Na natureza selvagem

Na natureza selvagem Jon Krakauer

Resenhas - Na Natureza Selvagem

OssosDePapel - Instagram 23/11/2022

Que história tocante! Chris McCandless parece ter sido um ser humano incrível: desapegado materialmente e evoluído espiritualmente. É realmente uma pena que a inconsequência inerente à juventude tenha sido fatal para ele.

Sua sensibilidade e visão romântica da vida me conquistaram. Até sua determinação, obsessiva e ingênua, me deixou consternado.

Espero que ele tenha conseguido o que desejava ao partir para a natureza selvagem; que tenha vivido dias transcendentais no Alasca e que, de alguma forma, TUDO tenha valido a pena.

Lorayne.Stinguel 20/04/2020

"É inegável que viver sem lenço nem documento sempre nos alegrou. Isso está associado em nossas mentes com fugir do passado, da opressão, da lei e de obrigações maçantes. A liberdade absoluta. E a estrada sempre conduziu ao oeste."

Acho que é o único livro em que o filme é melhor, mas somente porque é contado por outras pessoas. A mensagem que esse livro trás é impressionante.

Heidynha 24/03/2024

Leitura reflexiva e um pouco triste.
Tolo ou aventureiro, ele teve coragem de simplesmente ir. Sem se importar com opiniões alheias, ou com exigências da sociedade.
Dói ler alguns trechos, como suas escolhas erradas, e a forma triste em que terminou sua vida.
Ele só queria se aventurar na natureza selvagem do Alaska, viver da terra, e provar que a felicidade não estava naquela vida de "filho de família rica" onde ele vivia.

Nesse livro você vai ver: Nomadismo e minimalismo, problemas familiares, liberdade, e muitas coisas pra refletir.

?"Decidi que vou levar esta vida por algum tempo. A liberdade e a beleza simples dela são boas demais pra deixar passar".

kassya 21/12/2009

Impressões
Ao contrario do que costumo fazer, primeiro assisti ao filme, belíssimo e com uma trilha sonora de arrepiar, mas, parecia que faltava mais, ou talvez fosse aquela velha sensação de despedida, que deixa um buraco no coração, era cedo demais para dizer adeus.

Assim como o filme, o livro é surpreendente e tenho certeza que um é complemento do outro. Nada acontece por acaso, e quando ele decidiu voltar, o mundo disse que era tarde demais!

“Quando você perdoa, você ama e quando você ama, a luz de Deus brilha em você”.

Vale a pena os dois, livro e filme.

pagin 26/12/2009minha estante
Perfeito! Assim como você, primeiro assisti o filme, e isso me levou a ler o livro. Um é o complemento do outro. E os dois são recomendadíssimos!

Tiago.Carneiro 08/04/2020

Muitos pensamentos ...
É um livro estranho, que provoca sensações em você. Muitas vezes me peguei pensando como seria minha vida, ao adaptar a odisseia de Chris à realidade brasileira, me tornando caroneiro, conhecendo pessoas, enfim, vivendo, o que é inegável que o rapaz fez. Outro momento, me peguei pensando na relação que tenho com meus familiares, amigos e afins, e por fim, contemplando minha própria mortalidade. Com certeza o livro vai te fazer pensar e refletir sobre muitas coisas.

Embora o autor tente nos convencer a todo custo que Chris sabia o que estava fazendo, que estava feliz pela vida que levava e tudo mais, não teve sucesso na tarefa. Longe de mim, querer vituperar um jovem que está morto há mais de 20 anos, mas ao avançar no livro, fica evidente irresponsabilidade com que Chris conduziu sua vida durante os 2 anos. Muitas vezes me peguei pensando no livro "como que algo de ruim não aconteceu a esse rapaz nessa situação !" E eu digo que foi um misto de jogo de cintura, autoconfiança e muita, muita sorte. Muitos erros foram cometidos, principalmente pela arrogância do rapaz, como, logo no início do livro, ao ignorar conselhos de um homem que vivia e conhecia aquela região, e que lhe dá carona, rumo a seu fatídico destino.

