A Lista do Ódio

A Lista do Ódio Jennifer Brown

Resenhas - A Lista Negra

Yuka 04/05/2021

A lista negra
Valerie e seu namorado Nick sofrem bullyng na escola de diversas formas. Valerie cansada e como um ponto de fuga, faz uma lista com nomes das pessoas que odeia chamando de A lista negra. Não era para ninguém ver e era só uma brincadeira. Ela não imaginava que seu namorado levaria a lista tão a sério. Certo dia, Valerie procura Nick para desabafar que sofreu bullying e teve seu mp3 quebrado. Nick abre fogo na escola e depois de acertar alunos, professores e sua própria namorada, ele tira a própria vida. Agora Valerie precisa lidar com a culpa e a acusação das pessoas pela lista ter partido dela e do namorado tê-la executado.
O início já é bem chocante mas o livro te faz ter várias reações e sentimentos. O mais difícil é você tentar se colocar no lugar das vítimas após o tiroteio, principalmente as que praticavam bullying. E não tem como tentar entender as atitudes do pai de Valerie. Mas enfim, não foi uma leitura fácil mas foi bastante reflexiva.

Alessandra @talvez1livro 05/09/2022

Muito bom!
A lista do ódio começou quando Valerie resolveu fazer uma lista de pessoas que ela odiava. Mas ela nunca imaginou que seu namorado, Nick Levil, levaria essa lista a sério e entraria no colégio armado e faria um ataque às pessoas.

Após o ataque, Val foi acusada de muitas coisas, visto que a ideia da lista era dela. Porém ninguém sabia o que ela estava passando com sua família, com os colegas da escola e na sua vida.

Esse livro me fez pensar muito sobre a vida, sobre as relações, sobre a importância da família, do ouvir, do falar, de estar presente, de conseguir entender o sofrimento de cada pessoa (e principalmente o seu próprio).

É um livro com temática difícil, porém escrito de forma leve, envolvente e maravilhosa!

Xuia 20/06/2021

De apertar o coração, mas já vale a pena só pelo final
Não sei dizer o que realmente me chamou a atenção para escolher ler este livro, se foi a capa mesmo, se foi a sinopse ou os comentários de quem gostou. A história de Valerie deixa o coração da gente apertado, vendo o quanto ela se culpa e como ela percebe quão negativamente acabou impactando a vida das pessoas, dos pais, do irmão, dos amigos. Uma rebeldia adolescente que acaba tendo consequências que ela nem sonhava. Particularmente a reação do pai dela me incomodou bastante... As palavras duras dele fizeram perceber o quanto eu queria proteger a Val desse abuso - mesmo que a protagonista admita que ele nunca foi paternal, não acho que isso justifica. Pelo menos o doutor Hieler é o sonho de todo paciente de psiquiatria, fiquei morrendo de vontade de conhecê-lo. Vou procurar sempre levar um dos conselhos dele comigo - procurar ver as coisas como elas realmente são.

Gaabi.Evely 22/04/2020

Sobre estar preso e gostar da prisão...
Ler este livro é se sentir exatamente assim, prisioneiro, refém, e achar deliciosa a sensação.

É uma daquelas leituras onde o enredo é forte e original (já que a escritora trás o ponto de vista de todos os personagens mediante a situação), da qual nos apegamos a todos os personagens, sejam eles bons ou ruins, ou não tão relevantes assim.

Todo mundo tem sua participação na trama, uma história cheia de flashbacks (o que só faz aumentar o prazer de continuar lendo e devorando o livro o mais depressa possível) .

A escrita é simplesmente incrível, fazia um tempo desde a última vez em que um livro conseguiu me prender dessa forma.

Eu poderia passar horas discorrendo sobre o amadurecimento dos personagens, das lições, das moralidades da história, da genialidade da autora, do impacto que o tema aborda, da imensurável inteligência e sabedoria que a escritora teve em reunir todos os elementos que fazem desse romance um dos melhores livros que já li na minha vida!

Eu gostaria de simplesmente agradece-la, são pessoas com mentes como a de Jennifer Brown que transformaram milhares de "perdidos" em ávidos leitores.

