O Guia do Mochileiro das Galáxias

O Guia do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams

Resenhas - O Guia do Mochileiro das Galáxias

Lu_Augusto 09/01/2024

Divertido, criativo e surpreendente.
Um livro que começa contando uma história como qualquer outra: um sujeito que vai ter sua casa demolida e tenta impedir isso; ok, isso são as 10 primeiras páginas... Daí pra frente o livro vai te surpreendo a cada parágrafo com acontecimentos e falas que você nem imagina.
Um livro saboroso em sua diversão, além disso, ótima pedida para quem quer um livro curto para ler.

Francisco458 08/01/2024

Nostalgia
Não é um livro que me encanta mais pela história, porém quando li pela primeira vez lembro de ter gostado muito.
Vou falar muito da minha relação com o livro, talvez não seja interessante essa resenha pra vc, então já peço desculpa de antemão.

Conheci o livro por indicação, em 2015 estava com a minha família em Pouso da Cajaiba-Paraty e em certo momento conhecemos outra família, provavelmente na praia ou fazendo trilha (o lugar é pequeno e a praia muito bonita, indico). A família era os pais, um filho mais velho e duas gêmeas, inclusive eu tava apaixonado numa delas, era uns 4 anos mais velha, uma pena não lembrar nem o nome.
Meus pais principalmente conversando o filho do casal (devia ter uns 17) indicou o livro, o que pra mim seria ótimo pq nunca tive disposição pra ler livro. Quando voltamos pra nossa cidade minha mãe comprou, li com muita dificuldade e gostei, um colega de sala até leu depois pela indicação minha.

O livro traz muitas viagens e maluquices que deixam a história incrível, explorando a parte espacial, algumas questões filosóficas e abordando um pouco de humor. Acredito que o diferencial desse livro é que nunca dá pra saber o que esperar, um pequeno ato muda tudo.

camiismacedo 07/01/2024

Bom, não sei muito o que falar sobre o livro. na minha opinião, essa é uma história que prenderia a atenção de qualquer adolescente que gosta muito de física (o que não é o meu caso). a história em si é até que legal, mas a maioria do tempo confusa. não sei see interesso em ler os livros da série

Rafael1218 07/01/2024

Risos simplesmente
O livro é até bem simples, somente uma história de viagens a lugares desconhecidos e descobertas mirabolantes. O que diferencia esse é toda a construção do mundo -no caso do Universo- do Douglas Adams.
Aqui ele não dá detalhes complexos e abundantes sobre os alienígenas ou as estruturas dos lugares. Isso torna o livro muito fértil para o leitor imaginar sua própria visão do espaço.
Tudo fica mais interessante com a forma dele de intercalar casos pequenos fora da história principal, com a história principal. Sempre cheio de humor, genialidade, critica irônica e, principalmente, a liberdade para o leitor enxergar o mundo da sua própria maneira.

Mauricio 07/01/2024

Haja imaginação
Já tinha ouvido falar, mas soube melhor desse livro numa daquelas palestras corporativas ministradas pelo Silvio Meira, no caso sobre transformação digital, termo muito em voga no mundo empresarial atualmente. Não lembro se ele disse que esse foi o melhor ou um dos melhores livros que ele já leu na vida. Pois bem, fui eu comprar a versão digital e ler, pra saber qual era a desse tal de Mochileiro das Galáxias...
O livro é totalmente sem pé nem cabeça. Trata-se de uma viagem inter espacial protagonizada por Arthur Dent e Ford Perfect, onde o autor usa de todo tipo de criatividade para apresentar diversos planetas, seres, naves, cenários e situações, completamente surreais e inusitadas, tanto que precisamos exercitar muito a imaginação para entender. No meio desse entedo maluco, o autor, Douglas Adams vai apresentando algumas definições do Guia dos Mochileiros, ou personagens onde há um paralelo com coisas da nossa vida mundana, como os funcionários públicos, a existência de Deus, o sentido da vida, a burocracia, a imprensa, o marketing, os robôs, o sucesso, entre outros temas. São essas as partes mais interessantes e engraçadas e de onde podemos tirar as opiniões que o próprio autor quis passar sobre esses temas. Interessante também que os computadores e a inteligência artificial são descritos com tamanha concordância com o que estamos vivendo hoje que nem parece que o livro foi escrito em 1979. A despeito desses fatores, não achei o livro tão bom assim, a leitura é bem complicada por conta dessa imaginação fértil, mas não chega a ser desagradável. Minha recomendação é, se for ler, leia sem se preocupar em imaginar todos os cenários e situações do texto, pois isso sim é quase impossível, se concentre nessas várias mensagens inter galáticas que podem ser codificadas para o nosso querido globo terrestre e nossa querida humanidade.

