A Casa das Orquídeas

A Casa das Orquídeas Lucinda Riley

Resenhas - A casa das orquídeas

Annie 31/08/2012

A Casa das Orquídeas, por Ana Nonato
Veja também em: http://seismilenios.blogspot.com.br/2012/08/resenha-casa-das-orquideas-lucinda-riley.html

Enredo
Uma propriedade parada no tempo e seu herdeiro.
Uma pianista renomada e sua tragédia pessoal.
Uma história de amor que os une.

Em A Casa das Orquídeas, a personagem principal é Júlia, uma pianista conceituadíssima. Ao se deparar com um lastimável acontecimento envolvendo duas pessoas muito queridas, a moça decide se enclausar, se distanciar do mundo, vivendo apenas de escuridão e solidão. Os poucos momentos em que passa fora de um chalé úmido e afastado da civilização são proporcionados por sua irmã, que insiste em trazê-la de volta à realidade, o que Júlia não está pronta para fazer neste momento.
A única coisa em que consegue pensar com carinho é Wharton Park, propriedade da família para a qual sua própria trabalhava. A pequena pianista cresceu em torno daquelas terras e as amava como se fossem sua própria casa, embora tenha entrado no casarão apenas uma vez.
Kit Crawford era uma lembrança remota para Júlia... O garoto que a ouvira tocar na única vez em que esteve lá dentro. Os dois tornam a se encontrar durante um grande leilão que está acontecendo em Wharton Park. A casa está caindo aos pedaços e cheia de dívidas. Kit, o único herdeiro, não tem condições de custear as despesas. Além disso, a propriedade não lhe traz lembranças melhores que a da velha tia rabugenta que lá vivia.
A partir deste pequeno contato, muitos elementos de suas histórias, incluindo fatos anteriores ao nascimento dos dois, vêm à tona. Um diário, que parecia inofensivo, promete mudar-lhes a concepção de mundo, embora eles mesmos já estejam mudando as suas próprias.
A descrição espacial neste livro tem uma ênfase bastante notória, já que se passa em muitos lugares desde a Europa até o Oriente. Em muitos momentos é bastante charmosa, pois leva o leitor a lugares desconhecidos com uma precisão ímpar; todavia, em outros a autora acabou por se descuidar e exagerou na dose de descrições, tornando a leitura bastante arrastada nestes trechos.
O tempo é bem definido, já que o enredo possui duas partes temporais: o presente (de Júlia e Kit) e o passado (de Olívia e Harry). Em alguns momentos, esta concepção ficou pouco palpável por falta de adequação e descrições adequadas aos cenários de época. Por exemplo, os tempos passados mesclam costumes tradicionais com invenções e inovações em outros costumes. Todavia, sem um embasamento melhor, tudo aparenta estar um tanto bagunçado. A sensação é bem próxima à que o leitor sentiria se lesse um livro de Jane Austen em que as meninas dirigiriam carros.
As personagens são bastante complexas, embora não tanto quanto a das quatro personagens principais. O modo como pensam, como se relacionam entre si, tudo está perfeitamente incluso na narração onisciente em 3ª pessoa do singular.
A criatividade: não são novos os romances que mesclam histórias de amor em meio a guerras, mas alguns outros fatores (como as flores, por exemplo, que têm um papel importante) acabam diferenciando um pouco este enredo dos demais.
O andamento é bastante lento. Além de muitas descrições (que não são de todo ruins, como acima explicitado), a autora faz com que o leitor saiba vários pormenores históricos e sobre as próprias personagens, tornando este enredo mais vagaroso que o normal.
Quanto ao enredo, uma frase o explicita bem: muitas informações em um mesmo lugar. Nada do que acontece é impossível, mas há uma sucessão de fatores "fantásticos" que acabam por torná-lo perfeito demais. Exemplifica-se o caso da tragédia envolvendo os dois entes queridos de Júlia (não será descrito aqui por ser spoiler). É possível que aquilo aconteça, mas bastante improvável se adicionarem-se os outros acontecimentos.

