Maus

Maus Art Spiegelman




Resenhas - Maus


3384 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Thorfinn Karlsefni 29/03/2024

Maus, a história que lhe é contada, e a que lhe é mostrada.
Maus é um relato, uma maneira de passar adiante as memórias de alguém que sobreviveu a um dos eventos mais horríveis que já ocorreram na humanidade que foi o holocausto. Relata a história de Vladek, um polonês, e como ele viveu antes, durante e depois da Alemanha nazista, tudo isso representado pelos quadrinhos de seu filho Art, que grava suas palavras pra depois transformar em livro.

Porém, não é apenas os relatos de Vladek, é também a história de Art com seu pai durante todas essas entrevistas, que sinceramente pra mim é a cereja do livro. Os eventos, as perguntas, a curiosidade e os sentimentos mistos que um tem pelo outro são todos muito reais, crus e muitas vezes difíceis de digerir. Uma relação conturbada entre um pai e um filho que se amam, e ainda assim não podem coexistir devido aos traumas de um sobrevivente do caos, e aos traumas de ser o filho de um desses sobreviventes.

Além da parte pessoal, há também a parte histórica que despensa comentários. É horrível, tenebroso e desgostoso imaginar as situações descritas que são relembradas pelo pai do autor; como deve ser uma memória de um período de trevas da civilização humana. Existem também portas para outras discussões no livro, que são apontadas, mas não tão desenvolvidas (como racismo e uma parte sobre vingança, vendo alemães sofrendo ao fim da guerra aquilo que os judeus sofreram durante toda ela), acredito que apenas por uma questão de prioridade na história principal.

De modo geral, Maus conta essas duas histórias, sobre Vladek sobrevivendo aos acontecimentos do período da segunda guerra mundial, e também a história que é mostrada sobre um pai e um filho. Um livro excelente, de fácil leitura (não exige nenhum conhecimento rebuscado em história nem escrita difícil) e que te proporciona mais uma visão sobre aquele período e como foi seu desenrolar pelos olhos de uma pessoa que viu toda a dor passar em sua frente.

Recomendo aos interessados pelo tema, mas faço ressalvas para o caso de alguém ser sensível aos tópicos abordados que são discutidos abertamente.

LcT.
comentários(0)comente



Sil71* 29/03/2024

Triste e honesto.
Muitas vezes fiquei com raiva do Art e outras tantas do Vladek. Um livro muito honesto em mostrar como pode ser difícil o relacionamento entre pais e filhos.

De uma maneira muito dura traz todo o sofrimento do povo judeu e a luta pela sobrevivência.

Um livro muito triste, como tudo que está relacionado com a guerra.
comentários(0)comente



Aliahtan 28/03/2024

Maus
Sempre fico muito sensível quando leio e assisto coisas relacionadas ao holocausto, e ser uma história em quadrinhos não deixou nada mais leve (eu pensei que talvez fosse). Me emocionei e me horrorizei muitas vezes durante a leitura, é algo difícil de processar, absorver e aceitar que tenha sido real. Não parece ser possível que tenha sido real. Acho muito corajoso da parte do autor ter composto uma obra tão pessoal.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dandara 26/03/2024

Maus
A famosa obra do cartunista norte-americana Art Spiegelman traz o relato da luta pela sobrevivência dos seus pais, que vivenciaram de forma ampla as atrocidades nazistas durante a segunda Guerra mundial. Por meio da entrevista com seu pai, Art constrói uma história em quadrinhos que nos angustia a cada quadrinhos, e traz a tona, de um modo único, um período que nunca deve ser esquecido, e que não pode ser repetido.
comentários(0)comente



Gabi 25/03/2024

A ideia do livro é muito boa, a forma como é escrita em um tipo de entrevista/contagem de história dá uma característica bem única ao livro. Eu particularmente não sou a maior fã de quadrinhos, mas sempre quis ler maus, entender tudo o que falavam sobre o livro. Os personagens são reais, a história é real, então eu não me sinto muito em posição de julgar o quão bons eles são, por que eles não foram inventados. O livro é muito educativo, a partir das imagens e da forma como o Art mostra como as coisas aconteciam durante o holocausto, não é pesado, não é tão explícito sobre todas as coisas terríveis que aconteciam nos campos. "Maus" mostra que sobreviver ao holocausto era mais uma questão de sorte e mostra como as pessoas que conseguiram sobreviver se sentem culpadas por isso. Não só a vida dessas pessoas traz marcas até hoje, como a vida das pessoas que vivem com sobreviventes também. Livros assim foram feitos para que os seres humanos aprendam com os próprios erros e nunca mais cometam eles de novo.
comentários(0)comente



patriciamarilene 25/03/2024

Gostaria que fosse, apenas mais uma história de ficção
Mas, acredito que não haveria escritor no mundo capaz de por em linhas, tamanha crueldade a um povo. Percebo que tem sentimentos e analogias que ainda não foram feitas, com as inúmeras atrocidades que o povo judeu passou, mas este HQ conseguiu expressar mais um pouco dessa dor. Essa escrita foi incrível, tocante, chocante. Este livro, foi sem dúvida, marcante de inúmeras formas. Cada sentimento de proteção, de cuidado e de autopreservação, sem a culpa ou a empatia, mas a necessidade de sobreviver, cada qual fez o que pode para ter mais um dia, para ter a liberdade, para ter a vida normal, para ter o básico.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nathalia1007 25/03/2024

