Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

Nina.thousand 14/03/2024

Não precisa entender os termos pra mergulhar em Duna. Apesar de mergulhar não ser o termo mais propício aqui.
Melhor deixar o significado de muitos desses termos no mistério mesmo, acho que nem o autor realmente tinha explicação para eles e quem sabe mais pra frente, se eu continuar a ler essa saga, eu encontre algumas respostas, mas não fazem falta para mim. É como entrar em um mundo alienígena e que aos poucos você vai encontrando paralelos com o que se passa hoje em nossa sociedade e desde sempre no mundo.
Tudo é muito cadenciado no começo, você tenta se acostumar a um ambiente e então você é jogada em outro ambiente, da fortaleza dos Atreides ao deserto ocupado pelos Fremen.

Acho o final meio apressado e poderia ser mais épico, pelo que promete o livro e por toda a sua construção, mas ainda é satisfatório.

É uma grande tragédia sobre ganância, fanatismo, patriotismo, mas também sobre coisas mais intimistas, mais próprios do indivíduo e daqueles que o cercam, de sua família, não deixa de ser sobre perder algo e reencontrar esse mesmo algo em outro lugar, como amor e família.
Favoritado.

Ctalencar 14/03/2024

A melhor ficção científica que já li!
Começar a ler esse livro não é lá uma tarefa muito fácil mas depois que a leitura engrena é difícil parar. Duna tem tudo que uma boa história precisa ter personagem cativantes, mundo riquíssimo e uma riqueza de detalhes explicada pelo autor que é difícil não se apaixonar, acompanhar a construção de Paul e também de sua mãe ao longo dessas páginas foi uma das melhores jornadas literárias que tive.

Glória 14/03/2024

MAGNÍFICO!
Minha história com os livros de duna começou em 2021 (quando lançou o primeiro filme). AMEI a história, a construção de mundo e fiquei muito curiosa pra saber o resto da história, então fui atrás de começar a ler os livros.

Só que não fui bem sucedida nisso kkkkkkk tinha recém voltado a ler (depois de muitos anos quase parada) e simplesmente não conseguia entender NADA! Deixei de lado e segui minha vida.

Agora, em 2024, lançou duna 2. E de novo me peguei na vontade de conhecer mais sobre aquele mundo e decidi que iria começar a ler sim e eu ia me virar pra entender. Acabou que sim, é um livro denso e de alta fantasia (não adianta negar), mas não é esse absurdo todo de difícil que muita gente diz ser. É sim complexo e denso, como já disse? mas dá pra ler (indico um papel de anotações, vai ajudar muito no começo, mas depois você pega o fio da meada).

Enfim, simplesmente magnífico. É inegável a influência que duna tem em quase todas ficções científicas produzidas depois dos anos 60. Tô simplesmente apaixonada pelos detalhes do mundo que o Frank desenvolveu pra essa história e pretendo mergulhar ainda mais nisso tudo. Apenas leiam!

Juliana.Xavier 13/03/2024

"Duna" é grandioso.
Li Duna em 2021 e achei magnífico. Mas foi fazendo a releitura percebi o quão bem escrito ele é. Quão bem são abordados os temas como o fanatismo religioso, o colonialismo e a ecologia.
É um marco na ficção científica por não trazer tantos elementos tecnológicos na narrativa, focando mais no humano.
É dividido em três partes. A primeira e a terceira parte são as melhores. As intrigas políticas, personagens tentando evitar o inevitável e as trocas de ponto de vista me prenderam. Mas na segunda parte, algumas trocas de pontos de vista, pra mim, não fazem sentido de existir, o que deixou a leitura um tanto lenta. E logo que começa a terceira parte já esqueci toda a lentidão pois o livro fica frenético e eu não conseguia parar de ler.

Ramon 13/03/2024

De um medo em não entender nada sobre um livro de +600 paginas a ler compulsivamente por horas por estar totalmente imerso na historia.

Só fui saber da existência de Duna quando o filme foi anunciado e quando assisti fiquei maravilhado com a historia. Agora, com o lançamento da parte dois, decidi ler antes de assistir e não poderia ter feito uma escolha melhor! e arisco a dizer que ter visto o filme antes de ler foi até que perfeito porque já me senti familiarizado com os personagens.

Definitivamente é uma série que irei dar continuidade porque toda a politica e enredo é simplesmente viciante demais para não querer mais.

Mateus 13/03/2024

Duna - Sangue, areia e especiarias.
Livro incrível, a questão socioambiental, todas as tramas políticas, a religião como meio de dominação de povos oprimidos e sedentes por uma salvação, esses são alguns dos pontos de duna que me marcam profundamente.

Após assistir o primeiro filme, fiquei motivado e então decidir descobrir sobre esse mundo tão árido, tão febril, tão cheio de ódio e esperança, semanas atrás na iminência do lançamento da parte 2, parti em minha aventura de leitura.

No livro de Duna, somos apresentados ao planeta Arrakis, seco, sem vida, sem perspectiva, apenas existindo para ser explorado pelos cruéis Harkonnen, casa imperial que faz parte do controle desse planeta, após anos e anos de exploração, escravidão e matança, eles foram removidos do controle do planeta, agora Arrakis será entregue nas mãos dos proeminentes Atreides, vindos de um planeta repleto de água e chuvas, será que eles se adaptarão ao inóspito planeta seco? Duvido muito.

