Coraline

Coraline Neil Gaiman...

Resenhas - Coraline

BJekyll0 02/03/2022

Minha tiririca do brejo
Cada vez que leio me surpreendo com algo que deixei passar. É uma história fantástica, com construções brilhantes que não fogem do padrão Neil Gaiman. É um tanto quanto divertido desconstruir as imagens pré concebidas de coraline de quem teve o primeiro contato com a obra através do filme. É um livro adorável de coragem e grandes metáforas.
Sté 02/03/2022minha estante
Perfeito

Jui 02/03/2022minha estante
Eu amoo Coraline

Nicolas Rodeghiero 07/02/2024

You are in terrible danger
Uma aventura que inicialmente é infantil, mas que com o passar das páginas vai se revelando com elementos de horror e com muito mistério, teria como ser ruim?

A atmosfera que o autor conseguiu criar em volta disso, foi absurda. Ficamos o tempo todo nos perguntando o que de fato está acontecendo, onde a Coraline realmente estava, e claro, teorizando mentalmente sobre tudo.

Seria impossível não fazer uma menção honrosa à edição que eu li, pois as ilustrações ficaram impecáveis e ajudaram muito a imaginar os personagens e cenários da melhor forma possível.

Essa mistura de história infantil com horror, por várias vezes, me lembrou alguns dos estilos de músicas do "Kamaitachi", onde, assim como o autor fez com maestria, ele consegue pegar algo simples e inocente e criar todo um background profundo e macabro.

Foi a minha primeira experiência com a obra, pois mesmo que o filme tenha feito bastante sucesso na minha infância, nunca assisti e nem recebi spoilers com o passar dos anos, por algum milagre.

A experiência em si foi ótima, aprendi com as obras do Stephen King a gostar muito de ler histórias a partir do ponto de vista de crianças, e com "Coraline" não foi diferente, ela é uma criança curiosa e muito inteligente, que consegue fazer o leitor se apegar muito à personagem.

De modo geral foi um livro curto, com uma leitura fácil e que me incentivou a saber mais sobre essa história a partir do filme e suas teorias, pra quem gosta do gênero e está procurando algo divertido e cativante, é uma excelente escolha.
Aliane.Felix 07/02/2024minha estante
Eu indico muito assistir a animação, é uma das minhas favoritas (mas tem algumas diferenças do livro) e tá disponível na prime ?

Deivid.Asaphe 06/01/2024

Muito agradável
Um livro rico e saboroso. Impressionante a forma como o autor consegue por em uma narrativa simples tantas camadas e criar uma história envolvente e bem construída. Há uma grande quantidade de detalhes que são apresentados de maneira pincelada e extremamente discreta, de modo que não percebemos o quão importantes são os mesmos, mas sentimos o quão a leitura fica mais prazerosa com eles. É primoroso
EsterdAnjos 06/01/2024minha estante
Entaijoq tu deu 1 estrela e meia?

Maressa.Pessoa 06/01/2024minha estante

ray :) 06/01/2024minha estante
1 estrela e meia ????

L0ony 16/07/2021

SEM PALAVRAS
o livro aprofunda bem mais que o filme(como na maioria das vezes), mas o filme também é indispensável.
Em ambos contém cenas e easter eggs únicos. Eu não conseguiria escolher um deles, e também não acho que alguém tenha que ver só o filme ou ler só o livro, os dois são praticamente obrigatórios, são complementares. Você entende coisas do livro no filme e entende coisas do filme no livro.
é uma leitura bem fluída, acho que por ser escrito para crianças lerem, dá pra terminar num dia só facilmente.
muito bom :D

Dr.le 01/02/2021

Gatos não têm nomes
"? Qual é o seu nome? ? quis saber a menina. ? Eu me chamo Coraline, tá?
? Gatos não têm nomes ? disse ele.
? Não?
? Não. Vocês, pessoas, têm nomes. É porque vocês não sabem quem são. Nós sabemos quem somos, então não precisamos de nomes."
O livro é P.E.R.F.E.I.T.O eu esperava muito desse livro mas não tudo isso, me surpreendeu muito. Como eu ja tinha assistido a animação senti falta algumas coisinha, principalmente do wybie, mas foi tudo compensado com a escrita do Neil Gaiman e eu ja to ansiosa para ler outros livros dele.
A Coraline é uma personagem tão inteligente, determinada e corajosa... ela é incrível. Eu achei que poderia ser irritante mas acabei me apaixonado e morrendo de vontade de colocar ela em um potinho.
Ler esse livro numa madrugada chuvosa e a melhor coisa que tu pode fazer.

