Mrs. Dalloway

Mrs. Dalloway Virginia Woolf

Resenhas - Mrs. Dalloway

Lari 10/03/2024

Sei la
Não sei de viajei muito mas minha concentração não existiu enquanto eu lia esse livro. porém, amei a construção da história.

mary_raiodeletras 10/03/2024

O livro narra um único dia da alta sociedade, onde explora temas como a passagem do tempo, convenções sociais e os impactos duradouros da Primeira Guerra Mundial.

Clarissa Dalloway é uma protagonista complexa, com sua busca por significado e identidade sendo um tema central. Outros personagens, como o veterano traumatizado da guerra, Septimus Warren Smith (sendo o meu personagem preferido), têm suas histórias entrelaçadas, destacando a ressonância do conflito na sociedade.

oliver.skywalker 10/03/2024

Confuso
Eu terminei com muita dificuldade, questionei até mesmo meus hábitos de leitura por causa desse livro. fez eu me sentir desprovida de interpretação e imaginação, e eu acho que livro nenhum deveria fazer alguém se sentir assim. o estilo de leitura de virginia é migrar de mente em mente, mas infelizmente, eu não me dei bem com esta dinâmica, apesar da idéia ser tentadora (que foi o motivo de eu ter me interessado no livro) eu me senti desorientada na maior parte da leitura e frequentemente sem saber em que mente estava. quanto a história, pelo pouco que eu compreendi, eu gostei, eu acho que pinta a mrs dalloway como uma mulher tradicional/típica, com defeitos e desejos, mas também indecisa para com suas decisões.
Marcelo Minal 10/03/2024minha estante
Tive ler na faculdade e não entendi patavinas. Tanto que nem considero que tenha lido. Quando melhorar a habilidade de compreensão penso se vou me desafiar novamente nesta leitura.

foolishbel 08/03/2024

Mrs. dalloway
Ai gente não sei mt oq escrever aqui ?

Esse foi o primeiro livro da Virginia Woolf que eu li e eu realmente gostei dele. A escrita dela é incrível, os detalhes desse livro são ótimos, amei a maneira que faz com que o leitor se conecte e identifique com uns personagens. enfim é bom e vale a pena ler

Gabrielle 08/03/2024

Um livro muito lindo e profundo mas sem muitas divisões de parágrafos o que tornou a leitura cansativa, os fluxos de consciência eram muito longos e cheio de parênteses. Amei a história mas foi um dos livros mais cansativos que li.

morgsoo_velour 07/03/2024

Sei que é um livro bom, mas não era o momento, simplesmente isso. Não consegui manter o foco, não entendi absolutamente nada mas reconheço que foi pessoal e não culpa da obra. Com certeza haverá uma releitura no futuro, não aceito esse gostinho amargo no final!

Maria <3 01/03/2024

Ler 'mrs dalloway' pra escola foi uma das piores coisas que eu já tive que fazer, pq apesar de entender toda a profundidade desse livro, não foi uma experiência nada agradável.

com o fluxo de consciência a autora consegue criar uma trama social perfeita. um livro onde lembranças e pensamentos são muito mais importantes do que qualquer outra coisa.

acompanhar um dia comum na vida de pessoas comuns, seja de uma mulher de meia idade esnobe e fútil ou de um ex-soldado traumatizado, mostra o quão profunda é a mente humana.

realmente acho que o momento de ler esse livro não era agora, daqui alguns anos espero reler e quem sabe, ter uma experiência um pouco mais agradável.
Ester507 01/03/2024minha estante
achei legal você pontuar "não era o momento", me senti da mesma forma quando li Clarice a primeira vez no ensino médio, simplesmente detestei. Agora reli na universidade e tem sido até então um prazer! despertou grandemente meu interesse pela escrita de fluxo de consciência, algo que antes eu não entendia.

Luciane 29/02/2024

Mrs. Dalloway
Romance gostoso e fácil de ler, nada muito impactante, mas profundo e bem escrito, com linguagem rebuscada, porém, de fácil entendimento. Virgínia Woolf escrevia muito parecido com James Joyce, com muito fluxo de consciência e com narrativa contínua, não há separação nos capítulos, que pode confundir o leitor.
A trama se passa em um único dia de junho de 1923. Clarissa Dalloway é casada com Richard Dalloway, um político bem sucedido. Clarissa sai para comprar flores para a festa que dará à noite. Durante seu percurso, ela encontra vários personagens que compõem a trama. Recebe a visita de seu antigo namorado Peter Walsh que estava morando na Índia e resolve retornar para a Inglaterra. Após fazer a visita para Clarissa, Peter sai pela cidade e o livro se desenvolve através do pensamento de Peter. Nessa parte da história conhecemos o romance da trama, um amor mal resolvido, escolhas feitas no passado que hoje vem à tona, arrependimentos e frustrações.
Gostei muito de fazer essa leitura, não entrou para os favoritos da vida, mas é uma boa indicação pra quem gosta de ler os clássicos.

