Iaiá Garcia

Iaiá Garcia Machado de Assis

Resenhas - Iaiá Garcia

Luiz Cipriano 06/10/2020

A obra é surpreendente! O que mais me impressionou na obra, como é comum nos romances do Machado, foi a construção de cada personagem e o conteúdo psicológico de cada um deles. Machado de Assis consegue expor os sentimentos humanos de uma forma muito clara, evidenciando a fragilidade que sempre se quer esconder. Na obra, fica evidente o orgulho de Estela; a ingenuidade romântica de Jorge; a ambição de Procópio Dias e S. Antunes; a dissimulação de Iaiá Garcia. Achei curioso, no início, a obra levar o nome de Iaiá Garcia, não de Estela. No entanto, como consta no enredo, é ela que, como um jogador de xadrez habilidoso consegue conduzir a história de forma muito interessante.

Ricardo 21/09/2020

Machado de Assis mostra como é um escritor exímio desde seus primeiros livros e, ainda que seja sua fase romântica, dá os sinais do grande mestre que se tornaria dentro do Realismo. Todas obras de Machado são maravilhosas.

André Ricardo Veraz 10/09/2020

Transição
Mais uma obra escrita nas décadas finais do século XIX e, como tal, nos remete a comportamentos sociais e suas convenções.
Em Iaiá Garcia o narrador, em terceira pessoa, tão somente nos conta relata sobre os acontecimentos descrevendo as ações e características dos personagens, detalhando o clima, os ambientes e os momentos históricos, não há diálogo ou interação com o leitor, porém, traz a essência Machadiana em cada frase.
É muito interessante observar a transição no comportamento das pessoas com relação ao convívio social. O Autor, mais uma vez, aponta para as mudanças que vinham preparando a sociedade brasileira para um novo século que viria com destaque para as significativas mudanças no comportamento e vontades, sobretudo, do gênero feminino.

Locimar 04/09/2020

Me ajudou decidir entre uma situação e outra. Gostei do jogo psicológico.

Beto | @beto_anderson 26/08/2020

Projeto Lendo Machado de Assis - Livro 4
Uma história simples, bem aos moldes romanescos da época, apesar de toda a tessitura narrativa elaborada por Machado de Assis. Recomendo a leitura.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Mainnã 17/07/2020

O livro até a metade conseguiu prender bem minha atenção, daí em diante torna-se previsível. Porém a construção da narrativa é maravilhosa e vale a leitura

clarocarol 05/07/2020

Eu não tenho mais idade pra ler Machado de Assis e não ficar nervosa com os personagens. Fim.

Jora.Fernandes 06/06/2020

Um dos livros de Machado que menos gostei. Não existe um clímax na história, lembra um pouco Senhora, de Alencar, a personagem principal não passa de uma criança meio mimada que descobriu o primeiro amor e o ciúme ao mesmo tempo, o que faria até uma boa história, se os personagens não fossem tão sem graça.
Só Estela e seu orgulho foram um pouco interessantes, a meu ver.

Padfoots 12/05/2020

Experiência sem igual
Foi amor à primeira vista. ‘Iaiá Garcia’, o último livro do período romântico de Machado de Assis, me conquistou logo em suas primeiras páginas. Não houve meio termo, não houve demora. Bastou-me conhecer Jorge, Iaiá e Estela e lá estava eu, já rendida à magistral experiência que só os livros de Machado são capazes de proporcionar.
Todos os personagens principais me cativaram. O amor e dedicação de Iaiá a seu pai, e vice-versa, foi um dos destaques para mim, mas acredito que o que mais me chamou a atenção foi a evolução e amadurecimento de Jorge no decorrer do livro. Foi muito interessante ver como a imaturidade demonstrada diante da primeira rejeição amorosa foi aos poucos se modificando e, ao fim do livro, Jorge já se mostra homem feito, responsável e preparado para viver um amor de verdade com Iaiá.
Este livro, para mim, foi uma experiência sem igual e acabou se tornando o meu favorito do autor, por enquanto. Definitivamente ganhou um lugar na listinha dos favoritos da vida.

Bia 29/04/2020

"É duro de ouvir, minha filha, mas não há nada eterno neste mundo; nada, nada. As mais profundas paixões morrem com o tempo."

Tamires 25/04/2020

Um livro bom mas durante a leitura chegou numa parte onde eu já conseguia prever tudo o que ia acontecer.

Vinicius De Miranda 20/04/2020

Nova perspectiva literaria
O romance "IaIá Garcia" de Machado de Assis se passa por volta de 1886, a historia roda em torno do personagem principal chamado Jorge, o livro conta sobre duas paixões de Jorge, inicialmente Estela e posteriormente IaIá Garcia, e um pouco da vida delas. A pesar de não ser o melhor romance de Machado de Assis, a mim foi de suma importância para uma grande transição literária, e uma bela apresentação a escrita e descrição de Machado, além de me situar a época e costumes, também me ajudou muito a desenvolver melhor minha coesão sobre certas palavras e expressões que ainda não eram de meu conhecimento. Uma leitura um pouco cansativa ao meu ver, provavelmente não estar acostumado a ler estes clássicos, mas com bastante calma entendi bem e soube apreciar esta linda historia que deve ser perpetuada.

rebeccavs 03/03/2020

Criei bastantes expectativas?
Ao meu redor, Iaiá Garcia é um romance tão famigerado quanto ?Dom Casmurro? e ?Memórias Póstumas de Brás Cubas? (outros dois romances do mesmo autor), então esperei uma estória incrível.

A princípio, o polígono amoroso entre os personagens é interessante, todavia não achei bem formulado ao desenrolar da trama. O começo é instigante, mas já na metade do livro perdi a vontade de prosseguir a leitura - e só o fiz por curiosidade do final.

Infelizmente, criei bastantes expectativas acerca da respectiva obra machadiana e me decepcionei.

O contexto histórico concernente ao Brasil do século XIX e sua relação com a Guerra do Paraguai, trouxeram, a partir disso, características socioafetivas graças à vida amorosa dos personagens, ressaltando um ponto muito importante no livro.

O final, realmente, surpreendeu-me. Entretanto, ao analisar a obra devidamente, concluí que não me agradou, pois a leitura foi, na minha concepção, maçante.

O Bruxo do Cosme Velho é genial, mas não vou atormentá-lo por uma obra que não gostei. Seus romances têm uma relação sociopolítica e cultural imprescindível para nossa rica literatura, a qual ele contribuiu demasiadamente.
Sâmi 07/03/2020minha estante
Não gostei do livro também não... Achei que o final poderia tomar outros rumos quando na verdade só foi a execução do plano de Iaiá... Entretanto , é um livro que abordou conflitos interessantes ... ( Já sabia que você n ia gostar rs)

rebeccavs 07/03/2020minha estante
Cômico da tua parte! Achei o livro a mesma coisa!