Para ser justo com Chris, a causa eficiente de sua morte era simplesmente difícil demais, para não dizer impossível, de ser evitada. Sugiro que dependendo da edição do livro que estiver lendo (li uma muito antiga) busque saber o verdadeiro motivo que levou Chris Mcandless à óbito, visto que ela somente se tornou unânime após o ano de 2007. Isso lhe ajudará a ser um pouco mais condescendente com a situação que o rapaz se encontrava, entregando ainda sim mantenho minha opinião em relação à sua história. Recomendo a leitura.

sofianves 08/01/2022

"Mais que amor, dinheiro e fama, dai-me a verdade. Sentei-me a uma mesa em que a comida era fina, os vinhos abundantes e o serviço impecável, mas faltavam sinceridade e verdade e fui-me embora do recinto inóspito, sentindo fome. A hospitalidade era fria como os sorvetes."

"Há dois anos ele caminha pela terra. Sem telefone, sem piscina, sem animal de estimação, sem cigarros. Liberdade definitiva. Um extremista. Um viajante estético cujo lar é a estrada. Fugido de Atlanta, não retornarás, porque 'o Oeste é o melhor'. E agora depois de dois anos errantes chega à última e maior aventura. A batalha final para matar o ser falso interior e concluir vitoriosamente a revolução espiritual. Dez dias e dez noites de trens de carga e pegando carona trazem-no ao grande e branco Norte. Para não mais ser envenenado pela civilização, ele foge e caminha sozinho sobre a terra para perder-se na natureza."
- Maio de 1992

"Passei por muita coisa na vida e agora penso que encontrei o que é necessário para a felicidade. Uma vida tranquila e isolada no campo, com a possibilidade de ser útil à gente para quem é fácil fazer o bem e que não está acostumada que o façam; depois trabalhar em algo que se espera que tenha alguma utilidade; depois descanso, natureza, livros, música, amor pelo próximo - essa é a minha ideia de felicidade. E depois, no topo de tudo isso, você como companheira, e filhos talvez - o que mais pode o coração de um homem desejar?"
(Trecho de "Felicidade Familiar", Tolstói)

"Tanta gente vive em circunstâncias infelizes e, contudo, não toma a iniciativa de mudar sua situação porque está condicionada a uma vida de segurança, conformismo e conservadorismo, tudo isso que parece dar paz de espírito, mas na realidade nada é mais maléfico para o espírito aventureiro do homem que um futuro seguro. A coisa mais essencial do espírito vivo de um homem é sua paixão pela aventura. A alegria da vida vem de nossos encontros com novas experiências e, portanto, não há alegria maior que ter um horizonte sempre cambiante, cada dia com um novo e diferente sol."

Camila Borges 21/08/2022

Incrível!!!
Que experiência reviver essa história por meio do livro!! detalhado e sensível ao mesmo tempo, o trabalho de jornalismo que eu gostaria de fazer. Acho que esse livro mostra bem que simplesmente apontar Chris como louco, sem noção ou até como herói moderno são simplificações que estão longe do que foi a realidade. O ser humano é muito mais complexo que isso, e Chris tinha ambições, motivações espirituais, valores e bom senso, sua história é triste mas ao mesmo tempo confrontadora em vários sentidos. Vale muito a pena conhecer

Dani 29/05/2020

Aventura
A aventura de Chris nos prende do início ao fim. Um livro bem detalhado e escrito nos faz viver e pensar como o personagem, participando de todos os trajetos de sua viagem mortal.
Os indícios de pistas nos deixa curioso e faz com que tenhamos mais vontade de ler e saber sobre essa história real.
Um livro de leitura fácil para pessoas de alma aventureira! Excelente!

Wellington.Vidal 12/09/2020

Dia 100! Consegui!

