Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

Lia Zanatto 17/03/2024

Baita livro! Ter visto o filme do Villeneuve antes ajudou bastante na leitura do livro, principalmente na interpretação das linhas do tempo no futuro quanto no uso da Voz. O meio do livro é insuportável, simplesmente não anda, não flui, chatissimo, mas a hora que voce consegue vencer esse meio, o livro surpreende.
O livro inteiro tem uma pegada ansiosa, sempre mostrando tramas e os caminhos que vão se abrindo para o que virá, e os fragmentos dos livros nos começos dos capítulos aumentam ainda mais essa energia. Quando finalmente as coisas acontecem, elas caminham meio rápido e com pouca descrição (característica do autor, mais sucinto), e isso me frustou um pouco, mas no geral baita livro e recomendo!
Os apêndices no final são perfeitos e explicam muita coisa que estava difícil de entender

mochileira 17/03/2024

Sensacional
Demorei para ter motivação para ler, mas depois de assistir Duna 2, me vi na obrigação de ler, e foi a melhor coisa que fiz.

É diferente do filme mas ambos permanecem perfeitos, uma das melhores leituras que já fiz.
Animal Noturno 17/03/2024minha estante
O universo criado por Duna influenciou toda a cultura pop e é muito bom, as vezes a leitura é um pouco difícil pra alguns, mas é muito bom. Espero que com o filme venham mais leitores dessa obra maravilhosa...

Arlete.Miranda 16/03/2024

Grande história!
Achei bem legal a parte da história em si, porém tem bastante política, bastante mesmo, isso me deixou um pouco confusa em algumas partes, tanto que muitas vezes ignorei a política e me prendi apenas na história, me incomodou um pouco tbm o salto temporal da segunda pra terceira parte do livro, uma hora eles estão se encontrando no deserto e do nado já tem filhos e um exército treinado. Mas ainda assim é uma leitura ótima e apesar de ser um livro grande achei bem fluida a escrita.

Babi Nole 16/03/2024

QUE LIVRO FOI ESSE. Gostei bastante dos personagens, da construção do universo, do desenrolar da história, tudo aqui funciona perfeitamente, Frank Herbert foi completamente cirúrgico aqui . Entretanto, sinto que algumas coisas foram apressadas no final e não ficaram 100% explicadas.

nftlover 16/03/2024

Um livro que te leva a todos os lugares, consegue ser lento sem ser massante, uma explosão de sentimentos lendo e refletindo, política, religião, ecológia e guerra, tudo no mesmo lugar
esse livro é perfeito

Lucas Wellerson 16/03/2024

Uma obra de arte da ficção-científica
Um livro que estava à frente de seu tempo!

O que Frank Herbert escreveu aqui se perpetua nos dias atuais (não tudo, é claro, mas boa parte das coisas).

Contém filosofia, religião e política, tudo bem desenvolvido no decorrer de 680 páginas.

O desenvolvimento de personagens, as intrigas familiares e, principalmente, a jornada do protagonista Paul Atreides são desenvolvidos de forma fantástica.

Quotes:

Página 26 - "Não terei medo. O medo mata a mente. O medo é a pequena morte que traz à aniquilação total."

Página 54 - "O mistério da vida não era um problema a ser resolvido, e sim uma realidade a ser vivida."

Página 551 - "É uma perda, um despertar para o fato de que o mundo está ali e aqui, e estamos nele, sozinhos."

wafous 16/03/2024

Depois de muito tempo
Finalmente acabei esse livro depois de muito tempo guardado na estante, sinto que minha percepção sobre a história mudou muito comparado a 1 vez que tentei ler, e realmente me envolvi dessa vez, já planejo ler o segundo hoje ?

Andre.Coletta 16/03/2024

Um dos gigantes!
Duna é sem dúvidas um dos maiores referenciais em ficção científica e quem sabe da literatura como um todo. Impossível terminar essa leitura sem entender os motivos dessa grandiosidade, talvez seja minha construção de universo favorita. Há momentos que somos transportados para Arrakis, já em outros, embarcamos em uma viagem psicodélica dentro de espaços internos do próprio ser, espaços que compartilham o futuro, o presente, o todo e o nada ao mesmo tempo. Duna é um livro denso, difícil, mas que ao mesmo tempo é uma leitura que envolve, assim como a própria especiaria se torna impossível não querer mais dessa narrativa.
Não há como deixar de falar sobre toda a relação humana existente na obra, ao meu ver é o grande impacto dela e como a faz ser tão relevante, todas as nuances envolvidas nesse sistema, como há toda uma revolução acontecendo, mas que ao mesmo tempo é uma grande farsa, apenas mais uma troca de poder, a guerra sendo inevitável. Aaaaa, e ao final, a última frase, da minha personagem favorita, Lady Jessica, torna tudo ainda mais sublime.

Monica Quintal 16/03/2024

"Onde o medo não estiver mais, nada haverá. Somente eu restarei."
"Duna se passa em um futuro distante no meio de um império intergaláctico feudal em expansão, onde feudos planetários são controlados por Casas nobres que devem aliança à casta imperial da Casa Corrino. O livro conta a história do jovem Paul Atreides, herdeiro do Duque Leto Atreides e da respectiva Casa Atreides, na ocasião da transferência de sua família para o planeta Arrakis, a única fonte no universo da especiaria melange."

