Na Ponta dos Dedos

Na Ponta dos Dedos Sarah Waters

Resenhas - Na Ponta dos Dedos

Rita0 24/06/2023

Aquele comentário do Facebook falando sobre as gays trambiqueiras, gay empinando moto, gay dando tiro pro alto... É bem isso mesmo. No filme, pelo menos.
Foi uma surpresa pra mim que a história do livro fosse diferente da do filme. Claro que adaptação alguma é tão fiel à obra original, e para muitas pessoas isso não acaba sendo agradável (eu me incluo nisso), mas aqui é diferente. Tanto o filme quanto o livro são ótimos no que se propõe a fazer.

Mas agora falando apenas sobre o livro: o que é que eu posso dizer? Não sou boa em resenhas e na minha opinião, quanto menos o leitor souber da história, melhor. Você não vai ficar perdido lendo ele, porque é bem detalhista (ok, nem tanto, mas as vezes é um pouco demais) e é tudo muito bem explicado. E a sensação de ir descobrindo cada pequeno segredo ao decorrer da história é impagável. Acompanhar toda a narrativa sem saber se aquilo tudo vai dar certo ou não, pra onde vai levar todo esse esforço, é incrível.

Leiam o livro, assistam o filme.

Manju@_@ 11/06/2023

Chori e Sorri
Fazia muito tempo que eu não sentia esse mix de emoções com um livro, os 50 mil plots que equivalem a um soco a cada página virada dão um tempero especial para o livro, isso me fez ter uma sensação parecida a um choque de realidade a cada capítulo e pôs todos os cacos de saúde mental que ainda me restam, em perigo.
Por muitas vezes eu quis chorar, gargalhar(e as vezes coringar), e quis muito, mas muito mesmo, dar um soco em cada um dos personagens pela tamanha filha da put4g3m deles, é incrível como ninguém se salva nessa.
Felizmente como uma boa passadora de pano que sou, vou proteger meus amores, Sue e Maud, que foram as "menos piores", foi pelo amor delas que eu chorei e me emocionei e quis, por apenas alguns milésimos de segundos, me apaixonar novamente.
O desenvolvimento dos personagens é massa demais, essa história com certeza merece mais do que apenas 500 e sei lá quantas páginas, e a única coisa que me segurou de dar 5 estrelas foi o fato de que toda essa reviravolta me deixou nervosissima e anciosa (tanto que eu demorei pouquíssimo tempo pra terminar o livro).
Enfim, é isso, obrigada por me acompanhar pelo surto que foi ler esse livro :)

caroline891 24/05/2023

Esse livro te choca na pagina 32, ele conta uma história REPLETA de plot twists, é um livro pesado, com vários gatilhos, mas eu adorei o final dele por mais q poderia ter desenvolvido elas mais mas eu gostei.

Yasvie 22/04/2023

Vá morar no mato. De preferência com uma mulher.
Sempre que um livro me intriga e surpreende de maneira positiva eu fico sem palavras ao escrever sobre. Dias e dias se passam sem que a história saia de minha mente e as palavras se misturem em uma confusão de sentimentos. Recentemente Na Ponta dos Dedos me trouxe todas essas sensações.

Já li varios livros com alguma temática envolvendo sexualidade e gênero antes, mas nenhum onde os personagens principais é que passam pelos seus questionamentos, e principalmente nenhum onde tais persongens não se resumem somente a isso. No geral, essas coisas ficam para os secundários. Mas não dessa vez.

Geralmente costumo fazer um breve resumo sobre o que li, porém nesse caso entendo ser necessário certa ingenuidade sobre o conteúdo para que a experiência seja mais satisfatória. O conhecimento prévio claramente estraga as varias surpresas presentes no livro, o que também significa que é melhor ler sem ter visto antes o filme que se baseia neste livro e também nem mesmo ter total conhecimento da sinopse da história.

Mas, creio que saber que esse livro é sáfico, ou seja, há mulheres apaixonadas por outras mulheres, trás um apego maior na hora de escolher essa história para ler e apreciar, porque essa é uma das partes mais belas por conta da sensibilidade presente na hora da narração dos acontecimentos entre elas. Os sentimentos e ações são tão puras e verdadeiras que aquecem o coração de qualquer um, e principalmente de alguém que sente o mesmo que elas na vida real.

