A Lista do Ódio

A Lista do Ódio Jennifer Brown

Resenhas - A Lista Negra

bruxadecopas 25/07/2020

A Lista Negra
O que falar desse livro? Nós que somos leitores sabemos o quanto nos envolvemos e até sentimos a dor dos personagens e eu senti. Valerie e Nick foram vítimas de bullying, o que resultou em algo mais forte do que raiva, ódio. Eu senti cada descrição de vidas tiradas. Eu senti a perca de um amor. Eu senti cada palavra bruta dita pra Valerie, senti o quanto ela foi culpada por algo que não só ela não fez, mas também impediu de ser pior. Senti a perca de todos e senti quando ela se tornou "a que estraga a vida da gente". Senti quando nem seus pais acreditaram nela e senti quando ela foi culpada, ameaçada e abandonada. Eu senti cada pensamento suicida e cada tentativa/conclusão de suicídio. Senti cada trauma e lágrima.

Fazia muito tempo que eu não tinha vontade de chorar com um livro, ou que eu fiquei tão chateada durante a leitura, e isso aconteceu com esse. Eu só consigo pensar que por mais triste e difícil que seja, todo mundo deveria ler esse livro e entender como o ódio pode se tornar monstruoso e que nós temos o poder de mudar muita coisas. A Lista Negra era uma forma de desabafo para um, enquanto para outro era a solução final de todos os problemas. O que fazemos e falamos pesa. O que fazemos e falamos pode tanto destruir como construir.

Quantos Nicks e Valeries sofrendo bullying temos por aí? Quantos Nicks estão prontos para finalizar seu sofrimento com as próprias mãos? Quantas mortes friamente calculadas, desde suicídio até assassinato teremos que ver até tudo mudar?

Falando da escrita, o livro não é tão detalhado nem profundo, mas para mim, não precisou. Cada diálogo simples transmitiu o que precisava. Foi o suficiente para fazer a diferença.

Recomendo esse livro pra todos. Não há mais palavras.

Agatha | @pa.pi.ro 03/08/2020

Resenha completa e sem spoilers no instagram literário @pa.pi.ro !

Mariana.Santos 30/08/2020

Valerie (protagonista) conta como ela e o namorado sofriam Bullying na escola, como eles sofriam pressão da família, como era horrível estar em um lugar que eles não queriam estar. No entanto a única alternativa que Nick viu (namorado da Valerie) foi matar todos aqueles que fizeram mal a eles, depois de "acidentalmente" atirar na própria namorada ele se matou, mudando drasticamente a vida da Valerie.

Vânia 31/08/2021

O que você faria se seu namorado entrasse na escola um dia e começasse a atirar nos colegas que estavam na lista do ódio que você ajudou a criar?
Valerie ficou em choque e tentou para-lo, mas já era tarde demais. O tiroteio só acabou quando ela se jogou na frente de Nick e foi baleada na coxa. Nick, então, se suicidou.

Essa história é magnífica e muito necessária. Amo demais essa autora!

É sobre superação e como encontrar forças para continuar mesmo depois de ser destroçada por dentro. Como conciliar o que você sabia sobre uma pessoa com o que ela realmente é e sente. A vida não é fácil, mas é preciso superar um desafio após o outro.
É muito triste e cruel o que o pai dela fez. Nenhum filho deveria ouvir aquilo dos pais.

Mas Valerie consegue superar, dia após dia. É incrível ver como ela evolui ao longo do livro, como ela consegue sair do buraco e ver a luz brilhar novamente.

Todo mundo deveria ler este livro!

Alessandra @talvez1livro 05/09/2022

Muito bom!
A lista do ódio começou quando Valerie resolveu fazer uma lista de pessoas que ela odiava. Mas ela nunca imaginou que seu namorado, Nick Levil, levaria essa lista a sério e entraria no colégio armado e faria um ataque às pessoas.

Após o ataque, Val foi acusada de muitas coisas, visto que a ideia da lista era dela. Porém ninguém sabia o que ela estava passando com sua família, com os colegas da escola e na sua vida.

Esse livro me fez pensar muito sobre a vida, sobre as relações, sobre a importância da família, do ouvir, do falar, de estar presente, de conseguir entender o sofrimento de cada pessoa (e principalmente o seu próprio).

É um livro com temática difícil, porém escrito de forma leve, envolvente e maravilhosa!

Guilherme.Benites 02/09/2021

Primeiro livro que li e talvez o mais pesado.
Um livro que li a cerca de 5 anos, foi um dos primeiros que li na adolescência e sem dúvida me marcou muito nessa época. Gostaria muito de reler agora porém acabei emprestando e nunca mais me devolveram. Um livro que trata de bullyng de forma coesa, tentando mostrar as consequências por trás de tais atitudes. Livro incrível que acredito que todos deveriam ler.

