Tudo Menos "normal"

Tudo Menos "normal" Nora Raleigh Baskin

Resenhas - Tudo Menos “Normal”

Aline Marques 02/05/2019

Defina normal e aceitável. [IG @ousejalivros]
Jason Blake é um garoto de doze anos que compreende que a vida, frequentemente, irá surpreendê-lo negativamente, independente de seu empenho e perspectiva. As letras que formam o seu diagnóstico irão garantir isso.

Ele aprendeu que o mundo anseia por determinados padrões que tornam impossível para pessoas como ele se sentirem aceitas, incluídas. E seus pais e terapeutas se esforçaram em incurtir a certeza de que parecer "normal", relutantemente abrindo mão da própria identidade e necessidades, o manterá em movimento. Vivo.

Jack escreve a própria história através de personagens fictícios, já que falar é difícil, mas transformar as letras aprisionadas dentro de sua mente em parágrafos na tela do computador, se tornou um alívio. É na internet, numa comunidade de leitores, que ele apresenta a melhor versão de si, aos olhos da sociedade. E a realidade, mais uma vez, está prestes a estragar tudo.

Baskín narra em primeira pessoa uma história que poderia representar o cotidiano de milhões de pessoas, auxiliando a compreensão e motivando a empatia daqueles que pouco (ou nada) sabem sobre o autismo. Mas ao tratar com superficialidade características tão comuns em indivíduos dentro do espectro, sem explicar ações e pensamentos que incomodam os neurotípicos, utilizando os personagens secundários para recriminar comportamentos reguladores, não fornece respostas que afastem a ignorância e o preconceito, gerando mais perguntas e confusão.

A autora também reforça esteriótipos sexistas como forma de justificar personalidades e atitudes, além de tratar a aproximação romântica de adolescentes de doze anos com uma leveza reprovável.
Todavia, vale ressaltar que o livro tem uma linguagem acessível e impele o envolvimento do leitor através de temas como técnicas de escrita, bullying e gêneros literários, abrangendo um público amplo que deve ter em mente que não há nada de anormal com sua forma de ser.

Abrace a sua humanidade e deixe que o mundo lide com sua insegurança e ignorância, enquanto a diversidade conquista seu espaço de direito.

Kymhy 20/03/2018

Tudo Menos Normal - Nora Raleigh Baskin
Uma história que narra as angústias de um menino autista que deve aprender a lidar não somente com seu problema, mas com o receio de perder a única amiga que fez ao encontra-la pessoalmente pela primeira vez.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-tudo-menos-normal-nora-raleigh-baskin/

cris.leal 11/07/2017

Sobre autismo...
Jason Blake é um gênio da escrita criativa. Ele tem 12 anos, mora com os pais e um irmão mais novo. Frequenta a escola, mas não tem muitos amigos, na verdade ele é muito sozinho devido a sua baixa capacidade de comunicação e socialização. Jason é autista. Mas ele acaba encontrando um pouco de compreensão quando cruza com Phoenixbird (Rebeca), uma garota que publica histórias no mesmo website que ele. Os dois iniciam uma amizade baseada em e-mail.

A chance de conhecer a garota pessoalmente, aparece quando ele ganha dos pais uma ida à convenção do site. E é aí, então, que Jason começa a se preocupar, por temer que a menina que ele deseja que seja sua primeira amiga de verdade (e talvez até mesmo namorada), o julgue apenas pela aparência, não se esforçando para enxergá-lo como realmente é.

A história é inteiramente contada do ponto de vista de Jason, dando uma ideia clara de como ele vê o mundo e mostrando a sua determinação de ser ele próprio num mundo onde não se encaixa. Um dos aspectos mais comoventes da história é a relação entre Jason e seus pais. Vale a pena conferir.

site: http://www.newsdacris.com.br/2013/08/eu-li-tudo-menos-normal.html

Paulinhapsg 26/08/2016

Tudo Menos Normal
Tudo Menos Normal é um livro simples, porém lindo Ele mostra algumas situações da vida, da vista de um menino autista e esse livro foi o que melhor me fez entender como se comporta e pensa um autista. Por mais que não tenha uma história muito complexa e extensa, é um livro muito bom, diferente do que já li.

Mannu 11/09/2015

Um livro que vale ser lido
O livro conta a história de um menino que 12 anos, Jason Blake, que é autista e sofre muito preconceito, pois possui muita dificuldade de comunicação e convívio com as pessoas, passando assim a maior parte do tempo em silencio, para ele quase sempre é uma questão de tempo até tudo dar errado.