Dalila Ribeiro 07/01/2024

Bom passatempo
Tive um pouco de dificuldade de engatar a leitura, achei tediosa em alguns momentos, principalmente por ter nomes de planetas desconhecidos, extraterrestres com nomes esdrúxulos e etc. O teor irônico do autor é bem perceptível e inteligente, mas não diria que esse é um dos livros mais hilários que li. É engraçado em alguns momentos. Não é ruim, mas também não achei genial e imprescindível como muitos comentam.

Payza 06/01/2024

Bem viajado, mas divertido
O livro em si tem um enredo simples, mas as complexidade de detalhes e a descrição de certas partes, tanto quanto um simples diálogo ou um novo cenário, faz ele encher muita linguiça, porém os personagens tem características e personalidades cativas mesmo que você não se importe com nenhum deles, tanto que o livro muda de história a todo momento e eles reaparecem depois que vcs já estão imersos em outra história, no fim é um livro divertido. Não irei continuar a saga, pra mim já deu esse.

Jão 05/01/2024

Que viagem é essa?
"O guia do mochileiro das galáxias" é a mistura do cômico com o absurdo intergalático, que te fará rir de situações bizarras, e parar diversas vezes para dizer "QUE???".

Acredito que a beleza da obra de Adams está em não se preocupar demais com o desencadeamento lógico da história. Ela até pode ter suas doses filosóficas, mas a opção de apenas me aventurar pelo cosmos e seus surrealismos e improbabilidades infinitas tornou a leitura extremamente prazerosa. Confusa em alguns momentos? Sim. Mas ainda assim cativante!

Selo supimpa de aprovação ?

Jonas_jsl 05/01/2024

O livro é um verdadeiro surto.
O livro é um verdadeiro surto. No início da trama, pode ser um tanto confuso devido à avalanche de informações que surgem sem aviso prévio, deixando o leitor despreparado. E não é que o restante do livro fuja desse padrão; pelo contrário, ele é repleto de piadas, daquelas típicas do tio do pavê, o que acrescenta um toque incrível à obra. Um ponto negativo, em minha opinião, é a quantidade de acontecimentos compactados em um curto espaço de tempo. Isso pode gerar confusão, especialmente no início, quando ainda estamos nos adaptando ao estilo de escrita e à narrativa peculiar do autor.

A história é um compêndio de eventos em situações inusitadas, como quando um terráquio acaba no espaço. No entanto, o livro se revela uma ótima opção para passar o tempo e proporcionar boas risadas. O desfecho é bastante aberto, já preparando terreno para o segundo livro, que continua e completa toda a trama composta por cinco livros no total.

Lucas1429 05/01/2024

Engraçadinho
Livro bacana de ficção científica, com doses de humor britânico e pitadas de crítica social.

Bem curtinho, dá para ler em um dia se você se encontrar na história.

Narra a história de Arthur, um terráqueo que, por improbabilidade, sobrevive ao fim da Terra, e, enquanto tenta compreender isso, vai conhecendo as vastidoes do universo.

Recomendo, principalmente para novos leitores. Leitura divertida e descontraída.

Em breve voltamos com o 2o volume

Gab's 03/01/2024

O xodó dos nerds ?
A leitura mais improvável e incrível que pode existir. A leitura é leve, envolvente, divertida, e claro pode se tornar cansativa no meio das palavras criadas (que cá entre nós é difícil às vezes entender como todas essas palavras saíram da mente de um autor), mas ainda sim é a ficção científica mais apaixonante. Não à toa é o xodó de todos os nerds e amantes de ficção científica assim como eu. Ah e se for se aventurar com Arthur Dent, não esqueça de levar sua toalha!

Cyntia Bender 01/01/2024

Caótico e humor levemente duvidoso.
Levei pelo menos uns 40% do livro pra me situar na loucura que é esse universo criado pelo Douglas Adams. E mesmo assim em alguns momentos achei que não tinha me situado coisa nenhuma. Foi a leitura mais caótica que eu ja fiz em todos os meus anos de leitora. E foi maravilhoso! O humor sagaz e as criticas sociais enfiadas nas entrelinhas são geniais ainda hoje, visto que esse livro foi lançado nos anos 70. Obviamente fiquei obcecada pra descobrir a maldita pergunta pra resposta 42, então ainda desbravarei os próximos quatro livros. Como todo bom livro de ficção-científica, não é uma leitura que vai agradar qualquer pessoa, e não bastando ser um livro de ficção-científica, ainda é um livro caótico de um autor britânico que traz um humor bem característico da sua época e da sua origem. Ou seja, indico com ressalvas.

Bianca.- 31/12/2023

O guia do mochileiro das galáxias.
Comecei a ler esse livro por indicação de um amigo e eu tenho que o agradecer. Esse livro é maravilhoso, as piadas tem o meu humor, a trama é totalmente inesperada e você nunca sabe o que vai acontecer na história, os protagonistas são interessantes e são um grupo bem aleatório.
Eu indico o livro para aqueles que querem uma leitura leve, engraçada e inesperada.

lili.tffs 31/12/2023

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????