Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

mirandast 26/03/2024

Excelente livro, apesar de complexo
Não é segredo pra ninguém que o universo de Duna é muito complexo. achei o início do livro bem maçante mas a história vale a pena.
Esse primeiro livro é mais uma contextualização do universo de Duna, do cenário político e religioso que envolve a família Atreides, os Harkonnen e os Fremen.
O livro é riquíssimo em conceitos científicos, detalhes sobre os núcleos de poder do universo retratado no livro.
Na minha opinião é um livro que demanda muita atenção na leitura, porque a qualquer momento um detalhe pode te escapar e você se perder na história.
Esperava mais do final do livro, mas gostei muito do jogo feito pelo autor, deixando gostinho de quero mais para a sequência da saga.

Everto 25/03/2024

Não é uma leitura tão pesada quanto dizem
Sinceramente? Uma ótima ficção científica, que tem um fluxo perfeito, constantemente sempre te fisgando de leve para te manter na história

Elvio 25/03/2024

A escrita de Frank Herbert é inigualável, mas o que mais me impressionou, de longe, foi a sua criatividade na criação deste universo. A riqueza de pormenores e detalhes que constroem de forma cuidadosa todos os aspectos de Duna: política, religião, tradições, sentimentos. E tudo isso fazendo o que de melhor se pode esperar de uma ficção científica de qualidade, traçando paralelos com um contexto do mundo real, contextos esses que infelizmente se mostram ainda bastante atuais. O imperialismo das Casas Maiores, a exploração ambiental inescrupulosa, a utilização de crenças para fins políticos e indignos. Herbert certamente se torna um dos meus autores preferidos do gênero, e já estou muitíssimo ansioso pela leitura das continuações de Duna.

Thaisinha 24/03/2024

Minha mais nova obsessão ? foi ótimo ler esse livro depois de ter visto os dois filmes da adaptação do Villeneuve (3x o primeiro e 2x o segundo ?), sinto que de certa forma me ajudou a entender melhor a construção do universo e a visualizar melhor algumas cenas enquanto lia. Apesar das 5 estrelas não achei perfeito, mas era exatamente o que eu queria/precisava ler no momento. Provavelmente vou continuar a série logo logo, virei fã

Henricas14 23/03/2024

"Lisan Al Gaib"
Um clássico pioneiro da ficção científica, o qual apresenta temas ainda atuais, como a importância da ecologia, a crítica à figura messiânica, disputas de figuras políticas e outros assuntos.
Na história, acompanhamos a jornada do jovem Paul Atreides, o sucessor de um importante duque que recebeu recentemente o planeta Arrakis como seu feudo, após uma traição, ele precisa cumprir seu papel como o herói esperado pela professia!

Coquidré 22/03/2024

Um dos melhores livros que já li na minha vida ao lado de tudo escrito pelo Tolkien.

Frank Hebert desenvolve um universo único mas que tem diversos paralelos com o nosso universo e nossas histórias

É um livro que está perto de completar 60 anos e não poderia estar mais atual. Aproveite a estreia da Parte 2 do filme e invista seu tempo nessa leitura. Ela irá te prender e não se arrependerá

Lukas 22/03/2024

Maravilhoso
É incrível! Pra quem gostou do filme, pode ir com força o livro em muitos aspectos é semelhante (o primeiro livro são os eventos dos dois filmes)
O livro é bem mais detalhado, os personagens bem mais desenvolvidos. É uma obra que recomendo a todos

vitorconatus 22/03/2024

"Quando a religião e a política viajam no mesmo carro, os condutores acreditam que nada é capaz de ficar em seu caminho. Seu movimento torna-se impetuoso, cada vez mais rápido. Deixam de pensar nos obstáculos e esquecem que o precipício só se mostra ao homem em desabalada carreira quando já é tarde demais" (p. 622 do livro eletrônico).

Em minha opinião, o parágrafo acima comunica claramente a mensagem de Frank Herbert, com seu livro Duna. Um homem convencido de ser uma figura messiânica é extremamente perigoso, sobretudo quando ascende ao poder. É preciso prudência para analisar alguém assim, pois a linha que separa o certo do errado, o bem do mal, deixa de ser óbvia.

No fim do livro, Paul Atreides ainda é um homem bom? Suas intenções são boas? Ele está genuinamente preocupado com o povo cuja lealdade para com ele é incondicional? São perguntas difíceis de responder. E é essa dúvida, essa vontade de descobrir o que nosso jovem messias se tornou, que me motiva a continuar a leitura da primeira trilogia.

Até aqui, minhas críticas são apenas duas: (1) faltou verossimilhança em alguns acontecimentos relevantes para a história; e (2) as palavras da língua dos Fremen e das Bene Geserit prejudicam um pouco a fluidez da leitura. Fora isso, Duna é deslumbrante. Seu universo é interessantíssimo; os personagens, carismáticos e profundos. A leitura é prazerosa, cheia de eventos empolgantes e com diversas citações dignas de grifo.

PS: Denis Villeneuve fez uma adaptação realmente digna de aplausos. Suas poucas alterações enriqueceram a narrativa. Confesso que alguns acontecimentos me pareceram até mais empolgantes no filme do que no livro. É a primeira vez que vejo uma adaptação com tantos méritos.