"... As coisas que as pessoas mais vêem é o seu silêncio, porque alguns tipos de silêncio são, na verdade, bastante visíveis."

Jason é muito inteligente, escreve histórias e publica em um website, neste mesmo website ele conhece “Phoenixbird”, que no decorrer do livro descobrimos que se chama Rebecca, Jason e Rebecca começam a trocar mensagens e tornam-se amigos. Porém tudo muda quando é anunciado que o site irá fazer uma convenção, os pais de Jason dão a viagem de presente a ele, porém a convenção será em Dallas, que é a cidade onde Rebecca mora.
Jason fica confuso, ao mesmo tempo quer ir à convenção, mas tem medo de conhecer a Rebecca e ela também o excluir quando descobrir que ele é autista.

Prós:
É uma leitura simples.
É impossível ler e não repensar sobre o preconceito.
Adorei o fato do livro ser narrado primeira pessoa, fez com que entendêssemos tudo que Jason passa, mesmo que por diversas vezes ele não fale isso.
O livro faz o leitor questionar sobre o que é ser normal.

Contras:
Poderia ser um pouquinho mais extenso, no final ficou um pouco confuso.

site: http://opinguimliterario.blogspot.com.br/2015/09/resenha-tudo-menos-normal.html

Tati Florêncio 02/03/2015

Em tudo menos normal Nora Raleigh Baskin escreve sobre o autismo, como eles veem o mundo e como o mundo os vê.

O livro conta uma parte da vida de Jason Black, mostra as ações das pessoas que estão em volta dele, as ações dele, mas principalmente, aquilo que ele gostaria de fazer e ser.

Apesar de ser um garoto inteligente ele sofre bullyng em todos os lugares por não se encaixar nos parâmetros do que é normal, por mais que ele gostaria de fazer isso, em situações que o deixa nervoso ele não consegue controlar os seus movimentos e ele não consegue encarar as pessoas nos olhos, pois acha que não conseguiria reconhece-las.

Lendo os pensamentos de Jason percebemos o quanto ele é um garoto como todos os demais, com sonhos, desejos e medos, apesar de não conseguir demonstrar isso, na internet, na pagina de uma fan fic ele consegue se soltar e gosta de ser considerado normal, pois as pessoas atrás da tela do computador não tem como sabe como ele é, um dia ele conhece Rebecca e surge a oportunidade de conhece-la pessoalmente, ele acha que podem ser amigos, mas fica nervoso com a possibilidade de ela o tratar como todas as outras pessoas o tratam.

É um livro rápido de ler que querendo ou não irá mexer com os sentimentos, afinal de contas, por mais altruísta que um ser humano seja, sempre é difícil se colocar no lugar da outra pessoa.

site: http://entaotudoaconteceu.blogspot.com.br/

Lorrane Fortunato 23/04/2014

Resenha - Tudo Menos "Normal" / Dreams & Books
Jason Blake é um garoto de doze anos, diferente dos outros, sua diferença pode ser definida por siglas, tais como: TEA, TANV, DDA e TOHA, (respectivamente: Transtorno de Espectro Autista, Transtorno de Aprendizagem Não Verbal, Distúrbio de Défict de Atenção e Transtorno de Défcit de Atenção com Hiperatividade).
Por ser autista, Jason vê as coisas de uma forma diferente dos NTs, (Neutotípicos), por essa razão é um garoto solitário e quieto.

... a coisa que as pessoas mais veem é o seu silêncio, porque alguns tipos de silêncio são na verdade, bastante visíveis.

Os NTs não conseguem entender Jason e a sua forma de ver as coisas. Além de haver preconceito com os seus tiques. Então, ele encontra na escrita uma forma de ser ouvido sem ser visto.

Quando eu escrevo posso ser ouvido. E fazer com que me conheçam.
Mas, ninguém precisa olhar para mim, ninguém precisa me ver, mesmo.

Jason escreve e posta suas estórias em um site especializado nisso. Uma menina sob o pseudônimo de Phoenixbird, comenta uma estória sua e eles começam a conversar e se conhecer. Tudo bem até aí, só que os pais de Jason lhe dão de presente uma viagem a convenção do ano de Storyboard,(site onde ele publica suas estórias), que acontecerá em Dallas, no Texas, cidade onde mora Phoenixbird, (seu nome verdadeiro é Rebecca).
Então, Jason se vê ansioso para conhecê-la, ao mesmo tempo que teme que ela veja somente o que ele aparenta ser e não o que ele realmente é.

