A Lista do Ódio

A Lista do Ódio Jennifer Brown

Resenhas - A Lista Negra

Débora 02/04/2022

RECOMENDO PARA TODOS!!!
Livro incrível! Tem grande personalidade! Desperta curiosidade no leitor! Leitura fácil de se entender! Sem defeitos!
O que eu mais amei nesse livro, foi a capacidade de o livro passar pro leitor os sentimentos das personagens, você se entrelaça tanto na história, que passa a sentir as emoções das personagens, você se entrega de uma forma muito boa para a leitura!

Recomendo super esse livro, para todas as pessoas, independente se gostam ou não desse tema que o livro aborda...

lililu 14/04/2022

Gostei muito desse livro, a história é bem impactante até porque aborda vários temas comuns como, exclusão social, bullying e massacre.
Em várias partes do livro eu fiquei bem mal em relação a como a personagem principal era tratada, os próprios pais eram cruéis com ela, senti muita pena.
Recomendo dms pois trata de assuntos bem importantes!!

Luana 26/04/2022

Simplesmente ótimo
Impossível não ler o livro e não lembrar de alguns casos reais ?
Gostei muito do livro, acho uma leitura necessário. Fiquei com muita pena de Valerie e de tudo o que ela passou

Thai 27/01/2015

Já ficou com o choro preso por tanto tempo que chegou uma hora em que você não aguentou mais segurar? Pois então, chega a ser difícil falar desse livro.

Valerie e seu namorado Nick tinham algo em comum: uma lista. Mas não era uma simples lista, pois ali continha o nome de todas as pessoas que, de alguma forma, fizeram mal a eles. Até que um dia, cansado das gozações, Nick entra no colégio armado e atira contra os alunos na cantina.

"Meu Deus", pensei. "A Lista. Ele está pegando as pessoas que estavam na Lista Negra." Comecei a andar de novo, só que, daquela vez, era como se estivesse correndo na areia. Meus pés pareciam pesados e cansados; era como se alguém tivesse amarrado algo ao redor do meu peito que me impedia de respirar e, ao mesmo tempo, me puxava para trás.

Baleada acidentalmente por Nick enquanto tentava proteger sua inimiga, Valerie acorda no hospital já recebendo a notícia de que seu namorado tinha se matado durante o atentado. Ela sabe que dali em diante estará sozinha, pois todos a julgam culpada por ter contribuído com a Lista, até mesmo seus pais.

"– Algum dia você virá me perdoar? – disparei de volta, olhando-o diretamente nos olhos. – Não – Respondeu sem me olhar. – Talvez isso faça de mim um mau pai, mas não sei se consigo."

Meses depois do ocorrido, e ainda se recuperando, Valerie é obrigada encorajada pela sua mãe a voltar para a escola e daí em diante ela precisará ser muito forte para aguentar os olhares, comentários e acusações de todos a sua volta.

– Um é meu número favorito – sorriu Bea. – Em inglês, a palavra "um" tem o mesmo som do passado de "vencer" e podemos todos dizer que no final do dia vencemos de novo, não podemos? Em alguns dias, chegar ao fim do dia é uma grande vitória.

A partir daí a gente acompanha toda a pressão sobre a Valerie. Como ela lida com as acusações, afastamento de seus amigos e principalmente a falta de Nick, seu maior companheiro.

É lindo e emocionante, sem ser forçado. A autora consegue fazer você se sentir a própria Valerie, e sentir na pele toda a injustiça de ser acusada de algo que não fez.

site: curaleitura.blogspot.com

cswashiya 09/01/2021

Gostei do livro, tem uma boa reflexão sobre o bullying nós monstrando a consequência de tal atitude.
Acho que esse sim deveria ser um livro obrigatório nas escolas, ao invés dos clássicos que nós passam.

Laura.Ribeiro 04/02/2021

só dei 2 pq fiquei curiosa com as primeiras 50 páginas, pra ser sincera eu nem terminei esse livro, li até a metade pq eu realmente não gostei, pra começar o livro é um romance mais eu não vi nada de romance, na minha opinião é um drama. A leitura é cansativa pq a folha é grande as letras são pequenas e nunca acontece nada empolgante que te anime a continuar. Gostei da ideia e da sinopse do livro mas não do produto final, talvez seja pq eu perdi um pouco o gosto por drama, prefiro fantasia e distopia agora, enfim, decidi que não ia ficar me forçando a ler se eu não tava afim e foi isso. Sobre os personagens pra mim só pelos poucos diálogos que foram mostrados entre o Nick e a Valerie já é bem perceptível que o Nick era meio perturbado então eu entendo o choque da Valerie mas as coisas que eles conversavam??? Acho que os dois eram bem perturbados na verdade.

