Na Ponta dos Dedos

Na Ponta dos Dedos Sarah Waters

Resenhas - Na Ponta dos Dedos

Aguiar 27/01/2022

Surpreendente
O que me motivou a ler foi a representatividade safica mas a trama me envolveu demais. A história tem plots twists que me fizeram de boba, cenas fofas, algumas revoltantes e outras de suspense.
Apesar das muitas páginas, mal senti o livro passar de tão imersa que estava na história de Sue e Maud. Recomendo pra todo mundo.

Bia 23/01/2022

Tinha tudo pra eu me apaixonar, mas...
É um bom (ótimo!) livro pra quem começa sem expectativas, de mente aberta. A escrita da autora é perfeita, magistral, e as personagens são maravilhosamente cativantes e bem desenvolvidas. Eu amei muito esses detalhes. O que me decepcionou mesmo foi que eu esperava mais romance e me desconectei do livro após a parte um. Depois de já estar íntima da Sue e principalmente de como ela terminou no final da parte um, tive zero vontade de continuar lendo pelo ponto de vista da Maud, principalmente por causa do salto temporal. Darei 4,5 estrelas por isso ?, porque de fato é um ótimo livro, apesar da minha experiência ter decaído um pouco.

Gabs. A 13/01/2022

Ladrão que rouba ladrão...
Árdua é a tarefa de recomendar esse livro, sem potencialmente revelar muito da trama e estragar a experiência de um futuro leitor.
Digamos então que é uma história sobre a arte da malandragem e do desejo.

Quando sexual, o desejo pode ser lido como luxúria.

Quando relacionado ao dinheiro, o desejo se torna cobiça.

Na gana em fazer mal a outra pessoa, chamamos o desejo de crueldade.

Mas e quando o desejo se mostra como um bem-querer inocente e belo, seria então essa forma o que conhecemos por Amor?

É curioso como podemos desejar uma coisa em modos muito diferentes, ou desejamos coisas diferentes, que no fim, podem acabar se revelando a mesma coisa - Sim, um bocado confuso, mas reflete a loucura de acontecimentos que é esse livro (haja fôlego para tanto plot twist carpado, meus amigos hahaha)

A história é riquíssima e dúvido alguém chegar ao final tendo adivinhado como termina.

Ps; o filme também é incrível e mesmo a história sendo bem diferente, vale super a pena.

Cássia 05/01/2022

Reviravoltas e surpresas
Sue é contratada como criada de quarto de Maud com o objetivo de convencê-la a se casar com o trapaceiro Gentleman, para ficarem com a fortuna da moça. Mas os planos se tornam difíceis de serem seguidos, quando outros sentimentos surgem na relação com a patroa.
O livro é narrado nas vozes de Sue e Maud, alternando nas três partes. Tem reviravoltas, surpresas, suspense, drama. Um bom livro.

Mary 21/12/2021

TUDO DE BOOM
Eu tenho que admitir que a leitura desse livro foi motivada 100% pelo fato do meu filme favorito (A Criada) ter sido baseado nele, sendo assim eu ja tinha um carinho enorme por ele, mas não imaginava o quanto eu iria amar.
O livro é sim um pouco desgastante pela escrita difícil por conta da história se passar no século XIX, mas nada que te faça desistir.
A história traz em partes a perspectiva das duas personagens principais, Maud e Susan, e o tempo inteiro você se contradiz com seus próprios entendimentos sobre quem é o vilão da história. Mas será que uma ação ruim te torna um vilão imediatamente?
Temos um romance sáfico, mas não vi o romance como foco do livro, diferenciando um pouco do filme que da mais visibilidade a isso, porém me prendeu de qualquer forma.
Aqui nós temos uma relação de amor e ódio andando lado a lado, não só entre as personagens como a você leitor.
Sem palavras para descrever a experiência de ler esse livro, recomendo muito.

zirtaeb 29/10/2021

EMOÇÕES.
esse livro é uma mistura de emoções. aquele livro que tu sente a dor, a agonia, o amor. uma leitura que te prende. super recomendo

vivica 21/10/2021

Sem palavras
Esse é o tipo de livro que te deixa sem palavras, e a cada página você fica ainda mais abismado. É um livro difícil de ler em algumas partes, mas vale muito a pena. Li sem saber de absolutamente nada do plot, e que história do [*****]!!! Ainda tô tentando digerir tudo que aconteceu nessa história, e acho que ainda vou precisar de tempo pra isso, pq é justamente isso que essa história faz, mexe completamente com o seu psicológico. De longe, um dos melhores que li esse ano

aile 30/09/2021

Na Ponta dos Dedos
Assisti ?A Criada?, ainda em 2019, e me apaixonei pela história da ?inocente? Hideko e sua criada Sook-Hee, então ganhei de presente o livro, cerca de um ano atrás; quando chegou, tentei ler as primeiras dez páginas e achei maçante, e acabei deixando quieto na estante, até cerca de uma semana atrás, que venci a preguiça e o preconceito que tinha com o livro, e foi uma ótima decisão.
Fui com a expectativa alta por causa do filme, e em momento algum me decepcionou: inclusive superou minhas expectativas! Pensei que não fosse me surpreender por já saber o plot, mas foi totalmente o contrário, e que final foi esse???
Precisamos de mais histórias de lésbicas trapaceiras!!!