"Meus pais querem saber qual é o problema...
Não posso responder essa pergunta. Seria como tentar apanhar gotas de água ao pé de uma cachoeira. É essa a sensação, uma tonelada de água caindo sobre minha cabeça. Constantemente bombeando do meu cérebro. É difícil respirar sob todo esse peso da água que cai.

Não posso deixar Rebecca me ver.
Batendo.
Ela saberá exatamente quem eu sou.
Caindo.
Quem eu sou?"

Eu realmente me encantei com essa estória e com Jason.
É incrível a forma como Nora retrata a maneira de Jason pensar e ver o mundo. Você se afeiçoa tanto a esse menino tão único, fica fascinado por suas estórias e também por sua inteligência.
Há também um sentimento tão intenso, que ainda não pude definir, por ver como algumas coisas tão simples para os NTs, podem perturbá-lo em um grau tão alto.
Eu fiquei maravilhada por poder, mesmo que de uma forma mínima, ver como um autista vê o mundo dos NTs, entender como pensa e como se sente em relação a tudo. Nora realmente está de parabéns nisso!
Só acho que pecou um pouco no fim, tudo ficou meio solto, digamos assim.
Mas, de qualquer forma a leitura é simplesmente incrível e cativante!
Recomendo! (=

site: www.dreamsandbooks.com

Vicky 04/02/2014

Tudo menos 'Normal" de Nora Raleigh Baskin.
Jason Blake é uma criança norte-americana autista de 12 anos que tem que lidar com os desafios de viver em um mundo em que parece não se encaixar. Até o momento em que Jason conhece uma menina chamada Rebecca, que assim como ele publica histórias na internet e que parece conseguir enxergar além das aparências.

A obra é narrada em primeira pessoa pelo Jason, o que é essencial para entendermos mais sobre as percepções e desafios da sua condição. Como ele é uma criança, a linguagem usada na obra é fácil e acessível a pessoas de todas as idades.

“Mas a coisa que as pessoas mais veem é o seu silêncio porque alguns tipos de silêncio são, na verdade, bastante visíveis.”

Jason é um personagem muito inteligente, observador e sincero, ele consegue (devido ao autismo) enxergar o mundo e as pessoas de uma forma muito mais realista e livre de preconceitos. Ele me cativou desde o inicio da história e depois de terminar a obra confesso que senti falta do personagem.

O livro consegue tratar o autismo de uma forma muito simples e verossímil. Ele funciona como uma espécie de diário no qual Jason escreve sobre situações do seu dia a dia, lembranças, sua relação com os familiares e outras pessoas , seus sentimentos e os desafios que enfrenta.

“Ás vezes não a nada que possa me manter inteiro.”

O livro trata também de como a escrita e a leitura serve como um refúgio para as pessoas e ressalta o poder que as palavras podem ter. Temática que é retratada através das histórias que o Jason escreve e publica em um fórum na internet e que proporciona o inicio de sua amizade com a Rebecca.

“ Por que contar uma história se não há ninguém para lê-la? Por que fazer um som se ninguém vai ouvi-lo?”.

Portanto, Tudo menos “Normal” é uma leitura mais do que recomendada para todo mundo. Um livro muito bem escrito e que trata de uma temática muito interessante.

“Quando escrevo, posso ser ouvido. E fazer que me conheçam.”

Para mais resenhas acesse:

site: http://voltaaomundoemlivros.blogspot.com.br/

Dressa Oficial 10/01/2014

Resenha - Tudo Menos Normal
Olá, tudo bem com vocês ?

Hoje venho trazer a resenha desse livro que comprei em uma promoção por R$6,00

É uma narrativa de Jason Blake ele gosta de escrever histórias e ler histórias narradas em primeira pessoa então escreve a história dele em primeira pessoa.

Jason Blake tem 12 anos e tem autismo ele conta como é o seu dia a dia na escola, com os médicos que atendem ele como terapeuta ocupacional e psicólogos.

Jason as vezes fica muito nervoso e não consegue se controlar fazendo alguns movimentos estranhos com as mãos e ele não consegue encarar as pessoas nos olhos, acha que não tem necessidade de olhar para a pessoa pois não saberia reconhece-las.

Jason se mostra um menino muito inteligente e demonstra o autismo como uma doença involuntária, ou seja apesar de ele ter algumas crises que não possui total controle do seu corpo ele pensa em muitas coisas e tem noção de tudo que acontece ao seu redor só não consegue demonstrar isso em suas atitudes.

Ele percebe que as letras que aprende na escola se faladas de forma trocada podem magoar as pessoas.

