A Lista do Ódio

A Lista do Ódio Jennifer Brown

Resenhas - A Lista Negra

millie9 09/10/2021

Adorei
Achei o livro muito bom, a tragédia que aconteceu, como foi levada aquilo, me emocionei muito.

O livro é bom, pq mesmo você vendo o lado da Valerie, você consegue entender o lado de todos. Da pra entender a reação da mãe dela, do pai, irmão e do pessoal da escola.

Confesso que fiquei com raiva algumas vezes pelo jeito que o pessoal tratava ela, mas era compreensível, não foi uma birra de adolescente, uma coisinha qualquer, foi um tiroteio, que matou pessoas e deixou muitos traumas. Recomendo muito esse livro.

Bia @biaeseuslivros 30/08/2020

Livro que retrata o sofrimento de pessoas que passam por um evento tra?gico e tentam reconstruir suas vidas depois disso. Um livro sobre culpa e perda?o.

Lilian.Martins 08/09/2020

necessario!
eu nem sei como resenhar esse livro. eu so queria dizer como eu me sinto agora que terminei de ler:

eu me sinto ANGUSTIADA!

eu sofri muito bullying na epoca do ensino fundamental, sofri por anos calada, chorando em casa e sem nem querer ir a escola. foi uma epoca completamente traumatizante, que me machucou e doi toda vez q eu me lembro. eu me vi em diversas partes do livro, e me perguntei como eu consegui ser forte e sair dessa fase inteira, ainda que com bastantes traumas.

nao consigo mensurar o que passou pela cabeça de Nick e Valerie. Nick puxou Valerie por essa teia de problemas e eu vendo ela ir ficava tipo: ?????? gente ajuda ela!

passei muita raiva nesse livro. a forma como os pais de Valerie culpabilizava Valerie por tudo, a forma como o pai dela foi um escroto com ela, me deixou revoltadissima! todo mundo sendo ruim e tratando ela mal, os amigos que ate entao ela achava q era, tratando e excluindo ela me deixou desconfortavel.

a cena narrada do massacre foi completamente angustiante, chorei em diversas partes do livro e me senti muito mal na parte do conto do David.

eu acho que é um livro necessario pra pessoas que nao entendem como o bullying funciona, enxergar de outra maneira e acolher mais aqueles que sofrem.

pais e maes, se verem algo de estranho no comportamento de seus filhos, o rendimento escolar cair, procurem saber o q esta acontecendo! nao fechem os olhos. ACOLHAM ELE! ajudem. uma ajuda pode fazer toda a diferença.

esse livro tem mto gatilho: suicidio, depressao, transtornos mentais, abusos psicologicos. deveria ter um aviso de gatilho no começo, mas ok.
Lilian.Martins 26/09/2020minha estante
QUERIA ENTENDER PQ APARECEU Q EU DEI 1 ESTRELA, SENDO Q DEI 4!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Camila1857 17/01/2023

Um livro que traz uma temática pesada e cutuca feridas que não foram totalmente cicatrizadas.
Bem escrito, mas exige pausas para seja possível continuar.
Refleti, chorei e me vi exposta em várias páginas.

Aline221 29/11/2020

Achei a personagem chata e mimada e egoísta desde o início do livro e fiquei feliz quando alguém teve coragem de dizer isso a ela, fiquei aqui "éeee isso aí mesmo! Manda ver! Fala umas verdades pra ela!". Não consegui me apegar.

Resenha completa no Instagram @meulivrochegou

Isa | @isatosta.pdf 25/10/2021

Esperava mais
A história de A Lista do Ódio é muito pesada, mas disso todo mundo que leu a premissa já sabe.
A questão é que o início do livro é simplesmente muito difícil. Tem muitos comentários tristes, gordofóbicos, tem diversos gatilhos e o livro não tem aviso deles.

Conforme a história avança, ali pelos 40% ele fica bem melhor, começa uma mensagem de esperança que é bem legal, e o final é realmente bom. É bem amável mesmo. Então por isso as 4 estrelas.

Um grande problema é que o livro teve seu nome alterado pela questão do racismo no termo "negra". Contudo, esse uso da palavra não está alterado no audiolivro gravado pela Storytel em 2019. Não li físico portanto não sei como isso está na redação, se foi um erro da Storytel ou outra coisa, mas achei bem ruim.