carlosmanoelt 28/02/2024

?Mrs. Dalloway disse que ela mesma compraria as flores.?
Quem tem medo de Virginia Woolf? Bom, eu não tenho mais. Adiava diversas vezes essa leitura, receando não compreender a grandeza da obra. Porém, resolvi enfrentar o gigante e o derrubei. "Mrs. Dalloway" de Virginia Woolf é uma obra-prima da literatura modernista que mergulha nas complexidades da mente humana e da sociedade pós-Primeira Guerra Mundial. Numa Londres dos anos 1923, em um único dia, a narrativa intrincada e fragmentada espelha os pensamentos e experiências dos personagens, especialmente Clarissa Dalloway - enquanto ela se prepara para uma festa - e Septimus. Através de técnicas como o fluxo de consciência e o discurso indireto livre, Woolf oferece uma visão penetrante das emoções, memórias e dilemas existenciais de seus personagens, explorando temas como identidade, solidão, envelhecimento e o impacto da guerra na psique humana. Sua prosa habilmente construída e sua exploração da interioridade fazem de "Mrs. Dalloway" uma leitura desafiadora e profundamente envolvente, deixando uma marca duradoura na literatura moderna.
Kleilson.Torquatto 28/02/2024minha estante
Nunca li nda dela. Tenho curiosidade.

carlosmanoelt 29/02/2024minha estante
foi meu primeiro contato, já quero ler outras obras dela

Marquinhos28 03/03/2024minha estante
Peguei ele pra ler semana passada, mas infelizmente não consegui... Não me adaptei a escrita... Mas planejo tentar de novo daqui a uns meses.

carlosmanoelt 03/03/2024minha estante
pode ser bem difícil, mas vale a pena tentar novamente. aconselho buscar entender um pouco sobre o fluxo da consciência, acredito que ajuda a adaptar-se à escrita.

Maria 29/02/2024minha estante
um parêntesis de que ainda assim achei as partes do Septimus massante e só queria que voltasse pra Clarissa!!

maria 27/02/2024

Extasiante tem aquela questão bem cotidiana mas a maneira como o fluxo de consciência dos vários personagens da cena é apresentada achei sensacional colocou em letra a complexidade dis pensamentos acho q isso deixa mais sensível gosteii muito

Lorena Almeida 26/02/2024

Entediante
Esse livro é muito interessante e o primeiro que leio da autora. Faz anos que procrastino ler esse livro, mesmo que seja tão curto, porque nunca me interessei pelo enredo. A leitura é muito densa e lenta, eu só queria que ele acabasse. Não gostei muito do final.

maria 24/02/2024

A prosa eh tão inacreditável eu precisooo ler mais coisas da virginia woolf. eu adoro quando eu leio um livro que literalmente todo mundo diz que eh incrível e realmente eh incrível
dora73 24/02/2024minha estante
aiiii q bom q vc gostou!!! certeza q vc vai amar orlando tambemmm?

Letícia 23/02/2024

Genial. Uma obra-prima!
Eu estou em êxtase, eu nunca imaginei que daria 5 estrelas pra um livro que me confundiu e me fez quebrar tanto a cabeça quanto esse, foi a primeira vez na minha vida de leitora que eu fui desafiada, e olha eu tenho experiência com grandes autores da literatura russa, e nenhum deles me preparou pra o que apenas Virginia Woolf fez aqui.

Eu não sei nem começar essa resenha, visto que é um clássico que se trata de inúmeros assuntos, inclusive esses que você tem que ser muito atento para se dar conta. Trata sobre a Primeira Guerra Mundial, sobre depressão, estresse pós traumático, suicídio, a nata da sociedade londrina e principalmente sobre como as histórias dos seres humanos se entrelaçam.

Esse livro é genial por vários fatores, mas se eu fosse listar o primeiro seria o fato de como a Virginia revolucionou a literatura com sua escrita focando no insconsciente humano, a forma como os personagens vão se encontrando nas ruas de Londres e inconscientemente vão criando opiniões uns sobre os outros, como eles transparecem uma coisa completamente diferente do que eles estão pensando naquele momento, e principalmente como ela conseguiu cativar a essência humana.

Meu ponto favorito desse livro é a Clarissa Dalloway e o Septimus, a história deles são mais interligadas do que parece, já que no livro eles só se encontram ocasionalmente na rua se nem saber quem é o outro, mas a forma com que os dois vão ter mais coisas semelhantes juntos é incrível. Septimus é muito doente mentalmente, e infelizmente acha que a única solução em sua vida é justamente retirar sua vida, e o paralelo dele e o desespero de sua mulher é transmitido de alguma forma pra Clarissa. Se eu for discorrer aqui sobre o tanto de simbolismos presentes na relação dos dois eu irei passar anos escrevendo.

Só digo uma coisa: leia! E resista, porque esse é um livro curto mas imensamente denso, teve momentos que eu só queria ele acabasse logo e momentos que fiquei muito entediada. Mas logo a leitura voltava a ser desafiadora e me fez buscar mais informações sobre o contexto histórico. Literalmente uma obra prima, um livro que vai elevar o patamar de literatura que você lê, sinto que sou outra pessoa após ele, com certeza lerei outros da Virginia, que mulher genial.