bellerosie 17/03/2021

A lista negra
A lista negra foi o primeiro livro que eu li no começo da adolescência, e não vou mentir foi um choque quando vi que não se tratava de um romance boiolinha onde tudo acaba bem. ALN mostra o quanto tudo na sua vida pode dar errado em segundos mas que há sempre uma luz no túnel e que a vida se molda a base de superações, sejam elas dolorosas ou não.
Este é um livro onde mostra a realidade da superação e como podemos lidar com algo que nos causou uma dor profunda, e principalmente perceber que as pessoas não são aquilo que queremos que seja. É uma obra muito boa, super recomendo para quem está lendo agora.
5/5

Jenni.Castro 23/03/2021

"Em alguns dias, chegar ao fim do dia é uma grande vitória"
Queria conhecer essa autora e escolhi esse livro. EXCELENTE.
Eu gostei muito, trata de temas essenciais, como por exemplo o bullying, acho que quase todos já passaram por bullying na escola ou qualquer outro lugar, eu pelo menos já passei, é triste e muitas vezes não sabemos lidar com essa situação. Esse livro é excelente, leitura necessária pra qualquer pessoa, independente da idade.

Thaís Gomes @folhasemlivros 05/04/2021

O livro é tudo e mais um pouco do que eu imaginei. É contado pelo ponto de vista da Val,  com pedaços de matérias do jornal local e capítulos alternando o antes e o depois, o que deixou a leitura fluída, já que o assunto é tão pesado. A lista negra (a lista do ódio) me surpreendeu porque não é um daqueles livros clichês que só trata de nos mostrar que não devemos praticar bulling, ele vai além, traz as consequências de um apelido, uma piada, uma brincadeirinha. Jennifer Brown não vilanizou completamente o Nick pelo que fez, ela soube mostrar os dois lados. No final, estava eu chorando e querendo que o livro não tivesse acabado. É uma história f*da, gente, sobre amadurecimento, perdão, medos e realidade. Leiam!

- Mais resenhas no Instagram @folhasemlivros

Jennifer.Fleischma 07/03/2022

jennifer brown conseguiu em menos de cinquenta páginas me prender no enredo. não pela temática do massacre e muito menos pela finalidade do nick, e sim pela perspectiva dual dos alunos. foi um assunto sensível e necessidade. principalmente pra mim que carrega tanto trauma do campo escolar. a autora mostrou domínio da escrita unindo tópicos tão importantes no desenvolvimento de um romance adolescente - o valor dos cuidados mentais e a participação da família como núcleo principal para um equilíbrio em conjunto.

mel! 09/05/2022

amei
foi muito legal, li bem rápido e gostei que aborda muitos temas importantes, como o bulling e como isso afeta uma pessoa, problemas familiares e uma dificuldade de socialização, além de mostrar como é importante seguir em frente na vida. recomendo!!

Nilmara 07/06/2016

A Lista Negra
Categorizo esse livro em drama, é a estreia de Jennifer Brown. Narrado por Valerie, uma garota que está no último ano do colegial e seu namorado cometeu uma chacina em pleno refeitório, sendo que a maioria das vítimas estavam numa lista negra elaborada por Nick e pela Valerie.
O que parecia apenas chateação adolescente virou uma tragédia e a Val teve de lidar com isso sozinha, Nick se matou e ela levou um tiro na perna. Jornalistas e a policia no pé de todos que estavam no colégio Garvin a fim de entender o porque de um rapaz que aparentemente não se metia em problemas, foi autor de uma série de assassinatos. Valerie passa uma temporada no hospital, sendo observado pela policia e por psiquiatras, até que ela desconsiderada cumplice do ato e enfim liberada.
O livro é dividido em 4 partes e com vários flashbacks o que da para entender o quanto confusa ficou a cabeça dessa menina depois de tudo que aconteceu, mesmo o namorado dela tendo matado todas aquelas pessoas, 22 se não me engano, baleando a própria Val, ela ainda não crer que ele era uma pessoa má, para ela Nick vai ser sempre seu amor.
A lista negra aborda também a pressão que Valerie encara assim que retorna para o colégio Garvin, todos os seus amigos virando as costas, pessoas saindo do mesmo local que ela estava, a chegar a um ponto em que ela faz suas refeições no chão do corredor, porque não acha lugar entre as mesas e nenhuma turma a quer.
O livro não é lá muito leve de se ler, você é envolvente e sensitivo todas angustias de Valerie, onde chega um momento em que só o psiquiatra dela parece ser seu amigo, seus pais tem brigas constantes, seus amigos lhe deram as costas e seu amor se matou, complicado e envolvente é o enredo de Jennifer Brown. Porém um final é um final, e eu adorei o desfecho. Emocionante o discurso que é feito na colação de grau da turma, sério vocês precisam ler.