Na Ponta dos Dedos

Na Ponta dos Dedos Sarah Waters

Resenhas - Na Ponta dos Dedos

Jhe 04/07/2021

Ouro reluzente
Nas primeiras páginas com a narrativa de Susan sobre a sua criação e o que sabe sobre trapaças, roubos e golpes, ela cita a moeda brilhante, aquela que mesmo falsa, enche os olhos dos ladrões.
"Na Ponta dos Dedos" é moeda de ouro, reluzente, brilhante e real. Você pode ter assistido ao filme de Park Chan-wook achando saber o que esperar dessa narrativa e até um dado momento, há de ter razão, mas a história segue sendo muito mais complexa e ainda mais genial do que a obra audiovisual.
Susan e Maud tem as sua vidas entrelaçadas. É um fato. Elas deviam se conhecer e é do destino, fazer com que elas fiquem juntas. E que bonito e gratificante é pra mim, acompanhar como leitora a vida de ambas se entrelaçando através dessa obra GENIAL de Sarah Waters.
A forma como tudo faz sentido: a profundidade de cada um das personagens, mesmo aquelas que aparecem com menos frequência. O desenvolvimento da narrativa e como tudo, de alguma forma, tem conexão. O detalhamento e ambientação da época. É incrível. Um livro incrível!
É um trabalho primoroso, uma leitura fluida, gostosa e envolvente. Marcante.

Tereza 30/06/2021

Voltando a viver novamente!
Já tinha visto o filme A Criada(filme baseado no livro) várias vezes e de início pensei que o livro não traria surpresas, até porque a sinopse do filme é igual o do livro. Ah como eu estava errada e como foi delicioso estar errada, a trama no livro é abordada de forma diferente da do filme e a escrita da autora invade o seu corpo como um parasita, se instala no seu cérebro pra você ficar pensando no livro a cada momento do seu dia até você ir e devorar mais algumas páginas.

Caro leitor, literatura não é consenso mas venho aqui expressar minha vivência lendo esse livro e supor que talvez se torne a sua. Ele não vai parar de te surpreender, quando você menos espera o livro vai te manipular e fazer você pensar que está ciente de tudo, depois ele vai te tirar o chão, fazendo você se envergonhar de ter sido enganado da maneira que você foi e tornar isso prazeroso.

Infelizmente é um livro que pra mim doses homeopáticas não eram o suficientes e me fez ficar estagnada lendo ele, após o término dele estarei voltando a minha vida e minha rotina novamente. Só tenho a agradecer a autora por esse trabalho esplêndido.

starsea 29/06/2021

incrível
socorro a obra é simplesmente maravilhosa. a forma em que a sarah desenvolve a trama, alias amei a escrita dela ela é bem detalhista e meu deus os plot twist que acontem no decorrer aaaaaaaaa você fica ansiosa de qual rumo vai terminar mds e se tornou meu livro fav e é isto leiam (queria mais momentos da maud e sue)

Marisa.Monteiro 25/06/2021

Livro muito bom, a trama é um pouco diferente do enredo da adaptação para o cinema e pode até ser mais bem estruturado e coeso. Com certeza vale a pena a leitura!

kk3thess 25/06/2021

A história é boa. De verdade. Se eu cheguei até o fim do livro foi por causa dela. Só que tinha um pequeno e, paradoxalmente, enorme problema me impedindo de embarcar no livro: a escrita da autora. Eu já li livros super descritivos, é basicamente um dia normal para um fã de fantasia como eu. Já li livros onde o estilo do autor fala alto. Não foi o caso deste aqui.

A descrição, ao invés de me ajudar a imaginar a história, limitava a visualização dela na minha mente. O estilo de escrita da autora, ao invés de criar uma identidade distinta para a leitura, soava mais como exercício de estilo gratuito do que algo apropriado para contar esta história. Não é a toa que a leitura flui melhor no terço final do livro, quando todo esse excesso é consideravelmente reduzido porque a narrativa já não tem mais espaço para ele.

Na Ponta dos Dedos não é um livro ruim. De certa forma, nem uma experiência de leitura realmente ruim foi. Só que quando fatores aparentemente pequenos conseguem me incomodar mais do que um mero "isso é chatinho", significa que eles não foram tão pequenos quando pareciam.

Cinthya camila 25/06/2021

Esse é um daqueles casos nos quais o filme sai melhor que o livro. Mas isso não significa que o livro seja ruim. Pelo contrário, é tão bom quanto. Só que as adaptações são mais dinâmicas. Aqui algumas cenas foram maiores do que precisavam ser.
As reviravoltas são bem inesperadas. E prazerosas de ler.

Rafael Vinícios 20/06/2021

Na Ponta da Resenha
Fui tapeado. E que bom que fui. Num livro que a história se passa nas mãos de uma ladra, nada mais justo que se engane por confiar nos dedos que vão levar te por caminhos inesperados. Metáfora.

Me surpreendi muito, mais vezes do que esperava, diga-se de passagem, mas valeu a pena cada capítulo lido. Gostei muito da ambientação de época, as reviravoltas constantes e a trama ardilosa.

A única coisa que me cansei foram de algumas cenas mais longas, lentas e minuciosamente detalhadas. Me arrastei e parei algumas vezes pois não conseguia fluir. Fora isso achei o livro brilhante.

Dando continuidade na meta de ler autores e histórias LGBTQIA+, foi uma leitura muito importante e que recomendo.

Felipe Mello 13/05/2021

Uma Montanha-Russa de Sensações
Do genial ao monótomo ao longo dos seus esquizofrênicos capítulos, visto que apesar da elegante narrativa de Waters em relação às observações e sentimentos de suas duas protagonistas, em alguns momentos parecia que eu estava lendo um diário, o erotismo de sua obra foi tratado com tanta sutileza que nem consigo encaixai-lo no gênero. Pois, faltou um pouco mais de ousadia da autoria em desenvolver a homossexualidade de ambas, uma vez que em nenhum momento comprei o suposto romance que alvorece entre as duas, como julguei estranho a mudança brusca de comportamento que a Maud passa a ter com a Sue(depois dos abusos que a sua antiga criada Agnes sofria), mas o livro possui duas reviravoltas de explodir a cabeça, que não me fez sequer piscar os olhos conforme os lias nos seus maravilhosos sexto e décimo segundo capítulos, visto que me compensou pela cansativa monotonia de alguns dos seus capítulos anteriores e posteriores(o décimo terceiro foi de longe o pior), após ter ficado satisfeito com o seu decente final. Apesar da decepção, o saldo final foi positivo.

Simone de Cássia 04/05/2021

Livro fantástico! Uma história muito bem pensada e escrita, com personagens extremamente cativantes, daqueles que nos fazem rir e sofrer com eles. A autora foi incrivelmente criativa e deu várias reviravoltas na trama... daquelas reviravoltas que você fica: "eu pensei que já sabia tudo e não sabia era naaaaada!!!" Por pelo menos 3 vezes tudo mudou e fiquei com queixo caído... rs rs Cenários bem construídos, nada de pontas soltas e final condizente. Enfim, um excelente livro, candidato a deixar ressaca literária. Amei!
Helder 04/05/2021minha estante
Ai sim. Já faz tempo que quero ler este livro. Assim a vontade só aumenta. Veja o filme agora. Ele é muito bom tb.

Bete 04/05/2021minha estante
Ai Simone,agora preciso começar a ler!Ja faz tempo que estou enrolando.rsrsrs

Simone de Cássia 04/05/2021minha estante
O livro é muito bom, Helder, acho que vc vai gostar. E obrigada pela dica do filme. Vou ver sim.

Simone de Cássia 04/05/2021minha estante
Bete, eu adorei!!!!

Bete 04/05/2021minha estante
Vou tentar ler,pois tenho tambem um outro dela(Afinidade).

Mariah 23/04/2021

no brain, my last brain cells all gay
Indo fazer umas questões de matemática pra recuperar os neurônio que eu perdi lendo esse livro
estrelas:
- escrita > 5
- enredo > (1-300 -> 5)
A autora enrola muito depois/ o final recupera as 4 estrelas.
. já tinha visto o filme e nem percebi durante a história, só achei parecido no final (leitura as cegas)
. Logo: se a sua preocupação é já saber a história haha, não você não sabe a história.
. Não é um livro que vai mudar sua vida, mas é uma leitura que te supre, te deixa mais feliz com a vida quase que uma cura praquelahmm low energy aleatória que te atinge sabe? - Claro isso só acontece se você gostar de romance e palavras bem estruturadas e não for sla heterotop enfim boa noite, boa leitura cariños

chuwanning 10/04/2021

sue e maud, entrem na minha casa
Esse livro.... esse livro! Não pegue spoilers antes de lê-lo! Mas também não vá achando que será completamente igual ao filme "A Criada", o filme teve toda uma adaptação ao contexto de tensão política Coréia-Japão. O livro é incrível, não supera o filme, infelizmente, pois as obras de audiovisual do Park são absurdas de boas. Mas é um livro que vale muito a pena, com um romance eletrizante, revoltante e pra te fazer gritar no final (de alegria e liberdade).

sailormiah 10/04/2021

Foi um livro completamente diferente do que eu imaginava, mas que pra mim funciona super bem.
Desde o começo eu sabia que todas as maquinações que estavam sendo feitas tinham tudo para dar errado, mas nunca imaginei que teríamos tantas reviravoltas durante a história. Em alguns momentos achei que a narrativa ficou um pouco massante, mas a vontade de descobrir o que aconteceria com essas personagens no final sustentou tudo muito bem.

Lenas 23/03/2021

Sarah Waters brinca com o leitor, oferece incríveis reviravoltas na trama, e, além disso, consegue entrelaçar tudo perfeitamente por meio de pequenos detalhes e descrições que se repetem durante a narrativa. Amei!

Fiquei pasma em vários pontos e passei muito tempo tentando descobrir o que estava realmente acontecendo.

Acho que a experiência de quem lê esse livro sem saber nada sobre o enredo deve ser muito mais incrível/chocante.