Um jovem chamado Chris McCandless, tinha tudo para ter uma vida comum de classe média alta com muito dinheiro. Poderia fazer o que ele quisesse, comprar o que estivesse afim, entre outras coisas de muito valor. ⠀

Para quem é apegado ao mundo materialista, isso seria comum para tal poder aquisitivo. Mas não, Chris, no verão de 1990, logo após formar-se, com distinção, na Universidade Emory, McCandless sumiu de vista. ⠀

Mudou de nome, doou os 24 mil dólares que tinha de poupança a uma instituição de caridade, abandonou seu carro e a maioria de seus pertences, queimou todo o dinheiro que tinha na carteira. ⠀

Inventou então uma vida nova para si, instalando-se na margem maltrapilha de nossa sociedade, perambulando pela América do Norte em busca de experiências cruas, transcendentes etc. Sua família não tinha ideia de onde estava ou que fim tivera até que seus restos apareceram no Alasca.⠀

Um dos motivos que fez esse caso ser manchete nos jornais da época e ter intrigado várias pessoas, é porque o protagonista não era um cara comum. O que ele buscava ia além do imaginário, muitas pessoas tentaram buscar de alguma forma, alguma pista, ou qualquer outra coisa que levasse ao esclarecimento deste caso. ⠀

E com toda essa repercussão, o jornalista que esteve envolvido no artigo que foi publicado na revista da edição de Outside sobre Chris, o Jon Krakauer, ele não se conteve em apenas ficar com esse artigo superficial sobre os motivos que levaram esse jovem a fazer o que que fez. ⠀

Ele assim como todos, queria entender muito esse jeito de Chris e por isso, foi além. ⠀

um jovem de família abastada da costa leste dos Estados Unidos foi de carona até o Alasca e adentrou sozinho a região selvagem e desabitada ao norte do Monte Mckinley. ⠀

Quatro meses depois, seu corpo decomposto foi encontrado por um grupo de caçadores de alce.⠀

A história de Chris McCandless gera muitos pontos de vista divergentes uns dos outros. Algumas pessoas admiraram imensamente o rapaz por sua coragem e suas nobres ideias; outras fulminavam que ele era um idiota, um pirado, um narcisista que morreu de arrogância e estupidez. ⠀

Mas leia você e forme suas opiniões sobre ele! No entanto, algo que ficou claro com ou sem pessoas o criticando, é que ele foi corajoso o suficiente para viver uma vida que ele quis, ele fez tudo que estava ao seu alcance para viver de acordo com seus ideais. E isso ninguém pode negar!⠀

Thaina66 28/03/2021

A Felicidade só é Real Quando Compartilhada
A trajetória de Chris McCandless, é conhecida por muitos principalmente depois do lançamento do filme em 2008. E assim como na época em que em seu corpo em decomposição foi encontrado em um ônibus no Alasca e sua história foi parar no jornal, não demorou para aparecer muitas pessoas criticando suas atitudes, o chamando de irresponsável ou imprudente.
Eu mesmo não entendo como tantas pessoas podem se incomodar tanto suas atitudes, e como o próprio autor diz:

"Mas ele e McCandless pelo menos tentaram seguir seus sonhos. Isso é que faz a grandeza deles. Eles tentaram. Pouca gente faz isso."

E como Chris devia ser uma pessoa fascinante, com todas suas ideias sobre a sociedade assim como os relatos das pessoas que cruzaram o caminho dele o descrevem. Se eu tivesse a oportunidade, com certeza iria querer ter uma longa conversa com McCandless.
E sem dúvidas como sua jornada acabou e algo realmente triste, principalmente imaginar como as coisas poderiam ter outro destino tão facilmente.

"E assim se concluiu que somente uma vida semelhante à vida daqueles ao nosso redor, mesclando-se a ela sem murmúrio, é vida genuína, e que uma felicidade não compartilhada não é felicidade. [...] E isso era o mais perturbador de tudo", ele escreveu: "FELICIDADE SÓ REAL QUANDO COMPARTILHADA".