Charilson 09/03/2023

Foi muito bom, gostei muito da forma em que a Valerie conseguiu superar o trauma... Da forma em que algumas pessoas voltaram a aceita-la e como ela reconheceu que a culpada não era ela...?

Ilza 05/11/2021

A Lista...
Ela não queria que eles morressem, a lista negra era uma forma de ela deixar marcado quem a fez sofrer ou se comportou de um jeito que ela não aprovou, ela ao colocar os nomes na lista desejava a morte daquelas pessoas, mas era só da boca pra fora, ela só queria algo para acabar com seus sofrimentos; mas Nick, ele tinha pensamentos diferentes, e ela não via isso porque estava cega de amor pelo cara perfeito que sua mente criou.
De certa forma ele era sim perfeito para ela, ele a entendia, a amava e a fazia feliz, mas o pior é que ele a fez passar por uma fase terrível, tirou o seu chão.

Foi muito bom ver a Val enxergando o mundo de uma maneira diferente, se reerguendo do fundo do poço depois do pior dia de sua vida e das consequências dele, ver que as pessoas não são como pensamos.

Esse livro não romantizou os atos errados dos personagens e não resolveu todos os problemas em um passe de mágica, ele mostrou que a vida real pode ser mais difícil para uns que para outros, mas todos tem suas preocupações; a evolução da protagonista foi incrível, seus pensamentos, suas ações, sua maneira de relacionar com as pessoas...

Outra coisa boa nesse livro é como ele mostra o passado e o presente, o que levou ao tiroteio e as sequelas que ele deixou em cada pessoa.

Escrita impecável, livro perfeito!!

Emy 09/06/2023

Foi uma releitura, muito bom reler o livro com uma maturidade maior do que a que eu tinha na época que eu li. O livros nos faz refletir bastante sobre as pessoas em si.
Lays Christine 09/06/2023minha estante
Tem relação com a série?

Emy 10/06/2023minha estante
Se você estiver falando da série da Netflix não tem não

beatrizdubiella 06/01/2021

Li anos atrás e continua sendo um dos livros que mais me tocou e nunca vou esquecer da história. Quero reler! Não da pra parar de ler. É incrível.

Legos 22/03/2023

ódio & até aonde um adolescente abandonado socialmente vai?
A lista negra vai cantar a história até então digna de tragédia grega de valerie, que depois de um atentado em sua escola aonde a midia e a população local meio que indiretamente começam a trata-la como envolvida no crime e tudo vira um caos.

O autor do crime nada mais é do que o seu namorado Nick. Que abriu fogo contra estudantes numa manhã comun de março de 2008 num refeitório. A justificativa até então para os crimes de Nick seria uma lista criada junto com Valéria, aonde estavam os nomes de seus agressores para uma possível catarse.

Mas que Nick usou como lista de execução.

Antes de tudo Valerie e uma personagem muito real. E sua consequentemente se dividiu entre antes e depois do atentado. O livro não tem um grande plot, focando somente em contar sobre como ela esta refazendo sua vida depois de tudo.

O que com certeza causa muito desconforto principalmente se você já passou por situações parecidas com as delas ( bullyng, família desfuncional e etc). E todas as cenas do dia do atentado são muito claustrofóbicask

Senti pitadas de experiência pessoal da autora na parte dos pais e eu estou quebrado por dentro depois dessa jornada dela pra se perdoar sem nem mesmo conseguir ser perdoada pelo senso da comunidade.

Só achei um pouco ruim o fato de quemuitas coisas acontecem muito rápido e não tem tanto desenvolvimento que deveriam. Umas 100 páginas a mais resolveriam isookkkkkkkk

Jacqueline.Carvalho 12/06/2023

É um livro instigante, com uma temática bem delicada. A narrativa foi bem construída, aguçando a vontade de saber mais. O foco foi nos sentimentos como vingança, perdão e redenção. Eu esperava um romance mamão com açúcar e acabei me surpreendendo pois não tinha a mínima ideia do que esperar desse livro, principalmente por ter um temática bem pesada.

gngfolklore 13/12/2021

esse livro é bom de verdade. ver pela perspectiva da valerie transforma a lista negra mais intensa ainda. recomendo