Bela 28/09/2021

A primeira e a terceira partes sao bem legais, mas a segunda - que é a maior - é bastante fadigosa.
Acho que a autora gasta tempo demais descrevendo alguns acontecimentos sem que essa demora acrescente muito à narrativa.
A história é boa, cheia de reviravoltas etc, mas escrita de uma maneira um pouco cansativa pra mim.

Letícia 04/09/2021

Gays trambiqueiras e não como coitadinhas, foi isso que eu pedi aqui SIM!!!
Queria mais do casal?
Claro.
Gostei que a história como um todo ofuscou o casal?
Não.
Faria sentido ter mais cenas delas no meio da história?
Não também. Droga.

Maud pisa na barata morta da Susan de uma forma absurda. Mal consegui absorver o impacto e já estava de joelhos ao pé da milady. Que mulher, sabe? Perfeita.

Esse livro é formado por personagens detestáveis, com excessão das duas principais. Podem ser irritantes, mas são as que mais gostei.

O livro foi meio arrastado para mim, mas acabei de me rendendo ao lembrar da história com carinho. Pode ter sido longo demais, mas com toda certeza valeu a pena.

Chelsea 30/08/2021

Povo tudo doido ?
Essa é uma das raras ocasiões em que eu prefiro o filme. Ainda assim é um livro bem interessante, cheio de reviravoltas. Alguns trechos são mais lentos e foi mais difícel de manter o ritmo de leitura, mas valeu a pena.

Aline.Rosa 16/08/2021

Acho que li errado. ?????
Gente, me surpreende tantas resenhas dando 5 estrelas para esse livro. Simplesmente não rolou para mim. Não gostei da escrita da autora, achei várias partes monótonas e repetitivas, personagens duvidosos que, até depois de ter terminado a leitura, eu não sabia de qual lado estavam, a estória meio que se perdeu, foi recuperada e voltou a se perder; o final, para mim, foi cagado. Enfim, feliz por quem conseguiu aproveitar a leitura, mas para mim, não desceu, não.
PS: O que foi aquele casaco de pelos de cachorro?!!! ?
Nagisa 18/09/2022minha estante
ENTÃO! A MERDA DO CASACO! Esse livro me tirou do sério e ainda não entendi nada, super confuso

Gus 12/07/2021

Demorei bastante pra conseguir chegar em 50% desse livro, mas quando passou isso o livro foi bem rápido. A leitura envolveu mais, me deu clareza do que tava acontecendo e premiou um bom final.
Não vi o filme e nem a série, mas gostei do desenrolar da história. Bem escrito, sem dúvidas.

Malu 08/07/2021

Não sei o que sentir quanto a esse livro...
Eu não quero escrever uma resenha longa, então não vou me adentrar em todos os pontos que me fizeram ficar decepcionada com esse livro, mas esse é de longe um livro que eu não recomendaria, principalmente para quem já assistiu ao filme “A Criada” (que é baseado nesse livro). Com isso eu não quero dizer que o filme é melhor que o livro, mesmo porque eu considero que cada um tem seus próprios atrativos, dentro de seus próprios contextos.
Bom, se você já viu o filme talvez sinta o mesmo desconforto que eu, pois o livro na verdade é bem surpreendente quanto ao final, as últimas 280 páginas são totalmente inéditas para quem viu o filme, mas, em contrapartida, as outras 300 páginas que vieram antes são idênticas ao que já conhecemos do filme, e, como se trata de um romance histórico, eu considero a escrita da autora muito lenta e, algumas vezes, chata. Temos duas narradoras na história e a primeira parte narrada pela Sue é tão lenta que eu quase desisti no começo, mas a narração de Maud salva um pouco.
Outro ponto que não gostei muito foi que o romance não foi bem explanado, a sensação que tive é que em um momento elas eram estranhas e no outro se viram apaixonadas. Consigo entender que pelo contexto histórico essa é uma realidade bem comum, mas acho que pela forma lenta como a história foi levada o romance poderia ter sido melhor desenvolvido.
Para que não pareça que eu só vi defeitos no livro... Não posso deixar de dizer que a autora tem um domínio da escrita espetacular e o livro todo é tão rico em detalhes que tem cenas que você consegue sentir cheiros e quase tocar nas coisas, A partir das páginas 280 (isso aqui é destinado a quem já viu o filme) a história fica tão envolvente e surpreendente que você não consegue parar de ler. Li as últimas 300 páginas em 3 dias de tão envolvida que fiquei (mas quase desisti tantas vezes antes...).
Então é isso, se você não viu o filme, por favor leia, deve ser incrível poder ler esse livro sem nenhuma noção prévia. Se já viu o filme, leia também, mas sabendo que o começo pode ser bem chato e não é exatamente um livro barato...