Regis 27/05/2022

O mundo sombrio...
Coraline é uma menina curiosa e aventureira, que mora com pais muito ocupados. Por se sentir sempre sozinha, em um dia de chuva sai pela casa fazendo explorações, e se depara com uma porta que a levará para um mundo sombrio onde nada é o que parece.

Coraline foi uma leitura rápida e cheia de significados ocultos.
Sei que cada novo olhar sobre essa leitura fará surgir novos significados, e sei que todos me levarão a um lugar sombrio de alienação parental, de abuso infantil e falta de afeto e atenção.

Coraline é uma mistura de terror, fantasia e aventura, que te leva para lugares onde não quer estar, mas com uma mensagem forte que te obriga a ter coragem e enfrentar seus medos, mesmo que eles sejam os mais sombrios e assustadores.

Também te mostra que, por mais imperfeita que sua vida seja, não quer dizer que ela não possua momentos encantadores se você souber apreciá-los.

Uma leitura que assusta mas também encanta na medida certa. Adorei a jornada pelo mundo de Coraline.
Recomendo.
Larissa Tabosa 27/05/2022minha estante
Amo esse livro. Coraline é apaixonante!

Cleber 28/05/2022minha estante
Adoro esse livro! E o filme tbm é muito bom

DANILÃO1505 04/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Regis 26/06/2022minha estante
É realmente apaixonante Larissa. ?

Regis 26/06/2022minha estante
Li o livro, agora falta ver o filme Cleber. Espero gostar muito. ?

Regis 26/06/2022minha estante
Sim Danilão, ótimo livro. ?

Carol Abrantes 23/09/2022minha estante
Quero ler ainda mais com sua resenha

Marcio 10/05/2021

Impressionantemente rápido!
Coraline é uma das animações mais assustadoras que eu já vi, algumas cenas me deixavam assustado quando eu era criança. O livro não é muito diferente dessa atmosfera macabra e imaginativa. O Gaiman é ótimo em criar histórias que não oferecem explicações claras, com elementos fascinantes e ambientações bizarras.
Por esse livro ser bem curto, os eventos acontecem rápido e sem enrolação. Mas a escrita é suficientemente desenvolvida pra transportar o leitor àquele mundo onde nada é o que parece. O melhor é ter assistido a animação e perceber em como os dois se complementam, se combinam e criam personagens marcantes e estranhos.
Coraline é com certeza uma história diferente e inesquecível.
Marcelo217 11/05/2021minha estante
Quero muito ler esse

Marcio 11/05/2021minha estante
Tomara q vc goste, me diz oq vc achou quando ler

Marcelo217 11/05/2021minha estante
Beleza

Diego Lima 09/10/2021

A novela conta a história da família de Coraline Jones a qual está de mudança para um novo apartamento. No seu novo lar morava um senhor idoso no andar de cima e duas senhoras ex atrizes no andar debaixo. Eram pessoas simpáticas, porém tinham um ar de mistério e sempre erravam o nome de nossa protagonista, chamando-a de "Caroline".

Por estar de férias e com muito tempo ocioso, Coraline começa a explorar a região exterior da casa em seus dias livres - exploração era seu passa tempo favorito; em um dia chuvoso, em seu tédio de criança, ela resolve examinar o interior do apartamento, descobrindo uma porta meio suspeita que não dava para lugar algum (fechada por tijolos), pelo menos era o que esperávamos ...

Apesar de ser um livro infanto juvenil voltado para crianças, a leitura é bem madura e consegue trazer um ar de suspense/terror até para pessoas mais velhas. Livro bastante prazeroso de ler, mostrando o porquê Neil Gaiman está tantos anos produzindo tantas histórias premiadas, sejam por meio de quadrinhos ou romances.

