A Lista do Ódio

A Lista do Ódio Jennifer Brown

Resenhas - A Lista Negra

Isis 12/11/2015

Super bem escrito, ele conta a história de um casal de adolescentes que sofrem com problemas familiares e ainda precisam lidar bullyng na escola.
Val então decidi fazer uma lista negra com nome das pessoas e de coisas que a fazem se sentir mal, ate que um dia, Nick seu namorado resolve por um fim em todos os seus "perseguidores" e ela vai precisar lidar com as consequências desse ato...
Senti a dor dos personagens em cada palavra escrita, é o tipo de livro que vc passa a leitura quase toda com um nó na garganta.

Cibele.Fernandes 17/01/2021

A lista negra
É um livro maravilhoso, com gatilhos que relata sobre assuntos delicados, porem necessários que deve ser lidos, conversado e tratados. Eu gosto de livro que faz a gente parar a leitura e faz a gente refleti um pouco sobre a vida, enxerga o que acontece no mundo, com outros olhos, que faz você ficar na pele de todos os personagens, eu acho que livros com esse tipo de conteúdos a função dele é essa, de parar e raciocinar por um todo, de não só ao seu olhar, e se um livro faz isso, ele tem que ver aclamado sim, tem que ser passado pra frente uma leitura dessa, tem que ser guardado pra vida.

Laura.Ribeiro 04/02/2021

só dei 2 pq fiquei curiosa com as primeiras 50 páginas, pra ser sincera eu nem terminei esse livro, li até a metade pq eu realmente não gostei, pra começar o livro é um romance mais eu não vi nada de romance, na minha opinião é um drama. A leitura é cansativa pq a folha é grande as letras são pequenas e nunca acontece nada empolgante que te anime a continuar. Gostei da ideia e da sinopse do livro mas não do produto final, talvez seja pq eu perdi um pouco o gosto por drama, prefiro fantasia e distopia agora, enfim, decidi que não ia ficar me forçando a ler se eu não tava afim e foi isso. Sobre os personagens pra mim só pelos poucos diálogos que foram mostrados entre o Nick e a Valerie já é bem perceptível que o Nick era meio perturbado então eu entendo o choque da Valerie mas as coisas que eles conversavam??? Acho que os dois eram bem perturbados na verdade.

Débora 02/04/2022

RECOMENDO PARA TODOS!!!
Livro incrível! Tem grande personalidade! Desperta curiosidade no leitor! Leitura fácil de se entender! Sem defeitos!
O que eu mais amei nesse livro, foi a capacidade de o livro passar pro leitor os sentimentos das personagens, você se entrelaça tanto na história, que passa a sentir as emoções das personagens, você se entrega de uma forma muito boa para a leitura!

Recomendo super esse livro, para todas as pessoas, independente se gostam ou não desse tema que o livro aborda...

Jenni.Castro 23/03/2021

"Em alguns dias, chegar ao fim do dia é uma grande vitória"
Queria conhecer essa autora e escolhi esse livro. EXCELENTE.
Eu gostei muito, trata de temas essenciais, como por exemplo o bullying, acho que quase todos já passaram por bullying na escola ou qualquer outro lugar, eu pelo menos já passei, é triste e muitas vezes não sabemos lidar com essa situação. Esse livro é excelente, leitura necessária pra qualquer pessoa, independente da idade.

bellerosie 17/03/2021

A lista negra
A lista negra foi o primeiro livro que eu li no começo da adolescência, e não vou mentir foi um choque quando vi que não se tratava de um romance boiolinha onde tudo acaba bem. ALN mostra o quanto tudo na sua vida pode dar errado em segundos mas que há sempre uma luz no túnel e que a vida se molda a base de superações, sejam elas dolorosas ou não.
Este é um livro onde mostra a realidade da superação e como podemos lidar com algo que nos causou uma dor profunda, e principalmente perceber que as pessoas não são aquilo que queremos que seja. É uma obra muito boa, super recomendo para quem está lendo agora.
5/5

raiennes 03/04/2022

Estreia inexplicável.
O que dizer desse livro? É quase impossível falar sobre a história do casal principal, que nos arrebata e nos faz questionar até onde vai a exclusão social, e o tão famoso e inescrupuloso bulling.
Os pequenos julgamentos, olhares, e dificuldades no colégio, fizeram com que Valéria e seu namorado decidissem fazer uma lista. Uma lista negra. De começo, inocente, apenas uma forma de expressar seus sentimentos em uma ação considerada brincadeira.
Mas o que fazer quando deixa de ser uma brincadeira? quando passa a ser algo considerado e levado a sério? a ser planejado, premeditado e executado?
Sofremos com a protagonista a dor da culpa, do luto, da perca, da solidão, dos olhares que julgam, do arrependimento.
A autora faz com que o leitor se sinta EXTREMAMENTE conectado com a protagonista, com a família, amigos, e todos os que envolvem a história. Nos perguntando, questionando, e superando junto com ela.
Uma leitura fluída, rápida, e que eu claramente recomendo.

lililu 14/04/2022

Gostei muito desse livro, a história é bem impactante até porque aborda vários temas comuns como, exclusão social, bullying e massacre.
Em várias partes do livro eu fiquei bem mal em relação a como a personagem principal era tratada, os próprios pais eram cruéis com ela, senti muita pena.
Recomendo dms pois trata de assuntos bem importantes!!

