Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

Juliana.Xavier 13/03/2024

"Duna" é grandioso.
Li Duna em 2021 e achei magnífico. Mas foi fazendo a releitura percebi o quão bem escrito ele é. Quão bem são abordados os temas como o fanatismo religioso, o colonialismo e a ecologia.
É um marco na ficção científica por não trazer tantos elementos tecnológicos na narrativa, focando mais no humano.
É dividido em três partes. A primeira e a terceira parte são as melhores. As intrigas políticas, personagens tentando evitar o inevitável e as trocas de ponto de vista me prenderam. Mas na segunda parte, algumas trocas de pontos de vista, pra mim, não fazem sentido de existir, o que deixou a leitura um tanto lenta. E logo que começa a terceira parte já esqueci toda a lentidão pois o livro fica frenético e eu não conseguia parar de ler.

Ramon 13/03/2024

De um medo em não entender nada sobre um livro de +600 paginas a ler compulsivamente por horas por estar totalmente imerso na historia.

Só fui saber da existência de Duna quando o filme foi anunciado e quando assisti fiquei maravilhado com a historia. Agora, com o lançamento da parte dois, decidi ler antes de assistir e não poderia ter feito uma escolha melhor! e arisco a dizer que ter visto o filme antes de ler foi até que perfeito porque já me senti familiarizado com os personagens.

Definitivamente é uma série que irei dar continuidade porque toda a politica e enredo é simplesmente viciante demais para não querer mais.

Mateus 13/03/2024

Duna - Sangue, areia e especiarias.
Livro incrível, a questão socioambiental, todas as tramas políticas, a religião como meio de dominação de povos oprimidos e sedentes por uma salvação, esses são alguns dos pontos de duna que me marcam profundamente.

Após assistir o primeiro filme, fiquei motivado e então decidir descobrir sobre esse mundo tão árido, tão febril, tão cheio de ódio e esperança, semanas atrás na iminência do lançamento da parte 2, parti em minha aventura de leitura.

No livro de Duna, somos apresentados ao planeta Arrakis, seco, sem vida, sem perspectiva, apenas existindo para ser explorado pelos cruéis Harkonnen, casa imperial que faz parte do controle desse planeta, após anos e anos de exploração, escravidão e matança, eles foram removidos do controle do planeta, agora Arrakis será entregue nas mãos dos proeminentes Atreides, vindos de um planeta repleto de água e chuvas, será que eles se adaptarão ao inóspito planeta seco? Duvido muito.

Nessa trama, conhecemos o povo aguerrido, forte, resistente e religioso, os Fremen, a tribo que mora no deserto, nascem e morrem ali, em sua pele queimada de sol e ressecada, e em seus olhos azuis de especiaria, ali eles encontram a fé e força de continuar em busca de sua tão sonhada libertação. Vivem permeados de promessas e mitos messiânicos que foram espalhados pela poderosa irmandade das Bene Gesserit, por meio da reprodução e do controle genético elas tentam saídas das sombras influenciar as políticas do imperador, das casas e dos pobres subjugados.

Por fim, gostaria de apresentar o Paul, jovem visionário, mas sem experiência, sente e enxerga coisas estranhas, talvez o poder corra em suas veias, mas nem ele sabe como controlar isso, sua boa intenção de ajudar o povo de Arrakis será suficiente para mantê-lo bom? O mundo das intrigas, do fanatismo, do ódio irá cega-lo? Descobri isso durante a leitura deste livro magnifico, que com certeza estará entre meus livros favoritos da vida, tenho o box da primeira trilogia, e irei me aprofundar nisso.

Indico essa leitura, sem sombra de dúvidas é algo magnifico, marcante, livro base para toda ficção cientifica, foi meu primeiro contato com a literatura do gênero, e sinceramente, me apaixonei
Marina.Dantas 14/03/2024minha estante
Que top!!!!! ??????

Gabriel.Ayres 14/03/2024minha estante
Sensacional

CGominhaR 13/03/2024

Universo Fantastico
Duna é um livro bem escrito que nos trazem reflexões atuais.