Na primeira parte conhecemos Susan e Maud, duas garotas de mundos diferentes, Maud passa seus dias lendo livros para seu tio, livros esses que só entendemos e conhecemos na segunda parte quando vemos o que realmente se passa naquela casa no ponto de vista da Maud. E Susan, narradora da primeira parte, mora em uma casa com ladrões e contrabandistas, e mesmo sendo a mais correta deles conhece a Maud em uma dessas varias tramas.

O livro se passa no século 19, o que surpreende na temática e no quão bem feito tudo é, nas descrições dos detalhes, as roupas, os acontecimentos, tudo é tão bem realista e fiel que dá a real sensação de que a Maud e a Susan, persongens principais, realmente existiram.

Na ponta dos dedos é um livros completo e complexo, os dois por contar tudo nos detalhes necessários para a compreensão dos acontecimentos e entendimento dos motivos dos persongens para seus atos, que são muitos. Não existe voltas e retornos, tudo segue seu caminho e tudo termina como tem que terminar, sem voltas mirabolantes nem fantasias, vemos a possível realidade e nos sensibilizamos com ela.

Definitivamente, um livro que merece ter mais reconhecimento pelo que entrega e pelo que demonstra, um amor entre duas mulheres em uma época que nem elas mesmas poderiam ter conhecimento disso, enquanto todos estão presos em uma sociedade que diminui e maltrata os mais frágeis, as mulheres e as crianças. E por fim, recebemos o fim sáfico que quase nunca temos, ou seja, um minimamente completo e feliz.

Damadanoite 22/04/2023

Perfeito é o nome do livro
Cheio de descobertas e revira-voltas sério melhor impossível. Tanto que eu li duas vezes. Uma online e a outra eu fiz questão de gastar uma nota kkkkk para comprar o livro na livraria porque valia a pena demaiiiis da conta. É sem dúvidas uns dos meus livros favoritos do mundo inteiro.

Msouzarc 21/04/2023

Meu deeeus, esse livro é demais.
Com muitas nuances e cortes diferentes, não era nada do que eu estava esperando, uma história muito boa mesmo cada pagina é uma nova revelação acontecendo.
Queria ter lido antes, mas ficava adiando com medo de não gostar e por causa do numero de páginas, mas me prendeu tanto essa leitura que me arrependo de não ter lido antes. Amei amei amei.

Isasoaresg 21/04/2023

Patrícia nunca erra
Uma obra como todas de Patrícia: você não sabendo que está perdendo até ler.
Tradicional, bem escrito, envolvente e emocionante

Gabriella 12/04/2023

Esse livro é tudo
Eu achei bem maçante no começo, depois me acostumei com a escrita. é excelente! os plot twists, personagens... é maravilhoso. algo que pesou pra mim foi o final. pareceu corrido demais

Carolina.Dall 21/03/2023

Um livro cheio de revelações
Quando comecei a leitura não sabia muita coisa sobre a história, só que era um romance de época sáfico e que envolvia ladrões, foi ótimo ler sem saber detalhes do livro, você começa achando uma coisa sobre a relação da Sue e Maud, depois pensa que ficou perdida, são várias revelações e acontecimentos não esperados, recomendo demais, um calhamaço gostoso de se acompanhar

Iza 29/01/2023

avassalador, não existem outras palavras pra esse livro
Do início ao fim, o livro é espetacular. É o tipo de experiência que você gostaria de esquecer pra viver denovo, bem trabalhado com todos os personagens complexos desenvolvidos na medida certa, e erros mínimos que se corrigidos não fariam diferença pro tanto que esse livro vai além da construção perfeita dele. É pesado, é real, é instigante, te mergulha dentro da história e te deixa apreensivo MUITO cedo.
O começo me prendeu muito, e quando chegou no quase meio ele deu uma parada, mas mesmo assim, mostrar o p.o.v da outra personagem a partir de tudo o que vinha acontecendo mostra o cuidado e bom trabalho da autora de construir o romance.
*OS PLOTS DA METADE DO LIVRO SÃO >>>>>* arrisco dizer que já nessas partes eu já havia dado as 5 estrelas dele?? e no final só favoritei, experiência incrível!

UM DOS MELHORES ROMANCES LESBICOS/SÁFICOS QUE JÁ TIVE O PRAZER DE LER, E PRA QUEM TEM ESTÔMAGO, VALE MUITO A PENA!