Iaiá Garcia

Iaiá Garcia Machado de Assis

Resenhas - Iaiá Garcia

Mauricio186 17/01/2016

O Rio de Machado
Como em Helena, a principal virtude desse trabalho me pareceu a própria narrativa. A nova protagonista não é tão cativante quanto fora a anterior, mas no conjunto os personagens são muito interessante. Luís Garcia me parece a primeira personagem que nos lembra o próprio autor - hábito machadiano que se desenvolverá com o tempo. Além, disso, nesse romance a própria cidade começa a se revelar como a maior personagem machadiana de todas.

Dani Moraes 21/09/2014

Maus entendidos e suposições.. tudo isso com a maestria da escrita de Machado.
Machado,

Como sempre surpreende conseguindo criar uma história muito bem escrita e amarrada a partir de um enredo simples.

Através desse livro vemos o quanto suposições e maus entendidos podem complicar nossas vidas.

Abaixo segui o link para resenha no meu blog..

site: http://asverdadesqueopinoquioconta.blogspot.com.br/2014/09/iaia-garcia.html

Leonel Cupertino 15/03/2013

Nível inferior
Eu já li algumas obras do Machado de Assis e com toda a certeza Iaiá Garcia foi a que menos me chamou atenção. A descrição é, como toda obra machadiana, brilhante, mas a história é arrastada demais e os acontecimentos que te prenderiam a tal narrativa acontecem em espaçamentos muito grandes de "encheção de linguiça" o que torna a história massante - e até massacrante fazendo com que a obra seja um pouco mais pobre - não em vocábulos, mas em acontecimentos - que algumas outras do autor.
É compreensível porque Iaiá Garcia marca a transição de Machado de Assis. Ele haveria de definir de fato o realismo após essa obra, deixando-o explícito em seus romances futuros.

Lina Angelica 04/03/2013

Leitura 1
De todos os livros que li de Machado de Assis, esse foi o que mais gostei. Sem muito do realismo que caracterizou a obra do autor.

Wesley 21/02/2012

O inicio é bem massante, como todos os romances mais romantescos pra mim. Com o passar do livro eu fiquei esperando uma reviravolta tipica machadiana que não ocorreu, do meio em diante a narrativa vai ficando detalhista ao melhor estilo Machado de ser, os personagens antes apenas peças de um romance comum vão ganhando profundidade e se torna uma leitura altamente agradável, Não tem grandes momentos mas tem ótimos diálogos e reflexões tipicas do autor. Serviu para que eu confirmasse o apresso do autor pelo livro Macbeth de Shakespeare (é o segundo livro de machado que vejo uma citação a esse outro). Obrigatório pra quem gosta de literatura.

Keyty 26/01/2012

A potência do Machado de Assis "Romântico"
Embora Machado de Assis seja amplamente conhecido por seus livros de caráter realista, retratando com crueza as intemperes humanas, esta obra de sua fase "romântica" não deixa a desejar no quesito complexidade de pensamento. Ao retratar a história de Iaiá e Jorge, o estilo machadiano não deixa dúvidas que, mais do que uma história de amor, as almas tão profundas,dramáticas e surpreendentes ali retratadas são fragmentos bastante próximos da nossa existência dita "normal" ou "real". Este livro deixa evidente a plenitude de criação e análise do grande Machado de Assis ainda em meados de sua carreira literária e, sem sombra de dúvidas, marcou a minha história com as obras machadianas e com a literatura em geral.

Gláucia 18/03/2011

"Eu uso óculos"
O livro em si não foi inesquecível, faz parte da fase romântica do autor e aborda a ambição, o desejo de ascenção social, temas quase sempre presentes em seus livros.
Para mim, o livro foi marcante por dois motivos: por ter sido meu primeiro Machado de Assis e por ter sido o primeiro livro que li ao começar a usar óculos, estava na sétima série. Jamais me esquecerei da alegria ao passar a enxergar as letras mais graúdas e nítidas e descobrir que o colorido do mundo era maior do que eu me acostumara a ver.
Marta Skoober 23/03/2011minha estante
Gláucia, também foi um dos primeiros livros que li, mas acho que eu já usava óculos há mais tempo. Lembro que comecei a usá-lo na primeira ou segunda série. Agora mesmo estou indo à ótica buscar os novos, para variar o grau aumentou.
E eu tenho a mesma sensação: um mundo mais nítido e colorido.