.Ana.books. 22/03/2024

Eu achei o livro muito bom, já faz um tempo que eu queria ler, mas não tive oportunidade. Eu achei a história interessante e me prendeu bastante. Recomendo!!?

Guilherme 24/03/2024

Um livro gostoso de ler, que a leitura flui...
Já tinha assistido ao filme, e gostado muito, mas nada substitui o livro. O livro até parece infantil, mas não sei, Neil Gaiman tem um dom de criar uma atmosfera... Enfim, gostei bastante, vale muito a leitura.

DAN LIMA 28/08/2022

Coragem é seu nome
Intrínseca-224 páginas-Tradução: Bruna Beber-2020

Falar de Neil Gaiman acerca de suas criações são elogios na maioria das vezes. O seu sobrenome é sucesso. Simples assim.
Obra que inicialmente foi escrita para sua filha, Holly. Mas que no final a outra filha do autor, Maddy, foi homenageada também.
A narrativa tem como foco o mundo de Coraline, uma menina corajosa, curiosa, impaciente muitas vezes, questionadora, decidida quando se trata de sua família e determinada nos momentos difíceis que passa.
Ela vive numa família onde se sente sozinha em diversas situações, sem atenção de seus pais. E se revolta por isso. Mas não se deixa abater de imediato. Procura se ocupar desbravando a sua casa e seus arredores.
Um certo dia, ela resolve fazer uma exploração por conta própria nas adjacências da casa e, nesse momento, passa a conhecer figuras emblemáticas. Que figuras? Leia! ;-)
Há um animal que, em certos momentos, fez-me lembrar do gato de Alice no País das Maravilhas. Isso por si só vale a pena ler o livro.
À noite, na sua cama, tentando dormir, Coraline começa a ouvir barulhos. Curiosa e sem saber o que poderia ser, resolve investigar. Foi seguindo o som desse barulho até que num determinado momento ao entrar num certo ambiente se deparou com uma porta. Aparentemente nada demais, segundo a sua mãe que disse que não havia nada lá, apenas uma parede de tijolos. Será? ;-) Neste ponto, poderia dizer mais a respeito, mas perderia a graça de ler.
Uma das lições que Coraline passa pro leitor é que nos momentos de incertezas e de situações difíceis, nunca se deve perder a coragem. E que se deve enfrentar o medo mesmo tendo medo sem perder a esperança.
Essa literatura, escrita de forma lindamente pelo gênio, Neil Gaiman, vem nos mostrar vários questionamentos da vida real: família, relações humanas, empatia, respeito aos animais entre outros. Esse combo de fatores só agregou e enriqueceu essa encantadora história.
O escrito vem com muitas ilustrações, com um cenário sombrio acontecendo a cada capítulo nos convidando a fazer parte dela, e a gente, esquece da noção de tempo. É impressionante! Já a diagramação e o espaçamento facilitaram muito o desenvolvimento da leitura.

LEIA PORQUE: ;-)
É uma aquisição de qualidade, que há uma história com sensibilidade, questionamentos necessários e nos leva para outro mundo.

EXPERIÊNCIA COM A OBRA: ;-)
Ensinou-me que coragem é mais do que o próprio sentido da palavra. Mexeu literalmente comigo.

RECOMENDAÇÃO: ;-)
Para todos aqueles que apreciam gêneros como: fantasia, terror.

Aline 05/04/2021

Eu adoro os livros do neil! Amo as histórias fantasiosas! O livro é bem interessante e fácil de ler

MilocaCS 29/05/2021

Amei
Essa leitura me fez perceber o quanto sou covarde. Eu não faria nem metade do que Coraline fez.
Achei que sentiria mais medo mas o desenho tem coisas mais assustadoras.
Indico pra crianças de todas as idades.
Vanessa.Moreira 29/05/2021minha estante
Sua resenha me despertou o desejo de ler. ??

Já adicionei nas minhas metas para 2021. ???

MilocaCS 29/05/2021minha estante
Ah que bom Vanessa. Fico feliz em ler isso ?????