Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

Guilherme634 08/03/2024

Postando de novo pq esse app apagou meu log. Duna foi a leitura mais diferente e emocionante da minha vida, fácil! Assistam Duna Parte Dois nos cinemas!

Adriana Scarpin 08/03/2024

Essa semana estive lendo um texto sobre o quanto Tolkien detestava as Crônicas de Duna de Frank Herbert e já na leitura do livro dá pra ver o porquê: Herbert é praticamente um anti-Tolkien, com exceção de ambos se preocuparem legitimamente com a ecologia, o que tange seus livros são bem opostos. Enquanto Tolkien é religioso e imperialista, Herbert deixa bem claro desde o primeiro livro as relações entre política e religião e as emprega de forma crítica em sua narrativa.
Por isso, é de suma importância já começar lendo a obra de Herbert sem visualizar Paul Atreides como herói, he's not the Messiah, he's a very naughty boy. Algo semelhante é vermos os três primeiros episódios de Stars Wars já sabendo que aquele menino vai virar o Darth Vader, é com esses olhos que temos que ver o Paul Atreides.
Amava O Senhor dos Anéis nos meus 20 anos porque era jovem e idealista e aquele mundo de honra e lealdade fazia sentido para uma pessoa de 20 anos. Agora nos meus 40 o ar desamparado e crítico de Duna faz muito mais sentido para o cinismo que adquirimos com o passar das décadas, por isso vou continuar lendo a saga, cujos livros já estavam mofando nas minhas estantes há tempos.
Amy 08/03/2024minha estante
Qual o nome desse texto? Obs: amo Duna!

Juan199 09/03/2024minha estante
Resenha perfeitaa!

Gisllany 08/03/2024

Uma estonteante mistura de aventura e misticismo, ecologia e política, este romance ganhador dos prêmios Hugo e Nebula deu início a uma das mais épicas histórias de toda a ficção científica. Duna é um triunfo da imaginação, que influenciará a literatura para sempre. Esta edição inédita, com introdução de Neil Gaiman, apresenta ao leitor o universo fantástico criado por Herbert.

Larissa3225 07/03/2024

Duna é um daqueles livros clássicos que todo fã de ficção científica deveria ler. E agora finalmente posso dizer que li.

Tinha expectativas moderadas em relação à leitura e posso dizer que elas foram atendidas.

Gostei bastante do livro. Toda a estória é muito interessante e envolvente. Não teve um minuto em que eu não estava curiosa para descobrir o que aconteceria.

Teve sim uma coisa ou outra que me incomodou na leitura. Achei algumas partes um pouco confusas além do necessário, senti falta de um "final mais final", mas nada que apague o brilho do livro.

Foi bom ter lido, mas não me motivou a dar sequência à série.

Jean 06/03/2024

Épico, bem construído e envolvente
Que livro meu amigos. Um livro feito para os amantes de ficção científica. Toda encaixado em seu devido lugar e todos os arcos bem construídos e resolvidos.

Os personagens são muito bem estruturados tanto em suas próprias narrativas como na narrativa central. Não há personagens sem propósitos ou descartáveis, tudo ocorre por um motivo. Planos dentro de planos.

A escrita é bem fluída e clara, linguagem compreensível e sem exageros. A escrita está ali para cumprir seu papel, não é soberba e sabe seu lugar, narrar.

O universo criado, com suas culturas, rituais, religiões e estrutura social é muito coeso. Tudo vai sendo revelado aos poucos e faz todo o sentido para que possamos entender como as tramas políticas e das casas se dão atrás das cortinas.

Fiquei totalmente aficionado em como as Bene Gesserit conseguem mover toda a massa política com planos muito elaborados que remontam gerações. Essa parte é muito, muito interessante.

Paul como protagonista em um primeiro momento não em fisgou, mas logo o autor consegue reverter essa imagem de nepo baby e apresenta características do personagem que faz com que ele cative nossa admiração e torça pelo seu sucesso.

Jessica é minha personagem preferida e é genial como o autor consegue manter nela um balanço entre a força que ela possui, mas sem ficar bem claro sua submissão aos preceitos das Bene Gessetir e seu amor com o marido e o filho, principalmente quando esses princípios se chocam e ela tem que fazer escolhas que irão impactar em algum desses sentidos.

Duna entra no meu rol de livros preferidos, sem sombras de dúvidas, sem qualquer ressalva.

lala monts 06/03/2024

Uma obra prima
Eu sempre via todo mundo falando que esse livro era um dos melhores livros de fantasia e ficção científica porem eu nunca dei muita boa ate lançar o primeiro filme e eu gostei e fui atras do livro.O livro é realmente muito bom ele deixa tudo bem explicadinho e embora os acontecimentos sejam frenéticos e um atras do outro você não fica em nenhum momento perdido

Ramixin 05/03/2024

Ler Duna é uma experiência
Duna é um livro absurdo. A moça tem o filho q pode ser o messias e trazer a liberdade aos fremen e chama ele de paul. E o timothe chamalelet é lindo

Fabrízia 05/03/2024

Complexo
Fui lendo aos poucos, depois não consegui parar, um universo muito bem elaborado. Gostei bastante dessa leitura.

Eloah 05/03/2024

Inesperadamente ótimo
O que dizer desse livro? Eu iniciei a leitura com a expectativa baixíssima, apesar de ter gostado do filme. O livro me surpreendeu demais e positivamente! Pontos que adorei:
- A forma de narração alternada de personagem a personagem o tempo todo: fez com que eu conectasse melhor a cada um deles.
- Brevidade ou ausência de descrição nas cenas de ação
- Ritmo de acontecimentos frenético! Sempre está acontecendo algo importante
Enfim, foi o primeiro livro de "fantasia" desde o Senhor dos Anéis que eu realmente gostei. Acho que vou ser obrigada a ler os outros kkkk
Renata 06/03/2024minha estante
Quero muito ler esse!!!

Eloah 06/03/2024minha estante
Só vai, amiga! S2

janja fragão 05/03/2024

Extraordinário
Publicado em 1965 e descoberto por mim em 2024
ficção futurista, que se passa 200 anos à frente, com uma trama conduzida por uma civilização organizada em monarquia m, com imperador, condes e duques
mulheres protagonistas com dons sobrenaturais
uma delas gera filhos com poderes e habilidades muito superiores a si própria
vale muito a leitura

Dom Quixote 05/03/2024

Espetacular.
Um livro de religião, política, filosofia e ficção. Uma história envolvente e profunda sobre o ser humano e sua confiança em seus lideres que também são humanos e também erram.

Bonnie 04/03/2024

Estou em uma mistura de: muito bom e não entendi nada. Espero ler os próximos em breve.
E com certeza vou ir procurar vídeos explicando o livro ?.

Jamilly.Genuino 04/03/2024

Comecei a ler esse livro com as expectativas lá em baixo, pra ser sincera eu tinha prometido pra mim mesma que precisava ler esse livro antes de sair Duna 2 no cinema. Até porque o que esse livro tem FANTÁSTICO, o filme tem de ruim.
Após se aprofundar um pouco na história do livro, você consegue perceber o quão Frank Herbert é simplesmente GENIAL! Uma história completamente atemporal, e por mais que completamente fantasiosa, ainda assim extremamente real.

Murilo 04/03/2024

?Onde o medo não estiver mais, nada haverá. Somente eu restarei.?

A releitura desse livro me fez gostar muito mais da história. Já tinha gostado da primeira vez, porém, lendo novamente, foi possível SENTIR muito mais Arrakis e a sina de Paul. Ansioso para ver a adaptação da segunda parte.