Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

w.renan__ 20/03/2024

Resumindo: o melhor livro que eu já li (por enquanto)
Eu não sei nem por onde começar. Geralmente quando se fala de um livro de fantasia ou de ficção científica eh impossivel nao mencionar construção de mundo e de universo mas eu só vim entender o que eh isso de verdade profundamente depois de ler Duna. Cara não tem UM PONTO desse universo que fica sem explicação ou que não faça sentido, o Frank Hebert criou um mundo inteiro a partir do cérebro e do que a gente ja conhece na nossa realidade mesmo. Eh tao crível e palpavel quanto o que a gente vive, de verdade eu so queria continuar imerso nessa historia pro resto da minha vida??? confesso q a leitura eh meio puxada e voce vai tendo que arrastar ela no começo (principalmente pelo fato de que tem muita palavra inventada pelo Frank Hebert e vc tem que ficar parando pra ir no glossário saber o que significa cada coisa MAS SÓ O FATO DE TER UM GLOSSÁRIO JÁ EXONERA QUALQUER ESFORÇO PRA MIM), mas depois de um tempo vc se acostuma e memoriza os significados em cada palavra, o escritor fixa MUITO BEM o significado de cada termo. A jornada de herói do Paul eh a mais porradeira que eu ja vi na vida e o melhor disso eh que ele nao eh necessariamente um heroi na verdade ele ta LONGE disso porquê aqui não existe "o certo" ou "o bem" a se fazer para podermos separar em rótulos de vilão ou mocinho, todos aqui vão se estraçalhar, passar por cima e cuspir no cadáver de quem precisar pra chegar aos seus objetivos. Eu já AMO obras que envolvam tensões políticas e etc então óbvio que essa foi minha parte preferida de Duna, fiquei fissurado nas traições, nas tramas, nas conspirações, nos embates, o aprofundamento nas religiões, ai juro não sei oq mais falar SE VC TIVER LENDO ISSO PFVR FAÇA UM FAVOR PRA SI MSM E SO LEIA ESSA P***A
OBS: nem preciso falar dnv que eh o melhor livro que já li né

Livinha 20/03/2024

Simplesmente magistral e único. Está resenha não terá sinopse pelo simples fato de eu não conseguir dar ? acontece tanta coisa que eu fico com receio de falar algo que possa ser um spoiler (mas acredito que todas as pessoas já tenham ouvido falar de Duna). Um livro que, a princípio, vai parecer muito confuso - são muitos nomes e o autor literalmente criou novas palavras (tem um dicionário ao final do livro) - mas, quando você entra na história, é impossível sair. Como qualquer calhamaço (livro com muitas páginas), tem suas partes lentas, mas nem estas diminuem a genialidade de Frank Herbert em criar um cenário de ficção científica tão bem feito. Todos os detalhes, discursos, cenários? é brilhante. Ao longo da obra, você se pergunta como uma pessoa consegue ter uma mente tão fértil. Ler ?Duna? é uma experiência. No meu caso, não foi uma experiência sempre divertida; admito que, algumas vezes, continuava a leitura mais por obrigação do que por vontade, mas depois que você decora os nomes/cargos políticos, as coisas começam a fazer mais sentido e a leitura fica bem mais fluida. O que eu posso dizer é: não desistam, vai valer a pena. O final só te faz querer ler os outros livros da série (que são 6 ao total).
André 21/03/2024minha estante
Acho que você resumiu muito bem o livro: é uma experiência. Não é uma das mais fáceis e prazerosas leituras mas no final vale muito a pena. Inclusive eu desisti na minha primeira leitura. Mas depois fluiu hahaha

Livinha 21/03/2024minha estante
Eu quase desisti kkkkkk mas no final vale a pena!