Estrutura "Artística"
A capa e a contracapa se combinam. Enquanto a parte da frente representa o presente, a parte de trás representa o passado. Dualidade pertinente ao enredo.
A diagramação é boa e as letras são de um tamanho razoável, tornam a leitura adequada.
A sinopse serve bem ao seu propósito: informa o leitor de que se trata o livro e ainda consegue colocar um gancho ao final.
Alguns aspectos não foram bem planejados, de modo que se excederam durante a história.

Estrutura Física (Materiais)
As páginas são de qualidade e amareladas, não tornam a leitura mais cansativa.
O material de capa tem boa resistência, sendo pouco suscetível a vincos e amassados.

Análise

• Enredo (x3): 2 (regular);

Estrutura Artística (x1): 5
• Capa (x1): 5 (ótima);
• Páginas (x2): 5 (ótima);

Nota final: [3*(2,08) + (3,67)*1 + (5)*1 ]/5= 2,98 (REGULAR)

Gostei da obra?
Para dizer a verdade, não gostei. Demorei demais para ler e não foi por falta de tempo. Simplesmente patinei de forma absurda. Se fosse só porque eu não gosto muito de histórias perfeitinhas, vá lá, mas quando me comprometo a ler um livro me dispo de todos os meus gostos para analisar da forma mais crítica possível. Uma decepção.
Mi Hummel 10/05/2013minha estante
Oi, Annie! Que bacana a forma como vc faz a análise do livro. Em notas! É bem preciso, hein! Gostei! =) Boas leituras para vc!

Dani Vilela 15/10/2013minha estante
Gostei da resenha! Para mim, a mais coerente até agora...
A propósito, o correto seria "quarta capa" e não "contracapa"! ;) rs
Bjs...

Bianca Valente 20/12/2020

Meu primeiro contato com a autora
Apesar de ter sido meu primeiro contato com a autora, amei sua escrita.
Ela narra de uma forma muito gostosa e que nos deixa sempre querendo saber o que vai acontecer...
Marcella Cardoso 03/01/2022minha estante
Leia então As Sete Irmãs. Você vai amar, principalmente ler uma autora estrangeira descrever o nosso país com tanta admiração e carinho.

Bianca Valente 04/01/2022minha estante
Olá, Marcella! Obrigada pela dica. Vai entrar na minha tbr com certeza.

Nana 25/06/2012

Um surpresa e tanto!
Vi este livro em lançamento e achei a capa linda, mas ao ler a sinopse fiquei em dúvida se eu iria gostar pois me pareceu aqueles romances melosos com o mocinho e a mocinha lindos, fortes e corajosos (do tipo que não me agrada).
Quando uma amiga me ofereceu emprestado até comentei que iria "tentar" ler, mas se não gostasse abandonaria rapidinho.
Agora tenho que admitir que me enganei e muito. O livro é maravilhoso! A leitura flui facilmente e não dá vontade de parar. Uma estória encantadora, envolvente, super bem contada e mesmo tendo quase 600 páginas, em nenhum momento ficou cansativo. São vários personagens em épocas diferentes e aos poucos a vida de todos vai se entrelaçando e é muito bem costurada até o final.
Fiquei fã desta autora e desejo que venham muitos outros livros dela para nós!
*Rô Bernas 12/08/2012minha estante
Comprei pra dar de presente...depois de ler sua resenha... tô quase desistindo kkkkkk

Nana 12/08/2012minha estante
Um conselho: Leia antes de dar de presente!!