Cl.lcs 22/03/2024

A maior obra de todas.
Duna é perfeito. Quando for falar de duna não tem outra definição, é perfeito.
Por ser um livro grande a maioria tem medo e acha que vai ser lento e cansativo, mas Duna não é isso, desde o início em Caladan, até o plano de traição que vai se desenrolando até a guerra final, você sempre quer saber mais de Duna, da política, dos poderes, da especiaria, dos vermes, a obra é perfeita e tem personagens incríveis, Leto Atreides é o melhor de todos, é o homem mais justo e de bom caráter que já li, você fica triste por tudo que acontece com ele e pelo o que acontece com o Paul, porque você sabe que o Leto ficaria triste.
Tivemos a jornada do herói, a ascensão do herói e a queda do herói, tudo no mesmo livro, Duna funciona muito bem sozinho, é um ponto para se elogiar isso, a tirania dos Harkonnen é algo que te afeta e você fica torcendo pela desgraça deles, os sardaukar perdendo pros Fremen também é muito legal
vemos aqui também como a religião escravizou um povo e a tirania dos Harkonnen afundou esse povo ainda mais e a única coisa que esse povo tem é a religião e é tão bem construída que você vê que a única esperança que o povo tem é a religião e você até embarca junto nessa crença
e a representatividade de Duna para mostrar o conflito e a exploração no Oriente médio é perfeito, dá para se usar em redação, os Estados Unidos explorando o Oriente médio, o genocídio de um povo que os Harkonnen tentam fazer com os fremen e vemos Israel fazendo isso com Palestina, os portugueses fazendo isso com os indígenas
Leiam Duna, é perfeito.
espero que esse livro faça minha amiga mais especial da vida muito feliz

AnaP14 21/03/2024

A obra não contém muitas cenas de ação e há muitos diálogos, levei um tempo para me acostumar ao estilo do autor porém, depois que me acostumei, senti que a leitura fluiu um pouco melhor. As frases no início de cada capítulo são muito boas.

shirmione 21/03/2024

"Arrakis ensina a mentalidade da faca: cortar fora o que está incompleto e dizer que ?agora está completo, porque acabou aqui?.
? excerto de ?Frases reunidas de Muad?Dib?, da princesa Irulan."

O livro em si é muito complexo, mas fez jus à todas as minhas expectativas. A política, ecologia, religião e todos os outros tópicos fazem sentido e se completam. Paul Atreides, o menino que nem deveria ter nascido, mas que acabou se tornando o Kwisatz Haderach que as Bene Gesserit não tinham controle e o Lisan Al-Gaib que os fremen tanto precisavam em Arrakis.

Hellomavi 21/03/2024

A leitura desse livro é bem bem difícil, em muitas vezes me deixou com sono, mas isso não significa que o livro seja ruim, a história é muito boa, mas não é aquilo não sei se é pra todo mundo, não sei se foi nem para mim

gou_roddy 21/03/2024

Duna é tudo, e além de tudo, é mais.
De primeira vista, é difícil imaginar alguém que comece a leitura de Duna de Frank Herbert sem ter ouvido falar de sua magnitude anteriormente, seja pela popularidade da obra no meio da leitura, ou pela adaptação ao cinema feita pelo cineasta Denis Villeneuve. Quem já leu, fala muito bem. Pontua como um clássico da ficção-científica, e instiga a curiosidade de quem nunca leu.

Quando folheia as primeiras páginas, surge o ar de curiosidade. Será que é tudo isso mesmo? Toda a aclamação é justificável? Só lendo para saber, mas posso dizer que, na minha experiência, Duna é tudo e um pouco mais do que parece.

Adotando uma linguagem peculiar, rica em detalhes e em sensações, Frank Herbert guia o leitor pela jornada de Paul Atreides nas dunas douradas de Arrakis, um planeta marcado por sua natureza desértica e seu curioso povo nativo. Todos os personagens que cruzam a caminho do jovem Paul, esbanjam vida e características próprias, marcando as páginas com uma presença que o leitor dificilmente irá esquecer.

A ambientação distópica, muito bem construída por Herbert em Arrakis, serve simultaneamente como plano de fundo e como personagem viva na história. Não se engane: Arrakis, ou Duna, é o personagem central da história tanto quanto Paul Atreides.

Duna é uma leitura que pode ser descrita ao mesmo tempo como complicada e prazerosa. Aos que querem se aventurar por esse universo, que inspirou muitos outros que surgiram posteriormente, estarão mergulhando em páginas que contém religião, política, ecologia, amor, ódio e humanidade.

gmahovlic 21/03/2024

Incrível em todos os sentidos
Historia cativante, são quase 700 páginas que passam e você nem sente.

Há quem diga que é tudo muito confuso no inicio, eu discordo. Nada acontece que te deixe sem entender, tudo tem sua motivação explicada, seja ali na hora ou seja para encaixar peças depois.

Todos as personagens são interessantes e bem construídas e seus desenvolvimentos são claros e fazem sentido.

O universo de Duna é, além de bem criado, muito maneiro kkkk Lendo os apêndices no final você tem uma contextualização muito legal de tudo e consegue realmente ver que o rumo que a humanidade tomou ali poderia muito bem acontecer daqui 8 mil anos. É criativo, mas com pés na realidade, o que torna tudo mais interessante.

JSGuedes 21/03/2024

Que livro incrível. Tudo é muito bom, a narrativa, universo da história, personagens. Parece uma leitura densa, mas eu achei suave, tem sempre muita coisa acontecendo, então você lê sem perceber a tempo passar.