caiohlp 20/03/2024

No deserto acontece a aurora. Alguém o sabe.
Duna é o esplendor da fantasia científica, o suprassumo de um artista, uma epopeia grandiosa e atemporal, que se enraiza na mente de cada leitor página a página e a torna fértil. Com infinitas referências e fontes, Frank consegue fazer florescer as melhores qualidades de uma leitura no mais árido dos solos, Arrakis, sem se perder na profundidade que uma obra desse calibre exige, cada figura tem sua importância e disposição no intricado tabuleiro montado pelos mais ardilosos, nos confins desse universo todas as minúcias políticas, religiosas, ecológicas e culturais funcionam como engrenagem para a épica trajetória de Paul Atreides e seu séquito. Essa identidade singular inspirou muito do que se conhece do sci-fi atual, pois a obra carrega consigo o peso de um cosmo primorosamente construído, uma trama impecável e um tom místico único, que reunidos trazem a própria força da vida à tona, sendo impossível dissociar a opressão e a atualidade das questões socioambientais como gancho perfeito para classificar a leitura como muito mais que um simples clássico de ficção.

Adriano.Fonseca 20/03/2024

De Martin a Lucas
A primeira percepção obvia ao ler essa obra é notar o quanto Star Wars bebe da fonte do universo de Frank Hebert, mas também me questionei se George Martin não trouxe suas maquinações entre casas de Westeros não provem do mesmo lugar. Não se trata somente de uma aventura espacial, com naves interplanetarias lançando raios laseres uma contra a outra em guerras universais, onde bem e mal estão claros e tudo o que tu faz é torcer pelo mocinho. A complexidade da trama vai além dos planetas, culturas e idiomas apresentados, há muita manipulação e corrupção envolvidos de ambos os lados da história, que te prendem a cada página desse livro.

BellaIAN 19/03/2024

Lisan al gaib
Eu nunca li algo tão complexo, difícil e genial. As tramas políticas, os debates religiosos, fanatismo, visões e aproveitamento da fé alheia.
Tudo isso e muito mais irá encontrar em Duna.

claras 19/03/2024

GENIAL
Simplesmente um dos melhores livros que eu já li na minha vida, uma verdadeira obra prima!

Um universo muito bem construído, com cada mínimo detalhe pensado e executado da melhor forma possível. Personagens fortes, com motivações próprias, muito complexos e muito bem desenvolvidos. Isso tudo sem comentar na trama política INCRÍVEL que te deixa ligado no 220v querendo saber o que vai acontecer.

5 Estrelas fovoritado!!!

Rafael 19/03/2024

Não há como negar que Duna é um dos
pilares que serviu de inspiração ao mundo
pop atual. Uma jornada de fantasia que
escancara questões políticas, sociológicas
e religiosas. Tudo misturado numa fantasia
de leitura rápida e instigante. Vale a pena
ler o livro antes de assistir aos dois filmes!
Até como comparativo das obras!

Eula5 19/03/2024

Gostei bastante da leitura. O universo de Duna é bem complexo e cheio de detalhes, o que me deixou um pouco confusa em alguns momentos da história. Apesar de ter ficado confusa em algumas partes, a leitura me prendeu bastante e me deixava animada para continuar lendo e descobrir o que estava para acontecer.

Emily1021 19/03/2024

Adorei esse livro, realmente se trata de um livro denso e com termos muito complicados no primeiro contato, mas se vocês confiarem vão realmente se surpreender. a história foi crescendo aos poucos em mim, tive que ler boa parte pra de fato me importar com os acontecimentos mas quando engatei não quis mais parar de ler!!

KarlNog 18/03/2024

LISAN AL GAIB
LISAN AL GAIB!

Melhor livro de ficção que já li na minha vida. Religião, política, disputas, universo bem construído, história envolvente e fluída.

O que é duna?

pro triste, a alegria
pro prisioneiro, a liberdade
se ele tem 100 fãs, eu sou um deles
se ele tem 1 fã, eu sou esse fã
se ele não tem fã, não existo.

LISAN AL GAIB!

Thorin2 18/03/2024

SIMPLESMENTE A MELHOR FICÇÃO CIENTÍFICA JÁ CRIADA
O livro trás uma proposta imensurável, trazendo uma abordagem politica, religiosa e econômica, o livro me prendeu de uma forma que na Contagem atual eu já li o mesmo 7 vezes, a primeira em 2020 quando minha namorada me deu ele e acredito que o livro mesmo tendo sido escrito em 1965 trás uma abordagem extremamente atual e que se adapta muito bem a nossa realidade.