Leticia 15/09/2012

Simplesmente Sensacional. A autora foi extremamente criativa.
O livro começa contando a vida da pianista Julia, que vive na França e que caba de sofrer a vida pessoal, que só no decorrer do livro descobrimos que ela perdeu seu marido e seu filho de apenas 3 anos de idade Gabriel em um trágico acidente de carro.
Com essa perda terrivel ela decide voltar para uma propriedade que seus avós viveram quando ela era pequena, e ela reencontra sua familia que a ajudam a superar essa tragédia.
Julia e sua irmã descobrem que a propriedade onde seus avós maternos juntamente com sua mãe moravam está sendo vendido por motivos de divida.
Ao desenrolar, julia acaba conhecendo Kit Crawford que é o ultimo herdeiro da propriedade Wharton Park.
Eles iniciam um romance e onde a história fica cada vez mais emocionante.
Eles encontram um diario que Julia acredita ser de seu avó que um dia esteve na guerra então decide não ler e procura sua avó para lhe explicar.
Descobre que na verdade esse diario pertenceu a Kit que era muito amigo de seu avó.
O diario conta a vida de Kit e de sua esposa Olivia que viveram a muitos anos atras na propriedade.
Conta que Kit decidiu se casar com Olivia pois sabia que teria que ir para a guerra mais tinha medo de morrer,então queria deixar uma familia para cuidar de seus pais e da propriedade. Quando Kit vai a guerra descobre que Olivia está gravida.
Juntos o proprietario e o funcionário da grande Wharton Park partem para a guerra que dura anos.
Quando a guerra termina Kit antes de reencontrar sua familia passa um período de "descanso" na Tailândia, e quando ele encontra Lidia que é seu verdadeiro amor. Kit não conta a Lidia que é casa e que "tem um filho" (filho esse que não existe pois Olivia perde o bebe e ele acaba não sabendo disso), ele explica que um dia terá que voltar a propriedade de seus pais para deixar tudo em ordem para ele e Lidia poderem viver tranquilos para sempre...e um dia isso chega, ele parte de volta para a propriedade sem saber que Olivia ficou grávida.
Eles combinaram de se comunicar por cartas, as cartas de lidia eram endereçadas a casa dos avós de julia para que olivia não descobriesse. Mais o inevitavél aconteceu...Olivia que ra um doce e que todo o período que seu marido esteve na guerra foi leal cuidando de seus pais e da propriedade passa a ser amarga e cruel.
A mando de Olivia, ela pede a avó de Julia que não conte a Kit que descobriu sua traiçao e assim é feito.
Sem ´noticias de Lidia e sem poder voltar a tailando Kit pede ao avó de julia que vá até a Tailândia procurar saber sobre Lidia, é onde descobre que ela teve um bebe mas está muito mal de saúde e que em pouco tempo irá morrer, Lidia pede a ele que leve seu bebe a Kit, pois ele tem que saber da existencia dela. Assim é que o avó de Julia juntamente com sua avó cuidam da pequena pois Olivia descobre que aquele bebe é a filha abastada de Kit e os proiv=be de contar a verdade...e assim acontece Kit acaba morrendo sem saber que a garotinha que crescia em sua propriedade era na verdade sua filh, e infelismente ele nunca mais viu a amada Lidia.
Resumindo rsrs essa pequena garota é na verdade a mãe de Julia...
Quando Julia descobre descidi ir a Tailandia para ver se sua verdadeira avó ainda era viva e para a surpresa dos leitores sim...Lidia ainda vivia. Então julia se apresenta e acaba sendo a parte mais emocionante do livro.
Portanto Julia é a verdadeira herdeira da grande propriedade.

OBS: muitas coisas além disso acontecem como por exemplo Julia descobre que sua irmã também foi adotada, descobre que seu marido na verdade não morreu no acidente de carro, ele fugiu por culpa e por medo pois ele foi o culpado do acidente logo o culpado pela morte do filho de Julia.

Não dá pra escrever tudo que o livro conta pois ficaria maior do que está...
o livro é emocionante...omelho livro da minha estante...leitura 10000 recomendada
Leticia 21/09/2012minha estante
Desculpa...eu fiz correndo, o nome dele é Harry!

Leticia 03/10/2012minha estante
O nome do rapaz que era casado com Olivia e que era dono da propriedade a anos atras é Harry!

Alcione13 27/06/2017

Emocionante
Um livro que te faz embarcar nele.Te faz se apaixonar e sofrer junto com cada um.Amores possíveis.Personagens humanos.Um busca que entrelaça vidas e que mostra o quanto nos atos causam danos.Ou quão relativo é o futuro!!!Maravilhoso!!
Alcione13 27/06/2017minha estante
P.S. há um furo na trama em um certo incendio...alguém notou?Um pouco estranho.

