Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

Silas.Bandeira 28/03/2024

"Um dos momentos mais terríveis da vida de um menino, é descobrir que seu pai e sua mãe são seres humanos que dividem um amor que ele nunca conhecerá. É uma perda, um despertar para o fato de que o mundo está ali e aqui, e estamos nele, sozinhos."

Duna é impecável. Esse livro é uma carta de amor à humanidade em toda sua inventividade, resiliência, ganância, trama, racionalidade e fé. E também um alerta para o perigo que cada uma dessas qualidades pode trazer quando elevadas ao extremo.

Não é mistério para ninguém que Duna é uma obra-prima da humanidade, e em pouco essa curta resenha faz jus à genialidade dessa obra. Leia Duna.

JAlia372 28/03/2024

Um dos livros mais apocalípticos da Babilônia que eu já li, não vou me dar ao trabalho de fazer um resuminho bonito, pois, é muito grande.

Natanny 28/03/2024

"Não devo ter medo. O medo mata a mente."
Não há muito o que dizer, pois sinto que não importa o que eu escreva aqui, não será o suficiente; a obra "Duna", escrita por Frank Herbert, mergulha os leitores em um universo vasto e complexo, centrado na história da Casa Atreides, incumbida do governo do árido planeta Arrakis, também conhecido como Duna. Arrakis é o único local onde se encontra o precioso recurso conhecido como "melange" ou "especiaria", uma substância essencial para a navegação interestelar e para a estabilidade do vasto Império Galáctico.

A trama segue o jovem Paul Atreides, figura central da narrativa, enquanto ele enfrenta uma série de desafios ao tentar se adaptar ao ambiente implacável de Arrakis e às intricadas intrigas políticas que o cercam. Em meio a um conflito pelo controle da especiaria e do próprio planeta, Paul é confrontado com seus próprios limites e forçado a descobrir seu destino em um cenário de incerteza e perigo.

Embora a narrativa se concentre principalmente em Paul, o autor habilmente entrelaça múltiplos pontos de vista e focos narrativos, proporcionando uma visão panorâmica do universo da história e seus diversos personagens. Destaca-se, entre esses personagens, o protagonismo feminino de Jessica, mãe de Paul, cuja presença e influência demonstram uma força poderosa e multifacetada, desafiando as convenções de gênero mesmo em uma obra datada.

Um dos aspectos mais impressionantes da obra para mim, particularmente, é a habilidade de Herbert em construir personagens complexos e em constante evolução. Paul Atreides, principalmente, passa por uma transformação marcante ao longo do livro, indo de um jovem herdeiro a um líder determinado e visionário. Essa evolução não se limita apenas a Paul, mas se estende a todos os personagens, contribuindo para a riqueza e profundidade do universo ficcional criado por Herbert.

Além disso, a história transcende os limites do gênero da ficção científica ao abordar temas profundos e universais, como política, religião, ecologia e poder. Através de sua narrativa envolvente e de sua rica tapeçaria de ideias, a obra convida os leitores a refletir sobre questões fundamentais da condição humana em um contexto futurista e imaginativo.

Em um todo, "Duna" se destaca como uma obra-prima da ficção científica, que cativado os leitores com sua intrincada trama, seus personagens memoráveis e sua exploração profunda de temas atemporais. A construção meticulosa do universo e a evolução dos personagens ao longo da narrativa demonstram o talento singular de Frank Herbert como escritor e sua capacidade de criar uma obra que perdura através das décadas, continuando a inspirar e fascinar. Ainda penso muito no fato de apenas uma mente ter criado todo desse universo.

Estou extremamente ansiosa para os próximos livros. Paul Atreides, te defenderei até o fim (espero não me arrepender disso rssssss)

site: https://msha.ke/natannysouza

Sara 28/03/2024

A força do deserto
Que livrooo! Todos os elementos de uma alta fantasia em grande estilo. A trama política como uma rede bem desenhada, mundo atrás de mundos. Todos deveriam dar uma chance.

Onibaba0 27/03/2024

?????
700 páginas pra refutar Marília Mendonça e provar que amante tem lar sim!!

Ansiosa pra começar o próximo.
redignis 28/03/2024minha estante
KKKKMKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Jikukato 01/04/2024minha estante
Como assim tem continuação?

redignis 01/04/2024minha estante
São 6 livros

Jikukato 01/04/2024minha estante
Mds

Vinicius39 27/03/2024

Melhor livro de ficção científica fantasia que já li, todas as melhores obras da cultura pop pegam emprestado alguma coisa de Duna.

Clice 27/03/2024

Leitura interessante, abordando vários temas bem atuais. Infelizmente achei a leitura arrastada. Demora um pouco para se familiarizar com os termos e também com a quantidade de personagens e nomes. Definitivamente um universo rico e complexo.

