O Sol Também Se Levanta

O Sol Também Se Levanta Ernest Hemingway

Resenhas - O Sol Também Se Levanta

Laura 18/07/2022

Confesso que eu escolhi ler esse só por ser do Hemingway e não recomendaria fazerem o mesmo kk
A narrativa me entediou, parecia que girava em círculos, sem muito desenvolvimento. Os personagens não pareceram se aprofundar dura te a trama e eu não via a hora de terminar pra começar algo que realmente sentisse que valeria a pena :/

Nataniel Felipe 10/07/2022

Sinceridade é tudo
Este romance: " O Sol também se levanta" de Ernest Hemingway, traz uma história de um grupo de "amigos", se é que posso dizer assim, pós-guerra, da alta sociedade, que vivem uma vida tanto quanto conturbada e cheio de intrigas.
O livro retrata o cotidiano de um grupo de amigos, ingleses e norte-americanos, após o término da Primeira Guerra Mundial. A história se desenrola nas cidades de Paris e em Pamplona, durante as Festas de São Firmino. Entretanto, eu separei a história em quatro períodos, aproximadamente, entre os desenrolar dos fatos; um romance meio apagado, não sou de falar que livros são ruins, pois, Ernest Hamingway foi um ótimo escritor da época, com livros que passa por gerações, mas este em específico ficou confuso a leitura, na minha opinião, quero retomar à leitura mais uma vez, e tentar captar a essência da obra.
Embora tenha esta pequena crítica, o livro me rendeu grandes citações dito por Jake durante os seus pensamentos em Páris, Espanha, e seus diálogos com Roberth, Mike e principalmente Lady Brett Ashley, com quem tem um aparentemente um romance que não é muito explícito no livro, apenas diálogos e um final embora difícil de aceitar acabo sendo feliz para os dóis. Mas, nada que tenha dito, reflete na beleza da história, só mão me conectei com o livro. É um romance, tem personagens fortes, mais como sou da nova geração, não consegui captar à essência da quela época, embora, meus livros preferidos sejam deste aspecto literários.

Bernal 24/06/2022

Vidas vazias e solidão
No início, não achei o livro interessante, foi difícil entender o propósito da conexão entre os personagens. O antissemitismo pincelado vez ou outra também me incomodou, mas acredito que pelo contexto histórico, trata-se de uma leitura muito válida. Sendo assim, recomendo!

Resenha completa no IG @be.thereader

Geovani 05/06/2022

O Sol também se levanta para as pessoas tristes
Livro sobre pessoas tristes que sempre procuram a tristeza e não se contentam com a possibilidade de felicidade.
Leitura ligeira com uso de diálogos a maior parte do tempo, principalmente quando o autor quer passar a sensação de urgência. O ritmo do romance é dominado pelo autor de forma magnífica.

Jacqueline 29/05/2022

Ruim ruim ruim
Jake Barnes é um jornalista americano morando em Paris após primeira guerra mundial, vivendo junto a seus amigos escritores que resolvem ir para a Espanha acompanhar uma famosa fiesta em Pamplona.
A história é narrada com diálogos simples, dando um ar de diário de viagem dos personagens, vivendo uma vida boêmia, regada a vinho do café da manhã à janta, vivendo conflitos emocionais e medos reprimidos.
Porém, as falas racistas e antissemitas terminaram de destruir esse livro para mim, acabando com a narrativa que já não era lá essas coisas. Mesmo levando em consideração que a história se passa nos anos 1920, não merece todo o reconhecimento nos dias atuais.
Ruim e desnecessário.

tha.97 27/05/2022

Teletransporte literário
Achei a escrita de Hemingway fenomenal, e honestamente me senti transportada para Paris, para o trem ou a tourada na Espanha enquanto lia... Uma experiência incrível!! Portanto recomendo.
Só não dei mais estrelas porque, honestamente, não acho que eu tenha escopo o suficiente para abranger toda a magnitude da obra e acabei bem reflexiva sempre que penso no final...
Queria estar na faculdade e discutir esse livro em sala! Seria lindo ??

