história sem conseguir me afeiçoar a Camille. Amma era intragável, tinha dificuldades para ler as partes em que ela aparecia

Guilherme k 29/12/2020

Vale muito a leitura, tipo de livro que você acha que já sabe o que vai acontecer e aí....
Renata Martins 30/12/2020minha estante
Vi s série na HBO... Perturbadora... ainda quero ler o livro tb.