Simplesmente se entreguem a prisão da liberdade que é ler um livro sem querer que ele acabe.

Grazi 12/07/2021

"O tempo nunca acaba"
Esse livro me quebrou de diversas formas, fazia tempo que eu não chorava com um livro. A cada linha que eu lia eu já estava chorando, ficava pensando:
"Porque eles não apoiam ela?” Eles só sabiam julgar ela, como se ela não fosse mais uma das vítimas do que aconteceu.
A Val estava tão apaixonada pelo Nick que não via ele de verdade, e começou a ser ele. Estilo, o jeito, e o mais engraçado é que todos percebiam o como ele era irritado com a vida, com as pessoas, menos ela.
Esse livro foi bem difícil de ler, eu pensei em abandonar, mas eu gostei de continuar. Ver a Val superando é muito lindo, fiquei com bastante raiva da família dela e dos que diziam amigos, no final uma das únicas pessoas que confiou nela era alguém que ela nunca iria imaginar.

Kamila 12/02/2020

Pelo menos no mundo literário tudo fica bem...
Livros que falam sobre bullying, sobre problemas psicológicos sempre mexem demais comigo.
Gostei muito desse livro, mesmo que eu tenha me sentido triste na maior parte da leitura.

Paula 21/01/2022

Poderia ser melhor
O tema é importante, os personagens são interessantes. O final.... é tipo fofinho demais pra ser verdade. Fora isso, é muito bom.

Jennifer.Fleischma 07/03/2022

jennifer brown conseguiu em menos de cinquenta páginas me prender no enredo. não pela temática do massacre e muito menos pela finalidade do nick, e sim pela perspectiva dual dos alunos. foi um assunto sensível e necessidade. principalmente pra mim que carrega tanto trauma do campo escolar. a autora mostrou domínio da escrita unindo tópicos tão importantes no desenvolvimento de um romance adolescente - o valor dos cuidados mentais e a participação da família como núcleo principal para um equilíbrio em conjunto.

bellerosie 17/03/2021

A lista negra
A lista negra foi o primeiro livro que eu li no começo da adolescência, e não vou mentir foi um choque quando vi que não se tratava de um romance boiolinha onde tudo acaba bem. ALN mostra o quanto tudo na sua vida pode dar errado em segundos mas que há sempre uma luz no túnel e que a vida se molda a base de superações, sejam elas dolorosas ou não.
Este é um livro onde mostra a realidade da superação e como podemos lidar com algo que nos causou uma dor profunda, e principalmente perceber que as pessoas não são aquilo que queremos que seja. É uma obra muito boa, super recomendo para quem está lendo agora.
5/5

Jenni.Castro 23/03/2021

"Em alguns dias, chegar ao fim do dia é uma grande vitória"
Queria conhecer essa autora e escolhi esse livro. EXCELENTE.
Eu gostei muito, trata de temas essenciais, como por exemplo o bullying, acho que quase todos já passaram por bullying na escola ou qualquer outro lugar, eu pelo menos já passei, é triste e muitas vezes não sabemos lidar com essa situação. Esse livro é excelente, leitura necessária pra qualquer pessoa, independente da idade.

Thai 27/01/2015

Já ficou com o choro preso por tanto tempo que chegou uma hora em que você não aguentou mais segurar? Pois então, chega a ser difícil falar desse livro.

Valerie e seu namorado Nick tinham algo em comum: uma lista. Mas não era uma simples lista, pois ali continha o nome de todas as pessoas que, de alguma forma, fizeram mal a eles. Até que um dia, cansado das gozações, Nick entra no colégio armado e atira contra os alunos na cantina.

"Meu Deus", pensei. "A Lista. Ele está pegando as pessoas que estavam na Lista Negra." Comecei a andar de novo, só que, daquela vez, era como se estivesse correndo na areia. Meus pés pareciam pesados e cansados; era como se alguém tivesse amarrado algo ao redor do meu peito que me impedia de respirar e, ao mesmo tempo, me puxava para trás.

