Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

beannieboou 23/05/2024

Sobre a desilusão e a solidão
Como pessoas confusas podem machucar pessoas tímidas, decididas e solitárias. Foi uma experiência rápida e poética sobre como acontece um amor idealizado na cabeça, que cria grandes sentimentos rapidamente mesmo sem grandes acontecimentos que explicam os mesmos.

lice 23/05/2024

4??
?Noites Brancas? de Fiódor Dostoiévski me prendeu por completo. Não é uma leitura difícil, achei muito interessante a relação entre o Sonhador e a Nástienka. O livro relata emoções como a esperança, a ansiedade e o amor profundo, e como estas podem nos agarrar completamente, principalmente pra quem é sonhador. Amei incondicionalmente!

Mari 23/05/2024

Sofri mas foi bom
A química dos personagens é muito boa e, nos momentos de diálogo dos dois, consegui ler bem rápido. Não tive muito saco pra Sonhador como personagem sozinho, as descrições dele tanto no início do livro quanto da própria vida, um pouco mais pra frente, foram bem chatinhas e maçantes (aqui ele foi muito "tadinho"), mas ele com a Nástienka me prendia muito - ela, inclusive, contando a própria história, simplesmente amei!

Gostei bastante dessa tradução da Antofágica, senti que a essência da escrita do autor foi bem preservada, ao mesmo tempo que se conversou super bem com o leitor pois, quando se trata de clássicos, geralmente se tem esse receio de serem leituras complicadas e pouco acessíveis. Gostei muito e leria mais livros traduzidos pela editora.

Sofri com o final do penúltimo capítulo e o final do livro, mas foi muito bom, recomendo a leitura!

Urzêdo 23/05/2024

Um sonhador fadado a solidão?
Ler Dostoiévski sempre foi uma vontade muito grande de minha alma leitura. Mas após esse conto introdutório, posso afirmar que este autor com certeza vai ser um dos meus preferidos. Essa é uma história romântica de amores passageiros, amores que te marcam de uma maneira especial mesmo que o tempo em que durou foi mais curto que o tempo que demorará para esquece-lo. É o tipo de amor arrebatador que qualquer louco por amor experiência uma vez na vida, e que o narrador exprime, através de poesia, sua vulnerabilidade diante de um sentindo tão comum as almas mais frustradas: amar alguém que já ama outro alguém.
Dessa maneira, esse é o livro perfeito para quem nos sonhos vive as maiores histórias e que desconhece o sentimento avassalador de um amor correspondido. Com certeza um livro curto mais marcante?
?Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade plena! Seria isso pouco para toda a vida de um ser humano???

allykavi 23/05/2024

Uma fofoca que te prende
Livro curtinho, meu primeiro Dostô e cara como esse livrinho me prendeu. A historia contada é de um rapaz (bem depressivo digamos) que se depara com uma jovem e a salva, após o encontro eles tem encontros amistósos no qual a jovem dama começa a te contar uma história na qual te prende e vc não consegue parar de ler, depois dessa história, você torce para um bom desfecho.

Ingrid.Callado 23/05/2024

Uma obra que se aprofunda de maneira diferente e interessante em temas como a solidão e angústia, com um personagem que narra em sua perspectiva de alguém já desesperançado da possibilidade de um dia ser feliz.

Mesmo com alguns momentos cômicos, os personagens proporcionam ao leitor momentos reflexivos que o farão mergulhar dentro de si mesmo.

MonyicaSantos 23/05/2024

Um clássico
Eu achei uma história muito boa, te pega pela mão e leva, te envolve e te faz acreditar que tudo vai terminar bem.

Maria 22/05/2024

Nós pessoas meio sonhadoras.
Me identifiquei muito com essa novela de Dostoiévski, foi meu primeiro livro dele e virou uma porta de entrada para a literatura russa??

Elizabeth 22/05/2024

Um conto, um rapaz andando encontra uma jovem, ajuda, conversam, ele tenta ajudar mais vez essa jovem e ele que perde.

emol.ga 22/05/2024

Ilusões de um coração solitário
"[...]que sejas abençoada pelo momento de deleite e de felicidade que deste a outro coração, solitário e agradecido! Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade! Mas será isso pouco para toda uma vida?"

Para quem conheceu Dostoiévski através de "Os Irmão Karamazov", assim como eu, ler este título parece algo como uma experiência de fanfic ao qual nosso querido Fiódor se rendeu em sua juventude. Entretanto, não se engane, se você conseguir sobrepujar as cenas cômicas e até mesmo enfadonhas que existem no livro, até mesmo de uma teatralidade exagerada em alguns momentos, verá um discurso de amor, solidão e angústia sobre o passar do tempo muito bem escrito.

Através das poucas páginas, acompanhamos a tragicômica história do protagonista, intitulado como "O Sonhador", em seus encontros noturnos com a, na minha opinião, volátil Nástienka para trocar confidências e contarem um pouco da sua vida um para o outro em uma São Petersburgo que parece desaparecer aos poucos. Não vou negar que senti uma certa semelhança com o filme "500 dias com ela", perdão aos leitores de clássicos e aos cinéfilos de plantão pela comparação, mas assim como Tom, o nosso querido Sonhador acha que os seus problemas serão resolvidos através de um relacionamento amoroso e a Nástienka, por sua vez, se assemelha muito a Summer, que desde o início deixa bem explícito as suas intenções; estas, que assim como no filme, são ignoradas pelo protagonista.

O relato é breve assim como o livro e nada complexo apesar dos rococós na fala do protagonista e a narrativa, por sua vez, se resume a uma história de ilusão amorosa de um coração solitário, onde os próprios personagens são os causadores de suas mazelas, seja por idealizarem ou por serem ansiosos demais. Se você é uma pessoa solitária e sonhadora, assim como o protagonista, vai acabar se identificando com alguns dos sentimentos e angustias dele assim como eu mesma fiz em certa instância, da mesma forma que vai vibrar com o mínimo de possibilidade de um possível desfecho entre os dois. Acredito que algumas reflexões do autor sobre solidão, amor e entrega sejam extremamente válidas para os dias atuais, ademais, não consegui retirar nenhuma outra pérola do livro por sua narrativa extremamente específica com costumes e situações bem particulares da época e do lugar onde foram escritos.

Gosto da escrita de Dostoiévski então seria um livro que recomendaria, principalmente para alguém que quer começar a ler alguma obra dele, entretanto, ele não está dentro da minha lista dos preferidos. Porém, mesmo não estando na lista dos melhores livros já lidos, não está na dos piores e assim, não sinto que foi uma perda de tempo lê-lo, até porque, me senti como uma jovem apaixonada do começo ao fim.

ecdiise 22/05/2024

Dostoiévski divo
Livrinho classudo esse, né? a escrita do Dostoiévski é muito chique, tem um quê de realismo mágico. muito interessante mesmo.

a história não é nada incrível, mas é longe de ser ruim. é um livro curtinho, acho que serve como uma porta de entrada para o mundo de Dostoiévski.

não foi um livro que mudou a minha vida, mas ele com certeza será inesquecível.