Amaral 13/05/2022

Personagens muito interessantes e prosa direta
Achei o livro muito envolvente, a trama tem um papel secundário, sendo um pano de fundo para os personagens interagirem. Um grupo composto de 4 homens com diferentes masculinidades e uma mulher intensa e levada pelas suas paixões. A narrativa é muito interessante e as relações entre os personagens geram cenas muito curiosas.

A história do livro em si parece não tem interesse em um desfecho, parece que o foco é em criar um contexto pra os personagens viverem e interagirem.

O estilo da prosa é bem direto e bem bonito, as fases são curtas e dizem muita coisa sempre. Em geral, achei um livro muito bom, mas ainda preferi "o velho e o mar" do mesmo autor

Bruna.Chiappetta 12/05/2022

Paradão
Comecei o livro esperando algo acontecer e terminei o livro da mesma forma que comecei ?
A leitura só vale a pena pra quem já esteve por um tempo em Paris e na Espanha, pois a descrição do autor gera uma sensação boa de nostalgia.
A leitura é fácil e rápida, simples de compreensão, mas o enredo realmente não me prendeu em momento algum.
Matheus Lopes 08/06/2022minha estante
Senti o mesmo! Minha expectativa estava bem alta kkk

beboladao 20/04/2022

Eh
Eu normalmente gosto de narrativas humanizadas, com diálogos realistas e mostrando para nós o cotidiano dos personagens, mas essa leitura me pareceu sem sentido. Os personagens carecem de profundidade e não me evocaram nenhum aspecto de normalidade. Não gostei.

Georgia 03/04/2022

É previsível...
A literatura de Ernest Hemingway é previsível neste livro.A proposta de retratar a vida pós-guerra de expatriados para compor um sentimento de monotonia e boemia imprime na narrativa o mesmo sentimento.

site: https://todoreaders.blogspot.com/2022/04/5-motivos-para-voce-ler-o-sol-tambem-se.html

Matheus 02/04/2022

É gostoso de ler, mas sinto que o Hemingway ainda é muito mais em outros livros
viver buscando diversão pode ser tedioso e triste.

Gi_MM 20/03/2022

Fiesta ou O Sol Também Se Levanta
Ambos os títulos deste livro trazem seus significados. O primeiro ressalta o ponto alto desta leitura e o segundo leva o leitor a refletir. É uma obra de Hemingway, um clássico e merece ser lido. A quem detesta, advirto que há descrição das touradas mas também tem-se uma visão bem ampla do comportamento, pensamento e do como se vivia naquela época. É um livro de reflexões e costumes. Porém, muito fácil e rápido de ler. Há personagens envolventes para o amor ou não. Como já dito, vale a leitura.

Lucas.Dias 07/02/2022

Viva la fiesta!
Terminei de ler O sol também se levanta, e esse foi o primeiro de Ernest Hemingway que li. Sua escrita é dinâmica e seus personagens engraçados e irônicos. Acredito que seus personagens reflitam um pouco a personalidade do autor em alguns aspectos, visto o modo que ele é retratado no filme Meia noite em Paris (adoro esse filme hehehe).
Por outro lado, admito que não entendi bem a intenção de Hemingway ao escrever esse livro. As personagens passam o tempo todo festejando, ora bebendo vinho na Espanha, ora na França, assistem às touradas na Espanha (a dita fiesta), jantando nos melhores restaurantes do mundo, mas apesar de a história se passar em primeira pessoa, pelos olhos do personagem Jacob Barnes (ou Jack). Jack é um cara normal, adorado por seus amigos e criador de boas relações por onde passa.
Apesar dos pesares, concluo que talvez a intenção de Hemingway não fosse escrever um livro o qual as personagens se sobressaíssem, mas sim, um livro o qual a cultura e paisagem local fossem o enfoque. Em O sol também se levanta os espanhóis são retratados de forma hospitaleira e festeiros, pelo menos durante a semana das touradas. Quanto aos parisienses, são também descridos como festeiros. Entretanto, nota-se algumas críticas à Paris pelas personagens, que alegam não gostar da cidade por a acharem suja.
Por fim, o livro é uma leitura leve, apesar de haver alguns conflitos de ego no decorrer da história que talvez a apimentassem, eles acabam não sendo explorados pelo autor, sendo minimizados por simples apertos de mãos. Foi um livro interessante para conhecer um pouco da maneira de escrever do autor.
Rafael Kerr 07/02/2022minha estante

