Ficções

Ficções Jorge Luis Borges

Resenhas - Ficções

Ghuyer 19/01/2022

Eu não sei o que estou fazendo aqui, tenho apenas 30 anos
Eu não tenho maturidade para fazer uma resenha sobre Jorge Luis Borges. É possível que a genialidade do mestre argentino ainda não esteja ao meu alcance. Gostei da maioria dos contos nesta seleção. Alguns são brilhantes, outros intrigantes, e muitos não me pareceram ser nada demais - talvez não por acaso alguns desses são os que mais vejo serem elogiados como obras-primas, então o problema deve ser eu mesmo.
Marcelo.Alencar 04/02/2022minha estante
Acho que era assim. Há alguns anos comecei a ler. Parei. Hoje, mais maduro como leitor, vou pegar de volta na prateleira de casa.

Carolina 01/10/2023minha estante
Acho que quem leu acha que entendeu ? mas só quem entendeu foi que escreveu ?

yascosta 10/01/2022

não deu muito certo pra mim. as narrativas fantásticas envolvem temas que sempre retornam a guerras, bibliotecas e labirintos ficando um tanto quanto repetitivo

não dá porém pra negar a habilidade clara que borges tem com a escrita. de forma geral, se diferencia de todos os autores que já li por sua temática e estilo de escritas serem bem específicas.

das 16 partes, gostei de 6. as ruínas circulares, três versões de judas iscariote e tema do traidor e do herói foram as melhores, e sinceramente? brilhantes. me aventuraria por outra obra de borges? muito cedo pra dizer

Truga 05/12/2021

Não fez meu estilo. Indico com ressalvas.
Esse é um livro de contos, diferente da maioria dos livros aqui. O livro “Ficções” reúne dois textos já famosos do autor “O jardim de veredas que se bifurcam” e “Artifícios” e cada um desses dois textos é composto de alguns contos.

Achei que faltou maturidade literária minha para compreender as várias referências que Borges utiliza em seus contos. Os contos são muito doidos porque evocam personagens reais em situações “irreais”, não tendo um compromisso fiel com a realidade. Seguir as divagações não foi fácil.

Achei difícil acompanhar o encadeamento das ideias, mesmo no início dos contos que já começam com os pés no peito. Tive que ler algumas páginas mais de uma vez. De modo geral achei que os temas dos contos são originais e Borges “pensa fora da caixa”. Sei que esse livro é o mais famoso do autor, que o colocou de uma vez na literatura internacional de ponta, mas não me empolgou.

O conto que mais me empolgou e que consegui acompanhar foi a “biblioteca de babel”, mas porque eu já conhecia a história da biblioteca de outros textos. Para alguém que nunca tivesse ouvido falar da história, eu acho que seria difícil acompanhar a grandiosidade do conto.

RESUMO: no geral me deu sono, foi difícil completar a leitura. A criatividade de mobilizar o real e o surreal é inquestionável. Indico com ressalvas para leitores experientes e acostumados com contos.

IG literário: trugaindica
yascosta 10/01/2022minha estante
senti exatamente a mesma coisa!!

Titi 19/11/2021

A literatura permite imaginar sem restrições. E Borges em ficções foi hábil nisso, o livro todo me cativou, eu oi ele relativamente rápido, porque todos os contos, apesar de cheios de informações, são muito cativantes. O estilo de escrita e a genialidade desse louco com certeza estarão guardados na minha mente.

Gisele 19/11/2021

Algumas histórias de leitura muito cansativa, arrastadas. Vale a leitura por tudo que Borges trouxe para a literatura distópica.

Luh 12/11/2021

Desafiador e maravilhoso
Esse livro é de uma inteligência absurda... Se você não tem uma bagagem literária sólida, como eu, vai encontrar certa dificuldade na leitura dos contos. Para ajudar na interpretação indico a série de vídeos sobre o livro da Aline Aimee no YouTube. Foi a partir da análise dela que pude perceber mais claramente como Borges é sensacional e extremamente inteligente, como suas metáforas são bem construídas e como as suas filosofias são de uma sagacidade absurda.

Marcos 12/11/2021

Não é fácil, mas vale a pena
Ficções é um livro de fantasia que contém vários contos ficcionais, tendo isso em mente deve-se considerar os símbolos chaves para os contos: labirinto, espelho, círculo, punhal, etc. Cada símbolo possui um significado, o círculo por exemplo representa a repetição enquanto que o espelho representa o infinito. Ao menos foi essa a interpretação que tive de tais símbolos, mas recomendo buscar os peritos nos Youtube. O primeiro conto, Tlon, Uqbar, Orbis Tertius, se torna a introdução ao universo borgiano. As leis de Tlon regem não só esse primeiro conto, mas todos os outros que vem a seguir através dos símbolos chave. As reflexões proporcionadas por esse livro possuem cunho filosófico/psicológico/sociológico, uma vez que trazem reflexões sobre nossa existência, sobre a moral e sobre nossa sociedade. Essa foi a mimha interpretação do universo borgiano, qual a sua?