Nessa trama, conhecemos o povo aguerrido, forte, resistente e religioso, os Fremen, a tribo que mora no deserto, nascem e morrem ali, em sua pele queimada de sol e ressecada, e em seus olhos azuis de especiaria, ali eles encontram a fé e força de continuar em busca de sua tão sonhada libertação. Vivem permeados de promessas e mitos messiânicos que foram espalhados pela poderosa irmandade das Bene Gesserit, por meio da reprodução e do controle genético elas tentam saídas das sombras influenciar as políticas do imperador, das casas e dos pobres subjugados.

Por fim, gostaria de apresentar o Paul, jovem visionário, mas sem experiência, sente e enxerga coisas estranhas, talvez o poder corra em suas veias, mas nem ele sabe como controlar isso, sua boa intenção de ajudar o povo de Arrakis será suficiente para mantê-lo bom? O mundo das intrigas, do fanatismo, do ódio irá cega-lo? Descobri isso durante a leitura deste livro magnifico, que com certeza estará entre meus livros favoritos da vida, tenho o box da primeira trilogia, e irei me aprofundar nisso.

Indico essa leitura, sem sombra de dúvidas é algo magnifico, marcante, livro base para toda ficção cientifica, foi meu primeiro contato com a literatura do gênero, e sinceramente, me apaixonei
Marina.Dantas 14/03/2024minha estante
Que top!!!!! ??????

Gabriel.Ayres 14/03/2024minha estante
Sensacional

CGominhaR 13/03/2024

Universo Fantastico
Duna é um livro bem escrito que nos trazem reflexões atuais.

O autor nos convida para um universo bem escrito, recheado de questões políticas e religiosas que são um reflexo de nossa historia e presente. É difícil ler essa obra sem ficar curiosa, sem ficar se questionando em o que vai acontecer e em como nos vamos saber isso.

Os personagens são marcantes e profundos. Os clãs parecem terem historias reais e intrigas que podemos ver cicatrizes de séculos. Meu único problema é em como as personagens femininas parecem terem apenas um lado, nada mais.

Não espere profundidade delas, nem objetivos próprios e bem construídos. Elas parecem existir apenas para um propósito e nada mais (sendo, a maior parte deles, o protagonista).

"Aonde você vai Sam?" 12/03/2024

Longa vida aos guerreiros!
Não se assuste com o tamanho, esse é um livro para ler e reler e você vai adorar ambas as experiências.

Gostou dos filmes? Aqui a história acontece de forma diferente, mas a adaptação só é tão magnífica porque teve por base um dos maiores livros do século XX.

Empolgante, grandioso arrebatador!

luxxyml 12/03/2024

Eu amo duna mais q a mim mesma
Gente serio. q livro maravilhoso. sem palavras pra essa obra de arte. historia f0dida de boa, muito bem construída e que te prende de uma forma inexplicável.

tomazzzt 11/03/2024

Cuidado com seus líderes carismáticos e falsos profetas...
Não tão relevante pro gênero de ficção científica quanto a novela O Clone (2001) escrita por Gloria Perez, mas chega muito perto.

Leitura insana né, um pouco pesada e complicada às vezes, mas vale totalmente a pena. Uma história crítica e de alerta pra qualquer profeta que nasça do fanatismo, extremamente atual, e com uma estrutura de enredo tão bem construída que influencia livros, filmes e séries de vários gêneros até hoje.

Renata 11/03/2024

Detalhes mts detalhes
Aqui tem muitos mais detalhes além do que o filme mostrou, não é uma surpresa obviamente
Sinto uma certa apreensão ao ver o caminho que o Paul tem à frente pois não sei se ele tem alguma alternativa a não ser se tornar igual ao inimigo
Nada como um clássico pra alegrar e instigar a alma de um leitor

Beatricy 10/03/2024

Uau, esse foi um livro desafiador para mim. No começo foi bem difícil me habituar com os nomes e a história em si. Mas com o passar do enredo tudo foi clareando e temos aqui uma distopia única, singular que te deixa intrigado com o decorrer da leitura.
Temos de tudo nessa história, briga política, religião, profecias, um universo que parece a terra apocalíptica mas que é um mundo novo. Aliás, tudo é novo nesse livro, o que o deixa totalmente único em tudo.
Não é um livro fácil, mas se vc se concentrar e se jogar na leitura, acredito que verá a história do Paul sendo incrivelmente construída.
Gostei das personagens femininas, inclusive a irmã e a mãe do Paul. Incríveis!
Recomendo a leitura

Márcio 10/03/2024

Ótimo
Embora conhecesse a obra há anos, somente depois de assistir o filme resolvi ler. Gostei do livro, uma ficção científica que mistura política e religião. O filme foi bem fiel ao livro, mas como sempre livro é mais detalhado.

nana' 09/03/2024

É melhor ter medo de mim, mãe. Sou o Kwisatz Haderach.
INCRÍVEL.

A obra é maravilhosamente encantadora, com um vocabulário mais que enriquecedor, personagens apaixonantes e aventuras entrelaçadas umas nas outras que tornam a história ainda mais intrigante. Além disso, a história pode ser lida em todas as idades mas, sem dúvidas é complexa -- com pensamentos tão filosóficos que inspiram o ser humano.

A trama é muito bem desenvolvida, mas o tempo passa estranhamente rápido (e não são causas de Arrakis, mas um pulo na história, o que não me satisfez muito bem mas, como tais momentos são raros, não há porquê diminuir a classificação da obra).

O tópico que eu mais gostei foi, sem dúvida, a criação de um novo universo. Frank Hebert criou um novo mundo do zero com cultura, povos nativos, costumes, línguas, lendas e muito mais em apenas 6 anos. Isso é um ato que eu sempre almejei um dia fazê-lo, e esse homem me mostrou que isso é possível -- basta desenvolver tudo maravilhosamente bem.