O autor nos convida para um universo bem escrito, recheado de questões políticas e religiosas que são um reflexo de nossa historia e presente. É difícil ler essa obra sem ficar curiosa, sem ficar se questionando em o que vai acontecer e em como nos vamos saber isso.

Os personagens são marcantes e profundos. Os clãs parecem terem historias reais e intrigas que podemos ver cicatrizes de séculos. Meu único problema é em como as personagens femininas parecem terem apenas um lado, nada mais.

Não espere profundidade delas, nem objetivos próprios e bem construídos. Elas parecem existir apenas para um propósito e nada mais (sendo, a maior parte deles, o protagonista).

"Aonde você vai Sam?" 12/03/2024

Longa vida aos guerreiros!
Não se assuste com o tamanho, esse é um livro para ler e reler e você vai adorar ambas as experiências.

Gostou dos filmes? Aqui a história acontece de forma diferente, mas a adaptação só é tão magnífica porque teve por base um dos maiores livros do século XX.

Empolgante, grandioso arrebatador!

luxxyml 12/03/2024

Eu amo duna mais q a mim mesma
Gente serio. q livro maravilhoso. sem palavras pra essa obra de arte. historia f0dida de boa, muito bem construída e que te prende de uma forma inexplicável.

tomazzzt 11/03/2024

Cuidado com seus líderes carismáticos e falsos profetas...
Não tão relevante pro gênero de ficção científica quanto a novela O Clone (2001) escrita por Gloria Perez, mas chega muito perto.

Leitura insana né, um pouco pesada e complicada às vezes, mas vale totalmente a pena. Uma história crítica e de alerta pra qualquer profeta que nasça do fanatismo, extremamente atual, e com uma estrutura de enredo tão bem construída que influencia livros, filmes e séries de vários gêneros até hoje.

Renata 11/03/2024

Detalhes mts detalhes
Aqui tem muitos mais detalhes além do que o filme mostrou, não é uma surpresa obviamente
Sinto uma certa apreensão ao ver o caminho que o Paul tem à frente pois não sei se ele tem alguma alternativa a não ser se tornar igual ao inimigo
Nada como um clássico pra alegrar e instigar a alma de um leitor

Beatricy 10/03/2024

Uau, esse foi um livro desafiador para mim. No começo foi bem difícil me habituar com os nomes e a história em si. Mas com o passar do enredo tudo foi clareando e temos aqui uma distopia única, singular que te deixa intrigado com o decorrer da leitura.
Temos de tudo nessa história, briga política, religião, profecias, um universo que parece a terra apocalíptica mas que é um mundo novo. Aliás, tudo é novo nesse livro, o que o deixa totalmente único em tudo.
Não é um livro fácil, mas se vc se concentrar e se jogar na leitura, acredito que verá a história do Paul sendo incrivelmente construída.
Gostei das personagens femininas, inclusive a irmã e a mãe do Paul. Incríveis!
Recomendo a leitura

Márcio 10/03/2024

Ótimo
Embora conhecesse a obra há anos, somente depois de assistir o filme resolvi ler. Gostei do livro, uma ficção científica que mistura política e religião. O filme foi bem fiel ao livro, mas como sempre livro é mais detalhado.

nana' 09/03/2024

É melhor ter medo de mim, mãe. Sou o Kwisatz Haderach.
INCRÍVEL.

A obra é maravilhosamente encantadora, com um vocabulário mais que enriquecedor, personagens apaixonantes e aventuras entrelaçadas umas nas outras que tornam a história ainda mais intrigante. Além disso, a história pode ser lida em todas as idades mas, sem dúvidas é complexa -- com pensamentos tão filosóficos que inspiram o ser humano.

A trama é muito bem desenvolvida, mas o tempo passa estranhamente rápido (e não são causas de Arrakis, mas um pulo na história, o que não me satisfez muito bem mas, como tais momentos são raros, não há porquê diminuir a classificação da obra).