Pedro3370 27/03/2024

Bom livro de ficção científica
Duna é uma saga que parece trabalhar muito com jogos políticos e dinâmicas de poder, muito mais do que com aventuras e ações dos personagens. Achei isso muito bom no livro, mas havia momentos em que quase desisti da leitura, porque já estava cansativo.
Apesar disso, as histórias, os detalhes e a profundidade que é desenvolvida é impressionante. É interessante adentrar esse mundo, conhecer as Casas, entender os planos e as discussões.
Planos dentro de planos, esse parece ser um lema para os personagens. Por mais que você ache que entendeu tudo, sempre tem algo a mais.

suesu 27/03/2024

A "Liberdade" de Arrakis
Conheci Duna pelos filmes, e comecei esse livro já tendo assistido as adaptações feitas pelo Villeneuve, e isso afetou minha experiência positivamente; ler sabendo o que são as bene gesserit, lisan al gaib e vários outros termos do universo facilitou muito a imersão na história; além de conseguir imaginar claramente cenários e situações. Passado o período de adaptação, a história flui lindamente e me vi cativada até o final, e estou mais do que preparada para ler os próximos livros desse universo.

O universo criado pelo autor é tão rico, cheio de nuances e tão profundo, que passado o período de adaptação necessário para se entender o contexto e a história, não dá mais vontade de sair.

Os personagens são complexos, com muitas camadas. A evolução de Paul, saindo de um menino para um homem que assumiu a alcunha de um messias salvador de um planeta é uma coisa absurda de se acompanhar. Jéssica é um personagem intrigante, vemos como ela muda e se assusta com as consequências de suas ações, sofre e reprime sentimentos quando necessário.

O livro toca em temas interessantes como a manipulação de uma população usando sua fé, vingança, ecologia e é engraçado como passados todos esses anos desde o lançamento, todos esses temas continuam atuais. Livro altamente recomendado.

Wellem Nascimento 26/03/2024

MUITO BOM
Cara, que universo genial o Herbert criou!
A trama envolvendo religião, política e até ecologia é perfeita demais, a construção da história, a tensão nas cenas ? praticamente palpável em alguns diálogos ? tudo incrivelmente genial!

O livro é enorme, mas não é enrolado, sempre está acontecendo alguma coisa desde o primeiro capítulo e depois que você se acostuma e entende os termos e o funcionamento das coisas, te prende e não te solta mais! Super recomendo a leitura, 5 estrelas e favoritado fácil.

Nath 26/03/2024

TERMINEI... não achei que esse momento chegaria...
Olha uma das leituras mais difíceis que já fiz, para gostar e entender você tem que entrar de cabeça, demora um pouco, mas depois que se familiariza com os termos e os nomes diferentes criados pelo autor a leitura flui.
O começo (primeiras 200 páginas) é bem introdutório, oq faz o livro ficar bem cansativo, mas depois que a ação começa fui surpreendida com o querer saber mais.
Em comparação com os filmes que amo de paixão, o final principalmente é onde as coisas são bem diferentes, e a linha do tempo é diferente também, mas nn estraga o filme e tb nn diminui o livro, e o que menos gostei no livro foi da Chani, pq ela é sonsa e submissa kkkk, e no filme ela cheia de atitude então foi uma diferença que c
ausou impacto em mim, já o Paul é meio doido no livro, mas acho que faz parte da construção do personagem, oq deixa ele é incrível em ambas as artes!

De Domenico 26/03/2024

Duna
Ler Duna após assistir os filmes se mostrou uma boa decisão, pois todo o desejo que eu tinha de entender mais desse universo, esses personagens, as mensagens, tudo foi realizado nessa leitura.
Isso é dito por todos que leem esse livro, mas Duna é uma obra que nunca deixará de ser relevante, seja por sua exploração de política, religião, e a relação do homem com o seu ambiente; Frank Herbert foi um verdadeiro visionário nas suas análises feitas aqui.
O que favorece o livro é que a história de ficção científica por si só é muito boa. Creio que alguns personagens são um pouco rasos demais, mas o ?worldbuilding? em Duna é simplesmente magnífico e os protagonistas são igualmente cativantes.
Recomendo a todos.

mirandast 26/03/2024

Excelente livro, apesar de complexo
Não é segredo pra ninguém que o universo de Duna é muito complexo. achei o início do livro bem maçante mas a história vale a pena.
Esse primeiro livro é mais uma contextualização do universo de Duna, do cenário político e religioso que envolve a família Atreides, os Harkonnen e os Fremen.
O livro é riquíssimo em conceitos científicos, detalhes sobre os núcleos de poder do universo retratado no livro.
Na minha opinião é um livro que demanda muita atenção na leitura, porque a qualquer momento um detalhe pode te escapar e você se perder na história.
Esperava mais do final do livro, mas gostei muito do jogo feito pelo autor, deixando gostinho de quero mais para a sequência da saga.

Everto 25/03/2024

Não é uma leitura tão pesada quanto dizem
Sinceramente? Uma ótima ficção científica, que tem um fluxo perfeito, constantemente sempre te fisgando de leve para te manter na história