A Lista do Ódio

A Lista do Ódio Jennifer Brown

Resenhas - A Lista Negra

Camila1857 17/01/2023

Um livro que traz uma temática pesada e cutuca feridas que não foram totalmente cicatrizadas.
Bem escrito, mas exige pausas para seja possível continuar.
Refleti, chorei e me vi exposta em várias páginas.

Gabriela 05/01/2021

eu não tenho palavras pra expressar o quanto eu odiei esse livro, do início ao fim. só to feliz que eu terminei.

beatrizdubiella 06/01/2021

Li anos atrás e continua sendo um dos livros que mais me tocou e nunca vou esquecer da história. Quero reler! Não da pra parar de ler. É incrível.

Priscila767 02/08/2023

Visceral
Essa é a palavra que define esse livro... li quando estava no ensino médio, passando por uma das fases mais complicadas da minha vida, quando esse livro aparece na estante da biblioteca da minha antiga escola.
Li como se nada fosse, esperando muito pouco, mas me surpreendi. Esse livro trata de um assunto que, além de delicado, é extremamente difícil de se escrever, e além disso, é extremamente difícil de ser bom. E esse exemplar, ele é GENUINAMENTE BOM. Deveria ser um livro recomendado para todos os adolescentes, pois não é um livro sobre lição de moral, ou sobre bullying, ele é um livro sobre a realidade. É impressionante como ele é humano, como a personagem principal é humana, e como a autora, com muita maestria conseguiu construir um livro, ao qual o tema central é m*assacre escolar SEM ROMANTIZAR O MESMO. Isso é louvável, é lindo. Mesmo que o atirador seja o namorado da personagem principal, em nenhum momento há paixão ou amor interligados com o fato. Me faltam até elogios, um livro desse jamais sairia da cabeça de autores modernos, que romantizam tanto coisas absurdas, esse livro é humano, doloroso, agoniante, triste... mas acima de tudo, ele é real. Mal espero para ler novamente.
Lucas2086 02/08/2023minha estante
Excelente!!

Keila.Souza 14/12/2020

Muito bom!
O livro A Lista Negra, além de ser um livro muito bonito para expor em sua estande de livros ele possui uma leitura muito interessante e emocionante. Uma narração um tanto teen, pois a adolescente conta sobre seus pensamentos, realidades, suas dificuldades e a descrição sobre os acontecimentos antes, durante e após o tiroteio na escola.
A história é intrigante, pois remete uma reflexão sobre aos casos reais semelhantes ao livro.

carina 09/02/2021

Esse é o meu segundo livro da escritora Jennifer Brown, eu adoro a escrita dela. Mesmo ela falando de temas pesados - no caso desse livro massacre em uma escola - eu acho a escrita dela muito gostosa. Eu adorei a história desse livro, achei que foi muito bem escrita, a personagem Valerie foi uma personagem muito bem desenvolvida ao longa da trama. Poderia dizer que o livro possui três partes: antes do massacre, durante o massacre e depois do massacre. A parte interessante de acompanhar são as consequência do massacre, a Valerie lidando com tudo isso, ela assimilando as coisas aos poucos e tentando seguir em frente. Não apenas ela, mas todas as pessoas que foram de algum modo envolvidas. Uma coisa que eu achei muito boa nesse livro foi o apoio psicológico, porque depois de tudo o que aconteceu a Valerie frequentou durante muito tempo um psicólogo e eu achei isso fundamental para recuperação dela, é incrível como esse apoio foi importante pra ela lidar com tudo o que aconteceu.
Esse livro vai além do bullying e do massacre, ele fala de ódio, fala de perdão, de seguir em frente e mais do que isso fala de como não conhecemos de verdade as pessoas.
No final do livro eu não aguentei e comecei a chorar, fiquei muito emocionada.

v4i.nessa 09/01/2022

Sensacional
Livro incrível, chorei muito com o final. So acho que deveriam ter falado mais sobre o Nick e o início da lista

Maila15 03/12/2021

Triste, impactante e bem real
A lista do ódio: Que história impactante, e real, foi impossível para mim não lembrar das reportagens que assisti na tv sobre tiroteios em escolas americanas, e em Suzano/São Paulo. Me emocionei muito em algumas partes da estória, (pensei que não ia chorar, chorei) foi uma daquelas leituras tensas, pois trata de um assunto difícil, porém muito necessário, que faz a gente refletir sobre nossas ações, a ter mais empatia, e enxergar a dor do outro, e entender que ninguém é 100% bom ou mau, mas que a decisão que você escolhe diante alguma situação é que pode mudar tudo.