Não é só mais uma história sobre a Segunda Guerra mundial
Não importa quantos filmes ou livros você vá atrás sobre esse assunto, em todas as vezes a reflexão e a tristeza sempre vai acompanhar durante a leitura.
A reflexão do quanto a humanidade pode ser cruel e de como a vida é preciosa, e os traumas que esse acontecimento antissemita causou, sempre vai deixar uma marca na humanidade e em suas vítimas.
Eu confesso que HQ não é meu tipo de leitura favorita, na verdade eu só gostava quando era criança, mas o tema do livro é de longe um tema infantil, e mesmo sendo em quadrinhos eu acho que isso trás um tom mais pesado ainda para a leitura
comentários(0)comente



Samantha.Martins 24/03/2024

Maus: Uma Reflexão Sobre Memória, Trauma e Sobrevivência
Maus", uma obra-prima de Art Spiegelman, é uma história em quadrinhos que transcende os limites do gênero ao narrar de forma única e comovente a experiência do Holocausto.

Ambientada durante a Segunda Guerra Mundial, a narrativa entrelaça a trajetória do autor com a de seu pai, um sobrevivente dos campos de concentração nazistas.

A escolha de representar os judeus como ratos e os nazistas como gatos adiciona uma camada de complexidade à narrativa, destacando as nuances das relações de poder e opressão. A arte em preto e branco, detalhada e expressiva, complementa magistralmente a densidade emocional da história.

No entanto, alguns podem encontrar a abordagem narrativa não linear um pouco confusa. No geral, "Maus" é uma leitura essencial e impactante, que merece sua reputação como uma das melhores obras do gênero.
comentários(0)comente



Loiza 24/03/2024

Sempre necessário ler sobre o Holocausto, para nunca esquecer.

" ...pense em todos os livros escritos sobre o holocausto. E daí? As pessoas não mudaram... Talvez precisem de um novo Holocausto, ainda maior."

"Mas Deus não ia lá, nós estar sozinho"
comentários(0)comente



Satiro 24/03/2024

Daqueles livros que daqui a 1000 anos espero que leiam
Quando adentramos o mundo dos livros somos apresentados gradativamente à livros que devemos OBRIGATORIAMENTE ler: e "Maus" se encaixa absolutamente nessa definição.
A obra é extremamente triste, porém ainda assim poderosa; arrebatadora como o tema precisa que seja e profundamente intimista. Um livro que te faz arrancar lágrimas de singelas felicidades e de pesar descomunal, indagando a cada página como um ser humano faz tanto mal a outro por mera diferença social e religiosa?
Ao fim, sabemos que cada letra lida e relida valeu a pena pois saímos disso um pouco mais humanos, ou seja, um passinho mais longe de fazermos algo semelhante ao que foi feito aos judeus na 2° Guerra... Isso é o que espero!
comentários(0)comente



davi_bsiqueira 23/03/2024

Uma visão sensível e necessária do holocausto
Demorei mas vim trazer minha review desse.

Maus é uma graphic novel muito sensível e pesada. O fato histórico já é bem pesado por si só, mas se torna muito mais evidente as crueldades quando visto no ponto de vista de um judeu que esteve dentro dos campos de concentração, que teve que se esconder (como um rato) e vivendo por situações de pura miséria e fome. Todas as nuances de crueldade e violências são expostas.

O livro tem muita qualidade, historicidade e importância. A escolha de representar visualmente o povo judeu como ratos e os nazistas como gatos ? transformando a europa nazista numa ratoeira ? é simplesmente genial. A leitura é muito fluída e com um ritmo muito bom, com variações entre a narração das vivências do holocausto do pai de Archie e da relação do próprio autor com o pai e os desdobramentos após ele sobreviver a guerra. Recomendo muito.
comentários(0)comente



SassA 23/03/2024

Uma nova maneira de enxergar o holocausto
Apesar de ser uma história em quadrinhos, ela é extremamente emblemática e precisa de uma mente madura para compreender. Só quem estudou todos os lados da guerra vai sacar as artimanhas da obra. Por mais que, o livro te faça se comover pela história do Vladek e sua luta pela sobrevivência durante a segunda guerra mundial, vemos também os conflitos entre as nações, os preceitos étnicos e religiosos, o tanto que a hegemonia é um negócio complexo. Sabemos que o nazismo foi algo terrível, mas, o líder alemão não era o único vilão da história? Aqui, estamos vendo o ponto de vista de um homem judeu, mas, para os olhos atentos, é sempre bom ter uma perspectiva ampla sobre qualquer coisa relacionada as ciências humanas e politicas mundiais.
Uma obra que vale a pena conhecer
comentários(0)comente



3384 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR