Iaiá Garcia

Iaiá Garcia Machado de Assis

Resenhas - Iaiá Garcia

Machessl0 10/08/2023

Último livro da fase romântica.
Iaia garcia é o ultimo livro da fase romântica de Machado de Assis. Aqui o estilo realista já está consolidado na exposição dos aspectos psicológicos das personagens e toda aquela vida de aparências que permeia as dinâmicas sociais das famílias burguesas do Sec.XIX. A evolução das personagens Jorge, Estela e Iaia Garcia é muito satisfatória.

Acho que por se aproximar tanto dos livros mais conhecidos de Machado, faz com que esse seja o melhor livro da fase romântica.

Sara.Goncalves 30/07/2023

Até um romance "jovem", Machado de Assis conseguiu transformar nessa obra de arte.
O homem entendia dos sentimentos do coração.

Quincas Borba 12/07/2023

Romanesco, pero no mucho
Iaiá Garcia, considerado o último romance da "fase romântica" de Machado de Assis (desconfie dessa taxação de romantismo!), foi lançado em 1878.
A história fala dos amores de Jorge, um típico burguês carioca, e Estela, empregada/criada em sua casa. A mãe deste, D. Valéria, visando acabar com os amores do filho, o envia para o fronte da Guerra do Paraguai. Voltando de lá, com a mãe morta e sem esquecer os amores, descobre que Estela se casa com um viúvo, Luís Garcia, que tem uma filha, a personagem homônima Iaiá. A trama se desenrola com a introdução de Iaiá no convívio que Jorge tem com a família.

Voltando ao que falei no começo: sempre desconfie dessa "fase romântica" de Machado, pois de romântica, além de alguns aspectos, tem só a estética.
Iaiá Garcia consegue pegar o que faziam os primeiros romances bons e combinar com o qie faltava neles. Ressurreição e A Mão e a Luva tem análises psicológicas incríveis dos personagens; Helena falta nesse quesito, mas em compensação tem uma história que, ainda romanesca, consegue ser competente.
Iaiá Garcia pega as relações psicológicas dos personagens e junta a uma história que, honestamente, me fez chorar.
Sobre os personagens: o Jorge é muito bom, é interessante ver como ele vai se desenvolvendo e lidando com uma nova vida e novos amores;
Estela não teve um foco tão grande quanto eu queria, mas ela ainda assim foi agradável, e foi triste a ver se debatendo com o passado em face de sua nova posição e vida (e também, no final, ela fala sobre como ela e Jorge nunca poderiam ficar por causa de sua posição social baixa, o que é algo que eu não esperaria ser criticado num romance do Machado dessa época);
Iaiá e uma adolescente que explode de sentimentos romantistas, sendo bem inteligente e manipuladora, e ainda assim divertida;
O preto Raimundo foi um personagem o qual me afeçooei muito. A história dele com Luís Garcia é bem tocante, e o ver num estado tão triste no final apertou no coração. E ele tem um papel importante na história, algo que eu não esperava!

Ademais, além das digressões psicológicas presentes, existem outras características do Machado de sua fase realista que podem ser observadas, como a figura do agregado no sr. Antunes e a crítica social (na forma do "não podíamos ficar juntos por causa do meu status social"); mas, mesmo sem essas características, ainda é uma história agradável e divertida.
Recomendo!

CAcera3 05/07/2023

Iaiá
Um novelão daqueles! Amo as personagens femininas de Machado de Assis, pois ainda em sua fase considerada romântica elas são fora da curva. Amei a Iaiá que dá título ao livro e fiquei admirada com Estela, outra personagem importantíssima no romance. A sensação que dá é que os homens são coadjuvantes nesse romance que em algum momento não dá mais vontade de largar.

Lidiany.Mendes 23/06/2023

Orgulho
O orgulho é a palavra que define essa história ao meu ver. Uma história sobre o orgulho de uma mulher e suas consequências. Não condeno essa personagem feminina (leia para saber de quem estou falando é se concorda ou não comigo), ao contrário, coloco-a no rol das minhas personagens favoritos de Machado de Assis. Uma mulher de personalidade forte e leal aos seus princípios e afetos mais caros. Uma excelente leitura.

Camilla 24/05/2023

Um livro monótono.
O início é bem enrolado, com grandes introduções e narrativas demoradas. Apesar de ter uma escrita antiga e enrolada, até que gostei dos personagens, do contexto histórico brasileiro da época e fiquei curiosa para saber como tudo iria acontecer. Porém, esperava algo mais emocionante no final. Mesmo não sendo um livro que gostei tanto, eu recomendo.

Moura51 03/05/2023

Os olhos dela....
Iaiá Garcia é um romance que conta a história de duas mulheres que buscam sua felicidade. Uma leitura simples e rápida com muita filosofia.

nicoleeeee 30/04/2023

Legal?
Meu primeiro clássico, então não sou mt confiável p opinar. mas eu gastei! não é minha praia livro pequeno pq sinto mt falta dos diálogos e desenvolvimento, mas a leitura é rápida e isso é bom xauu

simbólico 28/04/2023

Último passo ao realismo
"Iaiá Garcia" é o último romance romântico do Machado, sendo o antecessor de "Memórias Póstumas de Brás Cubas", porém, já é possível enxergar algumas características realistas no livro: estudo psicológico dos personagens, personagens menos idealizados(se comparado com os anteriores do autor) e foco no cotidiano.
O livro tem um desfecho comumente romântico, mas a evolução das intrigas e reconciliações de Jorge, Estela e Iaiá ao longo dos anos é tão bem desenvolvido que já vale por si só.
Essa foi a primeira obra machadiana que consegui terminar, espero que os próximos sejam do mesmo nível ou até melhores que esse.

AnaP14 02/04/2023

Mulheres fortes
As personagens femininas desta obra são bastante marcantes, em especial Estela. Confesso que Iaiá me deixou um pouco irritada em alguns pontos, pois se deixava levar por caprichos e pequenas vinganças quando algo não saía a seu gosto. Estela me deixou impressionada por sua racionalidade.

Sarah 01/04/2023

Nada como uma leitura de Machado, não é mesmo?
Iaia Garcia é filha do viúvo Luis Garcia e vai aos poucos tomando o protagonismo em um enredo que começa com a vida de personagens secundários. A menina vai descobrindo os enlaces da paixão e vai lidando com o seu jeito singular e juvenil de ser.

Vanessa 15/01/2023

O jeito que ele começa o livro descrevendo o Luís Garcia é perfeito, adoro o modo como ele fala tão claramente , apesar do final ser previsível é muito bom , único personagem que não entendi foi a Estela pra que tanto orgulho e se privar de ter alguém que a amava pra depois ficar com alguém por conveniência.

Bruno 14/01/2023

Considerado um dos melhores romances da fase romântica machadiana, Iaiá Garcia é um livro bem leve, de leitura rápida e com reviravoltas interessantes. Pessoalmente, acho Helena melhor - pertencente também à fase romântica lado autor. As protagonistas de ambas as histórias até se parecem um pouco! São mulheres fortes, com opiniões fortes frente à sociedade carioca da segunda metade dos 1800. Como todo livro do Machado de Assis, os retratos da sociedade de sua época nos colocam frente a frente com um passado de costumes e pensamentos já muito distantes de nós.