Baleada acidentalmente por Nick enquanto tentava proteger sua inimiga, Valerie acorda no hospital já recebendo a notícia de que seu namorado tinha se matado durante o atentado. Ela sabe que dali em diante estará sozinha, pois todos a julgam culpada por ter contribuído com a Lista, até mesmo seus pais.

"– Algum dia você virá me perdoar? – disparei de volta, olhando-o diretamente nos olhos. – Não – Respondeu sem me olhar. – Talvez isso faça de mim um mau pai, mas não sei se consigo."

Meses depois do ocorrido, e ainda se recuperando, Valerie é obrigada encorajada pela sua mãe a voltar para a escola e daí em diante ela precisará ser muito forte para aguentar os olhares, comentários e acusações de todos a sua volta.

– Um é meu número favorito – sorriu Bea. – Em inglês, a palavra "um" tem o mesmo som do passado de "vencer" e podemos todos dizer que no final do dia vencemos de novo, não podemos? Em alguns dias, chegar ao fim do dia é uma grande vitória.

A partir daí a gente acompanha toda a pressão sobre a Valerie. Como ela lida com as acusações, afastamento de seus amigos e principalmente a falta de Nick, seu maior companheiro.

É lindo e emocionante, sem ser forçado. A autora consegue fazer você se sentir a própria Valerie, e sentir na pele toda a injustiça de ser acusada de algo que não fez.

site: curaleitura.blogspot.com

Lizzy 22/03/2021

Lista negra...
A ?lista negra? sempre foi aquele livro que eu tinha receio de ler por medo dos gatilhos que ele podia oferecer pra mim. Mas essa história, apesar de ter um tema extremamente pesado, foi contada de uma forma leve e cativante. Só não dei 5 estrelas porque gostaria que a autora tivesse focado no bullying com mais ênfase. Ela focou muito nas consequências e... Não sei, mas... Eu percebi que ela quis mostrar que quem pratica bullying pode ser um jovem normal, que simplesmente acha que é brincadeira o que faz. E o faz sempre pensando que não haverá consequências. E não é! O bullying é perigoso e pode gerar não só consequências desastrosas como a desse livro como problemas psicológicos que marcam a vida de alguém... Pra sempre! Apesar de tudo, o final foi emocionante e me deixou com o coração quentinho, então sim, eu recomendo o livro!

Nilmara 07/06/2016

A Lista Negra
Categorizo esse livro em drama, é a estreia de Jennifer Brown. Narrado por Valerie, uma garota que está no último ano do colegial e seu namorado cometeu uma chacina em pleno refeitório, sendo que a maioria das vítimas estavam numa lista negra elaborada por Nick e pela Valerie.
O que parecia apenas chateação adolescente virou uma tragédia e a Val teve de lidar com isso sozinha, Nick se matou e ela levou um tiro na perna. Jornalistas e a policia no pé de todos que estavam no colégio Garvin a fim de entender o porque de um rapaz que aparentemente não se metia em problemas, foi autor de uma série de assassinatos. Valerie passa uma temporada no hospital, sendo observado pela policia e por psiquiatras, até que ela desconsiderada cumplice do ato e enfim liberada.
O livro é dividido em 4 partes e com vários flashbacks o que da para entender o quanto confusa ficou a cabeça dessa menina depois de tudo que aconteceu, mesmo o namorado dela tendo matado todas aquelas pessoas, 22 se não me engano, baleando a própria Val, ela ainda não crer que ele era uma pessoa má, para ela Nick vai ser sempre seu amor.
A lista negra aborda também a pressão que Valerie encara assim que retorna para o colégio Garvin, todos os seus amigos virando as costas, pessoas saindo do mesmo local que ela estava, a chegar a um ponto em que ela faz suas refeições no chão do corredor, porque não acha lugar entre as mesas e nenhuma turma a quer.
O livro não é lá muito leve de se ler, você é envolvente e sensitivo todas angustias de Valerie, onde chega um momento em que só o psiquiatra dela parece ser seu amigo, seus pais tem brigas constantes, seus amigos lhe deram as costas e seu amor se matou, complicado e envolvente é o enredo de Jennifer Brown. Porém um final é um final, e eu adorei o desfecho. Emocionante o discurso que é feito na colação de grau da turma, sério vocês precisam ler.