Assisti o primeiro filme de Duna no início de 2024, e fiquei MUITO curiosa sobre o desenrolar dos acontecimentos, então fui atrás do livro... E, simplesmente, fiquei EM CHOQUE com a genialidade do autor. É impressionante a capacidade de criar um novo universo, incluindo política, religião, ecologia, tecnologia... Fico me perguntando como é passar 5 minutos dentro da cabeça de alguém com esse nível de criatividade! Lendo o livro, conseguimos ENXERGAR os cenários, as paisagens, os ambientes, e sabemos o que vários personagens estão pensando, como reagem a cada acontecimento, suas mínimas reações ou expressões, temos projeções do futuro misturadas ao presente e passado... É absurdo!
Sobre o livro em si, alternei entre leitura do ebook e ouvir o audiobook. Não sou a maior leitora de ficção científica, sinto dificuldade de progredir em alguns momentos (me sinto meio burra, hahahaha), porém o audiolivro ajudou DEMAIS nesse aspecto, tornou a leitura muito mais fluida e a experiência muito mais proveitosa!
Em relação à historia, sinto que nunca teria palavras pra descrever a sensação que é se conectar a essa trama. Me senti parte desse universo, apreensiva com a chegada dos Atreides em Arrakis, temerosa das maquinações dos Harkkonen e do Imperador, desesperada com a traição e suas consequências, confidente de Paul e Jessica, unida aos fremen em sua luta e fé, e por aí vai... Aqui cabe um pequeno spoiler: JAMAIS vou superar a luta entre Paul e Feyd-Rautha, MEU DEUS, QUE TENSÃO!!!
Sinceramente, acho que não tem como ler esse livro e não ser marcado por ele de alguma forma. Estou obcecada, e muito ansiosa pra continuar essa série!

"Busque a liberdade e torne-se cativo de seus desejos. Busque a disciplina e encontre sua liberdade."

"O que você despreza? Por isso você é verdadeiramente conhecido."

"Enfrentamos e não resistimos. A tempestade passou por nós e ao nosso redor. Passou, mas nós permanecemos."

"O medo mata a mente. O medo é a pequena morte que leva à aniquilação total. Enfrentarei meu medo. Permitirei que passe por cima e através de mim. E, quando tiver passando, voltarei o olho interior para ver seu rastro. Onde o medo não estiver mais, nada haverá. Somente eu restarei."

Barbara1524 16/03/2024

Que história maravilhosa
Nossa, amei esse livro. Fiquei até triste quando terminei. Achei meio difícil o começo, por causa da apresentação desse novo mundo, mas depois só foi ficando cada vez melhor. A história é muito rica. Mostrando a cultura dos fremen, a geografia, a política. É lindo demais ?

rebeca509 14/03/2024

é bom, mas o filme?
O livro é bom, mas tive q pesquisar um pouco do universo antes de ler, pq não tava entendendo nada.. amo o filme 1 e quero ver o 2 logo.. quero ler o resto da serie, mas acho q não por agr

Nina.thousand 14/03/2024

Não precisa entender os termos pra mergulhar em Duna. Apesar de mergulhar não ser o termo mais propício aqui.
Melhor deixar o significado de muitos desses termos no mistério mesmo, acho que nem o autor realmente tinha explicação para eles e quem sabe mais pra frente, se eu continuar a ler essa saga, eu encontre algumas respostas, mas não fazem falta para mim. É como entrar em um mundo alienígena e que aos poucos você vai encontrando paralelos com o que se passa hoje em nossa sociedade e desde sempre no mundo.
Tudo é muito cadenciado no começo, você tenta se acostumar a um ambiente e então você é jogada em outro ambiente, da fortaleza dos Atreides ao deserto ocupado pelos Fremen.

Acho o final meio apressado e poderia ser mais épico, pelo que promete o livro e por toda a sua construção, mas ainda é satisfatório.

É uma grande tragédia sobre ganância, fanatismo, patriotismo, mas também sobre coisas mais intimistas, mais próprios do indivíduo e daqueles que o cercam, de sua família, não deixa de ser sobre perder algo e reencontrar esse mesmo algo em outro lugar, como amor e família.
Favoritado.

Ctalencar 14/03/2024

A melhor ficção científica que já li!
Começar a ler esse livro não é lá uma tarefa muito fácil mas depois que a leitura engrena é difícil parar. Duna tem tudo que uma boa história precisa ter personagem cativantes, mundo riquíssimo e uma riqueza de detalhes explicada pelo autor que é difícil não se apaixonar, acompanhar a construção de Paul e também de sua mãe ao longo dessas páginas foi uma das melhores jornadas literárias que tive.

Glória 14/03/2024

MAGNÍFICO!
Minha história com os livros de duna começou em 2021 (quando lançou o primeiro filme). AMEI a história, a construção de mundo e fiquei muito curiosa pra saber o resto da história, então fui atrás de começar a ler os livros.

Só que não fui bem sucedida nisso kkkkkkk tinha recém voltado a ler (depois de muitos anos quase parada) e simplesmente não conseguia entender NADA! Deixei de lado e segui minha vida.

Agora, em 2024, lançou duna 2. E de novo me peguei na vontade de conhecer mais sobre aquele mundo e decidi que iria começar a ler sim e eu ia me virar pra entender. Acabou que sim, é um livro denso e de alta fantasia (não adianta negar), mas não é esse absurdo todo de difícil que muita gente diz ser. É sim complexo e denso, como já disse? mas dá pra ler (indico um papel de anotações, vai ajudar muito no começo, mas depois você pega o fio da meada).

Enfim, simplesmente magnífico. É inegável a influência que duna tem em quase todas ficções científicas produzidas depois dos anos 60. Tô simplesmente apaixonada pelos detalhes do mundo que o Frank desenvolveu pra essa história e pretendo mergulhar ainda mais nisso tudo. Apenas leiam!