Karina.Calheiros 18/03/2024

PERFEITO, PERFEITO, PERFEITO
Eu já disse que é perfeito?

Sou apaixonada por livros que abrigam universos complexos. A grandiosidade de Duna se encontra nessa construção de um universo próprio. As casas maiores, Arrakis, a especiaria, o Lisan Al-gaib, as Bene Gesserit... Foi uma leitura incrível, gostei demais. ?

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 18/03/2024

Resenha: Duna | Crônicas de Duna # 1 | Frank Herbert
Duna é um livro de ficção científica e fantasia escrito pelo autor Frank Herbert corresponde pela Editora Aleph, traduzido pela Maria do Carmo Zanini. Eu li em ebook, eu li por indicação da Mari do @sobreamorelivros e na LC do Quarto dos Gêmeos no Apoia-se. Eu já assisti o filme parte um e no momento que estou escrevendo essa resenha vou assistir a parte dois em breve. Eu fiquei tão submersa nesse universo que até fiz um desenho.

“Quem controla a especiaria, controla o universo.”

Esse livro é sobre vários planetas e quem domina é o dono da monarquia, duque , barão , conde que cuidam de planetas. Acompanhamos a família Atraides e eles são encarregados a cuidar do novo planeta Arrakis conhecido também como Duna. Duna é um planeta super árido, difícil de viver e rico pois conseguem extrai substâncias que são as especiarias. É um planeta muito importante e valioso. O plano do imperador tem suas intenções. Envolve rixas de famílias, política, assuntos econômicos e a ecologia.

“O poder absoluto é uma ilusão, mas uma ilusão necessária.”

Frank Herbert mostra o que poderá acontecer com nosso planeta, de Atraides tem o duque que é o chefe, a Jessica que é a companheira dele, eles não são casados mas tem um filho chamado Paul Atraides que é o personagem principal e treinam ele. Jéssica é uma sacerdotisa e ensina ele, como lê as pessoas e como utilizar uma voz de comando. E acham que ele pode ser o escolhido. E nesse livro acompanhamos a formação de Paul como herói. Mas Duna vai muito além de Paul Atraides. O planeta de Atraides sempre teve muita água já em Duna totalmente ao contrário, enviados para Duna para e ferrarem mas claro que eles não se ferram.

“A mente pode ir além de qualquer limite, mas ser humano é escolher.”

Portanto eu amei ler Duna, foi uma experiência incrível. Pretendo ler Messias de Duna e também adquirir as edições físicas dos livros. A capa da edição da editora Aleph é muito linda da para ler DUNA até de cabeça para baixo. No final possui apêndices e glossário que são muito úteis para a leitura. Para finalizar gostaria de agradecer pela Mari pela indicação, por estar em alta devido aos filmes recentes e pela LC no Quarto dos gêmeos (indicação deles também) que por tudo isso que decidi ler esse livro. Recomendo.

“O homem que entende seus inimigos também se protege.”

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2024/03/resenha-duna-cronicas-de-duna-1-frank.html

Roberta 17/03/2024

Lisan al gaib!
Comecei a leitura esperando ser extremamente densa e desafiadora, e dei de cara com uma das leituras mais fluídas que li em relação a ficção científica.
Sempre me pegava pensando o quanto a arte é atemporal, através de passagens do livro que remetem a tempos atuais.
Em questão ao universo em si, surreal o quanto é uma leitura imersiva e como tu imagina todas as cenas, mesmo sem ver o filme, de forma tão vívida.
Como é pra ser uma resenha de recomendação tudo que tenho a dizer é, leiam Duna!
Incrível, e todo dialeto próprio é posteriormente explicado em algumas páginas.

Laura.Oliveira 17/03/2024

Sinceramente QUE LIVRO!!! Não descansei até terminar. O autor bebe de muitas histórias e captar essas referências pra mim fez parte da leitura. Estou ansiosa para ler os próximos livros, fazia tempo que uma leitura não me prendia desse jeito.