Thaís Gomes @folhasemlivros 05/04/2021

O livro é tudo e mais um pouco do que eu imaginei. É contado pelo ponto de vista da Val,  com pedaços de matérias do jornal local e capítulos alternando o antes e o depois, o que deixou a leitura fluída, já que o assunto é tão pesado. A lista negra (a lista do ódio) me surpreendeu porque não é um daqueles livros clichês que só trata de nos mostrar que não devemos praticar bulling, ele vai além, traz as consequências de um apelido, uma piada, uma brincadeirinha. Jennifer Brown não vilanizou completamente o Nick pelo que fez, ela soube mostrar os dois lados. No final, estava eu chorando e querendo que o livro não tivesse acabado. É uma história f*da, gente, sobre amadurecimento, perdão, medos e realidade. Leiam!

- Mais resenhas no Instagram @folhasemlivros

Laisa 24/04/2022

O que falar de a lista negra
Simplesmente perfeito, diria que é uma leitura obrigatória.
Uma leitura que me prendeu do início ao fim, a autora fez com que entendêssemos o lado da Valerie e do Nick.
Aborda diversos assuntos importantes como o bullying e as consequências que causa não só na vida da vitimas mas também na das pessoas que convivem com ela, e até mesmo na de quem pratica isso. Fala também sobre perdão, que nunca é tarde pra mudar, e jovens que tem que lidar com a saúde emocional e mental, exclusão na escola e na sociedade, e vários outros problemas que tem que lidar antes e depois do atentado
Um livro com gatilhos mas cheio de lições de vida que serve para todos.

Enfim, leiam

mel! 09/05/2022

amei
foi muito legal, li bem rápido e gostei que aborda muitos temas importantes, como o bulling e como isso afeta uma pessoa, problemas familiares e uma dificuldade de socialização, além de mostrar como é importante seguir em frente na vida. recomendo!!

Marcos.Rodrigues 24/05/2021

A lista negra
Você já se sentiu como um peixe fora d'água na escola? Já achou que todos os colegas não te compreendia e que por isso a melhor opção era se isolar? ?
Pois eh, a vida de Valerie e seu namorado Nick eram assim, sem muito louvor. Por guardar ressentimentos contra colegas da escola, Valerie decidiu fazer uma lista negra, onde colocaria o nome de todas as pessoas que já lhe aborreçerá. ?

Certo dia, na cantina da escola, o namorado de Valerie que também era bastante zuado, começou a disparar tiros em todos, ou quase todos, os que tinham os nomes nessa Lista Negra. ?

Muitos inocentes acabaram pagando com a vida, a exemplo do professor de educação física, que entrou bravamente na frente de um dos alvos levando um tiro no peito ?

Mas Valerie não adivinhava que ele faria tamanho atrocidade, foi um baque para ela como para todos, por esse motivo, quando Nick mirou para atirar na inimiga número 1 de Valeria; Jéssica Campbell, Valerie não pensou duas vezes, livrou Jéssica da morte e por esse motivo, levou um tiro na coxa á queima-roupa. Após fazer isso, Nick aponta a arma para si e se mata.

Para muitos Valerie foi a culpada de tudo, porém, para outros ela foi a heroína. E Jennifer Brown soube colocar em cada folha, palavras que igualasse os dois lados da balança da justiça.

Lendo esse livro, me lembrei de todas as chacinas que houve em colégios públicos, e o que mais tive medo foi da autora me decepcionar com o final, porém, ela me surpreendeu com a atitude de Valerie em relação ao fato em si, a mídia curiosíssima, os pais dos alunos querendo estrangulá-la, e outros fatos. Por isso eu classifiquei esse livro com ?????.

E você que ainda não leu A Lista Negra, leia, pois além de te envolver, traz assuntos do cotidiano como bullying, racismo, preconceito e conflitos familiares

Nilmara 07/06/2016

A Lista Negra
Categorizo esse livro em drama, é a estreia de Jennifer Brown. Narrado por Valerie, uma garota que está no último ano do colegial e seu namorado cometeu uma chacina em pleno refeitório, sendo que a maioria das vítimas estavam numa lista negra elaborada por Nick e pela Valerie.
O que parecia apenas chateação adolescente virou uma tragédia e a Val teve de lidar com isso sozinha, Nick se matou e ela levou um tiro na perna. Jornalistas e a policia no pé de todos que estavam no colégio Garvin a fim de entender o porque de um rapaz que aparentemente não se metia em problemas, foi autor de uma série de assassinatos. Valerie passa uma temporada no hospital, sendo observado pela policia e por psiquiatras, até que ela desconsiderada cumplice do ato e enfim liberada.
O livro é dividido em 4 partes e com vários flashbacks o que da para entender o quanto confusa ficou a cabeça dessa menina depois de tudo que aconteceu, mesmo o namorado dela tendo matado todas aquelas pessoas, 22 se não me engano, baleando a própria Val, ela ainda não crer que ele era uma pessoa má, para ela Nick vai ser sempre seu amor.
A lista negra aborda também a pressão que Valerie encara assim que retorna para o colégio Garvin, todos os seus amigos virando as costas, pessoas saindo do mesmo local que ela estava, a chegar a um ponto em que ela faz suas refeições no chão do corredor, porque não acha lugar entre as mesas e nenhuma turma a quer.
O livro não é lá muito leve de se ler, você é envolvente e sensitivo todas angustias de Valerie, onde chega um momento em que só o psiquiatra dela parece ser seu amigo, seus pais tem brigas constantes, seus amigos lhe deram as costas e seu amor se matou, complicado e envolvente é o enredo de Jennifer Brown. Porém um final é um final, e eu adorei o desfecho. Emocionante o discurso que é feito na colação de grau da turma, sério vocês precisam ler.