" ? O tempo nunca acaba ? sussurrou, sem olhar para mim, mas mirando minha tela.
? Como sempre há tempo para a dor, também sempre há tempo para a cura.
É claro que há."

RECOMENDO!!! Acho que todo mundo deveria ler, principalmente adolescentes que estão enfrentando o ensino médio.

Carol 12/03/2021

Devia ser leitura obrigatória nas escolas.
Não pense em ler pra se distrair. Acredite, esse livro vai mudar você.

No livro temos o presente, temos flashback e temos os artigos de jornal. Todas essas narrativas juntas nos ajudam a entender o que aconteceu nessa escola.
Mas mesmo depois de entender o que aconteceu, logo começa a se perguntar o motivo disso ter acontecido. E depois você passa a pensar o que você faria se fosse mais um estudante de Garvin. Qual seria seu lado? Como foi ou está sendo seu comportamento na escola? Como você trata seus colegas? Permitiria que o modo como te tratam te levasse a medidas extremas?

Esse livro fala abertamente sobre ação e reação. Sobre ódio, culpa, bullying, depressão, trauma. Mas, mais do que isso, é uma lição de vida. Não apenas pra que se pare, repense, faça uma autoanálise... mas para corrigir erros, resolver conflitos, superar.

É um livro difícil, emocionante, angustiante em certas partes, profundo e com um final muito bonito e delicado. Uma ótima recomendação, especialmente se você está inserido no meio escolar, ou convive com alguém que está. Pra essas pessoas, eu diria que é uma leitura obrigatória. Só me arrependo de não ter lido antes.

Kay 13/02/2024

Livros muito necessário
Bom é uma leitura bem rápida apesar de ser um tema bem pesado, várias vezes me emocionei muito lendo pelo que ela tava passando, é uma leitura bastante necessária mas sinto que falto mais.
Óbvio que a gente ver uma enorme evolução na persongem mas esperava um pouquinho mais no final, pelo menos uma reconciliação melhor com a família e amigos ou final mais explicativo do destino dela.

maharo 24/06/2023

Esse livro me marcou muito. Assunto serie que deveria ser mais discutido, traz uma perspectiva ate entao nao muito explorada.

babi 20/01/2022

Uma coisa que eu me arrependo é de não ter lido esse livro antes. A história é maravilhosa e você consegue sofrer junto com a personagem principal por meio das narrações, todos os seus medos e dificuldade, novas verdades sobre pessoas e ter que terminar o Ensino Médio.

bruxadecopas 25/07/2020

A Lista Negra
O que falar desse livro? Nós que somos leitores sabemos o quanto nos envolvemos e até sentimos a dor dos personagens e eu senti. Valerie e Nick foram vítimas de bullying, o que resultou em algo mais forte do que raiva, ódio. Eu senti cada descrição de vidas tiradas. Eu senti a perca de um amor. Eu senti cada palavra bruta dita pra Valerie, senti o quanto ela foi culpada por algo que não só ela não fez, mas também impediu de ser pior. Senti a perca de todos e senti quando ela se tornou "a que estraga a vida da gente". Senti quando nem seus pais acreditaram nela e senti quando ela foi culpada, ameaçada e abandonada. Eu senti cada pensamento suicida e cada tentativa/conclusão de suicídio. Senti cada trauma e lágrima.

Fazia muito tempo que eu não tinha vontade de chorar com um livro, ou que eu fiquei tão chateada durante a leitura, e isso aconteceu com esse. Eu só consigo pensar que por mais triste e difícil que seja, todo mundo deveria ler esse livro e entender como o ódio pode se tornar monstruoso e que nós temos o poder de mudar muita coisas. A Lista Negra era uma forma de desabafo para um, enquanto para outro era a solução final de todos os problemas. O que fazemos e falamos pesa. O que fazemos e falamos pode tanto destruir como construir.

Quantos Nicks e Valeries sofrendo bullying temos por aí? Quantos Nicks estão prontos para finalizar seu sofrimento com as próprias mãos? Quantas mortes friamente calculadas, desde suicídio até assassinato teremos que ver até tudo mudar?

Falando da escrita, o livro não é tão detalhado nem profundo, mas para mim, não precisou. Cada diálogo simples transmitiu o que precisava. Foi o suficiente para fazer a diferença.

Recomendo esse livro pra todos. Não há mais palavras.

Marcelly.Foureaux 11/06/2021

Muito bom!
É um livro muito bom, uma leitura cheia de emoções, angústias, tristeza... nos faz pensar se realmente sabemos o que se passa com a pessoa ao nosso lado...
Aborda temas importantes.
É um livro necessário, gostei do final mostrando a superação da personagem..