Alcione13 27/06/2017minha estante
*nossos atos

Fe Sartori 07/09/2012

Passei muitooo tempo "namorando" A Casa das Orquídeas, por vários motivos: A capa linda do livro, por se tratar de Orquídeas (amo flores) e pelas resenhas no Skoob. Claro que as opiniões valem muito mais do que simplesmente capa e flores rs. E confesso que esperei muito mais, na verdade acreditei que daria 5 estrelinhas de cara por tudo o que eu ouvi e li sobre ele. O livro é ótimo sim, principalmente para quem gosta de drama, histórias de amor e histórias intercaladas. E confesso também que eu estava no caminho de dar 5 estrelinhas, até que quase no final do livro a autora me solta uma novidade que na minha opinião (e de mais algumas pessoas que eu vi aqui no skoob), deu uma freada na boa trama do livro.
Totalmente desnecessário pra não dizer irritante!
Apenas por isso darei 4 estrelinhas,apesar de imaginar um livro bem diferente, ainda assim o livro vale ser lido!
Léia Viana 08/09/2012minha estante
Ah, o que acontece Fer? Qual foi a freada que a autora deu? Estou super curiosaaaaa!!!

Léia Viana 08/09/2012minha estante

Naná 14/04/2017

Espetacular...
Quando comecei a ler achei difícil gostar desse livro tanto quanto gostei de A Rosa da Meia Noite, cada um tem seus pontos positivos e negativos porém ambos são maravilhosos, com histórias espetaculares... que autora fantástica Lucinda Riley é, subiu no podium junto com Nora Roberts e Judith Mcnaught!!! LEIAM :)
Bruhhcardozo 08/05/2017minha estante
Judith ?

Naná 09/05/2017minha estante
????

Daniella.Miconi 23/10/2018

Resenha: A Casa das Orquídeas
O livro A Casa das Orquídeas é um dos muitos romances que eu me proponho a ler e ao final, estou apaixonada. Se você também adora se envolver com personagens, uma história linda e um cenário passado, também vai se deliciar e se apaixonar por esse livro, escrito pela autora Lucinda Riley.

O livro possui algumas narrativas, entre elas, acontecimentos do passado que mudarão completamente o rumo da história, e o futuro dos personagens. Temos diversos personagens marcantes, dentre eles, a protagonista, Júlia Forrester, que logo no começo do livro é apresentada como alguém muito deprimida (consequência de algo muito doloroso, afinal), onde nada é capaz de animá-la. Sua irmã, Alícia faz de tudo para ver a irmã mais nova viver novamente.

Após muita insistência, Alícia convence Júlia a ir a velha propriedade onde seus avós trabalharam por muitos anos, e é a partir daí que a vida de Júlia (e de todos os personagens) começa a mudar.

Ajude o blog a crescer! Compartilhe com seus amigos esse post com seus amigos 😀

Podemos vivenciar momentos de muita angústia por parte da personagem principal, uma angústia que leva o leitor, do outro lado, ansiar por querer abraçá-la às vezes rs (Júlia, vem aqui, miga). Maaas (graças a Deus), no decorrer da história as perguntas vão sendo respondidas e as tramas desvendadas.

Me envolvi bastante com a história, passei momentos de raiva (quem mais), e como dito acima, sofri bastante com algumas situações. É incrível o poder da autora em deixar algo tão vivo, com uma escrita tão leve e simples. Os relatos da Segunda Guerra Mundial sempre dão um baque, e ler alguns trechos, mesmo em uma história criada, é inevitável não se chocar.

Ao final do livro, o desfecho é bem positivo, com suas devidas proporções rs. Uma leitura que vale a pena pela história, e nos faz refletir em como o sofrimento é algo que nos deixa, às vezes, egoísta, a ponto de não se tocar que aquela (nossa) dor também pode estar afetando outras pessoas.

site: https://oitulipa.com.br/livro-casa-das-orquideas/
Alustriel Silvermoon 23/10/2018minha estante
Estou no final da leitura, mas achei que o romance da Julia e do Kit, que começou a ser desenvolvido muito bem, acabou deixado de lado pela autora. Não sei, parece que ela apressou as coisas pra partir logo pra revelação do final do livro... mas no geral, estou gostando da leitura.