O tópico que eu mais gostei foi, sem dúvida, a criação de um novo universo. Frank Hebert criou um novo mundo do zero com cultura, povos nativos, costumes, línguas, lendas e muito mais em apenas 6 anos. Isso é um ato que eu sempre almejei um dia fazê-lo, e esse homem me mostrou que isso é possível -- basta desenvolver tudo maravilhosamente bem.

Xandy 09/03/2024

Duna foi de longe uma das melhores experiências literárias que eu já tive em muito tempo. Fiquei muito surpreso positivamente com todo esse universo criado por Frank Hebert, onde a polícia e a religião estão tão entrelaçadas. Paul é um personagem de várias camadas que não se limita apenas em um o profeta, mas algo muito maior. Aqui o bem e o mal seguem um caminho que está no limite de cada um.

Anele 09/03/2024

Releitura de Duna após ver o segundo filme... Que livro é esse?! Que universo fantástico foi criado e, a cada página virada, eu me sentia cada vez mais dentro de Arrakis. Foi muito bom reler, prestar atenção a diferentes detalhes e entender melhor certas partes. Nota 5/5 dessa vez!

Juan199 09/03/2024

"Entendemos mal a unidade que há entre a bondade e crueldade
Autor(a): Frank Herbert
Faixa etária: +15
Idioma: Português
Música: The Land of All (Woodkid)

Ambientado em um futuro distante, ?Duna? acompanha a casa Atreides, uma das mais poderosas de Landsraad. Seu líder, o Duque Leto, recebe um convite vindo do próprio Imperador para ocupar o planeta desértico Arrakis, único onde é possível extrair mélange, a especiaria mais valiosa do universo. O que parecia ser uma boa oportunidade, no entanto, se mostra uma perigosa armadilha política tramada pelo Império em parceria com o Barão Harkonnen para eliminar Leto e sua família, que oferecem riscos à estabilidade do governo autoritário.
A situação piora ainda mais quando Paul, herdeiro da Casa Atreides, é reconhecido pelos nativos arrakianos como o messias Lisan Al-gaib, suposto profeta que virá de outro mundo e trará água e vida para o planeta árido.

Primeiramente, eu gostaria de destacar alguns pontos sobre a minha leitura. Eu comecei sem ter assistido a nenhuma adaptação e, portanto, não tinha conhecimento algum sobre a história. Para completar, li a obra através do kindle em uma edição antiga, que não só possui uma tradução (talvez) levemente ultrapassada, como também ausenta de glossário. Ou seja, tive que dar meu jeito com os inúmeros neologismos, resultando em uma experiência, arrisco dizer, próxima da dos primeiros leitores do livro quando lançado aqui no Brasil. Deixando isso claro, partamos para a resenha!