Leila 13/11/2023

Na Natureza Selvagem, obra magistral de John Krakauer, apresenta uma história envolvente e complexa que, ao mesmo tempo, suscita reflexões profundas sobre a busca de sentido na vida. A trama, baseada em eventos reais, narra a jornada de Christopher McCandless, um jovem que decide abandonar a sociedade convencional e se embrenhar na natureza selvagem do Alasca em busca de uma vida mais autêntica.

A leitura do livro, após ter assistido ao filme, revelou nuances ainda mais marcantes e perturbadoras sobre a personalidade de McCandless. A sensação trágica que paira sobre sua história se intensificou, especialmente ao confrontar a aparente insensibilidade do protagonista em relação aos pais. A ausência de comunicação, o silêncio mantido sobre sua vida e a falta de notícias deixaram a família em angústia, destacando uma faceta egoista (na minha opinião) da busca de McCandless por autenticidade, algo que me incomodou demais e confesso, me fez ter certa antipatia pela pessoa do Chris.

A escrita de Krakauer, de fato, se destaca pela sua simplicidade envolvente, conduzindo o leitor por uma narrativa sensacional. Contudo, o que pode ter faltado foi uma identificação emocional mais profunda com a personagem central. A busca individual de McCandless, embora admirável em sua coragem e desejo de transcender as convenções sociais, pode parecer distante e, em certos momentos, até difícil de compreender plenamente.

A tristeza pela morte precoce do protagonista pra mim foi eclipsada pela complexidade de seus sentimentos e escolhas. A desconexão voluntária com o mundo exterior, apesar de provocar reflexões sobre o vazio existencial, pode também gerar sentimentos de frustração e indignação, especialmente quando confrontados com o impacto emocional que ele gerou em sua família.

Ao final, Na Natureza Selvagem é mais do que uma simples narrativa de aventura; é uma obra que desafia o leitor a explorar os desejos de liberdade e a busca incessante por significado. A obra de Krakauer, embora possa gerar discordâncias emocionais, permanece como uma poderosa exploração das complexidades da condição humana diante das expectativas sociais e das tentativas de encontrar autenticidade em um mundo muitas vezes opressivo. Vale a pena a leitura ou então assistir ao filme que achei bem bom também! #ficaadica
André Vedder 13/11/2023minha estante
Raro caso que preferi o filme ao livro, mas ambos valem a pena.

Nathy 07/03/2021

faltam palavras pra demonstrar o quanto esse livro me tocou! achei a narrativa muito sensível e a história de McCandless me despertou muitos questionamentos... impossível olhar o mundo da mesma maneira após uma leitura dessas...

Erick.Prates 26/05/2020

Na Natureza Selvagem
Nem sei por onde começar,sabe quando antes de ler um livro você já sabe que ele vai se tornar um dos seus favoritos?! Então, foi isso que aconteceu; já adianto que gostei muito do livro e da escrita do Jon Krakauer.
O filme já era um dos meus favoritos, mas quando li o livro essa história se tornou ainda mais especial para mim, até porque no livro conta os acontecimentos com mais detalhes e contém momentos que não são mostrados no filme.
Eu sempre pensei em viajar e viver na estrada, por isso vi muito de mim no Chris e acho que muitos vão se identificar em várias partes;
No livro tem muitas anotações que o Chris fez no seu diário, é triste pensar que ele poderia ter se tornado um autor,que isso estava nos planos dele e que nunca veremos nenhum obra de sua autoria por ai, mas aqui a gente encontra toda a sua jornada, com muitos relatos de pessoas que ele conheceu durante o percurso; em
todo início de capítulo contém trechos de livros com temas em comum, e a maioria deles me cativou, recomendo que pesquisem sobre os livros citados. enfim, indico esse livro para almas livres,que amam a natureza e que sentem aquela vontade lá no fundo de explorar esse mundão...e se vocês não tiverem mais notícias minhas, quero que saibam que caminho agora para dentro da natureza selvagem.
Didi 08/08/2020minha estante
definitivamente um dos livros da minha vida!!