Iaiá Garcia

Iaiá Garcia Machado de Assis

Resenhas - Iaiá Garcia

Nessa 07/07/2022

Melhor título: Estela
Logo no começo do livro noto que Iaiá não deveria ser a protagonista . Não gostei da personagem logo de cara , não sei dizer se é por ser mimada , mas não me agradou.
Estela já logo de cara me chamou a atenção por sua personalidade forte e orgulho. Este orgulho que impediu que vivesse o fogo do amor que tanto queria.
Queria-o , nas sabia suas condições sociais e sabia que o fogo do amor apaga.
Ouvi o audiobook, com uma narração muito boa.
Romance gostoso de ser lido e ouvido.
Clara Vellozo 04/09/2022minha estante
Concordo com o melhor título ?

Vanessa 05/04/2022

Bom...
De começo achei muito entediante, mas a partir do meio, de algum modo, eu me prendi totalmente na leitura desse livro.
Não é muito do meu gosto, mas o considero bom.

Igor 26/03/2022

Machado de Assis é, sem dúvidas, um dos maiores!
Iniciei a leitura com a expectativa clássica que um livro do Machado de Assis pode nos dar, porém, acabei me surpreendo. Como já é clássico do autor, ele nos trás uma história com estrutura simples, mas com grande complexidade nos pequenos detalhes. Vemos uma história tão humana quanto possível, com personagens realmente interessantes e bem desenvolvidos .

Recomendo a leitura para qualquer amante de literatura.

arthurzito 21/01/2022

Surpreso
Fiquei surpreso com o desenrolar dessa história, não sou muito chegado na fase romântica do Machado mas gostei muito dessa leitura. O enredo vai se construído de uma maneira bem natural e os personagens vão se encaixando ali de uma forma muito prazerosa. Eles tem seus traços bem idealizados, naturalmente, e percebi que cada um tem seu "oposto", Iaiá(romântica) e Estela(ajuizada), Luís Garcia(modesto) e Antenor(ambicioso). Eu pessoalmente gostei muito da Estela, geralmente acho os mais sérios e racionais mais reais do que os apaixonados.
Não há nada de novo no romance da história, não me prendi a ele, mas gostei muito dos personagens.

Elaine Messias 20/01/2022

Machado
O livro é escrito em 1878 e a história acontece entre 1867 e 1871. O romance é puro Machado de Assis. Um registro intenso dos valores e costumes de uma época. A mágoa e o orgulho de Estela parecem descabidos para os leitores do século XXI.? enquanto isso, o jogo, aparentemente inconsciente, de Lina (Iaiá), que acaba enredando as três personagens principais em uma situação caótica, e que é visto como reflexo da sua imaturidade e infantilidade no livro, é acontecimento Bem comum no mundo adulto atual. Cada vez que leio textos de antes de 1970, percebo o quanto regredimos em maturidade de raciocínio.?

Julia.Dani 30/12/2021

Iaiá Garcia
Esta obra conta os encontros e desencontros da vida amorosa de dois jovens e tem como pano de fundo a sociedade da época, contando com alguns casos aqui e ali dos personagens secundários. É um romance da fase romântica do Machado de Assis com pitadas de bom humor, uma leitura muito boa.

Giovana456 29/12/2021

Um otimo livro, onde é possível ver a progressão e as mudanças pelas quais os personagens centrais do enredo passam.

Lud 11/12/2021

Iaiá Garcia e o Paternalismo
O princípio formal que rege o livro, do recuo frente ao paternalismo, é bastante interessante. Já na primeira fase de Machado de Assis, ele tratava de colocar tudo aquilo que era ao mesmo contraditório e veio formador da nossa sociedade. Numa primeira leitura é estranho que a segunda parte seja tão calma tendo em vista a precipitação de conflitos que se estabelece na primeira, mas essa é a única forma com a qual os dependentes podem agir frente a seus benfeitores. Estela é com certeza uma das personagens mais intrigante, que sabe seu lugar e ao mesmo tempo persiste para manter seu orgulho e não dever a ninguém mais do que necessita. Foi uma ótima leitura de entrada para o que viria a ser o poderoso, extremamente hábil, irônico e perspicaz Machado da segunda fase.

Tatiane 11/11/2021

A construção das personagens, a expressão dos sentimentos mais íntimos, a evolução do enredo até o desfecho da obra, tudo é profundamente envolvente e magnificamente doloroso. Não poderia ser diferente, sendo o autor quem é. Meu coração apertava e a falta de ar vinha a cada lampejo de angústia das personagens. Estela, Iaiá e Jorge representam dores e dissabores nos ditos e não ditos que nos prendem do início ao fim da história.