Esse livro é magnífico! Definitivamente um dos melhores clássicos que já li. A escrita do Frank Herbert é absurda de tão envolvente e a construção da narrativa é de arrepiar.
A evolução dos personagens é tão sutil e bem trabalhada que se torna impossível precisar quando Paul deixa de ser um garoto fraco e encarna realmente a persona poderosa de Muad?dib. Lady Jessica também sofre um aprofundamento incrível, de modo que não parece nem de longe a mesma Bene Gesserit orgulhosa dos primeiros capítulos.
A criatividade de Frank Herbert é indiscutível. Algo que me chamou muito a atenção foi a maneira como ele retrata o futuro. Em sua visão, adequada à época, Herbert defende que a tecnologia é traiçoeira e que os seres humanos não serão capazes de confiar nos computadores nem em 8 mil anos. Tanto é que diversas soluções são encontradas na ficção para substituir as máquinas. Um exemplo são os mentats, que desempenham, literalmente, a função de um google humano. O romance aborda bastante, inclusive, a importância e o perigo que tamanhos retentores de conhecimento representam.
Na minha opinião, pouca coisa na mitologia de Duna é completamente impossível de se concretizar, considerando a distância temporal que nos separa desse futuro hipotético. Tanto nas tecnologias apresentadas quanto na construção da sociedade, tudo é bastante crível.
Algo que me incomodou muito quando lendo e ouvindo pessoas falarem sobre ?Duna? foi a comparação com os livros de Tolkien, especialmente O Senhor dos Anéis. Entendo que as obras foram lançadas em períodos próximos, e ambas (considerando a ?trilogia? de LOTR como uma unidade) tiveram uma relevância incontestável na elaboração de livros de ficção e fantasia nos dias de hoje, mas as abordagens são praticamente antagônicas! Enquanto Tolkien escreve sobre sua perspectiva religiosa e, de certa forma, imperialista, Herbert deixa clara sua crítica em relação à combinação de política e religião (sendo a segunda e terceira partes do livro basicamente estruturadas nessa ideia). Não estou desmerecendo o trabalho de Tolkien (nem de longe eu cometeria essa blasfêmia kksks), mas acho que nesse ponto a minha opinião tende muito mais para o lado de Frank.
Falando um pouco sobre sagas que se beberam muito na fonte de ?Duna?, eu não posso deixar de citar os meus queridos Star Wars e Game of Thrones. A leitura de Duna não diminuiu nem um pouco o meu amor pelas obras. Na realidade, o fato de ter baseado produções tão populares (e divertidas) só aumenta o meu apreço pelo livro de Herbert.
Sobre a escrita, a princípio, por relatos que já tinha escutado, pensei ser muito difícil, mas por fim não se mostrou tão complicada. Para níveis de comparação de complexidade, colocaria ela entre a de J. K. Rowling e a de George R. R. Martin. Não é exatamente um livro fácil para todos, e em alguns momentos o senti arrastado e confuso (apesar de isso, talvez, se dever à tradução antiga).
Falando dos pontos negativos, não me agradou muito a passagem de tempo brusca na transição da segunda para a terceira parte. Tenho noção que o livro já é bem extenso e que essa porção da história talvez não tenha tanto a agregar, mas custava escrever mais 50 ou 100 páginas detalhando, mesmo que de forma ligeira, os acontecimentos essenciais desse intervalo? (Não fiz uma pesquisa sobre as continuações e prequels da saga, então peço perdão caso o tema seja relatado em outros livros).
Além disso, existem as problemáticas já bastante discutidas sobre a gordofobia, expressa principalmente na elaboração do antagonista Barão Harkonnen, e o machismo na maneira como as personagens femininas são tratadas com desdém (em especial Chani e Lady Jessica, que, apesar de desempenharem papéis extremamente importantes, são rebaixadas a simples concubinas e ?acompanhantes? de Paul e Leto, respectivamente. O final dado à Princesa Irulan também me irritou profundamente).
A mensagem principal do livro, felizmente, é muito boa e continua pertinente ainda hoje. Penso, inclusive, que questões de ecologia voltadas para a destruição da natureza pela ganância humana são ainda mais importantes na atualidade.

Enfim! ?Duna? é praticamente uma aula de como escrever uma ficção científica. O romance definitivamente ocupou o posto de melhor livro que já li do gênero (e dificilmente será tirado de lá). Acho que nunca vai ser tarde demais para visitar essa história. Não tenha medo e leia ?Duna?!

OBS: Eu sei, eu sei, eu passei um pouco do limite com essa resenha gigante ksksks. E isso porque eu me segurei para não escrever mais ;-;. Mas de qualquer forma, ao menos consegui colocar as opiniões centrais. Espero que tenha gostado :)
Matheus 09/03/2024minha estante
Ameeei essa sua resenha

Juan199 09/03/2024minha estante
Totalmente influenciado por vc ?

Matheus 09/03/2024minha estante
???? fico lisonjeado

thestark 10/03/2024minha estante
Amei sua resenha. Eu escolhi a edição de 2021?, eu acho, essa mesma com o título em branco aí. Tem algumas diferenças na tradução e é até simples a leitura

Juan199 10/03/2024minha estante
@thestark Aqui no Skoob eu comecei fazendo histórica na edição errada, aí eu deixei por isso msm :/ Tomara que goste do livro!

gabriellywsc 11/03/2024minha estante
quero muito ler ?