Pagina 78
Títulos. Nomes. Mais palavras, as mesmas vinte e seis letras colocadas juntas que às vezes magoam as pessoas e às vezes não.

Jason publica uma fan fics na internet e recebe um elogio e contato de uma menina que posta na rede, ele fica todo feliz com essa nova amizade, fica sabendo que vai rolar um encontro desse site com os participantes, sua família decide dar de presente um ingresso para esse encontro e então a possibilidade dos dois se encontrarem pessoalmente aparece.

Página 84
Sinto muito, papai. Sinto muito que você esteja tão triste comigo.
Tudo o que você precisa fazer é mudar uma letra e o mundo todo fica diferente. Como as pessoas. Eu gostaria de poder mudar uma letra e tornar tudo melhor.
Mas não posso, papai.

O livro é legal mas como aborda apenas uma passagem na vida de Jason não achei que me prendeu muito mas me passou uma outra imagem de quem sofre de autismo.

Beijos

Até mais ...

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2014/01/resenha-tudo-menos-normal.html

Hadassa 03/01/2014

Livro espetacular
O modo como o livro retrata a história de Jason ( como se fosse um diário, em primeira pessoa) é espetacular. Já trabalhei com um menino autista, e, ao ler o livro, pude imaginar como se fosse a história do menino com quem eu trabalhei. Livro muito bom, li em duas horas, numa sentada. Me surpreendeu com a veracidade e simplicidade da história contada... No livro, fica constatado o que eu sempre pensei : ninguém é normal, todos somos diferentes em algum aspecto. E só nos resta lidar bem com isso.

Yonara 21/12/2013

O livro conta a estória de uma menino chamado Jason de 12 anos de idade que tem autismo. Jason é muito inteligente, e adora escrever, ele é cadastrado em um tipo de site para escritores iniciantes - ou não - postarem suas estórias, e então Jason conhece uma menina chamada Rebecca que também escreve nesse site. Os dois então começam a trocar mensagens diariamente. Então surge a oportunidade de Jason conhecer sua amiga, porém Jason não fica tão empolgado como deveria, muito pelo contrário, ele tem medo de que Rebecca, quando o vir não goste dele como todas as outras meninas.
Gostei da forma como ele é escrito, em primeira pessoa de Jason, consegui assim imaginar a jeito como ele estava sentindo, todos os vários sentimentos e sensações juntas.
Capítulos pequenos e uma leitura bem fácil e rápida. Apesar de tudo isso, é uma leitura sem grandes surpresas, um livro meio parado, mas bem escrito, portanto valeu a pena ter lido sim.

*Rô Bernas 29/10/2013

Esse é quem eu sou. Esse sou eu.
Gosto muito de ler sobre autismo, mas depois de ler o livro Brilhante, de Kristine Barnett, esse não me empolgou muito, confesso. :/

Jason, o protagonista é autista e ele mesmo conta a história, nos mostrando seu ponto de vista. Algumas coisas são bem interessantes, mas achei a história meio confusa...tinha momentos em que eu não sabia se a coisa estava realmente acontecendo ou era pensamento dele...e isso me confundia.

Algumas passagens que achei bem interessante:

"Mais do que falar em seu próprio idioma, as pessoas gostam de ouvir coisas do jeito que as deixa mais confortáveis. Do jeito a que estão acostumadas. De um jeito com que possam se identificar mais facilmente, como se isso tornasse as coisas mais reais."

"Mas as coisas que as pessoas mais veem é o seu silêncio, porque alguns tipos de silêncio são, na verdade, bastante visíveis."

"Como se mostra consideração. Consideração é uma emoção. É um sentimento. Não se pode fazer um retrato disso. por que as pessoas querem que todos ajam da mesma forma que elas? Que falem como elas. Que pareçam com elas. Que ajam como elas. E se você não fizer isso...se você não fizer isso, as pessoas concluem que você não sente da mesma forma que elas sentem. E então elas concluem. Elas concluem que você não sente absolutamente nada."

"Algumas vezes, as pessoas ficam por perto quando estão esperando você fazer ou falar alguma coisam algo que eles acham que você deveria fazer ou dizer. Então, eles apenas esperam, como se isso fosse ajudar você a entender o que eles querem que você diga ou faça. Não ajuda."

"Mas um espelho não é uma verdadeira representação de uma pessoa. Não é. É um reflexo. É o seu reverso, um oposto puro. Dizem que se uma pessoa realmente visse seu próprio rosto, ela não se reconheceria. Mesmo uma fotografia não é uma verdadeira representação."

"Esse é quem eu sou
Esse sou eu."