Delirando um pouco, enxerguei em Antunes, pai de Estela, um início de rascunho de José Dias; e ora em Estela, ora em Iaiá, lampejos da dissimulação vista por Bentinho em Capitu.

História deliciosa de se ler. Machado é Machado.

Selma 31/10/2021

Mesmo na sua fase romântica, Machado consegue ser magnífico.
"Iaia Garcia" conta a história de Jorge que vai à guerra para se curar de um grande amor juvenil e um pouco antes de retornar para casa descobre que seu confidente tinha se casado com sua amada, mas isso não impede que a amizade dos amigos continue. Com suas visitas constantes à família de Luís Garcia, Jorge se descobre novamente apaixonado...
Uma história bem gostosa de se ler, com intrigas e descobertas amorosas , daquelas bem cheias de dramas em que a mocinha se sente dividida e tem muitos conflitos internos, enquanto o mocinho tem atitudes heroínas em nome do amor.
Apaixonada por um drama romântico, com certeza gostei muito!

fanny.Dyatlov 25/10/2021

"? ??????? ???-?? ??? ??? ?? ??????? ??? ?? ??????? ?????? ? ??? ??????????. ???? ?? ?? ???????, ?? ? ???? ??? ???????? ????? ?????, ?? ?? ??? ????????? ???? ??? ????? ??? ??????????. ???? ??? ???????? ?????; ???? ????? ????? ??? ??????? ???????."

Esse foi a primeira vez que eu leio machado de Assis sem que me obrigasse, e sem que eu me veja na obrigação de ler isso só pra fazer um trabalho escolar, essa leitura em si foi incrível.
O leitor sente fome ao passar por cada página, querendo mais e mais.

O que mais marca esse livro é essa heroína que prova do próprio veneno, de uma forma brilhante. iaiá garcia é uma personagem carismática, complexa, infantil. ela é um ser humano inexperiente que se aventura nos primeiros riscos que estão presentes quando amamos alguém (muitas vezes, como é o caso do personagem, esse risco é a própria mente da pessoa). claro que essa aventura é pertubadora e dramática, foi muito bom acompanhamento o processo de descoberta da vida pelo personagem.

Eu amei ver o "crescimento" do Jorge, ele amadurecendo durante a leitura, a relação entre jorge, estela e luiz garcia é um contraponto que deixa a narrativa ainda mais instigante. o amor que transita entre eles é pura metamorfose imprevisível e machado o narrou de forma impecável.??????

Jow 19/10/2021

Para que gosta de história com muitas reviravoltas.
Este livro sem dúvida é uma obra prima, quanta criatividade para construir e reconstruir os vários personagens da da trama. A pequena menina Iaiá Garcia que de uma momento para o outro "rompe com sua virgindade moral" e se torna uma mulher muito esperta e decida a jogar o xadrez da vida. Além do jovem que decide sacrificar sua vida por uma paixão incapaz e impossível. O livro é Maravilhoso e merece sua leitura.

Paulo Henrique 08/10/2021

Gostei
Um história gostosa de se ler, que faz você torcer por certos acontecimentos.
Não havia lido na juventude e valeu a experiência.

Sofia 08/10/2021

Declaro, oficialmente, o fim da temporada Romântica de Machado de Assis #amémirmãos. Neste último livro que o autor escreveu ainda no Romantismo, vamos conhecer mais um moçinho apaixonado. Jorge mora com a mãe e a sua dama de companhia, Estela. Quando o amor começa a despertar entre os dois, a mãe dele faz de tudo para separar os dois e entre as alternativas, manda o filho para a Guerra do Paraguai.

Luis Garcia é viúvo e vive em função da sua filha, e grande amor da sua vida, Iaiá. Uma menina esperta e cheia de energia que leva alegria e doçura para vida do pai. A família de Jorge era conhecida de Luis Garcia e, por isso, sua mãe pede ajuda do amigo para incentivar o filho a ir para a guerra. Depois de tanta insistência, ele vai, deixando para trás Estela, seu grande amor.

Porém, durante a guerra e troca de cartas, Jorge descobre que Estela casou-se com Luis Garcia e isso destrói seu coração em pedaços, sem entender o motivo de tal casamento. Ao voltar para o Rio de Janeiro, o soldado precisará encontrar formas de lidar com esse sentimento e com a nova forma das coisas.

Confesso que, para mim, esse livro foi longo e exaustivo. Definitivamente não foi meu favorito dessa fase do Machado, mas preciso ressaltar como ele consegue fazer com que todo livro fique interessante do início ao fim, colocando reviravoltas nas últimas páginas do livro que te prendem na história de uma forma única. Machado sempre traz uma novidade ou um novo acontecimento, de forma a entreter o leitor, fazendo com que não perca o ritmo ou o interesse pela leitura.