Lilian.Araujo 29/01/2022

Foi o 1° romance de Hemingway, escrito após uma viagem para a Espanha, em 1925. Eu mencionei (post anterior) que ele fazia parte da ?geração perdida?, termo usado por Gertrude Stein para designar um grupo de intelectuais americanos que viveu em Paris entre 1920 e 1930. Eram jovens expatriados desiludidos em razão da a 1ª Guerra Mundial, que tinham uma vida boêmia, regada a muita bebedeira e jazz.

O livro, cujo título é uma referência a Eclesiastes 1, 5, populariza essa geração de intelectuais, pois tem fortes elementos autobiográficos. Traz as vidas entrelaçadas de vários personagens: Jake Barnes, protagonista e narrador, um jornalista que lutou na guerra e foi gravemente ferido (dizem ser o retrato do próprio Hemingway, uma vez que ele também foi gravemente ferido e acabou se apaixonando por uma enfermeira, que rejeitou seu pedido de casamento), que era apaixonado por Lady Ashley Brett, uma mulher divorciada, à frente de seu tempo, que não gostava de relacionamentos estáveis e queria se divertir. Ela despertava paixão nos homens, inclusive amigos de Jake, como Robert Cohn. Na trama, conhecemos também Bill e Mike, noivo de Lady Brett.

O grupo participa da Festa de San Fermín, em Pamplona, na Espanha, conhecida pelas touradas. A narrativa é econômica e descritiva, sem excesso de sentimentalismo emotivo. A linguagem é quase jornalística. Quem lê superficialmente, tende a crer que se trata de um livro sem clímax pura e simplesmente. De fato, ele não tem reviravoltas ou sustos. É marcado por diálogos e personagens secos, pragmáticos. É aí que reside sua riqueza: Hemingway consegue nos transportar para dentro do cenário de vazio e desilusão daquela geração, que usava a vida boêmia para disfarçar sua solidão. Trata-se, por fim, de um ?roman à clef?, isto é, um romance com uma chave, que tem como modelo mais comum uma história com personagens reais e nomes fictícios.

Considero um livro importantíssimo para conhecer o estilo literário de Hemingway, marcado pela já falada ?teoria do iceberg?.

Leiliane R. Falcão 27/01/2022

Uma história fascinante sobre Pamplona e suas fiestas
A escrita de Hemingway é sempre um deleite. Não importa qual história ele esteja contando, a certeza que temos é que vamos encontrar uma narrativa primorosa, elegante como poucas.
Confesso que tenho aversão por touradas, mas o livro não se trata só sobre isso. Aqui encontramos sentimentos não correspondidos, relações ambíguas de amizade, preconceitos, e muita, mas muita farra.
A leitura só não foi melhor porque eu simplesmente odiei todos os personagens presentes nessa história. É sempre muito presunçoso tentar supor quais foram as intenções do autor ao construir seus personagens, mas ainda assim, suspeito que talvez a intenção de Hemingway fosse realmente mostrar a frivolidade e os excessos de seu tempo, na linha do que fez Fitzgerald no Gatsby. Enfim. É um livro fascinante e que realmente faz a gente mergulhar história. Um daqueles livros que continuam com a gente mesmo após o termino.