Daniella.Miconi 06/12/2018minha estante
É verdade, eu também concordo com você... Mas acho que o objetivo da autora (também) fosse a Julia poder se libertar e aprender a viver consigo mesma. No momento em que aceitou suas dores, coisas boas aconteceram. De qualquer modo o livro é muito fofinho rs Obrigada pelo comentário :D

JulianaCalvelli 20/02/2020

Me surpreendeu!
A autora apresentou uma proposta diferente de romance e drama, é uma misturada dos dois. O livro é um grande dramalhão sobre confusões do destino e como os personagens lidam com tristezas profundas.

Me surpreendeu muito mesmo porque no começo do livro achava que era sobre uma coisa, depois a história teve uma reviravolta e tomou um rumo completamente diferente.

No quesito originalidade, a história se destaca. Somente em alguns momentos ocorreram alguns deslizes da autora, perdendo o bom rumo da história, mas no final as coisas foram voltando ao eixo, até o livro ser finalizado de forma emocionante.

A história levanta questionamentos sobre os personagens e o destino de cada um deles, o que nos faz devorar a história para saber o que vai acontecer nos próximos capítulos. Nos faz suar de nervoso, ficar chocados e sentir profundamente milhares de sentimentos através dos personagens.

O livro tem uma escrita fácil, e a leitura acaba se tornando muito fluida. Apesar de ser um livro grosso, é possível ler com tanta facilidade, que em piscar de olhos já vão 100 páginas. Isso me impressionou demais.

A leitura valeu muito a pena e me fez ter muita vontade de conhecer a Tailândia.
Jessie / @livrosmeusmimos 20/02/2020minha estante
Esse livro é um dos meus preferidos da vida.

JulianaCalvelli 15/03/2020minha estante
É muito bom, bem diferente. Valeu a pena a leitura ?

ANGELA TM 08/03/2020

Achei a história fantástica, com tudo se interligando no final, porém achei o Harry fraco e covarde. Adorei a Alícia e me vi muito nela, adorei o fato de ela aceitar tão bem suas origens e que nem sempre ter que estar no controle de tudo. O Xavier é outro covarde e egocêntrico, mas fiquei com uma dúvida com relação ao acidente, pois foram encontrados os restos de uma criança e um adulto, quem era o adulto, se ele fugiu???
Karina 24/05/2021minha estante
Você foi a única pessoa que eu vi questionando sobre os ossos encontrados. Queria muito saber se tem explicação ou se foi um furo...

ANGELA TM 24/05/2021minha estante
Acredita que não lembro ? vou reler e quando refrescar minha memória volto pra comentar com vc

Kelly Martinez 13/09/2017

Lindo!
Comecei a Casa das Orquídeas por insistência, muita insistência mesmo, da minha amiga Naná... e como sempre, ela acertou em cheio!
Ler Lucinda é algo prazeroso... ela não escreve um livro simplesmente... ela te dá um presente... te insere numa história rica, com personagens bem construídos cheio de emoções ... sim.. A Casa das Orquídeas é um livro pra emocionar e ao final te levar às lágrimas.
Temos aqui uma saga familiar, um amor que não tem um final feliz e frutos deste que lá na frente descobrimos que deram certo! E como num passe de mágica, o final te arrebata!
Temos personagens que nos encantam como a Lidia, que nos repelem como o Harry e que nos fazem acreditar na força do ser humano como a Júlia - que aliás, é a minha personagem favorita!
A história mescla passado com presente mas o leitor, foi assim comigo, passeia facilmente por esses dois tempos! O romance flui...
O livro é lindo! Vale cada página!
E obviamente eu recomendo... mil vezes!
Naná 13/09/2017minha estante
como que eu faço pra curtir essa resenha 1.000 x??!! ... descobre e me fala!

hahahahahahahaha AMEI S2

Kelly Martinez 13/09/2017minha estante

Camila 22/06/2018

gente...
primeiro deixa eu pegar um fôlego aqui pra falar desse livro ....
....
....
Ok!