CrisVieira~ 07/11/2021

Um Jardim Sem Nome...
Sinceramente, eu apenas decidi ler este livro por causa do conto 'O Jardim dos Caminhos Que Se Bifurcam' (e me surpreendi com a qualidade dos demais contos deste livro. Borges realmente merecia o Nobel de Literatura!) que foi indicado pelo escritor Italo Calvino na maravilhosa obra 'Seis Propostas Para o Próximo Milênio'. Na verdade, cada uma das Propostas de Calvino nos leva à leitura de livros com os quais talvez jamais tivéssemos tido contato se não fosse a obra de Calvino. E o mais interessante é que este autor indicou a leitura de 'Seis Passeios pelos Bosques da Ficção', do escritor Umberto Eco, o qual, em contrapartida, também indica uma das obras que mais amo na vida de Italo Calvino: 'Se Um Viajante em Uma Noite de Inverno'.
Foi uma jornada a leitura destes livros ao longo deste ano e no fim do anterior que me surpreendeu, por terem sido leituras riquíssimas de um Saber e erudição acessível e admirável da parte destes autores, e que felizmente, eu encerro naquele Jardim, que não possui explicação sobre qual seria, mas que nos envolve e que rege nossas vidas como um relógio invisível e sempre presente.
Tem de ler esta obra para descobrir o que seria este 'Jardim'...
Foi um TEMPO glorioso na companhia destes livros tão soberbos que eu indico aos fãs destes autores: Borges, Eco e, principalmente, Calvino - que iniciou esta "brincadeira" de leituras como uma caça ao coelho -; mas que também recomendo àqueles que sempre estão à caça de livros ocultos em outros livros; os quais apenas parecem ter sido criados para nos enriquecerem com a descoberta destas pérolas de conhecimento sobre Escrita, Livros e mesmo a Vida.
E o prazer da leitura? Isto é por nossa conta, leitoras e leitores!

Lista de Livros 19/10/2021

Lista de Livros: Ficções, de Jorge Luis Borges
“A verdade é que vivemos adiando tudo o que é adiável.”
“Dormir é distrair-se do mundo.”
“Então compreendi que a covardia de Moon era irremediável. Pedi-lhe sem jeito que se cuidasse e me despedi. Aquele homem com medo me envergonhava, como se fosse eu o covarde, não Vincent Moon. O que um homem faz é como se todos os homens o fizessem. Por isso não é injusto que uma desobediência num jardim contamine a todos; por isso não é injusto que a crucificação de um único judeu baste para salvar todo o gênero humano. Talvez Schopenhauer tenha razão: eu sou os outros, qualquer homem é todos os homens, Shakespeare é de algum modo o miserável John Vincent Moon.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2021/09/ficcoes-de-jorge-luis-borges.html

GiSB 14/12/2021minha estante
Comprei pra ler. Estou na expectativa pra ver se o tal do Borges é esse rei da cocada preta que todo mundo diz. Comprei Tb o jogo da amarelinha dele, pelo nosso motivo. Mas gostei da sua resenha, cativante e instigante.

caio.lobo. 14/12/2021minha estante
Borges é um alucinógeno

Paulo1584 09/10/2021

Como resenhar contos?
Primeiro que "Ficções" reúne duas obras: "O jardim de veredas que se bifurcam" (1941) e "Artifícios" (1944). Além disso, cada um deles é composto de alguns contos...

Dito isso, o que tenho a falar sobre essa multiplicidade?
Bom, Borges é um ficcionista de mão cheia e parece se preocupar bastante, nessa obra, com o que chamamos de "ficção". Não a toa, o autor traz vários contos onde personagens "reais" são mobilizados em situações as mais irreais ou "surreais" possível.

É sobre um reino onde a verdade é o que menos importa.

De todos, destaco o conto "a forma da espada", onde a ilusão é trabalhada arduamente para que possamos apreciar boa literatura; ótima literatura!

Allisson 21/08/2021

Leitura muito boa, mas difícil. Alguns contos são interessantíssimos pela argumentação e originalidade, além da inserção de elementos que provam o vasto conhecimento do autor, contudo, entender as rotas que eles tomam não é dos exercícios mais fáceis. Vale a leitura como experiência de vida.

Ludmila 05/07/2021

Livro para ser relido várias vezes!
A biblioteca de babel

"O universo (que outros chamam de biblioteca)... No corredor há espelhos, que fielmente duplica as aparências...Eu prefiro sonhar que as superfícies polidas figuram e prometem o infinito." (P.69)

"Talvez a velhice e o medo me enganem, mas suspeito que a espécie humana - a única - está em vias de extinção e que a Biblioteca perdurá: iluminada, solitária, infinita, perfeitamente imóvel, armada de volumes preciosos, inútil, incorruptível, secreta"! (P. 78)

Ingrid 29/06/2021

Me falta a bagagem literária para ler Borges, eu acho. Sei da imensidão dele, todos os livros teóricos de literatura mencionam ele, mas... No geral, me deu sono. Lia uma página, cochilava. Foi bem difícil chegar ao final. Inquestionável criatividade. Talvez deva revisitar em alguns anos, com mais conhecimento.
yascosta 10/01/2022minha estante
também me senti assim, acho que estava com a expectativa muito alta ou simplesmente não estou no ponto de alcançar um raciocínio desses ainda.