JAlia431 04/11/2022

O livro não é ruim só não era o q eu esperava
Para quem acha q é um livro de mistério pode esquecer. E esse foi o problema quando eu comecei a ler, eu comecei o livro jurando q era de mistério mas não é. O livro é bom e eu quase chorei no final (mas também não achei o final tudo isso q falam) o único problema é q o livro não era nada do que eu tava esperando, se eu tivesse lido sem nenhuma expectativa provavelmente eu teria gostado mais e daria uma nota 4. Recomendo o livro mas não leiam esperando ser de mistério.

annacê 18/12/2022

O que acontece quando te empurram pro seu limite?
*suspiro*
Cara, eu não sei como começar. é difícil por em palavras o quanto esse livro mexeu comigo, o quão confusa eu fiquei em todos os momentos e a cada novo capítulo.

Acho que a única certeza que eu tinha era de que a Valerie não era culpada, isso desde o início eu já coloquei como uma verdade na minha cabeça. É normal ficar com raiva das pessoas, ou sentir ódio das pessoas que te machucam, que te humilham, não tem nada errado em sentir esse sentimento por pessoas que não foram boas com você. E pode até ter gente que discorde de mim agora, mas eu também acho normal querer que essas pessoas morram ou sumam, porque é isso que a gente normalmente deseja para pessoas más. Só que nada justifica matar uma pessoa, nada mesmo te dar o direito de tirar a vida de outro (Com muitas ressalvas é claro, tipo eu acho que pedófilos, serial killers e gente que bate em idoso, animal e criança tem que morrer sim).

Mas não acho que a Valerie tinha que se desculpar, ela não atirou em ninguém.

Nick foi outro personagem que me deixou muito confusa, eu não consegui odiar ele, acredito que seja pelo fato da história tá sendo contada pela Valerie, o que ele fez foi errado e ele é culpado de tudo nessa história, mas não é o único culpado e também é uma vítima. Ele é o que a pessoa se torna quando percebe que esse sistema nunca vai ser justo com você, nunca vai se importar com você e nunca vai ter empatia por você. Então não tem como dizer que ele não é uma vítima. Eu gosto da parte do livro que o Duce fala que talvez nem o Nick soubesse o porquê dele estar fazendo aquilo.

"Este ano, no colégio Garvin, tivemos de lidar com uma dose brutal de realidade. O ódio das pessoas. Está é a nossa realidade. As pessoas odeiam e são odiadas. Enchem-se de rancor e exigem castigo"

"Sabemos que podemos mudar a realidade. É difícil e a maioria das pessoas nem tenta fazer isso, mas é possível. Você pode mudar a realidade do ódio ao se abrir para uma amiga. Ao salvar uma inimiga."

Não sei se nada do que eu escrevi faz sentido, mas eu acredito que todo mundo é bom e ruim, não só uma das coisas e acredito que aquelas crianças são boas e ruins, tudo depende da situação que você é colocado e a gente pode ver no passar do livros crianças sendo dominadas pelo ódio, pelo medo, pela gratidão. É um livro pesado, mas nem tanto, 5 estrelas.

Keila.Souza 14/12/2020

Muito bom!
O livro A Lista Negra, além de ser um livro muito bonito para expor em sua estande de livros ele possui uma leitura muito interessante e emocionante. Uma narração um tanto teen, pois a adolescente conta sobre seus pensamentos, realidades, suas dificuldades e a descrição sobre os acontecimentos antes, durante e após o tiroteio na escola.
A história é intrigante, pois remete uma reflexão sobre aos casos reais semelhantes ao livro.

millie9 09/10/2021

Adorei
Achei o livro muito bom, a tragédia que aconteceu, como foi levada aquilo, me emocionei muito.

O livro é bom, pq mesmo você vendo o lado da Valerie, você consegue entender o lado de todos. Da pra entender a reação da mãe dela, do pai, irmão e do pessoal da escola.

Confesso que fiquei com raiva algumas vezes pelo jeito que o pessoal tratava ela, mas era compreensível, não foi uma birra de adolescente, uma coisinha qualquer, foi um tiroteio, que matou pessoas e deixou muitos traumas. Recomendo muito esse livro.

Aline221 29/11/2020

Achei a personagem chata e mimada e egoísta desde o início do livro e fiquei feliz quando alguém teve coragem de dizer isso a ela, fiquei aqui "éeee isso aí mesmo! Manda ver! Fala umas verdades pra ela!". Não consegui me apegar.

Resenha completa no Instagram @meulivrochegou

Bia @biaeseuslivros 30/08/2020

Livro que retrata o sofrimento de pessoas que passam por um evento tra?gico e tentam reconstruir suas vidas depois disso. Um livro sobre culpa e perda?o.