Eu nunca tinha lido nada da Lucinda, nada! Mas a minha amiga Nana sempre ficava me atormentando pra ler esse bendito livro. E como por acaso, resolvi pegar pra ler esse ano.
O livro é muito bem escrito, a autora consegue mudar de perspectiva de forma bem sútil e harmoniosa. A história é encantadora, pq acontece em dois tempo: no presente e no passado, mas especificamente pré e pós segunda guerra mundial.
Eu me encantei com a Júlia e com Olívia, achei duas mulheres fortes e que aguentaram muitos trancos da vida e conseguiram se reerguer; ok que a Olívia deu uma mancadinha no final, mas foi perdoável depois de tudo que aconteceu com ela. Agora um personagem que eu quis matar e ainda quero é o Harry, que foi um covarde, fraco, medroso e mimado! Ele sabia muito bem das consequências da suas atitudes e resolveu seguir na base da mentira! QUE ÓDIO DELE!

Mas fora essa minha raiva, o livro vale super a pena de ler. Eu super indico! Adorei!
Sah 23/06/2018minha estante
Esse livro quase matou!

Mih 09/07/2018minha estante
undefined

Letícia Magrini 28/12/2021

A Casa das Orquídeas
Nunca tinha lido nada da Lucinda, porém como a boa romântica incurável que sou, fiquei encantada com a sinopse desse livro. A história é magnética, foi impossível parar de ler!! Assim como foi impossível evitar que algumas lágrimas rolassem durante a leitura!
De cara conhecemos Júlia, uma pianista famosa que passou por uma terrível tragédia familiar e perdeu completamente a vontade de viver. Por obra do destino, ela retorna para Wharton Park, a casa em que seus avós trabalhavam e cenário de diversos momentos felizes de sua infância. Chegando lá, os caminhos de Júlia e Kit se cruzam mais uma vez, assim como quando eram crianças. Os dois acabam construindo um forte laço afetivo, no qual finalmente Júlia se permite ser cuidada.
Após encontrar um diário que supostamente pertenceu ao avô de Júlia, ela passa a tentar desvendar os segredos escondidos em Wharton Park. Assim, dois romances vão se desenvolvendo ao mesmo tempo: o do presente e o do passado.
Porém, como nada na vida é perfeito, esse livro nos mostra que o amor pode ferir mas também pode curar... Que algumas coisas mudam com o tempo, mas que o verdadeiro amor permanece! Mostrou também que nossas escolhas podem impactar a vida de tantas outras pessoas e até mesmo gerações...
Chorei, sorri, me emocionei, fiquei brava... Todos os personagens eram muito reais! Todos tinham qualidades, mas a autora não escondeu seus defeitos, então foi muito fácil se identificar com vários deles e sentir suas dores, angústias, alegrias e amores!
Carolina.Pertille 23/01/2022minha estante
Coloca na lista pros próximos: A Rosa da meia noite e a série As sete irmãs. Meus favoritos dela ?

Letícia Magrini 23/01/2022minha estante
Vou ler sim, com certeza!!

Lalaura 23/07/2021

Que livro lindo ??
O que dizer desse livro? Não há palavras para descrever o quão lindo e intenso ele é. Tocando em pontos sensíveis e que muitas vezes são ignorados, pois não combinam com um romance lindo e perfeito dos livros.
As vezes o amor machuca, as vezes você perde o controle do mundo e de si próprio, mas tudo pode ser superado, seja sozinho com sua própria força de vontade ou com a ajuda de quem te ama.
5 estralas são poucas para esse livro
?????????????????
Nivea Ceroni 23/07/2021minha estante
Esse é o mais lindo dela.

Lalaura 24/07/2021minha estante
Também achei, acho que nunca vou conseguir esquecer ele kkk